Flash
Acre mostra forte ação das forças de segurança na contenção do rime
De janeiro até agora, os índices estão em forte queda, com os messes de maio e junho registrando os menores números em quatro anos.

Com Assessoria
O Acre recebe a partir de terça-feira. dia 27, o lançamento do programa SENASP ITINERANTE, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. com a finalidade de se aproximar das regiões Centro-oeste, Sudeste, Nordeste, Norte e Sul e assim conhecer cada realidade.
______________________
A reunião vai até quinta-feira e terá a presença, além dos secretários de segurança dos estados, do Secretário Nacional de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato Machado Paim
______________________
Os dirigentes da área de segurança vão encontrar um quadro peculiar no Acre. Ao mesmo tempo em que o estado é uma das grandes preocupações nacionais, por conta da rota do tráfico de drogas que atravessa seu território e da presença forte das facções, em guerra constante, apresenta um quadro muito positivo de redução da violência urbana, como comprovam dados do Fórum da Segurança Pública e do Ministério Público estadual.

Coronel Paulo Cezar faz balanço positivo da ação integrada das Forças de Segurança
Embora, formalmente, apresenta um dado bruto de aumento de mortes violentas no primeiro semestre de 2020 em relação ao primeiro semestre de 2019, essa quadro apresenta distorção facilmente perceptível.
Cerca de 40% das mortes ocorreram no mês de janeiro, por causa de dois episódios: a chacina na estrada Transacreana, quando integrantes da facção Bonde dos 13 mataram seis pessoas em um bar e a descoberta de um serial killer contratado como executor de uma facção, que matou 18 pessoas e foi capturado pela polícia, estando à disposição da justiça.
De janeiro até agora, os índices estão em forte queda, com os messes de maio e junho registrando os menores números em quatro anos.
Segundo o relatório da violência, o Acre ainda apresenta números muito positivos. O número de estupros de vulnerável em vítimas do sexo feminino no Acre reduziu 38% desde o início do ano.
No relatório, mais dois índices que tiveram aumento e chamam a atenção. Em função da pandemia, como aconteceu em todo o país, o índice de suicídios aumentou 30%. Mais que a média nacional, que foi de 11,4%. A dependência química pode ter sido um fator potencializador no estado.
Outra taxa que cresceu foi a de feminicídios, com 19 casos comprovados. Mas é preciso ressaltar que todo eles foram solucionados, com os matadores presos e entregues à justiça.
Embora o assassinato de mulheres tenha aumentado, outros crimes de violência doméstica, como o de lesão corporal contra mulheres caiu no estado em 33,¨% em relação ao primeiro semestre de 2019. Número muito acima da redução de 9,9 ocorrida no Brasil.
Indicadores positivos
Outros indicadores positivos que o Are pode mostrar: no primeiro semestre do ano, os roubos de veículos caíram 36,7%, ao mesmo tempo em que aumentou a recuperação, em razão da instalação e funcionamento do cerco eletrônico, com sistemas de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. De uma maneira geral, considerando os rimes de roubo e de furto de veículos, a queda foi de 40,3%.
O roubo a estabelecimentos comerciais focou quase estável, com ligeiro aumento de 4,4%.
Mas os assaltos a residências caíram 20,4%.
O Acre não registrou no primeiro semestre deste ano nenhum caso de roubo a banco e o total de roubos também registrou forte queda no período, de 38,3%.
A apreensão de armas de fogo teve redução de 28,9%, número relevante, considerando que no país a redução foi de apenas 2,2% entre os anos de 2019 e 2020.
Violência está em queda desde o início do governo
Gráfico elaborado pelo Observatório de análise criminal do ministério Público do estado mostra claramente que a ação das forças de segurança está mostrando resultados desde 2019, com a queda abrupta, por exemplo, do número de nortes violentas.
O ano mais violento no estado, segundo dados do ministério Público, foi 2017, quando o Acre atingiu 83, 5 mortes por grupo de cem mil pessoas. No final de 2019 essa taxa já alcançava quase a metade, com 45,9 mortes por grupo de cem mil.
Entre fim de janeiro a julho de 2020, essa queda foi ainda mais acentuada, como se nota por este outro gráfico, também do MP:
Ainda no relatório do Ministério Público, gráfico mostra o percentual da redução de roubos no estado. este ano. Em todo o estado, redução de 33,4%.
Tráfico de drogas ainda é o grande desafio para toda a região
O tráfico internacional de drogas fez do Acre uma rota preferencial. As facções travam uma guerra sem trégua para o domínio das rotas que trazem especialmente a cocaína da Bolívia e do Peru e as apreensões batem seguidos recordes.
O Acre vem defendendo – e isso deve ser debatido na reunião de terça-feira – uma presença mais constante do governo federal nas fronteiras para impedir a ação das quadrilhas. Também é desejada maior integração regional.
Ainda esta semana, na fronteira de Rondônia com Mato Grosso, uma tonelada de cocaína de alto grau de pureza, valendo aproximadamente R$ 30 milhões foi apreendida. Há poucas semanas, em Rodrigues Alves, no Acre, no Vale do Juruá, quase meia tonelada de cocaína foi aprendida. Só nessas operações de apreensão, o Acre já ocasionou prejuízos às facções em valor superior a R$ 10 milhões.
As pequenas cidades na fronteiras sofrem com a presença dos traficantes e facções, especialmente no vale do Juruá, onde o rio do mesmo nome é uma estrada para a entrada da cocaína.
Essa situação se reflete na capital e outras cidades de maior porte, onde as facções fazem seu recrutamento e movimentam o mercado local de venda de entorpecentes. Enfrentar essa situação é o desafio.
Encontro vai reunir secretários de segurança e autoridades federais

O encontro do SENASP ITINERANTE, no Acre vai contar com a presença do Secretário Nacional de Segurança Pública, vai ouvir as reivindicações do estados, promover a troca de experiências e apresentar os programas estruturantes da Secretaria.
A reunião acontecerá no auditório da OAB Acre.
Dessa forma, o trabalho integrado vai desenvolver e implementar políticas públicas específicas para fortalecer as várias regiões.
A Programação da abertura é a seguinte;
– Dia 27 de Outubro:
Tarde:
• 14h30 às 15h10 – Abertura da SENASP ITINERANTE – Secretário Nacional de Segurança Pública – Coronel Carlos Renato Machado Paim
• Intervalo de 15 minutos
• 15h30 às 17h00 – Reunião do Secretário Nacional de Segurança Pública com os Secretários de Segurança Pública dos Estados.
• Intervalo de 15 minutos
• 17h15 às 18h45 – Retomada da Reunião do Secretário Nacional de Segurança Pública com os Secretários de Segurança Pública dos Estados.
• 15h30 às 17h00 – Câmara Temática 1 – Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública (DPSP)

Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.






Você precisa fazer login para comentar.