Geral
Atuação da Força Nacional no Acre é prorrogada por mais 90 dias e reforça segurança nas fronteiras do estado
O secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Evandro Bezerra, destaca que essa cooperação, realizada desde o ano passado, tem sido fundamental para a redução dos índices de violência no estado

Força Nacional deve atuar no Acre até fevereiro de 2025. Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou, por mais 90 dias, a atuação da Força Nacional no Acre para reforçar a proteção nas áreas fronteiriças. A Portaria nº 816, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 28, estabelece o emprego da Força Nacional no estado pelo prazo estendido de 1º de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025.
O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O efetivo deve atuar nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
O secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Evandro Bezerra, destaca que essa cooperação, realizada desde o ano passado, tem sido fundamental para a redução dos índices de violência no estado, já que é um reforço que expande a atuação das forças de segurança. Atualmente, há 17 agentes atuando como polícia ostensiva nos municípios e mais seis atuando na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Agentes da Força Nacional reforçam segurança na fornteira. Dhárcules Pinheiro/Sejusp
“Houve a previsão de eles atuarem na região de fronteira com a Bolívia, inicialmente em Brasileia e Epitaciolândia, no controle de fluxo nas pontes, mas, observando a necessidade de mobilidade da Força Nacional, buscamos empregar também na região de Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia. Inclusive, agora eles estão nessa região com o efetivo todo mobilizado, com barreiras fixas e móveis, atuando nos ramais e nas cidades já destacadas”, destaca.
O objetivo, segundo Bezerra, é fazer a contenção e até a prevenção de possíveis roubos na zona rural e da saída desses produtos roubados para países vizinhos, por exemplo.
“De certa forma, a presença da Força Nacional tem nos ajudado, dado um suporte operacional, principalmente nessas regiões onde o efetivo das policiais militares e civis é deficitário. Então, a gente agradece ao governo federal e espera que essa manutenção venha a reforçar ainda mais a nossa segurança pública na fronteira”, afirma.

Agentes da Força Nacional reforçam segurança na fornteira. Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Comentários
Geral
No Incra, prefeito Jerry trata de regularização de área para construção de 30 casas
Após uma extensa agenda em Brasília em busca de recursos para Assis Brasil, o prefeito Jerry Correia não parou para descansar ao desembarcar em Rio Branco. Esteve na Secretaria de Estado de Governo, onde foi recebido pelo secretário Luiz Calixto, e em seguida participou do lançamento da Operação Verão 2025, com a presença do governador Gladson Cameli e outras autoridades.
No início da tarde, Jerry Correia foi recebido na sede do Incra pelo superintendente regional do Acre, Márcio Alécio, para tratar da regularização fundiária de uma área urbana onde serão construídas 30 moradias. Também participaram da reunião o deputado federal Eduardo Veloso e o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Acre, Tiago Mourão.
Durante o encontro, o prefeito pediu apoio para regularizar uma área de terra destinada à construção de novas casas populares, com recursos já garantidos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A discussão também envolveu a Superintendência da Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelo contrato de repasse com a prefeitura de Assis Brasil.
“Nossa gestão já viabilizou recursos para construção de mais de 70 moradias. Agora estamos cuidando para executar essas obras o mais rápido possível. Para isso é preciso de uma boa equipe técnica e muita disposição para resolver as pendências. Aqui consegui mobilizar duas estruturas do governo federal, SPU e Incra, além do apoio do deputado federal Eduardo Veloso. Assim, logo estaremos com tudo pronto para construir mais casas para quem mais precisa”, comentou o prefeito.
Desde o início da gestão, Jerry Correia estabeleceu como prioridade a construção de moradias para atender a população em situação de vulnerabilidade. Com articulação junto à bancada federal e ao governo do estado, o prefeito já garantiu recursos para a construção de 78 moradias: 11 já estão sendo concluídas em parceria com o governo do estado; 25 serão executadas pela Secretaria de Habitação do Estado (SEUB) por meio do programa Minha Casa, Minha Vida; e outras 30, também pelo Minha Casa, Minha Vida, terão execução direta da Prefeitura de Assis Brasil.
Comentários
Geral
No Acre, polícia prende suspeito de furtar comércios com ajuda do filho de 6 anos
Acusado confessou ter usado a criança em quatro furtos e vendia produtos para comprar drogas

Ele tentou fugir, abandonando a bicicleta e o próprio filho de 6 anos, mas acabou capturado e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. / Foto: cedida
A Polícia Militar prendeu em Mâncio Lima, interior do Acre, um homem identificado como Gustavo, acusado de corrupção de menores e furto. No último sábado (26), durante a abordagem, ele tentou fugir, abandonando a bicicleta e o próprio filho de 6 anos, mas acabou capturado e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
De acordo com informações, Gustavo esteve no Comercial Japim acompanhado do filho e passou a esconder produtos furtados na mochila da criança. Quando foi flagrado, ele tentou escapar, deixando para trás tanto a bicicleta quanto o menino que estava na garupa, mas foi rapidamente contido pelos policiais.
Em depoimento, Gustavo confessou que utilizava a bolsa do filho para ocultar mercadorias furtadas. Embora tenha admitido o uso da criança em quatro furtos, declarou que, na maioria das ações criminosas, age sozinho. Ele também revelou já ter furtado quatro estabelecimentos comerciais de Mâncio Lima sem a participação do filho.
Os produtos levados — como creme dental, manteiga e desodorante — eram vendidos a frequentadores das pensões do mercado municipal. O dinheiro arrecadado era utilizado para a compra de entorpecentes. A criança foi entregue à mãe e o caso encaminhado ao Conselho Tutelar para acompanhamento.
Ao ser interrogado, Gustavo relatou que fugiu da polícia por temer ser confundido com um faccionado, pois deixou Cruzeiro do Sul após ser “decretado” por práticas de furto. Ele também afirmou ser dependente de cocaína e que reside em Mâncio Lima há cerca de três meses.
Comentários
Geral
Comandante da PM é flagrado agredindo mulher e atirando para o alto em vídeo que viralizou
Tenente Deivison Bento, de Novo Aripuanã (AM), teve arma recolhida e foi chamado a Manaus; MP pede afastamento por suspeita de abuso de autoridade e lesão corporal

Screenshot
O tenente Deivison de Oliveira Bento, comandante da PM em Novo Aripuanã (227 km de Manaus), aparece empurrando uma mulher, que cai na sarjeta.
Ao ser confrontado por testemunhas, ele sacou a arma e disparou para o alto – ação capturada em vídeo e viralizada nas redes.
A motivação da discussão ainda não foi esclarecida.
Reação das autoridades
✔ PMAM determinou:
Recolhimento imediato da arma do tenente;
Retorno a Manaus para prestar esclarecimentos;
Abertura de investigação interna pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD).
✔ Ministério Público do Amazonas solicitou:
Afastamento cautelar do policial;
Suspensão do porte de arma;
Investigação por abuso de autoridade, lesão corporal e disparo em via pública.
Próximos passos
O tenente responde a processo administrativo na PM e pode enfrentar ações penais, dependendo do resultado das apurações.
*(Fontes: PMAM e MP-AM – Atualizado em 28/04/2025)*
Você precisa fazer login para comentar.