fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Audiência de instrução marca andamento do caso de feminicídio que chocou o Acre

Publicado

em

Jairton Silveira Bezerra, acusado de esfaquear Paula Gomes da Costa na frente da filha de 6 anos, terá audiência em 12 de maio no TJ-AC

Jairton responde por homicídio simples, classificado como feminicídio, qualificado por motivo torpe. Foto: Rep. Instagram

A 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar do Tribunal de Justiça do Acre marcou a data para a a audiência de instrução de Jairton Silveira Bezerra, de 45 anos, réu pelo assassinato de Paula Gomes da Costa, de 33 anos. O procedimento está marcado para o dia 12 de maio deste ano, às 8h30, na sede da Vara da Auditoria Militar, em Rio Branco.

O crime, ocorrido em outubro de 2024

Paula foi brutalmente esfaqueada na frente da filha de 6 anos em via pública de Rio Branco, em outubro do ano passado. Em janeiro deste ano, a Justiça recebeu denúncia do Ministério Público do Acre (MP-AC) e, com isso, ele virou réu no processo.

Jairton responde por homicídio simples, classificado como feminicídio, qualificado por motivo torpe, com recurso que dificultou a defesa da vítima na presença de descendente e em descumprimento de medida protetiva, com animus necandi (intenção de matar), em contexto de violência doméstica.

Segundo as evidências apresentadas pela polícia e destacadas pelo MP-AC na denúncia, a condição de sexo feminino da vítima foi determinante no crime e, por isso deve ser caracterizado como feminicídio.

Crime classificado como feminicídio com agravantes

O Ministério Público do Acre (MP-AC) denunciou Jairton por homicídio qualificado (feminicídio), com as seguintes agravantes:

  • Motivo torpe (sem justificativa plausível);
  • Uso de recurso que dificultou a defesa da vítima;
  • Crime cometido na presença de descendente (sua filha);
  • Descumprimento de medida protetiva (caso enquadrado em violência doméstica);
  • Animus necandi (intenção clara de matar).

As provas coletadas pela polícia e apresentadas pelo MP-AC destacam que o gênero da vítima foi determinante para o crime, caracterizando-o como feminicídio.

Cronologia do caso
  • Outubro/2024: Paula é assassinada a facadas em via pública.
  • Janeiro/2025: MP-AC apresenta denúncia, e Jairton torna-se réu.
  • Maio/2025: Audiência de instrução definida para o dia 12.

Paula Gomes da Silva tinha 33 anos e era funcionária de uma clínica odontológica em Rio Branco. Foto: Rep. Instagram

O caso reforça a urgência de combate à violência contra a mulher, especialmente em situações de violência doméstica. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o Acre tem uma das maiores taxas de feminicídio do Norte, com casos frequentemente associados a relações conjugais ou ex-companheiros.

Próximos passos:

A audiência de instrução será realizada na Vara da Auditoria Militar, em Rio Branco, e servirá para ouvir testemunhas e analisar provas. Se confirmada a acusação, o caso seguirá para julgamento pelo Tribunal do Júri.

Paula Gomes da Costa tornou-se mais uma vítima da violência de gênero no Brasil, onde uma mulher é assassinada a cada 7 horas em crimes classificados como feminicídio.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é baleado em ataque criminoso no bairro da Base, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi surpreendida por homens armados ligados à facção Bonde dos 13; suspeitos fugiram de canoa pelo Rio Acre

Na noite desta segunda-feira (6), o jovem André Luiz Souza da Silva, de 20 anos, foi baleado durante um ataque criminoso no Beco Brasiléia, localizado na Rua Epaminondas Jácome, no bairro da Base, em Rio Branco. Segundo a polícia, o atentado teria sido praticado por membros da facção Bonde dos 13, em meio à disputa territorial com o Comando Vermelho.

De acordo com relatos de testemunhas, André estava em casa, deitado com a esposa, identificada como Dayane, quando escutou um barulho no quintal. Ao sair para verificar, foi surpreendido por criminosos que efetuaram ao menos seis disparos. Dois atingiram a vítima — um na mão direita e outro na perna direita. Após o ataque, os suspeitos fugiram em uma canoa pelo Rio Acre.

Moradores da área acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Após os primeiros socorros, André foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde segue internado. Seu estado de saúde é considerado estável.

A área foi isolada para o trabalho da perícia técnica. Equipes do 1º Batalhão realizaram buscas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado.

A motivação do crime, segundo a polícia, está relacionada ao conflito entre facções rivais que atuam na capital. O caso está sendo investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) e deve ser transferido para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Geral

Feira do Empreendedorismo movimenta Assis Brasil e integra agenda dos 49 anos do município

Publicado

em

Começou nesta sexta-feira (09), em Assis Brasil, a Feira do Empreendedorismo — um espaço dedicado a valorizar os pequenos negócios locais e incentivar a geração de renda e oportunidades. A ação faz parte da programação oficial de aniversário dos 49 anos do município e segue até o dia 15 de maio.

Com o apoio do Governo do Acre e do Sebrae, a feira reúne uma grande diversidade de produtos: plantas ornamentais, brinquedos, roupas, artesanato, perfumes importados, presentes para o Dia das Mães e muito mais. Uma verdadeira vitrine do talento e da criatividade dos empreendedores da nossa cidade.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil com o fortalecimento da economia local e a valorização de quem empreende com coragem e dedicação. A feira não é apenas um espaço de vendas, mas também de reconhecimento, incentivo e visibilidade para quem movimenta a economia com trabalho e inovação.

A população está convidada a prestigiar o evento, apoiar os empreendedores e celebrar juntos mais um ano de conquistas para Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia de Rondônia apreende mais de meia tonelada de drogas que teriam saído do Acre

Publicado

em

Investigadores da Delegacia de Narcóticos (Denarc) de Rondônia apreenderam, na tarde de sexta-feira, 09, 500 quilos de cocaína e 64 quilos de maconha, como parte da Operação Proteção de Divisas e Fronteiras. A apreensão ocorreu durante o cumprimento de mandados judiciais em propriedades do investigado A.M.L., 31 anos, no Loteamento Tropical, zona sul de Porto Velho (RO).

A Polícia não informou se as drogas vieram de Rio Branco, no Acre, ou de Guajará-Mirim, em Rondônia, já que ambas as rotas seriam normalmente usadas pelo traficante, que conseguiu fugir.

A.M.L. já vinha sendo investigado há algum tempo, e somente agora os investigadores da DENARC de Porto Velho reuniram provas suficientes para solicitar à Justiça local a expedição de mandados de busca e apreensão, possibilitando o acesso às propriedades do investigado.

No Loteamento Tropical, onde o suspeito mantinha imóveis que também funcionariam como seu quartel-general, a operação foi deflagrada. Na tarde de sexta, de posse dos mandados judiciais, os policiais se deslocaram ao local indicado, e a ação foi coroada de êxito.

Em três carros pertencentes ao investigado, os agentes apreenderam 500 quilos de cocaína e 64 quilos de maconha, além de cinco veículos e uma motocicleta usados para o transporte das drogas, bem como outros valores não especificados.

A.M.L., alvo da operação, fugiu antes da chegada dos policiais e agora é considerado foragido.

Comentários

Continue lendo