fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Ucrânia acusa regime de Putin de levar civis à força para a Rússia

Publicado

em

Ucranianos fogem de Mariupol após ataque russo

© Maksim Blinov/SNA/IMAGO Ucranianos fogem de Mariupol após ataque russo


As autoridades ucranianas denunciaram que centenas de milhares de civis ucranianos estão sendo levados à força para a Rússia e que o regime de Vladimir Putin pode estar planejando usar muitos de civis “como reféns para exercer mais pressão” sobre Kiev.

A comissária de Direitos Humanos do Parlamento da Ucrânia, Lyudmyla Denisova, disse na quinta-feira (24/03) que 402 mil pessoas, incluindo 84 mil crianças, foram levadas. Entre este grupo, segundo Denisova, estava uma mulher de 92 anos de Mariupol, que teria sido forçada a ir para Taganrog, no sul da Rússia.

Os números são semelhantes aos apresentados pela Rússia, embora o Kremlin tenha sublinhado que essas pessoas o fizeram de livre vontade.

As pessoas transportadas para a Rússia são essencialmente provenientes das regiões de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, onde separatistas apoiados por Moscou lutam pelo controle das áreas há quase oito anos, apontou o coronel russo Mikhail Mizintsev.

Em 18 de fevereiro, líderes separatistas apoiados pela Rússia ordenaram uma evacuação de civis das regiões em antecipação à invasão do oeste da Ucrânia.

Já o governador ucraniano da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, afirmou que “as pessoas estão sendo deslocadas à força para território de um Estado agressor”.

As autoridades ucranianas também apontaram, que além de terem tido seus passaportes confiscados, os deslocados estão sendo transportados para “campos de triagem” no leste ucraniano, antes de serem enviados para áreas distantes na Rússia.

Entre esta população, estariam 6.000 habitantes de Mariupol, cidade portuária a leste do país devastada pela invasão, acusou o Ministério das Relações Exteriores ucraniano.

Os serviços de inteligência ucranianos alertaram, por sua vez, que alguns cidadãos podem estar sendo levados para lugares tão distantes como Sakhalin, uma ilha no oceano Pacífico, onde lhes é oferecido trabalho sob a condição de não deixarem a região nos próximos dois anos.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse ainda acreditar que a Rússia quer usar estas pessoas “como reféns para exercer mais pressão sobre a Ucrânia”.

Provided by Deutsche Welle© Provided by Deutsche Welle Provided by Deutsche Welle

Guerra completa um mês

Num balanço à invasão russa, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou na quinta-feira ao país para manter a defesa militar, dizendo que o caminho para “a vitória está se aproximando”.

“Não podemos parar por um minuto”, disse, em vídeo, ao país.

Zelensky ainda mencionou que milhares de pessoas, incluindo 128 crianças, morreram no primeiro mês de guerra. Em todo o país, 230 escolas e 155 jardins-de-infância foram destruídos. Cidades e vilas “estão em ruínas”, apontou o presidente.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar contra a Ucrânia que causou, entre a população civil, pelo menos 1.035 mortos, incluindo 90 crianças, e 1.650 feridos, dos quais 118 são menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,7 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada por boa parte da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamentos para a Ucrânia e a imposição de sanções económicas e políticas ao regime de Putin.

jps (Lusa, AP, ots)

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso pela PRF transportando mais de 80 quilos de drogas

Publicado

em

Por

O homem de 33 anos de idade recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de de Polícia Civil em Rio Branco, com o veículo e o entorpecente.

Os PRFs ordenaram parada, mas o condutor empreendeu fuga em alta velocidade. Em seguida, o fugitivo abriu a porta do carro e tentou correr pela mata densa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem transportando drogas em um veículo na capital acreana, na madrugada desta sexta-feira, 3. A ação aconteceu após o motorista desobedecer a ordem de parada, abandonar o automóvel e tentar fugir a pé.

Por volta das 4h30min, policiais rodoviários federais realizavam serviço de ronda, momento em que visualizaram um veículo com os faróis queimados, sem para-choque dianteiro e placa. Os PRFs ordenaram parada, mas o condutor empreendeu fuga em alta velocidade. Em seguida, o fugitivo abriu a porta do carro e tentou correr pela mata densa, sendo então acompanhado e detido pelos policiais.

Ao retornar, a equipe policial sentiu forte odor no carro e apreendeu na carroceria vários tabletes de substância análoga a skunk. Após pesagem, constatou-se que havia 80,6 kg de drogas.

O homem de 33 anos de idade recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de de Polícia Civil em Rio Branco, com o veículo e o entorpecente.

Entre janeiro e os primeiros dias de maio, a PRF apreendeu no Acre 461,65 Kg de drogas, incluindo cocaína, crack, maconha e skunk. Para realizar denúncias anônimas sobre tráfico de entorpecentes, ligue 191.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia prepara forte esquema de segurança para concurso unificado no Acre

Publicado

em

Preparativos intensos estão em andamento no Acre para o aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, marcado para este domingo (5). Mais de 17 mil candidatos devem enfrentar as provas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Para assegurar a tranquilidade do evento, um contingente de mais de 120 policiais militares estará mobilizado nas ruas.

Além da presença da Polícia Militar, a Força Nacional também marcará presença no estado, garantindo a segurança tanto dos candidatos quanto dos profissionais envolvidos na aplicação das provas.

Segundo a diretora operacional da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Marta Renata Alves, um convênio foi estabelecido entre a instituição e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para coordenar as ações no dia do exame. O policiamento preventivo começará às 4h, uma vez que os portões serão abertos às 5h30 no estado. “A Polícia Militar ficou com a missão tanto de policiamento no entorno dos locais de prova como em rotas de escolta. No entanto, a Força Nacional e o Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), cuja participação é uma novidade, estão nos auxiliando na escolta das provas que saem de Rio Branco para Cruzeiro do Sul”, destacou a coronel.

O cronograma do exame prevê o início das provas às 7h, com duração de 2h30 no período da manhã. Para a segunda etapa, no turno vespertino, os portões serão abertos às 11h, com fechamento ao meio-dia. O início das provas está marcado para as 12h30, com duração estendida para 3h30.

Os candidatos são orientados a chegarem aos locais de prova com uma hora de antecedência, portando o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Rio Branco é o município com o maior número de inscritos, contabilizando 15.084 candidatos dos 17.756 no total inscritos no Acre. A expectativa é de um dia de provas tranquilo e produtivo para todos os envolvidos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Morte de bebê em piscina desencadeia investigação policial em Rio Branco

Publicado

em

O Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima, da Polícia Civil, iniciou uma investigação para esclarecer os fatos que resultaram na trágica morte de um bebê de 1 ano e cinco meses. O caso aconteceu no Bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco, na noite de domingo, 28, quando os pais encontraram a criança sem vida na piscina de sua própria residência.
Segundo informações preliminares, a família estava reunida em uma praça e, ao retornar para casa, a mãe levou um dos filhos para o banheiro. Foi nesse momento que perceberam a ausência do bebê de 1 ano e 5 meses, encontrando-o posteriormente na piscina. Apesar da intervenção do SAMU, a criança já estava sem vida.
O inquérito policial foi oficialmente instaurado na manhã de segunda-feira, 29, com a expectativa de conclusão em trinta dias.

Comentários

Continue lendo