Conecte-se conosco

Acre

Após fortes chuvas, moradores contemplados pelo Ruas do Povo ‘acordam debaixo d’água’

Publicado

em

O prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho (PSDB), diz que os problemas estruturantes nas obras do programa já haviam sido comunicados ao Depasa.

Da redação, com Cherlivan Cavalcante de Assis Brasil

O morador da rua Vicente Vieira Lima, no centro da cidade de Assis Brasil, Pedro Melo, é um dos inúmeros moradores da cidade que tiveram problemas oriundos através das obras do programa Ruas do Povo.

Melo, que estava feliz por ter tido a rua asfaltada através do programa do governo estadual, afirma que teve prejuízos financeiros e aborrecimentos por conta de imperícias na construção de aterros que fazem parte das obras do Ruas do Povo.

Moveis perdidos devido a água que invadiu a residência em Assis Brasil

Moveis perdidos devido a água que invadiu a residência em Assis Brasil

Ele diz que na última chuva que assolou o município no domingo (1°), um dos aterros causou problemas e perdas de dois racks, uma maquita, geladeira, colchões, motosserra, guarda-roupas e outros móveis.

Segundo Pedro Vicente, tão logo os problemas começaram a surgir ele próprio procurou o responsável pela obra do município, um engenheiro lotado no Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), mas foi mal atendido pelo profissional, que agiu com descaso mediante os problemas a ele relatados.

Cozinha invadida pela água da chuva que represou após os trabalhos do programa do Governo do Acre, Ruas do Povo

Cozinha invadida pela água da chuva que represou após os trabalhos do programa do Governo do Acre, Ruas do Povo

“Mesmo morando na beira do igarapé, nunca tinha sido alagado; agora, com o Ruas do Povo que parecia ser a solução, fez foi piorar a vida da comunidade, principalmente depois destes aterros que eles fizeram”, diz.

O caso do morador Pedro Vicente não é o único em Assis Brasil. De acordo com relatos de moradores, no bairro Bela Vista também houve inundações.

“Tivemos que abrir uma cratera por cima do asfalto construído pela equipe do governo. O bairro ficou dividido, tudo para resolver o transtorno trago pelo programa Ruas do Povo”, diz.

O prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho (PSDB), diz que os problemas estruturantes nas obras do programa já haviam sido comunicados ao Depasa e o pedido de providências também havia sido solicitado.

O prefeito esteve visitando as famílias afetadas pelo problema.

“Estamos à disposição para dar assistência necessária para as famílias atingidas.
Iremos mais uma vez buscar solução junto ao órgão responsável. É um absurdo que famílias percam os bens materiais que levam anos para conquistar”, diz.

O prefeito disse que o problemas nas obras do programa já haviam sido comunicados ao Depasa e o pedido de providências também havia sido solicitado

O prefeito disse que o problemas nas obras do programa já haviam sido comunicados ao Depasa e o pedido de providências também havia sido solicitado

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Moradores ironizam gestão com ‘trend’ e expõem contraste entre promessa e realidade em Epitaciolândia

Publicado

em

Publicações nas redes mostram ruas precárias enquanto prefeitura divulga imagem de ponte idealizada

Moradores de Epitaciolândia entraram em uma “trend” nas redes sociais para criticar a situação de infraestrutura do município, comparando a “expectativa” com a “realidade” das ruas da cidade.

A mobilização ganhou força nesta terça-feira (1º), data marcada pelo chamado “Dia da Mentira”, após o prefeito Sérgio Lopes divulgar uma imagem produzida por inteligência artificial, em 3D, mostrando como seria a futura ponte na região de fronteira.

A reação foi imediata. Em publicações compartilhadas em grupos e redes sociais, moradores passaram a utilizar o mesmo recurso para mostrar o contraste entre projetos idealizados e a situação atual de bairros da cidade, muitos com ruas em condições precárias há anos.

Um dos exemplos citados é a Rua Girassol, no bairro Por-do-Sol, onde imagens mostram vias com problemas de trafegabilidade, lama e falta de manutenção. Segundo moradores, essa realidade se repete em grande parte do município.

As críticas também ocorrem no momento em que a prefeitura anuncia, mais uma vez, a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte — obra que já havia sido prometida anteriormente e que, segundo previsões divulgadas, deveria ter sido concluída em dezembro do ano passado.

A nova solenidade inclui novamente ato ecumênico, repetindo eventos já realizados em anúncios anteriores. Enquanto isso, moradores seguem cobrando melhorias básicas na infraestrutura urbana.

A repercussão nas redes mostra o desgaste da gestão municipal, especialmente em relação à manutenção das vias públicas e ao cumprimento de promessas feitas à população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Fernanda Hassem: da menina que sonhava ser repórter ao fenômeno da política acreana

Publicado

em

Ex-prefeita de Brasiléia tem nome cotado para disputa federal e também para vice-governadoria; prazo para definição partidária termina neste sábado (4)

Com mandatos como vereadora e prefeita, Fernanda — seu nome ecoasse em regiões do estado onde nunca havia estado, transformando-a na figura feminina mais comentada da política acreana.

Mais de 612 mil eleitores acreanos acompanham definições do tabuleiro eleitoral; o nome de Fernanda Hassem é um dos mais aguardados na definição politica do Acre

Termina neste sábado (4) o prazo para que pré-candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro se desincompatibilizem de funções públicas. A data limite também encerra o período para filiação partidária de quem pretende concorrer. No Acre, mais 612 mil eleitores estão aptos a votar e passam a acompanhar a definição dos nomes que comporão a disputa deste ano, considerada a mais difícil desde a redemocratização.

A desincompatibilização consiste no afastamento, temporário ou definitivo, de cargos públicos. O objetivo da regra é evitar que o pré-candidato utilize a máquina pública, recursos ou a visibilidade da função atual para obter vantagem indevida sobre os concorrentes, garantindo assim o equilíbrio do processo eleitoral.

Região do Alto Acre segue órfã em Brasília

Neste cenário, um dado chama a atenção na política acreana: a região do Alto Acre, que compreende os municípios de Xapuri, Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia, completa 23 anos sem eleger um representante para o Congresso Nacional. O último candidato da região a conquistar uma vaga foi o deputado Zico Bronzeado (João Antônio Rodrigues Bronzeado), que ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados entre 2003 e 2006.

Desde então, nenhum nome da região conseguiu repetir o feito, mesmo diante de disputas acirradas e da presença de candidatos com trajetória política consistente. A ausência de representação direta em Brasília é sentida por lideranças locais, que apontam a necessidade de retomar a força política da fronteira.

Ex-prefeita tem trajetória marcada por gestão reconhecida e agora aguarda definição partidária, nome é cotado para deputada federal e para vice-governadoria

Fernanda Hassem, que um dia quis ser jornalista e construir carreira em São Paulo, viu o destino levá-la para a vida pública, onde conquistou não apenas a própria cidade, mas ganhou projeção para além das fronteiras de Brasiléia.

Projeção e nome forte no Acre: Fernanda Hassem ultrapassa fronteiras de Brasiléia e se consolida como fenômeno político

Nascida e criada na rua Major Salinas, em Brasiléia, a menina que um dia sonhou em ser repórter e construir carreira em São Paulo viu o destino tomar outro rumo. Fernanda Hassem, conhecida carinhosamente como Nandinha, construiu uma trajetória política que a coloca hoje entre os nomes mais influentes do Acre. Com o prazo de desincompatibilização e filiação partidária se encerrando neste sábado, seu próximo passo é aguardado com expectativa nos meios políticos do estado.

Aos poucos, o chamado para ficar na terra natal falou mais alto. Fernanda deixou os planos de seguir no jornalismo em São Paulo e passou a se qualificar para atuar na gestão pública. Iniciou em gerências municipais, depois assumiu secretarias e, com determinação, conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores. Na legislatura, foi descrita como “politicamente cirúrgica” e soube administrar os primeiros passos na vida pública com habilidade.

Ascensão meteórica e reconhecimento

O nome de Fernanda Hassem ganhou projeção para além das fronteiras de Brasiléia ao longo dos mandatos como prefeita. Suas ideias e atuação passaram a ecoar em regiões do Acre onde ela nunca havia estado, consolidando sua imagem como a “mulher política mais falada e admirada” do estado, conforme apontam lideranças locais.

Fernanda Hassem em família, uma mulher com uma das trajetórias políticas mais consolidadas do Acre. Foto: captada

Hoje, sua trajetória é marcada pelo respeito de aliados e adversários. Seu nome é cotado tanto para uma vaga na disputa por deputada federal quanto para compor a chapa como vice-governadora. A vice-governadoria, que tem como missão apoiar o chefe do Poder Executivo nas funções administrativas, surge como um dos cenários possíveis para a continuidade de sua carreira política.

O prazo e o futuro

Até sábado (4), Fernanda Hassem precisa definir seu novo partido e oficializar os rumos de sua caminhada. A expectativa é que a decisão seja anunciada nos próximos dias.

“Fernanda Hassem é juventude amadurecida e lapidada que não se abala com o novo”, afirmam pessoas próximas. O nome dela é real na política e transita com naturalidade entre os cenários estadual e federal. Seja qual for o caminho escolhido — uma candidatura a Brasília ou o passo ao lado do futuro governo —, a ex-prefeita segue com energia para atravessar o estado e se apresentar ao povo que a conheceu pessoalmente ao longo de sua trajetória como vereadora e prefeita.

Fernanda Hassem não esconde o seu Porto Seguro, ao lado da família diz ser sua raiz e seu maior orgulho. Ao lado de sua Mãe e irmãos. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Vanda Milani filia-se ao Republicanos e anuncia candidatura à Câmara dos Deputados em 2026

Publicado

em

Ex-deputada federal e primeira mulher procuradora de Justiça no Acre, Vanda Milani terá o apoio do pré-candidato ao governo Alan Rick para disputar vaga na próxima eleição. A oficialização da filiação foi feita pelo Republicanos destacando sua experiência e compromisso com o povo acreano.

A ex-deputada federal Vanda Milani oficializou sua filiação ao partido Republicanos e disputará uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. O anúncio foi feito pelo pré-candidato ao governo do Acre, Alan Rick, por meio das redes sociais nesta quarta-feira (1º).

Alan Rick destacou o perfil e a trajetória de Vanda Milani, ressaltando que “a política se fortalece com experiência, coragem e compromisso com o povo”. Ele lembrou ainda que Vanda foi a primeira mulher procuradora de Justiça no Acre e já exerceu mandato como deputada federal.

Segundo Alan, a chegada de Vanda Milani é motivo de alegria, pois ela tem uma trajetória marcada pela seriedade e pelo serviço prestado à população acreana, chegando para fortalecer o movimento que acredita no potencial do Acre.

Comentários

Continue lendo