Acre
Após 4 meses, servidores técnicos da Ufac anunciam fim da greve
Servidores devem retornar ao trabalho na próxima terça-feira (13).
Categoria havia paralisado atividades no dia 28 de maio deste ano.
G1
Depois de mais de quatro meses, os servidores administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiram pela fim da greve durante assembleia ainda na terça-feira (6), em Rio Branco. Segundo o vice-presidente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do 3° Grau (Sintest-AC), Iroélio Alves, as atividades normais devem ser retomadas a partir da próxima terça-feira (13).
“Decidimos em assembleia, conforme a orientação da Fasubra [Federal dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil], a nossa saída da greve em bloco, condicionada ao acordo assinado ontem [terça-feira, 6] pelo governo federal. Retornamos as atividades na próxima semana”, afirma Alves, que também integra o comando de greve.
De acordo com o sindicalista, dos 33 itens apresentados pela Fasubra como reivindicações, o governo federal concordou com 14. O principal deles, diz Alves, que representava o principal eixo da paralisação, era a reposição salarial de 27,3% pedida pela categoria. Apesar de não serem atendidos inteiramente, os técnico-administrativos concordaram.
“O eixo da greve era a reposição salarial de 27,3% referente à inflação de julho de 2011 até julho de 2016. Inicialmente, na negociação, o governo ofereceu 21% e nós não concordamos. Então, ficou resolvido em deixar 10,8% divididos em dois anos e nós aceitamos. Parte disso será em agosto de 2016 e o restante em janeiro de 2017”, acrescenta.
Além desse, o sindicalista aponta outros itens como conquistas dos servidores durante a greve, como a possibilidade de cursar graduação, pós-graduação e mestrado – dentro ou fora da universidade – sem compensar o horário; racionalização de cargos com funções similares, equiparando a remuneração; e ainda aposentadoria especial para que trabalha em setores insalubres. Os servidores técnico-administrativos da Ufac deflagraram greve no dia 28 de maio deste ano.
Comentários
Acre
Assis Brasil escreve novo capítulo na educação ao iniciar aulas primeiro no campo
Na manhã desta quarta-feira(25), o prefeito Jerry Correia, acompanhado da secretária municipal de Educação, Vanderleia Teixeira, esteve na Escola São Sebastião para marcar um momento histórico para o município: pela primeira vez, o ano letivo começa primeiro na zona rural antes da zona urbana.
Um marco que simboliza prioridade, compromisso e respeito com as comunidades do campo.
A unidade, que havia sido fechada por falta de alunos, agora foi totalmente revitalizada e reaberta para atender estudantes do Km 13, da região Sol a Sol, às margens do Rio Acre.
Hoje, a realidade é outra:
✅ Escola reformada e estruturada
✅ Banheiros femininos e masculinos novos
✅ Espaço adequado para refeitório com mesas e cadeiras
✅ Salas organizadas e equipadas
✅ Cozinha estruturada com fogão e utensílios guardados com segurança
✅ Merenda escolar garantida
✅ Professores concursados
✅ Acesso pelo ramal, garantindo a chegada dos alunos
Mais do que uma reforma física, a escola representa a reconstrução da esperança para as famílias da região.
A atual gestão encontrou as escolas rurais em situação precária. Desde então, o trabalho tem sido intenso para mudar essa realidade.
🔹 16 escolas iniciaram o ano letivo na zona rural
🔹 5 escolas já foram construídas
🔹 1 está em fase de conclusão
🔹 Recursos assegurados para a construção de mais 17 escolas por meio de convênio com o Governo do Estado
O avanço é concreto e visível. Embora ainda existam unidades que precisam alcançar o novo padrão, o trabalho segue de forma gradual, com planejamento e apoio da comunidade.
Começar o ano letivo pela zona rural não é apenas uma decisão administrativa é um posicionamento claro de prioridade.
A gestão municipal reafirma que investir na educação é investir no futuro, garantindo dignidade, estrutura e oportunidades para as crianças de Assis Brasil, tanto da cidade quanto do campo.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h
Aviso meteorológico é válido até a noite de 26 de fevereiro e prevê volumes elevados de precipitação

Comentários
Acre
Governo do Acre homologa resultado final de seletivo para professores indígenas
Edital confirma classificação por município e etnia e autoriza convocação dos aprovados








Você precisa fazer login para comentar.