fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

No AC, polícia orienta a como agir em caso de clonagem de WhatsApp

Publicado

em

Por Guilherme Limes

A advogada Helena Sobral teve seu perfil de WhatsApp invadido após ser instruída por um perfil comercial falso a fazer um agendamento em um restaurante que pretendia ir em uma viagem programada.

_____________________

Após isso, o estelionatário começou a solicitar transferências bancárias para sua lista de contatos. Casos como o da advogada tem se tornado frequentes no Acre.

_____________________

Antes de cair no golpe do hacker, Helena explica que fez um agendamento com antecedência no restaurante, notificando data e horário. A advogada, então, entrou em contato com o restaurante por meio das redes sociais.

Cerca de sete dias após a realização do agendamento, um usuário do Instagram, com as mesmas informações do perfil do restaurante, enviou uma mensagem pedindo informações pessoais, como telefone e nome completo. A advogada confessa que repassou solicitações de imediato, pois estava no trânsito e não teve tempo para verificar o perfil.

“Em menos de um minuto [após repassar as informações], me ligou um rapaz com o DDD de São Paulo, falando que eles realmente estavam com as vagas [do restaurante] reduzidas, mas iriam fazer um encaixe para mim, porque eu morava muito longe. E que para isso, eu precisa acessar um link para confirmar. Perguntei se poderia parar o carro para fazer isso e ele explicou que não, que deveria ser feito na hora, pois eu ficaria sem vaga, que a fiscalização [no restaurante] estava muito em cima devido a pandemia. Me pressionou”, explicou.

Helena conta que o rapaz ainda deu detalhes sobre o menu do restaurante, o que lhe convenceu, e em seguida enviou o link para confirmar a reserva.

Após acessar o link, no mesmo momento seu perfil do aplicativo foi desconectado. A advogada tentou acessar novamente, mas solicitava um código de acesso e informava também que seu usuário já estava conectado a um outro aparelho.

Advogada conta que teve perfil de aplicativo clonado ao ser enganada por hacker — Foto: Guilherme Limes/Arquivo pessoal

Ela explica que após isso, seu perfil do WhatsApp foi clonado. E com isso, o criminoso começou a se passar por ela e solicitando dinheiro para a sua lista de contatos. Um amigo acabou caindo no golpe do estelionatário. Segundo a advogada, outro amigo teve o perfil do aplicativo também clonado.

“Um dos meus amigos, que já sabia que meu perfil havia sido clonado, e creio eu, que o estelionatário já prevendo isso, falou assim [com o perfil de Helena]: ‘Amigo, eu quero recuperar o meu WhatsApp. Recebe apenas um SMS pra mim que meu chip tá dando problema’. Ele recebeu o código. ‘Me dá o código que você recebeu no SMS’ [mensagem de texto]. Quando ele deu, o celular dele também foi clonado. O outro [amigo] foi financeiramente, ele acabou transferindo dinheiro.”, lamentou.

Poucas denúncias de clonagem do App

O delegado Nilton Boscaro disse que apresar de o golpe ser frequente houve uma redução no número de registros de denúncia.

Ainda segundo o delegado, há outros de golpes e mecanismos sendo efetuados por meio das redes sociais. Além disso, alertou para que a população não encaminhe nenhum tipo de código que tenha recebido via mensagem de texto.

“Muitas vezes estes estelionatários falam que é da OLX, por exemplo. Você vai lá e publica algo para ser vendido. Aí o espertalhão vai lá pegar seu anúncio e vai fazer contato com você, falando que é da OLX e que para efetivar a publicação desse anúncio é necessário que o cliente forneça os seis números que eles irão enviar via SMS”, explicou.

Boscaro explica que este tipo de crime é motivado por um tipo de engenharia social em que os usuários conseguem ser manipulados, assim são induzidos a fornecerem os dígitos para o estelionatário e tendo sua conta de WhatsApp clonada.

“Ele pega seu número e manda para o WhatsApp falando que esqueceu a senha. E aí o que vai acontecer? O WhatsApp vai oferecer uma opção de mandar um código por SMS para o usuário. E aí se a pessoa não se atentar, acaba repassando esse código de seis dígitos; o estelionatário pega esse código, insere no WhatsApp e acabam clonando.”

A Polícia Civil já vem trabalhando com estes crimes virtuais. Segundo o delegado, quando a agência do estelionatário é de outro estado, as investigações são realizadas seguindo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja, quando a situação se recebe maior vantagem em determinado estado, as autoridades da localização ficam responsáveis pelas apurações e mantém o contato direto com a delegacia local onde a vítima fez a denúncia.

Para denúncias

A Polícia Civil recomenda que para fazer as denúncias, a vítima que teve o perfil do WhatsApp clonado, deve se direcionar à delegacia para fazer o registro do boletim de ocorrência.

Recuperação e segurança do perfil

Tecnólogo explica medidas de segurança para WhatsApp — Foto: Guilherme Limes/Arquivo pessoal

O tecnólogo em rede de computadores, Ialle Medeiros explica que estes crimes virtuais ocorrem em virtude da engenharia social que se trata basicamente de um coleta da dados efetuadas pelo hacker. E que para não acabar caindo neste tipo de golpe, os usuários devem ficar atentos as contas que estão lhe direcionando as mensagens.

“A nossa cultura é curiosa. O brasileiro é curioso. Então, por isso muitas vezes os nossos índices para cair nesses golpes é frequente. Acessando ao link da mensagem encaminhada, a pessoa acaba se tornando uma vítima de perfil clonado como a Helena. E por mais que seja uma questão simples, uma pessoa com menos entendimento sobre o assunto cai com mais facilidade.”, explicou.

Medeiros explica que há uma ferramenta que é disponibilizada pelo próprio aplicativo, mas é pouco utilizada pelos usuários que seria a ‘Verificação em dois fatores’ fazendo a liberação do PIN de segurança que protegerá o perfil. Segundo ele, isso dificulta para que hackers possam fazer os golpes.

Caso o usuário já tenha o PIN ativado, mas caiu mesmo assim em algum golpe, a vítima deve ir até o aplicativo e tenta solicitar para resgatar o código de segurança.

Entretanto para os usuários que não ativaram a ‘verificação em dois fatores’, a vítima deve ir no WhatsApp Suporte, solicitar o código de PIN, que provavelmente foi criado pelo hacker, e mesmo que o proprietário da conta não possua os dígitos, o tecnólogo aconselha que faça várias tentativas para bloquear a utilização do número de acesso pelo perfil falso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Selía: A Voz Que Navega Entre Clássicos e Modernidade no Álbum “Platinum in Samba”

Publicado

em

Por

Selía Nask, a cantora baiana com uma trajetória internacional, escolhe o Brasil como palco para o lançamento de seu novo álbum, “Selía – Platinum in Samba”. Este trabalho marca um momento de consagração na carreira da artista, conhecida por sua habilidade em interpretar diversos gêneros musicais em várias línguas, incluindo samba, bossa nova, pop, sertanejo, e hits em inglês, espanhol, italiano e japonês. Com uma presença global, Selía retorna ao Brasil com o inédito single “Sozinho”, previsto para estreia em todas as plataformas digitais em 26 de abril de 2024.

“Sozinho”, composto por Peninha e famoso nas vozes de Sandra de Sá, Tim Maia e Caetano Veloso, ganha uma nova vida na voz de Selía. Este clássico da Música Popular Brasileira, que se popularizou ainda mais após integrar a trilha sonora da novela “Suave Veneno”, é apenas um dos 16 clássicos que compõem o álbum. A produção musical está sob a direção de Alceu Maia, renomado produtor que já colaborou com figuras como Beth Carvalho e Chico Buarque, e promete uma releitura inovadora das canções.

O álbum não apenas revisita clássicos mas também introduz composições de ícones como Roberto Carlos, Rita Lee, e Herbert Vianna, com arranjos que mesclam cavaquinho, banjo, violão e viola caipira, oferecendo uma rica tapeçaria sonora. O envolvimento de músicos renomados, como o tecladista Tutuca Borba, que já acompanha Roberto Carlos há mais de 37 anos, adiciona uma camada de autenticidade e qualidade musical ao projeto.

Para Selía, “Platinum in Samba” representa mais do que um álbum; é a realização de um sonho de infância de cantar as composições brasileiras que sempre admirou. O lançamento deste projeto é um convite para o público embarcar numa jornada musical que celebra a riqueza e diversidade da música brasileira. Com seu talento indiscutível e a colaboração de grandes nomes da música, Selía promete encantar todos os ouvintes e contribuir significativamente para o legado da música popular brasileira. Agora, com o lançamento iminente, é hora de apertar o play e se deixar levar pela magia de “Platinum in Samba”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ramón Díaz e Emiliano Díaz deixam o Vasco

Publicado

em

Clube emite comunicado com saída da comissão técnica depois da derrota em casa

G1.com

Ramón Díaz não é mais o técnico do Vasco. Ele e o filho Emiliano Díaz deixaram o clube depois da goleada sofrida para o Criciúma por 4 a 0, na tarde deste sábado, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Rafael Paiva, técnico do sub-20, vai comandar a equipe interinamente até um novo treinador ser anunciado.

O Vasco da Gama informa que imediatamente após a partida Ramón Díaz e Emiliano Díaz não fazem mais parte da comissão técnica. Rafael Paiva, técnico da equipe sub-20, assume interinamente.

— diz o comunicado do Vasco

Nenhum jogador do Vasco falou na saída do gramado. Com a demissão de Ramón Díaz, o time também cancelou a coletiva de imprensa de pós-jogo e a zona mista com os atletas.

No ano passado, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B. Este ano, amargou a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca. Fotos: Leandro Amorim/Vasco

Ramón Díaz chegou ao Vasco em julho de 2023 junto com o filho, Emiliano Díaz. No ano passado, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B. Este ano, amargou a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca.

Ao todo, Ramón Díaz comandou o Vasco em 41 jogos, de 11 de julho 2023 a 27 de abril 2024, com 15 vitórias, 11 empates e 13 derrotas. O aproveitamento foi de 50%. Os dois primeiros jogos do Vasco no Campeonato Carioca deste ano não entraram nos números, pois Ramón estava com o time principal no Uruguai.

Com a goleada sofrida para o Criciúma, o Vasco segue com três pontos em quatro jogos disputados no Campeonato Brasileiro. Neste momento, o time está em 16º, mas ainda pode entrar na zona de rebaixamento até o fim da rodada caso Vitória ou Corinthians vençam.

O próximo jogo do Vasco pelo Brasileirão acontece no dia 5 de maio, contra o Athletico-PR, em Curitiba. Antes disso, porém, o time enfrenta o Fortaleza, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Castelão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Uma jornada transformadora com Noélli Santiágo: LIBERTE-SE

Publicado

em

Por

Neste fim de semana, a terapeuta  Noélli Santiágo está  realizando a imersão LIBERTE-SE na Cabanas do Alto, em Cunha-SP.

Mais do que uma simples experiência, a imersão é um convite para uma revolução interna. Uma jornada profundamente transformadora para libertar-se dos padrões e crenças limitantes, abraçando a sua essência, que se traduz em uma vida plena com significado e propósito.

Em um mundo onde o desequilíbrio emocional é comum, onde a dor e o sofrimento são partes integrantes da vida cotidiana, esta jornada surge como uma chave de esperança e renovação.

“Na imersão estamos trabalhando a Autonomia Emocional, ensinando a minimizar o impacto do ambiente externo em suas emoções, encontrando a verdadeira liberdade para ser quem você é, independentemente das circunstâncias; a Autodescoberta, desvendando as camadas mais profundas da alma, encontrando o verdadeiro significado de quem você é e qual é o seu propósito neste mundo; o Desapego e Renovação, libertando dos padrões de repetição e dos ciclos sem fim que têm mantido você preso, abrindo espaço para novas possibilidades e um futuro brilhante e, a Cura Interior, permitindo curar as feridas do passado e cultivar uma profunda compaixão por si mesmo, encontrando a paz interior que tanto busca”, explica Noélli.

Noélli Santiágo

Terapeuta e ativista, especialista em reequilíbrio energético, Noélli traz consigo anos de experiência e um profundo compromisso com o bem-estar e o empoderamento de seus clientes.

Sua abordagem única combina sabedoria ancestral com práticas modernas de desenvolvimento pessoal, criando um ambiente seguro e acolhedor para a autodescoberta e a cura interior.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo