fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem mais de 1,3 mil casos de sífilis registrados em 2020, aponta Saúde

Publicado

em

Acre tem mais de 1,3 mil casos de sífilis registrados em 2020, aponta Saúde — Foto: Rodrigo Nunes/MS

Por Iryá Rodrigues

Acre registrou mais de 1,3 mil casos de sífilis entre os meses de janeiro e novembro de 2020. O número é 41% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados mais de 2,2 mil casos da doença.

_________________

Os dados são do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

_________________

Uma das razões para a queda expressiva no número de casos, segundo a responsável técnica pela vigilância da sífilis no estado, Cheila Maria Leão, está relacionada às subnotificações por conta da pandemia de Covid-19.

O levantamento aponta que o Acre registrou um total de 886 casos de sífilis adquirida nos primeiros 11 meses deste ano. No mesmo período em 2019 foram 1.624 casos, o que representa um percentual de redução de 45,4%. O total de casos desse tipo de sífilis no ano de 2019 foi de 1.758 casos.

Com relação à sífilis em gestantes, entre os meses de janeiro e novembro de 2019 foram notificados 541 casos. Já no mesmo período este ano foram 386 casos notificados, representando uma redução de 28,6%.

Sobre as notificações de sífilis congênita foram notificados nos primeiros 11 meses de 2020 um total de 57 casos. Em 2019, o número de notificações chegou a 84 no mesmo período, o que significa também uma redução de 32% nos casos. Conforme a Saúde, essa redução no caso da sífilis congênita é esperada, devido à intensificação das ações de combate à doença.

“A subnotificação que a gente entende que está acontecendo este ano é com relação à sífilis adquirida, porque é um tipo de agravo que afeta homens e mulheres não grávidas. Então, existe um pouco mais de dificuldade com esse público para poder trazer para fazer teste e tratamento. Já com relação à sífilis congênita e em gestantes, a gente vem trabalhando com os profissionais de saúde os protocolos clínicos atualizados e agora estamos tendo esse resultado”, afirmou Cheila.

A responsável técnica afirmou ainda que em Rio Branco existe uma unidade de referência para atendimento e acompanhamento de crianças que nascem com sífilis até completarem um ano e oito meses de vida. Ela falou ainda sobre as ações desenvolvidas pelo estado para tentar reduzir ainda mais esses números.

“O estado realiza distribuição das medicações para tratamento das sífilis, além de treinamento em testagem rápida para os profissionais de saúde e capacitações e assessoria aos profissionais do interior. A ideia é manter esses profissionais atualizados com relação aos protocolos, de forma que venha reduzir o número de casos, principalmente a congênita que é transmitida de forma vertical.”

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo