fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

‘Agora eu sei que vou para a cadeia’, diz Battisti ao desembarcar na Itália

Publicado

em

Cesare Battisti é escoltado nesta segunda-feira (14), após descer de avião que o trouxe da Bolívia até Roma, na Itália — Foto: Alberto Pizzoli / AFP

O avião com o italiano Cesare Battistichegou ao aeroporto de Ciampino, em Roma, nesta segunda-feira (14) às 8h40 pelo horário de Brasília. Ele desceu do avião escoltado por policiais e sem algemas. Battisti foi entregue pela polícia boliviana às autoridades da Itália na cidade de Santa Cruz de La Sierra, onde foi preso no último sábado (12).

“Agora eu sei que vou para a cadeia”, afirmou Battisti aos funcionários do serviço antiterrorismo que o receberam no aeroporto, segundo a imprensa italiana.

O jornal “La Repubblica” relatou que Battisti não mostrou sinais de desespero. Ele ficou quieto e dormiu por muito tempo durante o voo.

Um forte esquema de segurança foi montado no aeroporto de Roma. Battisti será levado para um presídio na periferia de Roma. No trajeto, patrulhas fecharão os acessos para que o comboio chegue rapidamente ao local, ainda de acordo com o jornal italiano. O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, foi ao aeroporto para receber Battisti, a quem ele chama de “assassino comunista”.

Cesare Battisti chegou a Roma, na Itália, na manhã desta segunda-feira (14) — Foto: Alberto Pizzoli / AFP

O italiano de 64 anos, que integrou o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, foi condenado à prisão perpétua em 1993 por quatro assassinatos cometidos nos anos 1970 contra um guarda carcerário, um agente de polícia, um militante neofascista e um joalheiro de Milão (o filho do joalheiro ficou paraplégico, depois de também ser atingido).

Ele afirma que nunca matou ninguém e se diz vítima de perseguição política.

Foram 37 anos de fuga quase permanente, com períodos de prisão e lutas político-judiciais para evitar a Justiça da Itália. Battisti escapou do seu país na década de 1980, viveu no México, na França, no Brasil e, mais recentemente, havia se escondido na Bolívia.

O italiano chegou a conseguir refúgio no Brasil em 2009. Mas o status, concedido a ele pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi revisto em dezembro do ano passado, por Michel Temer, que autorizou sua extradição. A Polícia Federal fez mais de 30 operações para localizá-lo, mas não teve sucesso.

Como a entrada de Battisti na Bolívia foi ilegal, a expulsão dele foi requerida pela Itália e acatada pelo governo boliviano.

Possível passagem pelo Brasil

plano inicial incluía a volta de Battisti ao Brasil em um avião da Polícia Federal, para depois ser extraditado para a Itália. O governo brasileiro chegou a enviar um avião para Santa Cruz de La Sierra para trazer Battisti, mas a negociação entre os governos da Itália e da Bolívia permitiu a expulsão rápida de Battisti.

Benefícios

Battisti ficará seis meses em regime de isolamento diurno em uma ala destinada a terroristas, de acordo com o jornal “La Repubblica”.

Como os crimes foram cometidos antes de 1991, quando houve uma mudança na legislação italiana, ele poderá ter alguns benefícios, como sair da cadeia por curtos períodos se apresentar bom comportamento depois de ter cumprido 10 anos de pena, de acordo com a correspondente da TV Globo na Itália, Ilze Scamparini.

Após ter cumprido 26 anos no cárcere, ele poderá obter liberdade condicional.

Como ele foi julgado à revelia (sem a presença do réu), a defesa também pode tentar um novo julgamento.

Cesare Battisti desce de avião ao chegar a Roma, na Itália nesta segunda-feira (14) — Foto: Reprodução/ Facebook Matteo Salvini

Entenda o caso

Tanto os governos de esquerda quanto os de direita queriam que Battisti voltasse à Itália para cumprir a sua pena, e o assunto está ocupando grande parte dos jornais italianos.

Battisti chegou ao Brasil em 2004. Ele foi preso no Rio de Janeiro em março de 2007 por uma ação conjunta entre a Polícia Federal brasileira e agentes italianos e franceses. Dois anos depois, o então ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu refúgio.

