Cotidiano
No AC, polícia orienta a como agir em caso de clonagem de WhatsApp
Criminosos estão invadindo perfis, se passando pelo usuário da conta, mandando mensagem para a lista de contatos e solicitando transferência bancária.
Por Guilherme Limes
A advogada Helena Sobral teve seu perfil de WhatsApp invadido após ser instruída por um perfil comercial falso a fazer um agendamento em um restaurante que pretendia ir em uma viagem programada.
_____________________
Após isso, o estelionatário começou a solicitar transferências bancárias para sua lista de contatos. Casos como o da advogada tem se tornado frequentes no Acre.
_____________________
Antes de cair no golpe do hacker, Helena explica que fez um agendamento com antecedência no restaurante, notificando data e horário. A advogada, então, entrou em contato com o restaurante por meio das redes sociais.
Cerca de sete dias após a realização do agendamento, um usuário do Instagram, com as mesmas informações do perfil do restaurante, enviou uma mensagem pedindo informações pessoais, como telefone e nome completo. A advogada confessa que repassou solicitações de imediato, pois estava no trânsito e não teve tempo para verificar o perfil.
“Em menos de um minuto [após repassar as informações], me ligou um rapaz com o DDD de São Paulo, falando que eles realmente estavam com as vagas [do restaurante] reduzidas, mas iriam fazer um encaixe para mim, porque eu morava muito longe. E que para isso, eu precisa acessar um link para confirmar. Perguntei se poderia parar o carro para fazer isso e ele explicou que não, que deveria ser feito na hora, pois eu ficaria sem vaga, que a fiscalização [no restaurante] estava muito em cima devido a pandemia. Me pressionou”, explicou.
Helena conta que o rapaz ainda deu detalhes sobre o menu do restaurante, o que lhe convenceu, e em seguida enviou o link para confirmar a reserva.
Após acessar o link, no mesmo momento seu perfil do aplicativo foi desconectado. A advogada tentou acessar novamente, mas solicitava um código de acesso e informava também que seu usuário já estava conectado a um outro aparelho.

Advogada conta que teve perfil de aplicativo clonado ao ser enganada por hacker — Foto: Guilherme Limes/Arquivo pessoal
Ela explica que após isso, seu perfil do WhatsApp foi clonado. E com isso, o criminoso começou a se passar por ela e solicitando dinheiro para a sua lista de contatos. Um amigo acabou caindo no golpe do estelionatário. Segundo a advogada, outro amigo teve o perfil do aplicativo também clonado.
“Um dos meus amigos, que já sabia que meu perfil havia sido clonado, e creio eu, que o estelionatário já prevendo isso, falou assim [com o perfil de Helena]: ‘Amigo, eu quero recuperar o meu WhatsApp. Recebe apenas um SMS pra mim que meu chip tá dando problema’. Ele recebeu o código. ‘Me dá o código que você recebeu no SMS’ [mensagem de texto]. Quando ele deu, o celular dele também foi clonado. O outro [amigo] foi financeiramente, ele acabou transferindo dinheiro.”, lamentou.
Poucas denúncias de clonagem do App
O delegado Nilton Boscaro disse que apresar de o golpe ser frequente houve uma redução no número de registros de denúncia.
Ainda segundo o delegado, há outros de golpes e mecanismos sendo efetuados por meio das redes sociais. Além disso, alertou para que a população não encaminhe nenhum tipo de código que tenha recebido via mensagem de texto.
“Muitas vezes estes estelionatários falam que é da OLX, por exemplo. Você vai lá e publica algo para ser vendido. Aí o espertalhão vai lá pegar seu anúncio e vai fazer contato com você, falando que é da OLX e que para efetivar a publicação desse anúncio é necessário que o cliente forneça os seis números que eles irão enviar via SMS”, explicou.
Boscaro explica que este tipo de crime é motivado por um tipo de engenharia social em que os usuários conseguem ser manipulados, assim são induzidos a fornecerem os dígitos para o estelionatário e tendo sua conta de WhatsApp clonada.
“Ele pega seu número e manda para o WhatsApp falando que esqueceu a senha. E aí o que vai acontecer? O WhatsApp vai oferecer uma opção de mandar um código por SMS para o usuário. E aí se a pessoa não se atentar, acaba repassando esse código de seis dígitos; o estelionatário pega esse código, insere no WhatsApp e acabam clonando.”
A Polícia Civil já vem trabalhando com estes crimes virtuais. Segundo o delegado, quando a agência do estelionatário é de outro estado, as investigações são realizadas seguindo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja, quando a situação se recebe maior vantagem em determinado estado, as autoridades da localização ficam responsáveis pelas apurações e mantém o contato direto com a delegacia local onde a vítima fez a denúncia.
Para denúncias
A Polícia Civil recomenda que para fazer as denúncias, a vítima que teve o perfil do WhatsApp clonado, deve se direcionar à delegacia para fazer o registro do boletim de ocorrência.
Recuperação e segurança do perfil

Tecnólogo explica medidas de segurança para WhatsApp — Foto: Guilherme Limes/Arquivo pessoal
O tecnólogo em rede de computadores, Ialle Medeiros explica que estes crimes virtuais ocorrem em virtude da engenharia social que se trata basicamente de um coleta da dados efetuadas pelo hacker. E que para não acabar caindo neste tipo de golpe, os usuários devem ficar atentos as contas que estão lhe direcionando as mensagens.
“A nossa cultura é curiosa. O brasileiro é curioso. Então, por isso muitas vezes os nossos índices para cair nesses golpes é frequente. Acessando ao link da mensagem encaminhada, a pessoa acaba se tornando uma vítima de perfil clonado como a Helena. E por mais que seja uma questão simples, uma pessoa com menos entendimento sobre o assunto cai com mais facilidade.”, explicou.
Medeiros explica que há uma ferramenta que é disponibilizada pelo próprio aplicativo, mas é pouco utilizada pelos usuários que seria a ‘Verificação em dois fatores’ fazendo a liberação do PIN de segurança que protegerá o perfil. Segundo ele, isso dificulta para que hackers possam fazer os golpes.
Caso o usuário já tenha o PIN ativado, mas caiu mesmo assim em algum golpe, a vítima deve ir até o aplicativo e tenta solicitar para resgatar o código de segurança.
Entretanto para os usuários que não ativaram a ‘verificação em dois fatores’, a vítima deve ir no WhatsApp Suporte, solicitar o código de PIN, que provavelmente foi criado pelo hacker, e mesmo que o proprietário da conta não possua os dígitos, o tecnólogo aconselha que faça várias tentativas para bloquear a utilização do número de acesso pelo perfil falso.
Comentários
Cotidiano
Andirá surpreende e elimina Humaitá nas quartas do Sub-20 com vitória por 3 a 2
“Morcego” avança à semifinal após derrubar o favorito no Florestão; próximo desafio será contra o Santa Cruz
O Andirá protagonizou a primeira grande surpresa do Campeonato Acreano Sub-20 ao eliminar o favorito Humaitá nas quartas de final. Em duelo disputado na noite do último sábado (20), no Estádio Florestão, em Rio Branco, o “Morcego” venceu o “Tourão” por 3 a 2 e garantiu vaga na semifinal da competição.
Os gols da classificação foram marcados por Arlison, Geleia e Adriano. Alê Júnior e TK descontaram para o Humaitá, que se despede da disputa de forma precoce, contrariando todas as expectativas.
Com o resultado, o Andirá enfrentará o Santa Cruz na primeira semifinal, marcada para o dia 24 de julho, às 16h, na Arena da Floresta. A equipe agora sonha com um lugar na decisão e, quem sabe, o título da temporada.
Comentários
Cotidiano
Masculino goleia e garante classificação; Feminino sofre revés, mas busca reforços para última rodada
Com vitória por 7 a 2, Epitaciolândia assume vice-liderança do grupo A e avança no Masculino. No Feminino Sub-17, equipe é superada por 9 a 1. 
Equipe masculina vence por 7 a 2 e avança com antecedência. Já o time feminino é goleado por 9 a 1, mas ainda tem chances e aposta em reforços para garantir a vaga.
A penúltima rodada da primeira fase trouxe resultados opostos para as equipes masculina e feminina. No masculino, a vitória expressiva por 7 a 2 garantiu a classificação antecipada. A partida, no entanto, foi encerrada aos 5 minutos do segundo tempo após o goleiro do time do João Eduardo se lesionar e, sem goleiro reserva ou jogadores com uniforme para substituição, a equipe adversária concordou em encerrar o confronto.
Já no feminino, a equipe enfrentou um domingo difícil. O combinado de Porto Acre e Epitaciolândia impôs uma dura goleada de 9 a 1, dificultando a situação na tabela. Apesar do revés, a equipe ainda tem chances de classificação e promete reforços para o próximo jogo decisivo.
A última rodada promete fortes emoções, especialmente no feminino, onde a luta pela vaga continua aberta.
Comentários
Cotidiano
Humaitá recebe o Manaus e vai tentar 2ª vitória no Brasileiro

Foto Glauber Lima: Humaitá deve ter um esquema ofensivo na Arena da Floresta
O Humaitá enfrenta o Manaus neste domingo, 20, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, pela 13ª rodada da fase de classificação do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão vai tentar a segunda vitória
Desfalques importantes
O zagueiro Gabriel e o meia João Hassen, principal destaque do Humaitá no torneio, estão lesionados e não jogam
A comissão técnica do Tourão deixou para divulgar os titulares somente 30 minutos antes do início da partida.
Pelo G4
O duelo na Arena é importantíssimo para o Manaus. Se a equipe amazonense vencer assume a 3ª colocação no A1 com 20 pontos e dará um passo decisivo para seguir com boas chances de classificação.
Trio do Distrito Federal
Um trio do Distrito Federal comanda Humaitá e Manaus. Matheus de Moraes será o árbitro e terá como auxiliares Marconi de Souza e Renato Gomes Tolentino.
Você precisa fazer login para comentar.