Lula virá ao Acre. Ainda não se sabe bem fazer o quê, mas já se imagina como será: empolgação total dos petistas tentando reviver uma espécie de aurora saudosista e lutando lunaticamente para reinventar a fotografia dos tempos de glória. Tempo em que o PT pairava acima do bem e do mal, nas terras de Galvêz.
É a primeira vez que o ex-presidente vem ao Acre desde que deixou o cargo. Ele virá com a esfarrapada desculpa de inaugurar um laboratório de alevinagem em um complexo de psicultura, daqueles projetos que são lindos no papel, mas com pouco valor real.
A vinda dele é tão inexplicável quanto a ojeriza que a atual presidente tem para com este Estado. Ela manda chefe de gabinete, ministro, e-mail, carta e até sinal de fumaça, mas recusa-se a mostrar a cara para os acreanos.
Pisar em solo acreano não é para Dilma. A vinda de Lula, ao invés da Dilma, é como se no jogo da Seleção mandassem o Pelé para comentar, e não o Neymar para fazer gol. Lindo para a foto, mas de pouca utilidade, na prática.
Sabemos que a vinda sem sentido e importância do ex-presidente não contrabalanceará o desprezo que a atual presidente tem para com os acreanos, mas servirá para ilustrar as fotos, massagear o ego dos petistas nortistas, abandonados nos confins da Amazônia, a fim de que revivam o sonho da hegemonia partidária e, quem sabe, até para dar uma dançadinha ao som do vermelho que tanto já empolgou os petistas em seus sonhos de quimera.
Lula é antigo amigo dos ‘capas pretas’ do PT no Acre e não é a primeira vez que vem ao Estado, mas é a primeira vez que ele aterrizará em solo acreano com a difícil missão de ressuscitar a paixão petista no coraçãozinho do povo acreano.
A vinda sem sentido do ex-presidente, que nem de longe se parece com o barbudo, forte e convicto líder sindical que aportou no Acre na década de 80, representa o atual momento do PT: de vazio e busca por significados ocultos em líderes carismáticos. Lula e o PT do Acre não são mais os mesmos.
O Lula de hoje é um homem mais sofisticado. Com sua barba aparada e seus ternos Armani, o Lula atual é bem mais dado a concessões nunca antes imaginadas, e disposto a tudo para governar a seu modo. O longo processo do Mensalão diz muito sobre as mudanças implícitas no velho metalúrgico.
Mesmo não sendo citado como réu na Ação Penal 470, as nove digitais do ex-presidente impregnaram todo o processo. O PT do Acre também não é mais o mesmo.
Ao chegar ao governo, o Partido dos Trabalhadores provou ser mais elitista do que todas as elites juntas. Os meninos do PT envelheceram, trocaram o Fusca do Nílson Mourão por inúmeros Corolas, que pagam com suas ricas nomeações, e esqueceram de vez o que quer dizer alternância de poder.
A inevitável crise de identidade chegou para o PT do Acre. Eles mudaram muito, mas ainda tentam usar velhas fórmulas para seduzir o povo acreano com figurinhas repetidas como o Lula. Vamos ver no que vai dar. Até sei no que vai dar o laboratório de alevinagem, mas preciso descobrir no que vai dar essa foto de amanhã e aonde ela irá parar.
A forte chuva que atingiu Rio Branco na noite desta segunda-feira (16) provocou o adiamento do Concurso de Blocos do Carnaval Folia, Tradição e Alegria 2026 para esta terça-feira (17). A decisão foi tomada após a apresentação do bloco Unidos do Fuxico, a única agremiação que conseguiu desfilar antes da intensificação do temporal.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas Pereira, a nova data será mantida independentemente das condições climáticas. Ele explicou que o regulamento do evento prevê a transferência automática do desfile para o dia seguinte em caso de chuva.
De acordo com o gestor, o edital é claro ao estabelecer que, havendo precipitação, a programação deve ser remarcada para garantir o cumprimento das regras e a continuidade do concurso.
A medida segue as normas previamente definidas pela organização do carnaval e tem como objetivo preservar a segurança dos brincantes, jurados e do público, além de proteger a estrutura montada na Avenida Getúlio Vargas.
O ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, e a ex-secretária municipal de Saúde, Nildete Lira do Nascimento, foram condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao pagamento de multa individual de R$ 20 mil por irregularidades na aquisição de testes rápidos IgG/IgM e de antígeno para detecção da Covid-19 durante a pandemia.
A decisão consta no Acórdão nº 397/2026, da 1ª Câmara do TCU, publicado nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União. O processo analisou dois contratos firmados com a empresa B&F Brasil Ltda, que somaram R$ 2.502.550,00.
Segundo o Tribunal, a Prefeitura contratou e pagou uma empresa que não possuía Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), documento obrigatório emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atuação na cadeia de distribuição e comercialização de produtos da área da saúde.
A apuração também identificou falhas na documentação fiscal. As notas fiscais apresentadas, conforme o relatório, traziam informações genéricas sobre transporte e rastreabilidade, como “remetente próprio” ou “sem frete”, o que impediu a verificação sobre a atuação da empresa em etapas que exigiriam autorização sanitária, como armazenamento e distribuição.
Outro ponto destacado foi o perfil da contratada. De acordo com o TCU, a B&F Brasil Ltda era recém-criada e tinha atividade principal distinta do setor de saúde, o que, na avaliação dos ministros, evidenciou fragilidade na escolha do fornecedor.
Mazinho Serafim foi considerado revel no processo, por não apresentar defesa dentro do prazo nem recolher valores inicialmente apontados, permitindo o prosseguimento do julgamento sem manifestação. Já Nildete Lira apresentou defesa, mas o Tribunal entendeu que houve irregularidade grave na condução da contratação, especialmente pela compra de insumos sensíveis sem a devida autorização sanitária.
Ao final, o TCU julgou irregulares as contas dos dois ex-gestores e aplicou multa com base no artigo 58, inciso I, da Lei 8.443/1992. O acórdão estabelece prazo de 15 dias para que ambos comprovem o pagamento dos valores ao Tesouro Nacional.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente nas festividades de carnaval nesta segunda-feira (16), com uma ampla ação de prevenção à saúde.
Durante o evento, a população teve acesso gratuito à distribuição de preservativos, géis lubrificantes e autotestes para HIV, reforçando a importância do cuidado com a saúde mesmo em momentos de lazer.
A Prefeitura realizou uma ampla ação de Saúde, na noite de carnaval desta seunda-feira, (16). (Fotos: Átilas Moura/Secom)
A responsável técnica na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Elivânia Alencar, destacou que o objetivo da ação é conscientizar os foliões sobre a prevenção.
Elivânia Alencar responsável técnica na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). (Foto: Átilas Moura/Secom)
“O carnaval é um momento de brincar e curtir, mas também é um momento de se cuidar. A Saúde está aqui oferecendo vários insumos de prevenção, como preservativos femininos e masculinos, além dos autotestes de HIV”, explicou.
Segundo Elivânia, os preservativos masculinos distribuídos incluem versões mais sensíveis, e também há preservativos internos (femininos). Além disso, a equipe orienta a população sobre as profilaxias de pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV, importantes estratégias de prevenção.
O resultado do autoteste sai em poucos minutos e, em caso de resultado reagente, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. (Foto: Átilas Moura/Secom)
O autoteste de HIV é uma ferramenta prática e segura que permite que a própria pessoa realize o teste em casa, de forma sigilosa. Ele pode ser feito de duas maneiras: por meio de amostra de fluido oral, utilizando um dispositivo que entra em contato com a gengiva, ou por punção digital, na qual é feita uma pequena picada no dedo para a coleta de uma gota de sangue.
O autoteste de HIV é uma ferramenta prática e segura que permite que a própria pessoa realize o teste em casa, de forma sigilosa. (Foto: Átilas Moura/Secom)
O resultado sai em poucos minutos e, em caso de resultado reagente, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para confirmação e acompanhamento.
Para o pecuarista Alex Rodrigues, a presença da saúde no carnaval é fundamental, tendo em vista que contribui diretamente para a conscientização da população, reforçando que a diversão deve estar sempre aliada à responsabilidade e aos cuidados com a saúde.
“É muito legal porque conscientiza a população de que não é só curtir, mas curtir com responsabilidade”, afirmou Alex Rodrigues. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“É muito legal porque conscientiza a população de que não é só curtir, mas curtir com responsabilidade. Vamos aproveitar, mas com responsabilidade”, afirmou.
Já o servidor público Juliano de Paula ressaltou a importância do autoteste. “Não significa que a pessoa tem a doença, mas é sempre bom se precaver e verificar. Achei a iniciativa muito importante. A saúde vem em primeiro lugar”, disse o servidor.
Ações como essa garantem que a alegria do carnaval venha acompanhada de responsabilidade e proteção. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Ações como essa fazem parte do compromisso com a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado com a população, garantindo que a alegria do carnaval venha acompanhada de responsabilidade e proteção.
Você precisa fazer login para comentar.