Cotidiano
Acre tem mais de 1,3 mil casos de sífilis registrados em 2020, aponta Saúde
Apesar de número ser alto, ele é 41% menor que o registrado no mesmo período de 2019. Redução de casos é atribuída à grande subnotificação por conta da pandemia da Covid-19.

Acre tem mais de 1,3 mil casos de sífilis registrados em 2020, aponta Saúde — Foto: Rodrigo Nunes/MS
Por Iryá Rodrigues
O Acre registrou mais de 1,3 mil casos de sífilis entre os meses de janeiro e novembro de 2020. O número é 41% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados mais de 2,2 mil casos da doença.
_________________
Os dados são do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
_________________
Uma das razões para a queda expressiva no número de casos, segundo a responsável técnica pela vigilância da sífilis no estado, Cheila Maria Leão, está relacionada às subnotificações por conta da pandemia de Covid-19.
O levantamento aponta que o Acre registrou um total de 886 casos de sífilis adquirida nos primeiros 11 meses deste ano. No mesmo período em 2019 foram 1.624 casos, o que representa um percentual de redução de 45,4%. O total de casos desse tipo de sífilis no ano de 2019 foi de 1.758 casos.
Com relação à sífilis em gestantes, entre os meses de janeiro e novembro de 2019 foram notificados 541 casos. Já no mesmo período este ano foram 386 casos notificados, representando uma redução de 28,6%.
Sobre as notificações de sífilis congênita foram notificados nos primeiros 11 meses de 2020 um total de 57 casos. Em 2019, o número de notificações chegou a 84 no mesmo período, o que significa também uma redução de 32% nos casos. Conforme a Saúde, essa redução no caso da sífilis congênita é esperada, devido à intensificação das ações de combate à doença.
“A subnotificação que a gente entende que está acontecendo este ano é com relação à sífilis adquirida, porque é um tipo de agravo que afeta homens e mulheres não grávidas. Então, existe um pouco mais de dificuldade com esse público para poder trazer para fazer teste e tratamento. Já com relação à sífilis congênita e em gestantes, a gente vem trabalhando com os profissionais de saúde os protocolos clínicos atualizados e agora estamos tendo esse resultado”, afirmou Cheila.
A responsável técnica afirmou ainda que em Rio Branco existe uma unidade de referência para atendimento e acompanhamento de crianças que nascem com sífilis até completarem um ano e oito meses de vida. Ela falou ainda sobre as ações desenvolvidas pelo estado para tentar reduzir ainda mais esses números.
“O estado realiza distribuição das medicações para tratamento das sífilis, além de treinamento em testagem rápida para os profissionais de saúde e capacitações e assessoria aos profissionais do interior. A ideia é manter esses profissionais atualizados com relação aos protocolos, de forma que venha reduzir o número de casos, principalmente a congênita que é transmitida de forma vertical.”
Comentários
Cotidiano
Wendell Barbosa confirma presença no AJP do Rio de Janeiro

Foto PHD: Wendell Barbosa entra em um novo momento da carreira
O paratleta Wendell Barbosa confirmou a participação no AJP do Rio de Janeiro, competição programada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro na Arena Carioca.
“Vamos começar a temporada de 2026 em grande estilo. Disputar torneios no Rio de Janeiro, a capital da arte suave no Mundo, e sempre desafiador e prazeroso”, declarou Wendell Barbosa.
Como faixa preta
Wendell Barbosa terá o seu primeiro desafio como faixa preta e isso amplia o nível técnico das lutas.
“Teremos desafios maiores e bem mais difíceis. O Brasil tem os melhores atletas do Mundo e a qualidade dos adversários dispensa qualquer comentário. O momento, agora, é para intensificar os treinamentos”, avaliou Wendell Barbosa.
Comentários
Cotidiano
11ª Copinha Arasuper de Futsal inicia com bons jogos e muitos gols

Foto João Valente: Botafogo Academy e Camisa 11 fizeram um jogo sem gols da rodada de abertura
Começou neste domingo, 18, no ginásio do Sesc, a 11ª Copinha Arasuper de Futsal com 12 partidas nas categorias Sub-10, 12 e 14.
“Iniciamos a Copinha com o maior número de equipes. O evento cresceu e estamos avaliando a possibilidade de realizar a uma segunda divisão para contemplar mais equipes e ampliar as disputas”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins
Confira os resultados
Sub-10
Escola do Galvez 7 x 1 Santinha
Sena Esporte 4 x 0 Flamenguinho
Santa Cruz 3 x 0 Boleiro Mirim
Rei Artur 4 x 0 Xavier Maia
Sub-12
Escolinha da Conquista 2 x 1 Meninos da Vila
Sena Esporte 5 x 1 Barcelona do Calafate
Botafogo Academy 0 x 0 Camisa 11
Flamenguinho 2 x 0 Furacão do Norte
Sub-14
Santa Cruz 6 x 1 Botafogo Academy
Escola do Galvez 5 x 2 Bangu
Flamenguinho 2 x 1 Santinha
Cruz Azul 3 x 3 PSC
Comentários
Cotidiano
FATRI define calendário das competições da temporada 2026

FATRI define calendário das competições da temporada 2026
O departamento técnico da Federação Acreana de Triathlon(FATRI) divulgou neste domingo, 18, o calendário de competições para a temporada de 2026. A temporada inicia com um Aquatlhon(natação e corrida) no dia 29 de março e será fechada no dia 6 de dezembro com Seringueiro de Ferro.
“Vamos ter mais eventos em 2026. Os desafios serão ampliados e isso fortalece o nosso esporte”, declarou a presidente da FATRI, Cláudia Pinho.
Acreanos nos Mundiais
Além do calendário Estadual, o Acre tem 14 atletas classificados para os Mundiais de Triathlon e Multiesportivo(Duathlon). O Triathlon será promovido em Pontevedra, na Espanha, entre os dias 22 e 26 de setembro e o Duathlon está programado entre 12 e 26 de novembroem Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Calendário 2026
Aquatlhon(natação e corrida)/29 de março
Duathlon(corrida e bike)/31 de maio
Triathlon 70.3/26 de julho
Seringueiro de Ferro/6 de dezembro

Você precisa fazer login para comentar.