Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre é um dos 5 estados do país mais afetados pela crise do coronavírus, diz pesquisa

Publicado

em

Pesquisa do Sebrae mostrou que 68% dos microempresários do estado foram afetados pela crise financeira.

No Acre, os serviços não essenciais estão suspensos desde 20 de março, logo após o estado confirmaram os três primeiros casos de Covid-19.

G1-Acre

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que o Acre está entre os cinco estados do país mais afetados pela crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. O dado foi divulgado pela Rede Amazônica Acre, na quinta-feira (28).

O estudo mostrou que o estado acreano tem aproximadamente 29 mil micro e pequenas empresas. Do total, 25 mil são microempreendedores individuais e 68% foram diretamente afetados pelo fechamento dos serviços não essenciais.

Um dos trabalhadores afetados foi o Igor Alves, que é produtor cultural do rock e tem uma loja de roupas e acessórios no estado acreano. Com a pandemia, nenhuma das atividades está gerando renda no momento. Uma vez ou outra que ele faz entregas de alguns produtos para não perder as vendas.

“É um momento muito difícil, a gente vem tentando trabalhar de forma remota para que nossos clientes fizessem as compras de casa mesmo e a gente oferecesse várias formas de pagamento e entregasse”, lamentou.

Apesar de concordar com as medidas de isolamento, ele diz que se vê em uma situação complicada para honrar os compromissos com os fornecedores, mesmo tendo recebido o auxílio de R$ 600 do governo federal.

“Consegui o auxílio emergencial, com muito tempo depois consegui. A segunda parcela saiu, mas a gente não pode mexer nela se não for fazer pagamento digital. Está em uma poupança digital e a gente precisa de dinheiro, tem que pagar conta, precisamos pagar um aluguel que não dá para pagar assim [pelo cartão virtual]. Bom, estamos recebendo, é pouquíssimo, mas melhor do que nada”, frisou.

No Acre, os serviços não essenciais estão suspensos desde 20 de março, logo após o estado confirmaram os três primeiros casos de Covid-19.

O decreto de suspensão das atividades foi renovado pelo governo no último dia 18 e tem validade até domingo (31).

Pesquisa do Sebrae aponta Acre como um dos cinco estados mais afetados pela crise
Pesquisa do Sebrae aponta Acre como um dos cinco estados mais afetados pela crise

Ajuda

Segundo o diretor do Sebrae, Lauro Santos, algumas medidas são adotadas para que os microempresários, como o Igor Alves, possam ter acesso aos créditos que ajudam a manter as empresas ativas.

“Estamos procurando, já conversei com o Sicrei, Sicobe e a Capital Crédito, que são as cooperativas que atuam na capital no Acre, buscando sensibilizá-los para que façam um convênio com o Sebrae para utilizar nosso fundo de aval de micro e pequena empresa, que avalia as operações em até 80%”, destacou.

Porém, o cenário não é tão motivador. O estudo mostra que 86% das empresas que buscam a linha de crédito estão tendo os pedidos negados ou não tiveram nenhum tipo de resposta, sendo que 55% dos empregos no Brasil são gerados por microempresas.

“Isso está, inclusive, forçando o governo a buscar medidas alternativas e editar novas medidas provisórias, facilitando o acesso ao crédito”, afirmou Santos.

Uma das medidas adotadas para o fortalecimento do pequeno negócio é a regulamentação do programa nacional de apoio a microempresas e empresas de pequeno porte, previsto para estar disponível no próximo mês. Para o diretor do Sebrae, os microempresários estão ansiosos aguardando essa regulamentação.

“Então, nosso cálculo, com a estimativa dele, seria aí no início de junho, primeira semana de junho, que é o que o mercado e as microempresas estão aguardando com ansiedade essa liberação do crédito”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo