Conecte-se conosco

Geral

Acre reduz em mais de 20% nº de pacientes que abandonaram tratamento de HIV

Publicado

em

Contudo, segundo a Sesacre, número de pessoas que deixaram o acompanhamento médico para esta infecção segue acima de 300. Estimativa é que total de casos também tenha redução este ano

As estratégias para que os pacientes cumpram todo o tratamento incluem campanhas com busca ativa. a campanha Dezembro Vermelho. como forma de conscientizar sobre HIV e Aids, além de outras ISTs. Foto: captada 

Por Walace Gomes

Passar por um tratamento de saúde nunca é fácil. Por isso, a redução em mais de 20% da taxa de abandono do tratamento para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é um indicador comemorado por autoridades em saúde do Acre.

Contudo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), o número de pacientes que deixaram o acompanhamento médico para esta infecção segue acima de 300 pessoas.

“Até 2024, tínhamos cerca de 405 pessoas que estavam em abandono de tratamento, mas nesse ano, conseguimos cair, até o momento, para 317 pessoas, o que representa uma queda de cerca de 22%”, destacou Jozadaque Beserra, Chefe do Núcleo de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

As estratégias para que os pacientes cumpram todo o tratamento incluem campanhas com busca ativa. Além disso, a campanha Dezembro Vermelho, de mobilização nacional, foca em palestras e testes rápidos como forma de conscientizar sobre HIV e Aids, além de outras ISTs.

“Com as ações de conscientização e prevenção em todo o Estado, a ideia é fortalecer cada vez mais essa comunicação e vigilância com os pacientes, para resgatar quem interrompeu o tratamento e garantir o acompanhamento adequado”, explicou.

Beserra pontuou também que os casos de HIV reduziram em mais de 10% nos últimos três anos, e que a perspectiva é que o numero não ultrapasse aos registros de 2024, até o final do ano.

  • 2023: 317 casos;
  • 2024: 353 casos; e
  • 2025: 283 casos (até novembro).

Nesse ano, os meses que mais registraram casos de HIV, fora, junho, com 56 registros, seguido de setembro com 28 casos, e outubro com 51 nas detecções registradas.

Quem recebe diagnóstico de HIV inicia o acompanhamento nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) que são localizados em três municípios:

  • Cruzeiro do Sul: Posto do Agricultor, no centro da cidade;
  • Rio Branco: Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre); e
  • Sena Madureira: Unidade Básica de Saúde Maria das Dores de Paula, no bairro do Bosque.
Aumento do uso de PrEP

Outra ferramenta utilizada além dos tratamentos é profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP). A PrEP é um método de prevenção contra o vírus que consiste em tomar medicamentos antirretrovirais para proteger o corpo, indicada sobretudo as pessoas com maior risco de exposição ao HIV, como aquelas que não usam preservativo frequentemente.

“Com as ações, a perspectiva é que não ultrapasse o número de casos [de HIV] em anos anteriores, e isso se deve a várias estratégias, uma delas é em relação à expansão da PrEP”, destacou Beserra.

A medicação é disponibilizada gratuitamente para qualquer pessoa a partir dos 15 anos, após uma consulta com profissionais que podem prescrever o medicamento. A PrEP, somada ao uso de preservativo, tem uma eficácia mundial de 95% de chances de não ocorrer infecção por ISTs.

“Fizemos várias capacitações nos municípios falando sobre a PrEP, e a importância que ela representa. A tendência é que, para os próximos anos, à medida que eu ela for disponibilizada para a população, os casos de transmissão sejam reduzidas”, afirmou o gestor.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Acidente mata criança e fere outras 3. Nenhuma viajava na cadeirinha

Publicado

em

acidente-sc-171

Reprodução/NSC Total

Uma criança morreu em um acidente no interior de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desse sábado (17/1), na SC-154. A colisão envolveu dois veículos, um carro e um caminhão. Além da criança morta, um homem e uma mulher foram encontrados nas presos nas ferragens e foram encaminhados para o hospital, a mulher em estado grave.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso, e ao chegar constatou que outras três crianças já haviam sido encaminhadas ao hospital por populares. Elas tinham 1, 3 e 6 anos, e não estavam em cadeirinhas no momento da batida.

Leia a íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais

Publicado

em

Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo

As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.

A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.

Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção

Publicado

em

Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada 

O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.

Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.

As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.

Comentários

Continue lendo