Extra
Acre é um dos quatro estados do Brasil que já emitem a nova Carteira de Identidade Nacional
Desde agosto, o Acre passou a realizar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que unifica os números de registro em todos os 27 estados brasileiros. Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina também estão emitindo o novo modelo, que substitui o RG.

Todos os 22 municípios do Acre possuem posto de identificação. Foto: Clara Araújo
Nesses oito meses de atividade, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação do Acre, vem realizando um trabalho intenso para levar atendimento à população, expedindo mais de 43.600 unidades da CIN.
A emissão de documentos de identificação é fundamental para garantir a cidadania da população, essencial para que as pessoas possam exercer seus direitos e deveres de forma plena. Sem um RG, por exemplo, é difícil abrir uma conta bancária, obter um emprego formal ou até mesmo votar.

O novo documento, que substitui o RG, pode ser usado em países do Mercosul com código de padrão internacional, chamado MRZ, o mesmo dos passaportes. Imagem: divulgação
Para conseguir garantir esses benefícios à população, a Polícia Civil desenvolve ações para atender diversas comunidades. Uma delas foi a parceria recente com o Via Verde Shopping, de Rio Branco, quando foram emitidas 600 CIN em cinco dias.
“Buscamos atender a população ao máximo e pedimos a compreensão das pessoas que ainda não conseguiram fazer a nova CIN, pois os serviços estão sendo feitos de forma gradativa. Neste momento, a prioridade é para primeiras vias, beneficiando quem nunca teve um documento de identidade e também para substituir documentos borrados”, explicou o delegado-geral de Polícia Civil, José Henrique Maciel.
Já o diretor do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, Junior César da Silva, explica que a CIN é emitida em duas versões: física e digital. A partir da segunda via, é cobrada uma taxa de emissão de R$ 101,84.
“Ainda temos o exemplar de policarbonato, que começamos e produzir este ano e que é apresentado às pessoas no momento do atendimento, mas para esse é pago no valor de R$ 186,30”, explica.
Comentários

Extra
Direto para o presídio: Trio que fez fazendeiro e funcionários reféns durante assalto tem prisão decretada
A decisão foi da Juíza da Vara de Plantão durante audiência de Custódia, realizada na tarde desta sexta-feira, 9, no Fórum Criminal de Rio Branco.
Lucas Vale da Silva, Fábio Douglas Vieira Gomes e Gabriel Silva Assunção, detidos após roubar uma caminhonete, tiveram as prisões preventivas decretadas.
O trio foi preso por policiais militares na tarde de quinta-feira, 8, ainda em flagrante.
De acordo com informações os três e outros comparsas invadiram uma fazenda na Estrada do Quixadá.
Durante a ação criminosa o bando fez o proprietário e três funcionários de reféns.
As vítimas foram levadas para uma área de mata, enquanto, um dos bandidos fugiu com a caminhonete do fazendeiro.
A intenção era levar o veículo para a Bolívia, mas uma ação da Polícia Militar conseguir recuperar a L-200 e prender Lucas Vale, Fábio Douglas e Gabriel Silva.
Os policiais recuperaram ainda os telefones das vítimas e apreenderam uma das armas utilizadas no crime.
A partir de agora a Polícia Militar terá o prazo de 10 dias para finalizar o inquérito. Neste período a Polícia Civil vai ouvir nossas testemunhas e anexar provas ao procedimento.
Comentários
Extra
Pena alta: Assaltantes que invadiram escritório da empresa Buriti são condenados
A decisão foi do Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco Gustavo Sirena.
Os presidiários José Rosemberg Furtado Santos e Cledson Camila da Silva foram condenados a quase 30 anos de prisão pelo crime de roubo qualificado
José Rosemberg, que era monitorado por tornozeleira, recebeu a maior pena: 15 anos e 25 dias de prisão em regime fechado.
Já Cledson Camilo da Silva terá que cumprir 14 anos 3 meses e 13 dias.
A dupla foi condenada pelo assalto ao escritório de uma empresa que vende terrenos, localizada na BR-364.
Durante a ação um corretor de imóveis foi rendido, amarrado e amordaçado.
O crime aconteceu na manhã de 16 de fevereiro deste ano.
Os bandidos, que portavam duas armas, entre elas, uma pistola roubaram um carro de luxo, telefones e computadores da empresa.
Mas horas depois José Rosemberg, Cledson Camilo e Diego Soares de Souza, foram presos por policiais militares do GIRO, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo.
Na mesma ação, os policiaias recuperaram o carro rouboado, os telefones e os computadores, além de apreender as duas armas utilizadas na execução do assalto.
Diego Soares, foi condenado pelo crime receptação, foi ele quem guardou os objetos roubados. A pena de quase 2 anos foi substituída por prestação de serviço.
Esta foi a decima primeira condenação de José Rosemberg no Acre, sendo que nove delas foram por assalto.
Na mesma decisão foi negado aos reús José Rosembert e Cledson Camilo o direito de recorrer em liberdade.
Comentários
Extra
Iniciada 2ª etapa do circuito de vôlei de praia na Ufac
Teve início na manhã de hoje, dia 10, na quadra de areia da Universidade Federal do Acre – UFAC, a 2ª etapa do circuito de vôlei de praia na categoria sub-19 nas categorias masculino e feminino – temporada 2023.
Foram inscritas 18 duplas no masculino e 6 duplas no feminino. Serão realizadas ao todo, 39 jogos até as finais com as disputas de apenas um set de 18 pontos eliminatórios.
Nessa etapa, poderão serão selecionados atletas de ambas categorias, para um treinamento com o professor Carlos Leopoldo, onde serão feitas composições das duplas que irão representar o Acre na 1ª etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia sub-19, que será realizado em Brasília (DF) entre os dias 08 à 10 de julho próximo.
Comentários
-
Flash10 horas atrás
Da terra de Chico Mendes, estudante de Biologia é a vencedora do Miss Acre 2023
-
Extra2 dias atrás
Delegado é transferido para Capital após quatro anos em Epitaciolândia
-
Flash2 dias atrás
Fiéis confeccionam tapetes no dia de Corpus Christi em Brasiléia e Epitaciolândia
-
Geral23 horas atrás
Polícia da Espanha encontra corpo de mulher desaparecida há 9 anos dentro de parede
-
Brasil23 horas atrás
Russo é atacado até a morte por tubarão, na costa do Mar Vermelho
-
Geral23 horas atrás
Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia são encontradas com vida após 40 dias, diz imprensa colombiana
-
Acre22 horas atrás
Homem é preso com motosserra roubada em Rio Branco
-
Geral22 horas atrás
Polícia Civil apreende mais de 2 kilos de entorpecente e prende dupla de traficantes em Porto Walter