Flash
Auditoria descobre atos de corrupção em universidade de Pando e confirma denúncias de assédio, extorsão e humilhação
Em junho deste ano, alunos da Universidade Federal de Pando na Bolívia procuraram o portal Notícias da Hora para denunciar que estavam sofrendo assédio, extorsão e humilhação por professores que fazem parte do quadro da instituição de ensino. De acordo com a denúncia, alguns cobravam valores absurdos para aprovação do aluno em determinadas matérias, e em algumas ocasiões sugeriam sexo em troca da aprovação de estudantes.
Em junho deste ano o vice-reitor da instituição, Oscar Melgar, acompanhado de seu advogado Oscar Camacho, esteve em Rio Branco para participar do podcast Conversa Franca. Durante a entrevista, ele fez um pedido aos estudantes brasileiros para que buscassem e confiassem na nova gestão da instituição.
“Queremos convidar os estudantes brasileiros e bolivianos que sofreram algum tipo de extorsão, que sofreram maus-tratos que denunciem, que confiem na nossa gestão, que confiem na gente, pois criamos duas comissões, uma CPI, e uma acadêmica, e vamos buscar todas as irregularidades acadêmicas, da admissão dos estudantes e todas as irregularidades desde de sua fundação.”
Nesta sexta-feira, 22, durante coletiva, a direção da instituição informou que descobriu, por meio de auditoria, irregularidades e indícios de corrupção, como a retificação de notas a favor de mais de 170 alunos reprovados, liberação de matrículas para vários estrangeiros – que causou perda milionária – e outros maus-tratos.
RREGULARIDADES
A comissão de auditoria acadêmica concluiu o seu trabalho e apresentou o relatório final em que informa que após uma compilação exaustiva de dados – desde a criação da carreira de medicina – foram identificadas diversas irregularidades.
De acordo com os integrantes da comissão, a auditoria baseou-se em quatro áreas: admissão estudante, admissão docente, permanência estudantil, avaliação de desempenho docente e internados rotatórios.
Na admissão estudantil foram observados indícios de não cumprimento aos projetos de admissão quitados em cada gestão, também se detectou que na matrícula de estudantes de 2012 a 2017 houve o benefício a mais de 170 universitários, cuja quantidade, mais de 160 estrangeiros foram favorecidos com a liberação de matrículas até 100 % e outros benefícios, deixando os alunos bolivianos de lado.
“Na admissão de docente foram incorporados em docentes sem nenhuma experiência de trabalho ou acadêmica para ditar disciplinas, como também foi verificado que no internato rotatório se trabalhou sem respeitar o regulamento estabelecido na modalidade de graduação, violando toda a norma universitária, incluindo a auditoria revela a existência durante as oito diligências de uma lista adicional que rectificaram notas de estudantes reprovados para os tornarem aprovados “, relataram os membros da comissão.
Após conhecer relatórios de ambas as comissões, o reitor da UAP manifestou sua indignação e incômodo com os indícios de corrupção e uma série de manejos na carreira de medicina, desde a sua criação, que afetam a imagem da universidade.
Ele avisou que durante a sua gestão não permitirá um único ato de corrupção e, em caso de detectar irregularidades, enviará os relatórios às instâncias que correspondem para identificar os envolvidos e aplicar sanções sem contemplação.
′′No tema de internato deveria ser de prelação, ou seja, os melhores alunos escolhem onde ir fazer o seu internato, mas aqui não foi assim, deram ou distribuíram por amizade a quem quisesse e finalmente o que também chama a atenção é que 180 atas de alunos foram retificados, reprovados e apareceram aprovados. É por isso que um grupo elitista insulta, eles não querem mudanças na nossa faculdade. Nós vamos até as últimas instâncias, onde for necessário para chegar aos responsáveis, temos todas as informações, os testes estão aí “, enfatizou o reitor da UAP.
Comentários
Flash
Sebrae participa no lançamento oficial da Expoacre 2025
A feira de negócios acontecerá de 26 de julho a 3 de agosto, em Rio Branco
O lançamento oficial da 50ª edição da Expoacre aconteceu neste sábado (19), no Parque de Exposições Wildy Viana. Governo do Acre, Sebrae e parceiros se unem para realizar uma edição histórica da maior feira de negócios do Acre, de 26 de julho a 3 de agosto.
A feira movimenta diversos setores da economia local e, de acordo com diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, as expectativas são as melhores possíveis. “Nós queremos trazer cada vez mais oportunidade de negócios para os pequenos, médios e grandes, sem esquecer dos produtores rurais. Trabalhamos não somente para realizar negócios, mas também para trazer cultura, entretenimento, lazer e oportunidade para as pessoas”, declarou.
Em seu pronunciamento, o governador Gladson Camelí destacou que a Expoacre vem se consolidando como a maior vitrine de oportunidades do Acre. “Esse evento já está movimentando a economia nos setores como comércio, hotelaria e agronegócio. A nossa aposta é na inovação, na geração de renda, inclusão produtiva e valorização da cultura local”.
Com uma programação diversificada, o evento irá unir e valorizar o empreendedorismo, a cultura e o agronegócio. A última edição, realizada em 2024, alcançou um volume de negócios de mais de R$ 391 milhões, e espera-se que o número seja superado este ano.
Estiveram presentes no lançamento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Assuero Veronez, o diretor técnico, Kleber Campos, e o diretor de Administração e Finanças, Vandré Prado.
A participação do Sebrae na Expoacre será destaque mais uma vez, unindo inovação e tradição para valorizar os pequenos negócios e produtores rurais. Detalhes da programação do Espaço Sebrae serão divulgados no Instagram @SebraenoAcre.
Comentários
Flash
José Adriano participa do lançamento da Expoacre 2025 e reforça compromisso com o desenvolvimento do Acre

José Adriano durante entrevista ao jornal oaltoacre.com – Foto: Sérgio Vale
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e deputado federal, José Adriano, marcou presença no lançamento oficial da 50ª edição da Expoacre, que ocorrerá em 2025. O evento, considerado o maior encontro de negócios do estado, foi celebrado por Adriano como uma demonstração da maturidade e da força do setor produtivo acreano.
Em entrevista ao jornal O Alto Acre, o parlamentar destacou a expectativa de participação de diversas indústrias e reafirmou a importância da parceria entre os setores público e privado para impulsionar a geração de emprego e renda no estado.
“É com muita responsabilidade que inicio essa jornada como deputado federal. Meu objetivo é trabalhar incansavelmente para transformar desafios em oportunidades, promovendo políticas que fortaleçam a economia e melhorem a qualidade de vida dos acreanos”, afirmou.

Recepcionado pelo governador Gladson Cameli no evento de lançamento da Expoacre 2025 – Foto: Sérgio Vale
Além de exercer o mandato parlamentar, José Adriano seguirá à frente da FIEAC e do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, reforçando sua atuação em prol do setor produtivo. Ele também agradeceu o apoio da família e dos eleitores que confiaram em suas propostas: “Sou grato a todos que contribuíram para que essa oportunidade de fazer ainda mais pelo Acre pudesse ser concretizada. Irei atuar com seriedade e muita determinação”.
A Expoacre 2025 promete ser uma edição histórica, comemorando cinco décadas de incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da economia local.

Em conversa com o vice-presidente da Associação Comercial do Acre (Acisa), Marcelo Moura – Foto: Sérgio Vale
Veja Vídeo reportagem abaixo:
Comentários
Flash
Problema técnico obriga avião da Gol a abortar decolagem em Rio Branco; voo para Cruzeiro do Sul é cancelado
Passageiros precisaram deixar a aeronave após tentativa frustrada de decolagem. Deputado Zezinho Barbary e chefe da Casa Civil estavam a bordo.
Um voo da Gol Linhas Aéreas, com destino a Cruzeiro do Sul, precisou abortar a decolagem na manhã desta sexta-feira (18) após apresentar problemas técnicos ainda na pista do aeroporto de Rio Branco. A aeronave já estava com todos os passageiros embarcados e chegou a iniciar o procedimento de taxiamento, mas retornou à posição inicial antes de decolar.
Durante cerca de 30 minutos, técnicos da companhia tentaram resolver a falha, mas, diante da impossibilidade de seguir com segurança, a decolagem foi cancelada. Os passageiros foram desembarcados e encaminhados de volta à sala de embarque.
Entre os ocupantes do voo estavam o deputado federal Zezinho Barbary e o chefe da Casa Civil do Acre, Jonatas Donadoni.
Até o momento, a companhia não informou previsão de novo embarque ou realocação dos passageiros afetados. A Gol também não divulgou detalhes sobre o tipo de falha apresentada pela aeronave.
Você precisa fazer login para comentar.