Cotidiano
Artistas e Prefeitura dão início ao RB Graffiti em Cruzeiro do Sul
Com o tema “Reflorestando a Paz”, o RB Grafiiti 2019 reúne artistas do mundo inteiro neste fim de semana em Cruzeiro do Sul. O evento vai gerar uma verdadeira intervenção cultural na cidade, com a pintura de espaços públicos e pontos turísticos.
Esta é a primeira vez que o município participa das atividades, que se iniciaram na noite desta quinta-feira, 18, na Escola Craveiro Costa. “Para nós é uma alegria sediar um evento desta magnitude, que envolve tanta arte e grafiteiros de tantos países distintos, que vão nos auxiliar a despertar os nossos jovens para essa técnica artística”, salientou o prefeito Ilderlei Cordeiro.
Os grafites que serão pintados em Cruzeiro do Sul vão contar em grafites a história e cultura da região, fazendo alusão às populações indígenas, ribeirinhas e aos produtos de renome regional, como a farinha de mandioca.
“Estamos aqui, pós a etapa Rio Branco que foi um sucesso. Viemos a Cruzeiro do Sul trazer a arte do grafite, o workshop, as oficinas e todo o conhecimento à população, para que entendam como a nossa arte pode transformar a sociedade”, explicou um dos organizadores do evento, José Alberto Júnior, artisticamente conhecido como JR TRAZ.
A AquiryCrew, promotora do evento, conseguiu reunir uma gama de parceiros da iniciativa privada e pública para a realização desta edição do RB Graffiti. O apoio incondicional da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer possibilitou um verdadeiro encontro com a arte urbana no município.
Para o grafiteiro do Equador, Fernando Projota, o RB Graffiti lhe permitiu conhecer o Brasil e o Acre. “Esta é a primeira vez que saio do meus país e estou muito feliz em trazer um pouco da minha cultura para Cruzeiro do Sul”.
Comentários
Cotidiano
Acre tem maior percentual de área com seca da região Norte em junho, aponta Monitor

Seca no Rio Acre I Foto: Whidy Melo/ac24horas
O Acre registrou em junho o maior percentual de área atingida pela seca entre os estados da região Norte, segundo a última atualização do Monitor de Secas. O levantamento aponta que 64% do território acreano esteve sob influência do fenômeno, percentual que se manteve estável em relação ao mês de maio.
Além da extensão da área afetada, o nível de severidade da seca também permaneceu inalterado, com 20% do estado classificado em situação de seca moderada, categoria que indica impacto mais significativo sobre a vegetação, agricultura e recursos hídricos.
Enquanto em estados de outros estados do país a seca apresentou sinais de enfraquecimento, como em Amazonas, Bahia e Minas Gerais, no Acre o cenário não mudou.
O estado integra o grupo de cinco unidades da federação onde a seca seguiu estável entre maio e junho, ao lado do Distrito Federal, Espírito Santo, Rondônia e Roraima.
Na região Norte, apenas o Amapá permaneceu livre da seca, enquanto no Pará o fenômeno voltou a ser registrado em junho, após um período sem ocorrências.
O Monitor de Secas é uma ferramenta coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA) que acompanha e analisa mensalmente a evolução do fenômeno em todo o país, servindo de referência para ações de mitigação e políticas públicas.
Comentários
Cotidiano
MPAC dá prazo para governo apresentar medidas em favor da população de rua

FOTO: WHIDY MELO
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, expediu uma recomendação direcionada às Secretarias Estaduais de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Saúde (Sesacre) e de Assistência Social e Direitos Humanos. A iniciativa tem como objetivo garantir medidas concretas de proteção e atendimento à população em situação de rua no estado.
À Sejusp, o MPAC recomendou a criação de um programa específico de enfrentamento à violência contra pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas, solicitando que a proposta seja apresentada formalmente ao Ministério Público. Já à Sesacre, foi indicada a necessidade de elaboração de um protocolo de atendimento voltado a esse público na rede pública de saúde, também com entrega da proposta ao MPAC.
Em relação à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a recomendação inclui a apresentação da composição do Comitê de Acompanhamento da Política para População em Situação de Rua. O MPAC também solicitou informações sobre a descentralização das ações aos municípios, incluindo a comprovação dos repasses financeiros e das respectivas dotações orçamentárias
A recomendação tem caráter preventivo e estabelece um prazo de 40 dias para que as secretarias se manifestem e apresentem as medidas adotadas.
Comentários
Cotidiano
Furacão do Norte conquista títulos no Sub-10 e 13 na RO Cup

Foto arquivo pessoal: Equipe Sub-10 venceu o Brazuca na final
As equipes do Furacão do Norte conquistaram nesse fim de semana em Ji-Paraná, no interior de Rondônia, os títulos das categorias Sub-10 e 13 na RO Cup, um dos maiores torneios de base realizados no Norte. A competição reuniu mais de 100 equipes das regiões Norte e Centro-Oeste.
“Conquistamos os títulos e isso significa muito para o projeto do Furacão do Norte. O time Sub-12 caiu na semifinal, nas penalidades, e ficamos com o terceiro lugar. De uma maneira geral a participação foi satisfatória e indica o caminho certo no trabalho realizado”, disse o professor Bruno Melo.
Destaques do Furacão
Os goleiros Pietro (Sub-10) e Dudu (Sub-13) e Zé Ryan, artilheiro do Sub-13 com 15 gols, foram alguns dos destaques do Furacão do Norte na RO Cup.
“Existem os destaques individuais, mas prefiro destacar o coletivo. Temos grandes promessas sendo formadas e uma competição deste nível aumenta a vontade de todos os envolvidos no projeto de seguir melhorando”, afirmou Bruno Melo.
Grandes clubes
Observadores do Flamengo, Athlético Paranaense e Palmeiras acompanharam os quatro dias de disputas da RO Cup e atletas de várias equipes devem ser chamados para testes.

Foto arquivo pessoal: Time Sub-13 conquistou o título de maneira invicta
Você precisa fazer login para comentar.