Extra
Agentes da Polícia Civil reformam delegacia para poder reiniciar os trabalhos em Brasiléia

Policiais estão reformando o prédio para que possam retornar aos trabalhos o mais breve possível.
Enquanto a Secretaria Geral de Polícia Civil não se manifesta ao tocante à reforma de algumas delegacias do Estado, em Brasiléia, cidade distante cerca de 245km da Capital, os funcionários resolveram tomar uma atitude por conta própria.
A decisão, foi ‘arregaçar’ as mangas literalmente e fazer a reforma da delegacia do município, já que os atendimentos estavam parados devido a enchente que assolou cerca de 95% da região central onde se encontra o prédio. Os presos foram evacuados para a delegacia vizinha de Epitaciolândia.

A retirada e o retorno foi feito pelos próprios policiais e delegados.
Sem uma posição por parte da Direção Geral da Polícia Civil do Acre, em relação à reforma e reinício dos trabalhos, os agentes e delegados se uniram para retirar e retornar com os móveis e equipamentos para que retomassem os trabalhos.
Algumas doações de material de limpeza foram aceitas para que tivessem um ambiente higiênico. A mão-de-obra está sendo dos próprios policiais na limpeza e pintura do prédio. Segundo foi levantado, durante o período da enchente, parte da alimentação dos agentes foi doada graças a uma ONG que cuida de animais abandonados, que forneceu marmitas e água.
A delegacia de Brasileia é a coordenação regional do Alto Acre, onde concentram maior números de inquéritos policiais. O prédio é um dos poucos que não foi reconstruída nos últimos anos.
E por se tratar de uma delegacia onde se guarda presos, armas, drogas e vários outros objetos, ainda está em área de risco onde todo ano, pode ser alagada como toda a parte baixa da cidade de Brasiléia.
O outro lado
O jornal oaltoacre.com entrou em contato com dos assessores do Estado na pessoa da jornalista Aline Vieira. Segundo foi informado, foi comprado com cartão corporativo parte do material e que, não foram informados sobre a reforma.
Disse ainda que, o Delegado Geral de Polícia já está com o plano da reforma do prédio na Casa Civil e que seria o primeiro, pois, será realizado todos os trâmites de licitação o mais breve possível.
Nota Pública da assessoria da Direção Geral da Polícia Civil do Acre foi enviada posteriormente após as 21 horas após contato de delegado geral, José Henrique. Veja abaixo.
NOTA PÚBLICA
A direção geral da Polícia Civil do Acre (PCAC) vem a público prestar as informações e esclarecimentos acerca da matéria publicada no jornal on-line oaltoacre.com, por Alexandre Lima.
1. A assessoria de comunicação da Polícia Civil NÃO foi contactada para se manifestar ou prestar esclarecimentos, antecipadamente, acerca dos fatos narrados na matéria jornalística que faz referência à reforma do prédio da delegacia de Brasiléia.
2. Há um planejamento da gestão no tocante às reformas e ampliação das delegacias do Estado, em especial na de Brasileia, fato de conhecimento do delegado coordenador do Alto Acre e titular da citada delegacia, Dr. Erick.
3. Segundo o delegado coordenador e titular da delegacia, o que houve foi um mutirão espontâneo dos policiais e demais servidores, no sentido de uma limpeza e alguns reparos no prédio da delegacia, por ocasião do retorno dos equipamentos e do mobiliário, em razão da cheia ocorrida naquele município. E que o material utilizado nesse mutirão foi disponibilizado pela instituição.
4. Por fim, desde o início da alagação, no município, a direção acompanhou e se colocou à disposição da coordenação regional da Polícia Civil para prestar o apoio que fosse necessário.
José Henrique Maciel Ferreira
Delegado-Geral da PCAC
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – AVISO DE ADIAMENTO, RETIFICAÇÃO E PRORROGAÇÃO DO EDITAL
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE ADIAMENTO
Pregão Eletrônico nº 05/2025
1. OBJETO
Contratação de serviço de engenharia para readequação do Escritório Regional do Juruá, Tarauacá/Envira – ERJT localizado no município de Cruzeiro do Sul, em conformidade com o Projeto Arquitetônico, bem como, especificações constantes neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 23 de junho de 2025 às 10h45min;
Início da sessão de disputa de preço: 23 de junho de 2025 às 11:00h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: [email protected], aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 17 de junho de 2025.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE RETIFICAÇÃO E PRORROGAÇÃO DO EDITAL
Pregão Eletrônico SRP nº 17/2025
1. OBJETO
Registro de Preços para agenciamento de atrações artísticas culturais (regional, interestadual ou internacional) e produção de projetos e eventos culturais do calendário anual do Órgão Gerenciador do Registro de Preços e eventuais parceiros conforme condições especificadas neste edital e seus
anexos.
2. DA ALTERAÇÃO
Item 5.1 do Edital:
Onde se lê: Para julgamento e classificação das propostas, deve o edital adotar o critério de MAIOR DESCONTO INCIDENTE SOB A TAXA DE AGENCIAMENTO ESTIMADA;
Leia-se: Para julgamento e classificação das propostas, deve o edital adotar o critério de MENOR TAXA ADMINISTRATIVA;
Aos licitantes, cadastrar nova proposta no PE 17/2025 – RETIFICADO (CÓD. 1256) conforme abaixo:
3. NOVO PRAZO PARA RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 27 de junho de 2025 às 10h45min;
Início da sessão de disputa de preço: 27 de junho de 2025 às 11h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
Rio Branco-AC, 17 de junho de 2025.
Comentários
Extra
Líder do Governo na Aleac, Manoel Moraes critica operação do ICMBio em Xapuri e cobra soluções sustentáveis para moradores da Reserva Chico Mendes
Durante a sessão desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o líder do governo, deputado Manoel Moraes (Progressistas), manifestou solidariedade às famílias atingidas por uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no município de Xapuri. O parlamentar classificou a ação como desnecessária e com uso de força desproporcional.
Manoel Moraes, que é servidor federal e já atuou no município, afirmou conhecer de perto a realidade das comunidades locais. Ele destacou que muitos moradores da área conhecida como Maloca sequer sabiam que viviam dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. “Eles não são invasores. São filhos, netos, pais que vivem ali há décadas buscando uma vida melhor. Eu mesmo trabalhei em Xapuri e só em 2006 colocaram a primeira placa indicando que aquela área era reserva”, relatou o deputado.
O parlamentar criticou a forma como foi conduzida a operação, que envolveu agentes fortemente armados. “Isso não é o Acre que defendemos. Nem na rocinha se vê uma ação como essa”, lamentou.
Buscando alternativas viáveis e sustentáveis, Manoel Moraes informou que apresentou à presidência do ICMBio e à Coordenação da Amazônia um projeto de recuperação ambiental, elaborado em parceria com professores da Universidade Federal do Acre (UFAC) e juristas locais. A proposta inclui ações como reflorestamento com café, sistemas integrados com madeira e gado, uso de cercas elétricas e recuperação de áreas de preservação permanente.
O líder também defendeu a regulamentação urgente da lei estadual que trata da compensação ambiental para pequenas propriedades localizadas fora da reserva. “Temos cobrado a Secretaria de Meio Ambiente, e sei que há conflitos com normas federais, mas a Assembleia já fez sua parte e vai continuar insistindo para que a lei entre em vigor”, afirmou.
Ao encerrar sua fala, o deputado responsabilizou o Congresso Nacional pelas dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo no Acre. “Leis ruins foram aprovadas em Brasília e agora penalizam nossa gente. Mas aqui na Aleac vamos seguir firmes, porque não existe problema sem solução, e nós vamos encontrar essa solução junto com a população”, concluiu.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE RETIFICAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE RETIFICAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 001/2025 – COMPRAS.GOV 90000/2025
A Prefeitura de Brasiléia por meio da Comissão de Contratação comunica os interessados sobre a RETIFICAÇÃO do edital referente ao Pregão Presencial SRP nº 001-2025.
OBJETO: Registro de Preços para Contratação de Empresa Especializada para Fornecimento de Licença de Uso de Softwares Integrados de Gestão Administrativa, Financeira, Orçamentária, Contábil, Patrimonial, Atuarial e de Controle bem como Gestão Educacional e de Saúde no modelo Software as a Service (SaaS) armazenado em Ambiente Web e com acesso Simultâneo de Usuários. Compreende também serviços complementares de armazenamento e segurança da informação (provimento de data center), implantação, migração de dados, manutenção (corretiva, adaptativa e evolutiva), suporte técnico, treinamento e aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais, a fim de atender as necessidades da Secretaria Municipal de Finanças de Brasileia /AC.
A Prefeitura municipal de Brasiléia, através da Comissão de Contratação torna público aos interessados, sobre a retificação do Pregão Presencial SRP N° 001/2025 – COMPRAS.GOV 90000/2025.
Abertura: 07/07/2025 às 09:00 hrs (horário Local)
Retirada do edital
http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e https://www.gov.br/compras/pt-br.
Brasiléia/AC, 17 de junho de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Você precisa fazer login para comentar.