Agências fecham no AC devido o feriado do Dia do Bancário comemorado nesta sexta (28) — Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo pessoal
Por G1 AC

As agências bancárias tanto da capital acreana, Rio Branco, quanto do interior do Acre não abriram nesta sexta-feira (28) por causa do feriado estadual do Dia do Bancário, segundo informou o sindicato da categoria.

_______________________

Na segunda (31) o atendimento volta ao normal.

_______________________

O fechamento das agências pegou muita gente de surpresa na manhã desta sexta. O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre (Seeb-AC), Eldo Rafael, disse que como a data é lei não precisa de um comunicado específico e que no caso de avisar a população é papel dos bancos e que isso deve ter sido feito por meio de informes nas fachadas.

A lei que instituiu o Dia do Bancário, lei 3.247, foi criada em abril 2017 pelo então governador Tião Viana. Porém, na época, a lei só falava na criação do dia e não em feriado. Já em agosto do ano passado, o governador Gladson Cameli decretou feriado estadual bancário por meio da lei 3.499.

Rafael informou que quem tiver contas com vencimento para esta sexta pode efetuar o pagamento por outras vias de atendimento. “Podem ser pagos por todos os canais, inclusive, lotéricas que seguem abertas”, informou o presidente.

O Dia do Bancário foi conquistado em 1951, durante uma greve de 69 dias. No Acre, a categoria iniciou o movimento sindical em 1980. As agências tinham mais de 2 mil servidores, atualmente possuem aproximadamente 900 e filiados ao sindicato, cerca de 750.

Comentários