Conecte-se conosco

Geral

Após voto na ONU por fim de guerra, legião volta a aceitar brasileiros

Publicado

em

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Após o voto do Brasil, na quinta-feira (24), na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) a favor do pedido para o “fim imediato” da guerra entre Rússia e Ucrânia, a Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia voltou a aprovar o recrutamento de voluntários brasileiros que queiram lutar.

No último sábado (19), um ex-militar gravou a conversa com o responsável pelo recrutamento de estrangeiros, que relacionou o veto à postura do presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme mensagem obtida pelo UOL. Um email atribuído à legião informou a recusa ao alistamento de voluntários de toda a América Latina, África e outros 21 países

A reportagem entrou em contato com a legião, que se limitou a responder que “não estava autorizada a comentar” o caso. O endereço do email é o mesmo que consta no site oficial da Embaixada da Ucrânia na Polônia no espaço destinado ao recrutamento de voluntários. Procurado, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) não se posicionou.

“Fui dormir feliz da vida porque já estão aceitando brasileiros de novo. Agora, é só me preparar para a viagem”, disse em conversa com o UOL o ex-militar mineiro Fábio Júnior de Oliveira, 42, o mesmo que tem se correspondido com a legião para acertar detalhes do alistamento.

Ele participa de um grupo formado por mais de 30 voluntários brasileiros, que pretende embarcar em direção à Ucrânia entre 30 de março e 5 de abril.

Ex-integrante das Forças Armadas, o capixaba Bruno Bastos, 36, que faz parte do mesmo grupo de voluntários, também recebeu email com a confirmação da inscrição, enviado às 9h30 desta sexta-feira (25). “A sua ficha de inscrição foi aprovada e processada. A sua candidatura atende aos requisitos necessários para se alistar à Legião Internacional”, diz o texto em inglês.

O ex-militar Danilo Trevisan, 25, que trabalha como auxiliar administrativo em Bauru (SP), também teve sua ficha de cadastro aprovada e se mobiliza para viajar. “Agora, só consigo pensar em ajudar ucranianos no campo de batalha”, disse.

Em meio ao grupo, Agnaldo Benedetti, 55, foi reprovado, já que a legião aceita somente voluntários com idade até 45 anos. Contudo, ele irá recorrer da decisão para se alistar. “Estou feliz pelos meus companheiros, e vou voltar a preencher o formulário pedindo para me aceitarem”.

A mensagem atribuída à legião enumera pré-requisitos para poder se alistar: como idade entre 22 e 45 anos, experiência militar, conhecimento básico do idioma inglês, passaporte regular para cruzar a fronteira para a Ucrânia e não ter antecedentes criminais.

“Em um futuro próximo, você irá receber novas instruções. Somos gratos pelo seu desejo de ajudar o povo ucraniano na luta contra os russos”, completa o texto da legião.

Os ex-militares brasileiros atribuem o veto inicial aos brasileiros ao silêncio de Bolsonaro após Sergei Lavrov, ministro de Relações Exteriores da Rússia, incluir o Brasil na lista de países que “não dançarão ao som dos Estados Unidos”.

O presidente brasileiro tem evitado criticar a Rússia. Antes da invasão, ele visitou o presidente russo Vladimir Putin e expressou solidariedade ao país, que já fazia ações militares na fronteira com a Ucrânia. Após a deflagração da guerra, porém, o governo do Brasil votou a favor da resolução da ONU que condena o ataque da Rússia.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro

Publicado

em

Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada 

A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.

Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.

Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco

Publicado

em

Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína

Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.

Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.

No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.

O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco

Publicado

em

Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada 

O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.

Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.

Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.

A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.

Comentários

Continue lendo