Em 2007, a Itália pediu a extradição dele e, no fim de 2009, o STF julgou o pedido procedente, mas deixou a palavra final ao presidente da República. Na época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou a extradição.

Em setembro de 2017, o governo italiano pediu ao presidente Michel Temer que o Brasil revisasse a decisão sobre Battisti.

No fim do ano passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao STF que desse prioridade ao julgamento que poderia resultar na extradição.

Um mês depois do pedido da PGR, o ministro Luiz Fux mandou prender o italiano e abriu caminho para a extradição, no início de dezembro.

Na decisão, o ministro autorizou a prisão, mas disse que caberia ao presidente extraditar ou não o italiano porque as decisões políticas não competem ao Judiciário. No dia seguinte, o então presidente Michel Temer autorizou a extradição de Battisti.

Desde então, a PF deflagrou uma série de operações para prender o italiano. No final de dezembro, a PF já havia feito mais de 30 ações.

Battisti nega envolvimento com os homicídios e se diz vítima de perseguição política. Em entrevista em 2014 ao programa Diálogos, de Mario Sergio Conti, na GloboNews, ele afirmou que nunca matou ninguém.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Yuri Alberto em treino do Corinthians • Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

Publicado

em

Equipes se enfrentam neste sábado (10), às 18h30 (de Brasília), no estádio Maião

Yuri Alberto em treino do Corinthians • Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

O Corinthians enfrenta o Mirassol neste sábado (10), às 18h30 (de Brasília), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontece no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, no interior paulista.

O Timão busca a vitória para se aproximar dos líderes da competição.

Em 8º lugar na tabela com 10 pontos, a equipe comandada por Dorival Júnior pode terminar o fim de semana dentro do G-6.

Na última terça-feira (6), o Corinthians teve o primeiro resultado negativo com o técnico Dorival Júnior. O empate contra o América de Cali pela Sul-Americana, complicou o Timão na luta por uma vaga nas oitavas de final da competição.

Após o jogo contra os colombianos, o desempenho do sistema defensivo voltou a preocupar os torcedores.

Nas últimas duas partidas, o Alvinegro tomou três gols, se isolando como a pior defesa dos times da Série A na temporada, com 36 gols sofridos em 32 jogos.

Escalação do Corinthians contra o Mirassol

Para segurar o ataque do Mirassol, Dorival Júnior deve montar a defesa com Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Angileri.

O volante José Martínez, que se lesionou contra o América de Cali, já era dúvida para a partida.

Nesta sexta-feira (9), o desfalque do venezuelano foi confirmado, mas por outro motivo. O Corinthians informou que o jogador passará por um procedimento cirúrgico dentário de urgência, ficando de fora da viagem com a delegação.

Yuri Alberto e Memphis Depay treinaram normalmente e comandam o ataque do Timão em busca de mais uma vitória.

Onde assistir a Mirassol x Corinthians pelo Campeonato Brasileiro

  • Streaming: Prime Video
  • Tempo Real: CNN Esportes

 

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Cidade do Acre recebe quase meio milhão do Governo Lula para enfrentar desastres; entenda

Publicado

em

Os recursos serão destinados a ações de resposta a desastres naturais, como inundações e cheias do Rio Acre, que frequentemente afetam a região

Rio Acre em Xapuri, em 2024/Foto: Reprodução

O município de Xapuri, no interior do Acre, foi contemplado com o repasse de R$ 464.924,60 por parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

Os recursos serão destinados a ações de resposta a desastres naturais, como inundações e cheias do Rio Acre, que frequentemente afetam a região.

A liberação dos valores para Xapuri faz parte de um conjunto de ações do MIDR em apoio a municípios afetados por desastres em todo o país. É importante ressaltar que os montantes destinados a cada localidade são definidos com base em critérios técnicos da Defesa Civil Nacional. Esses critérios levam em consideração o que foi solicitado no plano de trabalho apresentado pelo município, a magnitude do desastre ocorrido e o número de pessoas desabrigadas e desalojadas, entre outros fatores relevantes.

Para ter acesso a esses recursos, os municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública devem realizar a solicitação através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Os planos de trabalho enviados pelos municípios são avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, que analisa as metas e os valores propostos. Após a aprovação, os repasses são formalizados por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), garantindo a liberação dos recursos.

Além do apoio financeiro, a Defesa Civil Nacional também oferece cursos de capacitação a distância para agentes municipais e estaduais de defesa civil. O objetivo desses cursos é qualificar os profissionais para utilizarem o S2iD e para atuarem de forma eficiente em situações de emergência.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ramon Dino vai enfrentar principal rival do Mr. Olympia no Pittsburgh Pro nos Estados Unidos

Publicado

em

Ramon Dino em apresentação nas prévias do Mr. Olympia • Reprodução/Instagram Mr. Olympia

Ramon Dino e Mike Sommerfeld, dois dos principais nomes para o título da categoria Classic Physique no Mr. Olympia deste ano, vão se encontrar neste domingo (11) em uma batalha de poses no Pittsburgh Pro, torneio profissional realizado nos Estados Unidos.

O encontro entre os dois será às 13h e também terá a presença de 13h Samson Dauda e Keone Pearson, ambos da categoria Open Bodybuilding. Ramon também terá um painel no evento, que será mais cedo, às 11h, com a brasileira Eduarda Bezerra, revelação do fisiculturismo no ano passado e terceiro lugar no Olympia 2024 na Wellness.

Eles não vão competir no evento, trata-se apenas de uma apresentação de poses de convidados especiais, não é uma disputa pelo título do torneio. No entanto, o encontro pode mostrar um pouco do físico atual de cada um dos atletas e servir de análises para o Olympia deste ano.

O torneio terá transmissão do canal oficial do evento e custa 29,99 dólares, cerca de R$ 170. As prévias das categorias masculinas serão realizadas no sábado (10), a partir das 14h. As finais começam a partir das 19h. As modalidades femininas serão no domingo (11), nos mesmos horários.

O campeão de cada categoria nas disputas profissionais garante vaga no Mr. Olympia deste ano. A

A brasileira Isabela Nunes, atual campeã do Olympia na categoria Wellness, também será convidada especial do evento, mas não vai disputar o título. Caike Pro, sim, vai competir. Será a estreia do brasileiro como profissional na categoria Classic Physique e tem gerado altas expectativas dos fãs e admiradores.

O torneio também terá outros grandes nomes do fisiculturismo mundial como convidados: Chris Bumstead, Ronnie Coleman, Phil Heat, Flex Lewis, Keone Pearson, Sarah Villegas, Cydney Gillon, Isabelle Nunes e Jen Dorie. Eles farão apresentações especiais de poses para os fãs.

Onde assistir ao Pittsburgh Pro

  • • Streaming: site oficial do evento (29,99 dólares, cerca de R$ 170)

Programação do Pittsburgh Pro

  • • Data: 10 e 11 de maio
  • • Local: David L. Lawrance Convention – Pittsburgo, Pensilvânia – Estados Unidos

Sábado (10)

  • • 13h – meet and greet com Chris Bumstead
  • • 14h – Prévias das categorias masculinas: Open Bodybuilding, Classic Physique e Men’s Physique
  • • 19h – Finais das categorias masculinas: Men’s Physique, Classic Physique e Open Bodybuilding

Domingo (11)

  • • 10h – meet and greet com Wesley Vissers e Lauralie Chapados
  • • 11h – meet and greet com Ramon Dino e Isabella Nunes
  • • 12h – meet and greet Samson Dauda e Eduarda Bezerra
  • • 13h – batalha de poses com Samson Dauda, Keone Pearson, Mike Sommerfeld e Ramon Dino 
  • 14h – meet and greet com Ronnie Coleman e Mike Sommerfeld
  • • 14h – Prévias das categorias femininas: Women’s Physique, Wellness, Figure e Bikini
  • • 15h – meet and greet com Keone Pearson e Phil Heat
  • • 19h – Finais das categorias femininas: Women’s Physique, Wellness, Figure e Bikini

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo