Geral
Audiência de instrução marca andamento do caso de feminicídio que chocou o Acre
Jairton Silveira Bezerra, acusado de esfaquear Paula Gomes da Costa na frente da filha de 6 anos, terá audiência em 12 de maio no TJ-AC

Jairton responde por homicídio simples, classificado como feminicídio, qualificado por motivo torpe. Foto: Rep. Instagram
A 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar do Tribunal de Justiça do Acre marcou a data para a a audiência de instrução de Jairton Silveira Bezerra, de 45 anos, réu pelo assassinato de Paula Gomes da Costa, de 33 anos. O procedimento está marcado para o dia 12 de maio deste ano, às 8h30, na sede da Vara da Auditoria Militar, em Rio Branco.
O crime, ocorrido em outubro de 2024
Paula foi brutalmente esfaqueada na frente da filha de 6 anos em via pública de Rio Branco, em outubro do ano passado. Em janeiro deste ano, a Justiça recebeu denúncia do Ministério Público do Acre (MP-AC) e, com isso, ele virou réu no processo.
Jairton responde por homicídio simples, classificado como feminicídio, qualificado por motivo torpe, com recurso que dificultou a defesa da vítima na presença de descendente e em descumprimento de medida protetiva, com animus necandi (intenção de matar), em contexto de violência doméstica.
Segundo as evidências apresentadas pela polícia e destacadas pelo MP-AC na denúncia, a condição de sexo feminino da vítima foi determinante no crime e, por isso deve ser caracterizado como feminicídio.
Crime classificado como feminicídio com agravantes
O Ministério Público do Acre (MP-AC) denunciou Jairton por homicídio qualificado (feminicídio), com as seguintes agravantes:
- Motivo torpe (sem justificativa plausível);
- Uso de recurso que dificultou a defesa da vítima;
- Crime cometido na presença de descendente (sua filha);
- Descumprimento de medida protetiva (caso enquadrado em violência doméstica);
- Animus necandi (intenção clara de matar).
As provas coletadas pela polícia e apresentadas pelo MP-AC destacam que o gênero da vítima foi determinante para o crime, caracterizando-o como feminicídio.
Cronologia do caso
- Outubro/2024: Paula é assassinada a facadas em via pública.
- Janeiro/2025: MP-AC apresenta denúncia, e Jairton torna-se réu.
- Maio/2025: Audiência de instrução definida para o dia 12.

Paula Gomes da Silva tinha 33 anos e era funcionária de uma clínica odontológica em Rio Branco. Foto: Rep. Instagram
O caso reforça a urgência de combate à violência contra a mulher, especialmente em situações de violência doméstica. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o Acre tem uma das maiores taxas de feminicídio do Norte, com casos frequentemente associados a relações conjugais ou ex-companheiros.
Próximos passos:
A audiência de instrução será realizada na Vara da Auditoria Militar, em Rio Branco, e servirá para ouvir testemunhas e analisar provas. Se confirmada a acusação, o caso seguirá para julgamento pelo Tribunal do Júri.
Paula Gomes da Costa tornou-se mais uma vítima da violência de gênero no Brasil, onde uma mulher é assassinada a cada 7 horas em crimes classificados como feminicídio.
Comentários
Geral
Homem é agredido com golpes de ripa após comentário com mulher casada em Rio Branco
Autônomo sofreu possível luxação na mão ao tentar se defender e foi levado à UPA da Baixada da Sobral
O autônomo Alex Avelino Feitosa, de 39 anos, foi vítima de agressão física na tarde desta sexta-feira (13), na Rua Santa Rita, no bairro Bahia Velha, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Alex realizava a limpeza de um terreno onde havia sido contratado para trabalhar quando avistou uma mulher conhecida e fez um comentário em tom de brincadeira. A declaração teria sido interpretada como ofensiva pelo marido dela, que reagiu de forma violenta.
Ainda segundo relatos, o homem correu até o local, pegou uma ripa e passou a desferir vários golpes contra o trabalhador. Para se proteger, Alex utilizou as mãos para resguardar o rosto e a cabeça, momento em que acabou ferido.
Mesmo lesionado, ele conseguiu se afastar do agressor e pediu ajuda a uma moradora da região, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada e, durante o atendimento, os socorristas constataram uma possível luxação na mão esquerda da vítima.
Após os primeiros socorros, Alex foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. O estado de saúde foi considerado estável.
A Polícia Militar não foi acionada para registrar a ocorrência.
Comentários
Geral
Homem empurra cadeirante de prédio e se joga em seguida, no Recife

Um homem de 35 anos jogou um outro, que usa cadeira de rodas, do quarto andar de um edifício na Zona Sul do Recife, em Pernambuco, nessa sexta-feira (13/2). O homem morreu na hora.
Após o homicídio, o suspeito também teria se atirado do prédio. Segundo a polícia, ele chegou a ser socorrido e levado para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu aos ferimentos ocasionados pela queda e também morreu. O homem estaria tendo um surto psicótico.
A tragédia aconteceu no Edifício Pindorama, localizado na Rua Phaelante da Câmara, na altura do Segundo Jardim de Boa Viagem. Informações da imprensa local dizem que os dois seriam pai e filho.
“A Polícia Militar de Pernambuco, através do 19º BPM, foi acionada para uma ocorrência com duas vítimas de queda em altura, em Boa Viagem. A equipe permaneceu no local isolando a área.
A Polícia Civil de Pernambuco registrou a ocorrência por meio da Equipe de Força Tarefa de Homicídios na Capital, na madrugada deste sábado (14). O suspeito, 35 anos, chegou a ser socorrido para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu. As investigações seguirão sob a responsabilidade da 3º DPH”.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL












Um homem investigado pela
Você precisa fazer login para comentar.