Acre
Acre recebe recurso de mais de R$ 61 mil para aquisição de medicamentos do componente especializado
A Portaria nº 3.688, publicada nesta sexta-feira, 3, no Diário Oficial da União, destina R$ 61.223,61 para o Acre, os quais devem ajudar na aquisição de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, conforme Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse valor é referente aos meses de abril, maio e junho.
Os valores foram estabelecidos, considerando as informações aprovadas pelas unidades federadas em dezembro de 2023 e janeiro e fevereiro de 2024 no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS).
O recurso é depositado diretamente no fundo do Estado e ajuda a gestão na compra desses insumos. Suelen Grando, chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (Sesacre), explica que esse valor é menor do que é gasto nessa área, mas é uma ajuda de custo importante, que é atualizada a cada três meses.
“Trimestralmente tem esse repasse, que é uma contrapartida do Ministério da Saúde, e daqui três meses eles fazem um novo cálculo em cima da produção que a gente teve no componente especializado. Claro que a gente gasta muito mais, mas é só um pequeno incentivo”, pontua.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Mulher com mandado de prisão é localizada na zona rural de Epitaciolândia
O Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) prendeu uma mulher com mandado de prisão em aberto, identificada pelas iniciais E.A.A., após receber informações de que ela estaria escondida em um ramal com acesso no km 32, na zona rural de Epitaciolândia.
A guarnição se deslocou até o local e encontrou a foragida da justiça na área externa da residência, na companhia de sua filha e do genro, que já tinham conhecimento do mandado de prisão contra ela. Após a confirmação dos fatos, E.A.A. foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais, sem a necessidade de uso de algemas.
Durante a abordagem, a mulher apresentava lesões no pulso esquerdo, aparentemente causadas por um objeto cortante. Ao ser questionada, a filha informou que a mãe faz uso de medicamentos controlados e teria tentado cortar os pulsos em uma tentativa de suicídio.
A autora foi entregue à autoridade policial para as medidas cabíveis.
Comentários
Acre
Homem com mandado de prisão é detido no centro de Epitaciolândia
Durante patrulhamento no centro de Epitaciolândia, o Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), abordou um indivíduo em atitude suspeita. Ao notar a presença da equipe, o homem demonstrou nervosismo, olhando repetidamente para trás e apressando o passo na tentativa de desviar sua rota.
Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem e identificaram o suspeito como Estevan Manoel Furtuna da Silva. Após consulta no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, número 0000625-52.2022.8.01.0004.011.0003-19.
Estevan foi algemado para prevenir qualquer tentativa de fuga e garantir sua integridade física, bem como a da guarnição. O homem foi encaminhado sem lesões à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.
Comentários
Acre
MPAC prestigia Sessão Solene de concessão do título de Doutor Honoris Causa
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, na terça-feira, 17, da Sessão Solene de Outorga de título de Doutor Honoris Causa, realizada pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira Lima, prestigiou o evento, representando o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento.
Foram homenageados, o ex-governador do Estado do Acre, José Augusto de Araújo (in memoriam) e a professora do curso de Psicologia da Ufac, Inez Maria Jalul Araújo de Oliveira.
O título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), é destinado a homenagear cidadãos que se destacaram pelo saber ou por sua atuação em prol das artes, ciências, filosofia, letras, e em defesa da paz e da justiça social.
Fotos: Clóvis Pereira
Você precisa fazer login para comentar.