Conecte-se conosco

Geral

Após atualização, Acre deve imunizar mais de 51,8 mil ribeirinhos de 18 a 59 anos contra Covid-19

Publicado

em

No Acre, mais de 51,8 mil ribeirinhos de 18 a 59 anos deve ser imunizada contra Covid-19 — Foto: Arquivo/Semsa de Porto Walter

Por Iryá Rodrigues

Mais de 51,8 mil ribeirinhos com idades entre 18 e 59 anos devem ser imunizados contra a Covid-19 no estado do Acre.

Uma resolução com a atualização da estimativa populacional das comunidades tradicionais ribeirinhas foi publicada na edição desta terça-feira (4) do Diário Oficinal do Estado (DOE).

Conforme os dados da Comissão Intergestores Bipartite do estado (CIB-AC), as cidades de Rio Branco e Tarauacá são as que têm maior população ribeirinha, com 7.394 e 7.487, respectivamente. Seguidas do município de Marechal Thaumaturgo, que tem 5.479 ribeirinhos.

Confira a quantidade de moradores ribeirinhos por cidade:

Quantidade de moradores ribeirinhos por cidade — Foto: Reprodução

Inicialmente, o Ministério da Saúde havia informado que o estado do Acre tinha 20.583 pessoas vivendo em comunidades tradicionais ribeirinhas. No entanto, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), Renata Quiles, as prefeituras informaram que o número estava defasado e pediram atualização.

“Nós já tínhamos recebido doses para ribeirinhos, distribuímos 17,7 mil doses para esse público. E as prefeituras pediram que a gente solicitasse ao Ministério da Saúde uma nova análise, uma revisão do grupo de ribeirinhos, porque as doses que receberam não eram suficientes para as pessoas que moravam nessas localidades. Portanto, [as cidades] receberam uma parte referente à primeira meta que o Ministério da Saúde colocou, de mais de 20 mil pessoas, e agora a gente está angariando junto ao Ministério que ele faça uma reanálise, uma vez que a população não é aquela que eles haviam estimado inicialmente”, explicou Renata.

Comorbidades

Na mesma resolução, a comissão também traz a pactuação sobre as etapas de vacinação do público de comorbidades, de pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Conforme o documento, na primeira fase de imunização, que começou nessa segunda-feira (3), devem ser vacinados, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:

  • Pessoas com comorbidades – de 55 a 59 anos (decrescendo ano a ano);
  • Pessoas com síndrome de Down – de 18 anos a 59 anos;
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (hemodiálise e diálise) – de 18 a 59 anos;
  • Gestantes e puérperas com comorbidades – de 18 a 59 anos;
  • Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) – de 55 a 59 anos.

Já na segunda fase de imunização, devem ser vacinadas, também de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos,30 a 39 anos e 18 a 29 anos:

  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;
  • Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

Lote de vacina

Nessa segunda (3), o Acre recebeu mais de 20,9 mil doses de vacinas contra a doença. O 17º lote chegou ao aeroporto de Rio Branco com 19.750 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca e 1.170 da Pfizer para vacinar a população acreana. No total, o Acre recebeu 20.920 doses de imunizantes.

Segundo a Secretaria de Saúde do estado (Sesacre), todo o lote é destinado para a primeira dose da imunização. Entretanto, a vacina da Pfizer vai ser distribuída apenas em Rio Branco devido o processo de armazenamento.

As doses precisam estar em -20°C por 14 dias e entre 2 e 8°C por 5 dias, devendo ser utilizada em um curto período de tempo. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 199.390 doses de vacinas e foram aplicadas 126.565 até essa segunda (3), data da última atualização, sendo 94.597 da primeira dose e 31.968 da segunda. Rio Branco aplicou 56.744 doses e Cruzeiro do Sul 13.839.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem baleado em confusão no Pronto-Socorro é preso após alta médica em Rio Branco

Publicado

em

Leandro Araújo foi encaminhado à Defla; tumulto envolvendo familiares de pacientes e PM deixou três baleados e policiais feridos

Leandro Araújo da Silva, de 32 anos, foi preso na noite desta sexta-feira (19) após receber alta médica do Pronto-Socorro de Rio Branco. Ele havia sido atingido por disparo de arma de fogo durante uma confusão envolvendo familiares de pacientes e policiais militares dentro da unidade de saúde. Após a liberação, Leandro foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde ficou à disposição da Justiça.

Relembre o caso

Uma confusão generalizada terminou com três pessoas baleadas e três policiais militares feridos na noite desta sexta-feira (19), no pátio do Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas. Além de Leandro Araújo da Silva, também foram atingidos por disparos Diego Araújo da Silva, de 35 anos, e Raimundo Felipe da Silva Ghellere, de 25 anos.

Segundo a Polícia Militar, a ocorrência teve início quando um casal chegou à unidade hospitalar com uma criança para atendimento. Ainda no ambulatório, houve uma discussão após o médico informar que apenas um acompanhante poderia permanecer na sala. O homem se recusou a sair e foi conduzido por vigilantes até o pátio do hospital.

Em seguida, familiares do casal chegaram ao local e passaram a discutir de forma exaltada, gerando tumulto e ameaças, o que levou ao acionamento da Polícia Militar. No pátio, três policiais foram cercados e agredidos. O comandante da guarnição levou socos, um soldado foi atingido na cabeça com um capacete e outro policial também foi agredido. Durante a confusão, houve ainda tentativa de tomada da arma de um dos militares.

Diante da situação, um dos policiais reagiu e efetuou quatro disparos, atingindo os três homens, principalmente nas regiões do abdômen e das pernas. Após os tiros, várias guarnições da PM chegaram ao local, controlaram o tumulto e uma mulher envolvida também foi presa.

Os feridos receberam atendimento imediato no próprio Pronto-Socorro e foram encaminhados à sala de trauma. A Polícia Civil, por meio da Equipe de Pronto Emprego (EPE), realizou os primeiros levantamentos no local. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela apuração completa dos fatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Crianças ficam feridas após explosão com álcool em residência na Vila Acre

Publicado

em

Irmãos de 3 e 12 anos sofreram queimaduras e foram transferidos para o Pronto-Socorro de Rio Branco; criança mais nova está em estado grave

Uma criança de 3 anos e um menino de 12 anos ficaram feridos após sofrerem queimaduras na noite desta sexta-feira (19), em uma residência localizada no ramal Bom Jesus, no bairro Vila Acre, Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com relatos de familiares, os irmãos brincavam com álcool quando houve a explosão do material inflamável, atingindo principalmente o rosto das vítimas. A criança de 3 anos sofreu queimaduras de segundo grau, enquanto o adolescente apresentou ferimentos considerados mais leves.

Após o acidente, os familiares levaram as vítimas em um veículo particular até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. No local, ambos receberam atendimento médico, sendo necessária a intubação da criança mais nova devido à gravidade das lesões.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou a transferência dos irmãos para o Pronto-Socorro de Rio Branco, com o apoio de ambulâncias de suporte avançado e básico. A criança de 3 anos deu entrada na unidade hospitalar em estado grave, enquanto o menino de 12 anos apresentava estado de saúde estável.

Comentários

Continue lendo

Geral

Empresário de Cruzeiro do Sul relata “milagre” após sobreviver a grave acidente em Rio Branco

Publicado

em

Jovem de 27 anos mostrou veículo destruído e atribuiu sobrevivência à fé; acidente ocorreu em novembro deste ano

O empresário Jansen Albuquerque Rodrigues Melo Junior, de 27 anos, conhecido como Júnior, proprietário da loja J.A Suplementos, em Cruzeiro do Sul (AC), afirmou viver um verdadeiro milagre após sobreviver a um grave acidente de trânsito ocorrido no último dia 12 de novembro, em Rio Branco. Nesta sexta-feira (19), ele gravou um vídeo mostrando o estado do veículo que conduzia, completamente destruído, e declarou que, humanamente, seria impossível sair com vida diante da gravidade do impacto.

No relato, Júnior destacou as consequências físicas do acidente e atribuiu a sobrevivência à fé. “Eu poderia não estar gravando esse vídeo hoje, mas, pela misericórdia de Deus, estou aqui para testemunhar o milagre que Ele fez na minha vida. Dez quilos mais magro, dois litros de sangue a menos. Humanamente falando, poderia ter sido muito pior, mas Deus me guardou”, afirmou.

O empresário conduzia uma caminhonete S10 e mostrou, no vídeo, os danos causados pelo acidente. Segundo ele, as duas portas foram arrancadas e toda a lateral do veículo ficou destruída. “Vou mostrar como ficou o carro que eu me acidentei há 37 dias. Creia no Senhor, confie na palavra”, disse.

Durante a gravação, Júnior também deixou uma mensagem de encorajamento a pessoas que enfrentam dificuldades, reforçando a importância da fé em momentos de provação. Ele citou trechos bíblicos, como o Salmo 91, e afirmou que a experiência fortaleceu ainda mais sua crença.

“Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, e tu não serás atingido. Eu sempre fui um homem de muita fé, e hoje a minha fé triplicou, porque eu sei quem está comigo e quem me guarda. É Deus”, concluiu o empresário.

Assista ao vídeo:

Comentários

Continue lendo