Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem 16 casos de reinfecção da Covid e nova mutação mais infectante pode já estar circulando no estado

Publicado

em

A possibilidade da nova cepa já estar na Amazônia e, especialmente, no Acre é mais um alerta de atenção a justificar maior cuidado e a volta a normas de distanciamento que estão rapidamente sendo abandonadas.

O gerente da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco confirmou que a capital já registra 16 casos de suspeita de reinfecção, alguns deles com potencial de terem sido causados pela nova mutação.

Com A Tribuna

A nova variante do coronavírus que está causando pânico na Europa e que provocou novo lockdown em Londres pode já estar circulando no Acre e em toda a Amazônia.

Essa mutação do vírus da COVID 19 é considerada 70% mais infectante que as anteriores e tem provocado restrições a voos, contatos e viagens para a Inglaterra e o Reino Unido em vários países europeus, que já registraram a nova cepa em seus territórios. O governo inglês reconhece que o novo tipo de coronavírus está sem controle no país.

Maria do Socorro Martins, gerente da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco confirmou que a capital já registra 16 casos de suspeita de reinfecção, alguns deles com potencial de terem sido causados pela nova mutação. Para confirmar ou descartar essa possibilidade, esses exames sobre provável reinfecção foram enviados para avaliação ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, referência para COVID na Região Norte.

Especialistas acreditam que a nova variante poderia justificar a explosão de novos casos na capital que, no fim de semana, em 24 horas, registrou 500 novas infecções no estado.

Como medida preventiva, o governo proibiu festas e confraternizações na noite do Natal e Ano Novo, limitou a presença de público em bares, restaurantes e aglomerações em 30% da capacidade do local, limitada a cem pessoas e determinou que a posse de prefeitos e vereadores em todo o estado seja feita sem público presente.

No Reino Unido, o governo britânico diz que há motivos para acreditar que essa nova cepa do vírus seja bem mais transmissível que outras variantes. Segundo autoridades britânicas de saúde, a nova variante seria 70% mais transmissível.

Mutação

O estudo dessa nova forma do coronavírus ainda está em um estágio inicial, contém grandes incertezas e uma longa lista de perguntas sem resposta.

Os vírus sofrem mutações o tempo todo e é vital entender se essas mutações estão ou não mudando o comportamento do vírus e alterando a doença. Essa variante específica está causando preocupação por três motivos principais:

  • Ela está substituindo rapidamente outras versões do vírus
  • Ela possui mutações que afetam partes do vírus que são provavelmente importantes
  • Já se verificou em laboratório que algumas dessas mutações podem aumentar a capacidade do vírus de infectar células do corpo.

Tudo isso constrói um cenário preocupante, mas ainda não há certeza. Novas cepas podem se tornar mais comuns simplesmente por estarem no lugar certo na hora certa — como a cidade de Londres, que tinha poucas restrições até recentemente. A possibilidade da nova cepa já estar na Amazônia e, especialmente, no Acre é mais um alerta de atenção a justificar maior cuidado e a volta a normas de distanciamento que estão rapidamente sendo abandonadas.

O resultado é o crescimento do índice de infecção, o aumento de casos de internação e do uso de UTIs e grande preocupação com a possibilidade de pressão sobre o sistema de saúde.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo