fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Aspirina pode reduzir risco de internação em UTI e morte por Covid, diz estudo

Publicado

em

O uso de doses baixas de aspirina pode ajudar a proteger os pulmões, de acordo com a pesquisa

Segundo o estudo, o remédio também pode ajudar a manter pacientes fora da UTI – Foto: Jeanette Martin/Gettyimages

Ryan Prior, da CNN

O uso de doses baixas de aspirina pode ajudar a proteger os pulmões e reduzir a necessidade de colocar pacientes em ventiladores, afirma um estudo feito por pesquisadores da George Washington University, dos Estados Unidos, publicado na revista Anesthesia & Analgesia.

Segundo o estudo, o remédio também pode ajudar a manter pacientes fora da UTI e reduzir o risco de morte, provavelmente evitando pequenos coágulos sanguíneos.

A aspirina é um dos medicamentos de venda livre mais amplamente disponíveis no mercado. Seu custo, de apenas alguns centavos por dose nos Estados Unidos, é muito pequeno em comparação com outros medicamentos usados no tratamento da Covid-19, como o Remdesivir, por exemplo, que pode custar milhares de dólares.

A aspirina pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos, e é por isso que as pessoas que tiveram um ataque cardíaco costumam ser aconselhadas a tomar aspirina infantil todos os dias.

“A razão pela qual começamos a olhar para a aspirina e Covid é porque, na primavera, todos nós percebemos que todos esses pacientes começaram a ter muitas complicações trombóticas, ou muitos coágulos sanguíneos que se formaram em seus corpos”, disse à CNN Jonathan Chow, professor-assistente de anestesiologia e medicina intensiva na Escola de Medicina e Ciências da Saúde da George Washington.

“É por isso que pensamos que o uso de um agente antiplaquetário, ou um diluente do sangue, como a aspirina, pode ser útil no Covid-19”, complementou.

Análise

A equipe analisou os registros de 412 pacientes internados em vários hospitais dos Estados Unidos entre março e julho de 2020.

Cerca de 24% dos pacientes receberam aspirina nas primeiras 24 horas depois de serem hospitalizados ou nos sete dias anteriores à admissão hospitalar. A maioria, 76%, não recebeu o medicamento.

O uso de aspirina foi associado a uma redução de 44% na ventilação mecânica, a uma redução de 43% de internação na UTI e a uma redução de 47% na mortalidade hospitalar, apontam os pesquisadores.

Outros estudos fizeram descobertas semelhantes. Um deles, publicado na revista PLOS One, analisou mais de 30 mil veteranos norte-americanos com Covid-19 e descobriu que aqueles que já tomavam aspirina tinham metade do risco de morrer do que aqueles que não receberam as pílulas diárias.

Os responsáveis pelo estudo, porém, pediram cautela com os resultados, pois a equipe ainda não selecionou pacientes para os testes clínicos randômicos com aspirinas e placebos.

Segundo Chow, um estudo desenvolvido no Reino Unido deve apontar se a aspirina melhora definitivamente os resultados em comparação com pacientes que não tomam a droga.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá enfrenta o Manaus e tenta voltar a vencer no Brasileiro

Publicado

em

Foto Glauber Lima: O meia João Hassen (10) acredita em boa apresentação do Humaitá

O Humaitá enfrenta o Manaus neste sábado, 26, às 14h30 (hora Acre), no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, em um duelo válido pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão estreou na competição com derrota na Arena da Floresta e Manaus conquistou um ponto fora de casa contra o Trem.

Erismeu estreia

O confronto fora de casa marca a estreia de Erismeu Silva no comando do Tourão. Com o elenco mais fraco (três atletas foram dispensados após a estreia), o treinador vai para o jogo pressionado por um bom resultado.

Júlio César quer vitória

Júlio César Nunes espera uma grande apresentação do Manaus para conquistar a primeira vitória no torneio. O treinador quer a equipe como protagonista na Série D.

No apito

Rubens Paulo Rodrigues, de Goiás, apita Manaus e Humaitá. Hugo Agostinho e  Raimundo José Azevedo, ambos do Amazonas, serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez enfrenta o Rolim de Moura na estreia do Campeonato Brasileiro

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Galvez disputa pela primeira vez o Brasileiro no feminino

O Galvez enfrenta o Rolim de Moura, de Rondônia, neste sábado, 26, na Arena da Floresta, a partir das 18 horas, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A3. Os dois times não são favoritos no grupo A1 e por isso o confronto ganha uma importância ainda maior.

Tempo curto de preparação

O elenco do Galvez teve um tempo curto de preparação visando o torneio nacional. Contudo, Maurício Carneiro acredita na qualidade do elenco montado para a competição.

“Trabalhamos forte. As atletas estão confiantes e a meta é tentar uma vitória”, afirmou o treinador.

Abertura do grupo

Na abertura do grupo A1 do Brasileiro A3, o Tarumã goleou o Recanto da Criança por 6 a 0, no Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, no duelo amazonense do torneio.

Trio acreano

Um trio acreano comanda Galvez e Rolim de Moura. Iane Veras apita e terá como auxiliares Veronica Severino e Reno Cassiano Loreda.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Justiça manda Ariquemes (RO) retirar nomes de pessoas vivas de bens públicos

Publicado

em

A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Ariquemes (RO) retire, em até 15 dias, os nomes de pessoas vivas de sete imóveis públicos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

A decisão atende à Lei Federal nº 6.454/1977, que proíbe homenagens a vivos em bens públicos para evitar promoção pessoal de autoridades. Um dos locais afetados é o estádio municipal Gentil Valério, batizado em homenagem ao ex-prefeito ainda vivo.

Cinco escolas e o Centro Administrativo Municipal também deverão ser renomeados em até 90 dias. Segundo o MPF, a prática viola o princípio da impessoalidade previsto na Constituição. A prefeitura deve comprovar à Justiça o cumprimento da ordem. Cabe recurso.

Comentários

Continue lendo