Conecte-se conosco

Cotidiano

Após transplante duplo, jovem retorna a Cruzeiro do Sul e é recebida com emoção

Publicado

em

Rocheli conviveu com o diabetes por 27 anos, o que lhe causou graves consequências, como perda parcial da visão e falência renal, obrigando-a a fazer hemodiálise por dois anos

Ao desembarcar em Cruzeiro do Sul, Rocheli foi surpreendida por amigos e membros da igreja Presbiteriana, que a receberam no aeroporto com cartazes e garrafas de água mineral. Foto: cedida 

Juruá 24horas

Após nove meses em São Paulo para tratamento médico, Rocheli Negreiros voltou a Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira e foi recepcionada com emoção por amigos e familiares. A jovem, que convivia com o diabetes desde os três anos de idade e enfrentou diversas complicações de saúde, passou por um transplante duplo de rim e pâncreas. A cirurgia a livrou da doença e da hemodiálise, permitindo que ela retomasse uma vida sem restrições alimentares e médicas.

Rocheli conviveu com o diabetes por 27 anos, o que lhe causou graves consequências, como perda parcial da visão e falência renal, obrigando-a a fazer hemodiálise por dois anos. A possibilidade do transplante duplo surgiu através de uma amiga, e foi então que ela decidiu buscar a cirurgia em São Paulo.

Sem recursos para permanecer na capital paulista, enfrentou dificuldades financeiras e burocráticas. Somente após conseguir moradia com a ajuda de membros de sua igreja, pôde se estabelecer e aguardar a cirurgia. No dia 3 de julho, pouco tempo após entrar na fila, recebeu a notícia de que havia um doador compatível.

“Fui chamada para o transplante rapidamente. Soube que meu doador era um jovem de 23 anos. Não tenho palavras para expressar minha gratidão à família dele, que tomou essa decisão de amor ao próximo”, disse Rocheli.

A possibilidade do transplante duplo surgiu através de uma amiga, e foi então que ela decidiu buscar a cirurgia em São Paulo. Foto: cedida 

A cirurgia foi um sucesso, mas a recuperação exigiu força e determinação. Com a imunidade baixa, Rocheli enfrentou infecções graves, incluindo um fungo agressivo no pulmão, uma bactéria e um vírus, o que a manteve internada na UTI por um mês. Mesmo após receber alta hospitalar, precisou permanecer em São Paulo para acompanhamento médico até estar completamente estável para retornar ao Acre.

“Ficar longe de casa foi difícil, tanto emocionalmente quanto financeiramente. Gastamos muito com transporte, alimentação e remédios. Mas Deus colocou pessoas incríveis no meu caminho, e graças a elas pude me manter lá até estar pronta para voltar”, contou.

Ao desembarcar em Cruzeiro do Sul, Rocheli foi surpreendida por amigos e membros da igreja Presbiteriana, que a receberam no aeroporto com cartazes e garrafas de água mineral, simbolizando sua cura. Antes do transplante, ela não podia ingerir grandes quantidades de líquidos devido à insuficiência renal.

“Hoje posso beber água, tomar sucos, comer alimentos que antes eram restritos. A hemodiálise e a insulina ficaram para trás. É uma sensação de liberdade indescritível”, celebrou.

Rocheli ainda precisará retornar a São Paulo em abril para exames de acompanhamento, mas comemora cada conquista e faz questão de incentivar a doação de órgãos.

“Esse ato de amor salvou minha vida. Quero que mais pessoas tenham essa chance. Se puder, seja um doador. Sua decisão pode transformar a vida de alguém”, concluiu.

Antes do transplante, ela não podia ingerir grandes quantidades de líquidos devido à insuficiência renal. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo