Acre
Abandono da “florestania” por Tião faz Acre investir R$ 12 milhões em estocagem
Se nos dois governos de Jorge Viana (1999-2006) e no do sucessor Binho Marques (2007-2010) o ponto da política de produção no Acre esteve voltada para a economia do extrativismo vegetal, os dois mandatos de Tião Viana caminham para ser o mais “ruralista” entre as gestões petistas no Estado.
Colocando a “florestania” (pensamento que predominou nos governos do irmão) de escanteio, Tião Viana tem investido pesado desde o começo do mandato em ações para o fortalecimento da produção rural acreana. Além do projeto de piscicultura, Viana foca atenção no cultivo de grãos e fortalecimento da pecuária, uma das mais competitivas do país.
Um dos exemplos mais claros desta nova roupagem desenvolvimentista do mandato do petista está na quantidade investida somente na estocagem de grãos: ao todo são mais de R$ 12 milhões. A construção destes silos tem se concentrado no Alto e Baixo Acre, onde se fica a principal “fronteira agrícola” do Estado.
Mas esta guinada mais à direita de Tião Viana não se deu à toa, sendo muito mais uma necessidade de sobrevivência política. A oposição tem usado nos últimos anos a crítica da falta de produção agrícola no Estado como um dos principais fatores para o seu não desenvolvimento econômico.
A crítica ficou evidente na crise da cheia do rio Madeira ano passado, quando até ovos precisaram ser importados em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira). A reforma do primeiro escalão de Tião para os próximos quatro anos mostra que o setor rural continuará sendo uma de suas prioridades. Nas pastas responsáveis pelo campo ele colocou seus auxiliares mais diretos, e onde tem maior poder de exercer influência.
Da ContilNet
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.