Conecte-se conosco

Extra

A oposição estará unida em 2018? Bittar viaja interior do Acre remendando essa “colcha de retalhos”

Publicado

em

O tucano Marcio Bittar percorreu 95% das cidades do Acre em busca de unificar os grupos de oposição e aparar as arestas criadas na última eleição municipal

RÉGIS PAIVA

    Em Brasileia, lideranças de vários partidos se reuniram com Bittar/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

Em Brasileia, lideranças de vários partidos se reuniram com Bittar/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

A opinião geral no Brasil  é de que o Partido dos Trabalhadores (PT) está enfrentando a sua pior crise. Os recentes escândalos nacionais, cujos reflexos em políticos acreanos ainda não estão totalmente explicados, fazem com que os políticos ligados aos grupos de oposição ao Governo do Estado sonhem em eleger o próximo governador do Acre.

Ocorre que a última eleição para prefeito colocou alguns dos principais líderes em lados opostos de alguns palanques. O PSDB optou por uma coligação diferente dos demais partidos oposicionistas na maioria das cidades. Mesmo marchando unidos na maior parte das cidades, PMDB, PP, DEM e PSD, além de outras siglas oposicionistas, também estiveram em lados opostos em alguns palanques.

Marcio Bittar com o prefeito eleito de Plácido de Castro, Gedeon, percorreu 95% dos municípios em busca de unidade entre os partidos da oposição/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

Marcio Bittar com o prefeito eleito de Plácido de Castro, Gedeon, percorreu 95% dos municípios em busca de unidade entre os partidos da oposição/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

O exemplo disso foi o senador Gladson Cameli (PP), que não pôde estar no palanque de Toinha Vieira (PSDB) em Sena Madureira, porque seu partido estava no palanque de Mazinho Serafim (PMDB). Por outro lado, ex-deputado Marcio Bittar não pôde apoiar Serafim porque o PSDB tinha Toinha Vieira como candidata. Bittar também não pôde subir nos palanques de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, embora tivesse mais afinidade com os candidatos peemedebistas dessas cidades. Em Tarauacá o PMDB esteve de um lado e PSD, PSDB de outro.

Para tentar recolocar todos os grupos no mesmo palanque, o ex-deputado Marcio Bittar realizou no mês de novembro uma viagem de 20 dias por 95% das cidades do Estado (Só faltou Santa Rosa do Purus, onde ele garante ir em janeiro próximo). Em cada uma delas, Bittar dedicou várias horas para se reunir com cada um dos líderes municipais dos partidos de oposição. A tarefa não vem sendo das mais fáceis, porque a colcha de retalhos que é a oposição do Acre ficou bastante despedaçada após as eleições.

Em Epitaciolândia, Bittar participou da inauguração da principal avenida da cidade com o prefeito André Hasem e outras lideranças políticas/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

Em Epitaciolândia, Bittar participou da inauguração da principal avenida da cidade com o prefeito André Hasem e outras lideranças políticas/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

Bittar explica o porquê da peregrinação

“Estou andando o Acre inteiro por não ter desistido de nosso Estado, pois existem erros de todos nós, políticos. E o mais grave de todos foi a divisão de forças. E isso já houve em 2014, quando não ganhamos por estarmos divididos. Isso não pode voltar a acontecer, para o bem de nosso Estado”, ressaltou.

Por conta dessas experiências, Bittar disse ser o momento de ajudar a unir a oposição. O político afirmou que, por conta disso, foi a praticamente todos os recantos do Acre para buscar uma união em torno de um nome em comum e capaz de ser este aglutinador de forças.

O prefeito eleito de Assis Brasil, Zum, o atual prefeito, Zé do Posto, e lideranças do município receberam Bittar para conversar sobre unidade nas eleições 2018/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

O prefeito eleito de Assis Brasil, Zum, o atual prefeito, Zé do Posto, e lideranças do município receberam Bittar para conversar sobre unidade nas eleições 2018/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

“Desde 2014, quando terminou o segundo turno, venho dizendo que temos um nome forte para enfrentar o PT, essa pessoa é o senador Gladson Cameli. Não temos dificuldades para reconhecer isso. Em política existe o momento para cada pessoa um e este é o momento dele”, afirmou.

Bittar destacou ser esta a primeira vez na História política do Acre na qual o principal nome já está posto e pronto para disputar o governo: “Ele só não será o próximo governador se alguma coisa pessoal o impedir”.

Segundo Bittar, as duas vagas para o senado têm de seguir o mesmo caminho e a escolha dos nomes devem ser daqueles cujo apoio popular seja medido em pesquisas independentes e em todo o Estado. “Temos de ter o candidato mais forte ao governo aliado com os dois candidatos igualmente mais fortes ao Senado”.

Bittar esteve em Xapuri, onde encontrou lideranças do PSDB e de outros partidos/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

Bittar esteve em Xapuri, onde encontrou lideranças do PSDB e de outros partidos/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

O político disse ter interesse em disputar uma das vagas para o Senado e, como está a propor as regras de sondagem eleitoral prévia, disse se submeter a elas. “Se em 2018 tiver conseguido viabilizar meu nome para o senado, disputarei a eleição. Mas se não tiver conseguido, não posso impor meu nome e quem conseguir viabilizar, seja do PMDB, PP, PDSB ou do PSD, deve disputar”.

Na análise de Bittar, se o PT não tivesse sido gravemente ferido, a oposição teria levado uma surra nas eleições municipais: “Este foi o ano no qual a oposição mais se dividiu e este é o momento para remendar esta colcha de retalhos que virou a oposição. Por isso, o meu partido que não conte comigo para ser candidato com o intuito de dividir a oposição”.

Viagem permite traçar um retrato do Acre

“Estamos em um momento de muita dificuldade. O PT quebrou o Brasil e quebrou o Acre. É preciso rever esse modelo, termos uma outra visão, temos que virar a página. Eu ando pelo Acre inteiro esses anos todos e sempre falo muito da importância do projeto político do Acre estar ligado com o projeto político nacional”, revelou o político.

Prefeito eleito de Capixaba, José Augusto, e lideranças de vários partidos receberam Marcio Bittar e sua caravana com um café da manhã/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

Prefeito eleito de Capixaba, José Augusto, e lideranças de vários partidos receberam Marcio Bittar e sua caravana com um café da manhã/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

Bittar acredita que para romper o atraso econômico do Acre é preciso estar integrado a um projeto de governo, o qual passa pela escolha de um excelente nome para o governo e uma igualmente capacitada bancada federal, tanto na Câmara quanto no Senado. A explicação está na necessidade de mudar algumas leis federais para destravar o Estado.

“Além disso, alguns municípios ainda não têm sequer uma ligação por estrada, como Thamaturgo, Porto Walter, Jordão e Santa Rosa. Mas todos têm o direto de estarem ligados. Contudo, o Acre não dispõe dos recursos para fazer estas obras e é preciso estar ligado em um projeto nacional”, comentou.

Para o ex-deputado, o futuro do Acre passa por um acordo bilateral com o Peru, com uma ligação passando também por Cruzeiro do Sul, interligando o Estado com os mercados latinos do Pacífico, a costa oeste americana e os países da Ásia.

O político destacou que em qualquer bairro dos municípios do Acre, é possível ver dezenas de jovens sem ter o que fazer e isso pode mudar se a economia e a produção local oferecerem condições de vida a todos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

PREFEITURA DE ASSIS BRASIL – AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA DE ASSIS BRASIL

PUBLICAR POR INCORREÇÃO

AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL N° 013/2025

OBJETO: CONTRATAÇÃO DESTINADA A FORNECER MATERIAL DE CONSUMO, ODONTOLÓGICO. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.

A Prefeitura de Assis Brasil, através da Comissão Permanente de Licitação e de seu Pregoeiro – CPL, torna público a suspenção da sessão pública modalidade Pregão Presencial n° 013/2025.

Em virtude de impugnação do Edital.

Assis Brasil-AC, 13 de janeiro de 2026

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro

Comentários

Continue lendo

Extra

Mais de R$ 1,5 milhão em investimentos reforça segurança no trânsito e ampliam CNH Social no Alto Acre

Publicado

em

Fortalecer as ações de segurança no trânsito e ampliar o acesso a documentos como a CNH Social têm sido algumas das principais linhas de atuação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nos municípios do Acre. Nesta quarta-feira, 14, o governador Gladson Camelí esteve em Brasileia para entregar 62 carteiras de habilitação pelo programa CNH Social, além de 91 coletes e 40 capacetes destinados a motociclistas da região do Alto Acre.

Categoria destaca o olhar sensível do governador para os mototaxistas, garantindo qualidade e segurança durante o serviço. Foto: José Caminha/Secom

Durante solenidade realizada na Quadra Cultural Sebastião Dantas, Camelí destacou que os investimentos nessa área já ultrapassam R$ 1,5 milhão, beneficiando a população e democratizando o acesso a programas e direitos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Somente no Alto Acre, já foram entregues 632 habilitações.

“Essa é uma das principais iniciativas sociais do nosso governo, voltada para ampliar oportunidades e gerar renda às famílias acreanas”, frisou o governador.

Ele lembrou que o programa, criado durante a pandemia da covid-19, já beneficiou milhares de acreanos em todo o estado, oferecendo alternativas de inserção no mercado de trabalho. Camelí agradeceu à presidente do Detran, Taynara Martins, e à sua equipe, pela condução da iniciativa, além de reconhecer o apoio do prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e dos vereadores da região.

Governador lembra que Detran-AC é referência nacional no programa CNH Social. Foto: José Caminha/Secom

“Não existe nada mais importante do que dar uma oportunidade para quem está em busca de um meio honesto e produtivo para cuidar da sua família”, afirmou.

Democratização dos serviços

Durante agenda na região do Alto Acre, o governador Gladson Camelí ressaltou as ações voltadas para democratização dos serviços públicos e promoção da igualdade social. Ele destacou iniciativas do Detran, como a entrega de equipamentos de segurança para mototaxistas e a ampliação do programa CNH Social.

Segundo Camelí, o programa tem sido fundamental para oferecer oportunidades a jovens que ainda não possuem carteira de habilitação, permitindo sua inserção no mercado de trabalho.

“A CNH Social é uma oportunidade para que o jovem possa iniciar sua vida profissional. Essa ideia foi tão importante que o próprio governo federal está replicando”, afirmou.

O governador também enfatizou os investimentos realizados na região. “Só aqui já foram mais de R$ 1,5 milhão aplicado em ações do Detran. Queremos ampliar ainda mais, entregar mais equipamentos e fortalecer os programas”, disse.

Gladson Camelí reforça compromisso em ampliar serviços que atenda os mais vulneráveis e impactam em geração de empregos. Foto: José Caminha/Secom

Camelí mencionou, ainda, a necessidade de obras estruturantes, como a construção de uma ponte na região. “Não será possível concluir no meu governo, mas vamos deixar tudo encaminhado para que essa obra seja realizada”, declarou.

Outro anúncio feito pelo governador foi a convocação de 91 novos servidores para o quadro do Detran, publicada no Diário Oficial. O chamamento ocorre após 15 anos sem novas contratações. “Isso mostra que a economia do Estado está equilibrada. Recebi várias mensagens de agradecimento da população”, destacou.

Ele aproveitou para reconhecer o apoio da Assembleia Legislativa, representada pelo deputado estadual Tadeu Hassem, que tem dado respaldo às ações do Executivo.

Presidente do Detran, Taynara Martins, fala da importância das ações sociais para segurança e fortalecimento no trânsito em todas as cidades acreanas. Foto: José Caminha/Secom

Ampliação dos serviços

A presidente do Detran, Taynara Martins, destacou as ações do governo estadual voltadas para a segurança viária e inclusão social em Brasileia. Entre os anúncios, está a convocação de 91 novos servidores concursados para atender todo o estado, além da continuidade do programa Motociclista Consciente, que distribui capacetes e coletes para mototaxistas e motoboys em todo o Acre.

São mais de R$ 1,5 milhão em investimentos na área do trânsito no estado. Foto: José Caminha/Secom

Segundo ela, somente em 2025 foram entregues mais de 1,3 mil coletes e 2,8 mil capacetes em diferentes municípios. “Esses equipamentos representam não apenas economia para os trabalhadores, mas principalmente mais segurança para quem utiliza o transporte sobre duas rodas”, afirmou.

Ela ressaltou também a importância da CNH Social, iniciativa pioneira no Acre que já beneficiou 17 mil pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico.

“O programa é geração de emprego, renda, inclusão e cidadania. Hoje entregamos novas habilitações e anunciamos que mulheres vítimas de violência também serão contempladas nas próximas etapas”, disse.

A presidente destacou que o Acre foi um dos primeiros estados a implantar a CNH Social, servindo de modelo para outras unidades da federação. “Estamos garantindo oportunidades para quem mais precisa e fortalecendo a segurança viária em todo o estado”, concluiu.

Euzimar relembra que esta é a primeira vez que um governo prioriza a categoria. Foto: Alexandre Lima

Cuidado com o trabalhador

O presidente do sindicato dos mototaxistas de Epitaciolândia, Euzimar Oliveira, destacou a importância das ações do governo estadual voltadas para a segurança da categoria. Durante evento de entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes e coletes, ele ressaltou que o reconhecimento aos trabalhadores é motivo de gratidão.

“Para nós é muito gratificante ver que o governo tem olhado com carinho para a população de Epitaciolândia e Brasileia, especialmente para os mototaxistas, que são uma das categorias que mais trabalham na cidade. Enquanto outras categorias cumprem jornadas de oito horas, nós chegamos a trabalhar até 14 horas por dia para garantir o sustento”, afirmou.

Programa atende categoria que trabalha cerca de 14 horas, e que é essencial para a cidade. Foto: José Caminha/Secom

Oliveira lembrou que, em gestões anteriores, a categoria não recebia atenção, mas que agora tem sido contemplada com ações concretas. “Há pouco mais de um ano fomos beneficiados com capacetes, e agora recebemos também os coletes. Isso demonstra que o governador Gladson Camelí tem olhado para nós, uma categoria que sofre, mas que é essencial para a cidade”, disse.

Ele ressaltou que, muitas vezes, o sindicato precisa arcar com recursos próprios para adquirir equipamentos de segurança, e que a iniciativa do governo representa um alívio para os trabalhadores. “Hoje estamos recebendo esses EPIs de forma gratuita, o que é muito importante. Esperamos que os gestores municipais, tanto do Legislativo quanto do Executivo, também sigam esse exemplo e apoiem nossa categoria”, concluiu.

Manoel Soares diz que ações como essa devem ser replicadas. Foto: José Caminha/Secom

O presidente do sindicato dos mototaxistas de Brasileia, Manoel Soares, lembrou que, no ano passado, os mototaxistas já haviam sido contemplados com capacetes, e agora recebem novos equipamentos de proteção. “Isso é muito importante, principalmente para aqueles que não têm condições de arcar com os custos da CNH ou dos EPIs. Nós transportamos a população mais carente e precisamos desse apoio”, disse.

Ele também reconheceu o trabalho da vice-governadora Mailza Assis e reforçou a gratidão da categoria. “O governador e a vice estão de parabéns. Só temos a agradecer por esse olhar especial para os mototaxistas, que são fundamentais para a mobilidade da cidade”, concluiu.

Segurança e democratização dos serviços são pilares da gestão de Gladson Camelí. Foto: José Caminha/Secom

‘Sonho que saiu do papel’

A dona de casa Ivana da Silva foi uma das contempladas pelo programa CNH Social, iniciativa do governo do Acre que garante habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. Ela contou que já havia tentado anteriormente, mas só agora conseguiu realizar o sonho de obter a carteira de motorista.

“Foi a segunda vez que me inscrevi e, graças a Deus, fui sorteada. Eu não tinha condições de pagar pela CNH e esse programa realizou um sonho, não só meu, mas de muitas pessoas. Agora posso andar tranquila, conforme a lei, e isso vai me ajudar muito na minha vida, principalmente para levar e buscar meus filhos na escola”, afirmou.

Ivana conta que CNH Social mudou sua vida. Foto: José Caminha/Secom

Ivana destacou que a habilitação representa independência e novas oportunidades. “É uma conquista que abre portas para a vida profissional e traz segurança para o dia a dia”, disse.

A partir deste ano, o programa CNH Social oferecerá 5 mil vagas, sendo parte delas destinada especialmente a mulheres vítimas de violência, ampliando o alcance social da iniciativa.

The post Mais de R$ 1,5 milhão em investimentos reforça segurança no trânsito e ampliam CNH Social no Alto Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Extra

Caso Regina: Polícia prende quatro suspeitos por homicídio brutal ligado a facção em Brasiléia

Publicado

em

Regina foi encontrada morta dentro de sua casa no dia 2 de janeiro passado.

Crime foi motivado por “decreto” do Comando Vermelho; vítima foi morta enquanto dormia

A Polícia Civil do Estado do Acre deflagrou, na tarde desta terça-feira (13), uma operação em Brasiléia para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados ao assassinato de Regina Patrícia Teixeira da Cunha, ocorrido na madrugada do dia 2 de janeiro deste ano.

Durante a ação, coordenada pela Delegacia-Geral de Brasiléia, quatro pessoas foram presas, suspeitas de participação direta no planejamento e na execução do homicídio, considerado qualificado e de extrema violência. Uma quinta investigada, apontada como responsável pela logística do crime, segue foragida e já teria manifestado intenção de deixar a comarca.

Regina foi ‘condenada’ pelo ‘tribunal do crime’ e assassinada encima da sua cama por pessoas que conhecia ligadas a facções.

Segundo as investigações, o crime foi motivado por um “decreto” emitido por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que acusavam a vítima de colaborar com a polícia.

Além das prisões, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em um imóvel no bairro Eldorado, apontado como o centro de articulação do grupo criminoso. No local, a polícia tentou localizar a faca de açougueiro usada no assassinato, um sistema de gravação de câmeras de segurança (DVR) que teria registrado a movimentação dos suspeitos, além de objetos que podem conter vestígios de sangue.

A arma usada para cortar o pescoço de Regina foi encontrada dentro de um poço.

De acordo com o inquérito, a investigada foragida teria fornecido a arma do crime — uma faca de grande porte com cabo branco — e emprestado a própria motocicleta para o deslocamento e fuga dos executores.

A vítima foi surpreendida dentro do próprio quarto enquanto dormia, com o som ligado, o que impediu que os vizinhos percebessem os pedidos de socorro. A polícia também apura a participação da enteada da vítima, que teria facilitado o acesso dos criminosos à residência e neutralizado o cachorro da família para evitar alarde.

O delegado Erick Ferreira Maciel fundamentou o pedido de prisão preventiva na periculosidade dos envolvidos e no risco à ordem pública, ressaltando que a liberdade dos investigados poderia comprometer as investigações, intimidar testemunhas e prejudicar a colheita de provas.

As investigações seguem em andamento para localizar a quinta suspeita e concluir o inquérito policial, que já conta com confissões parciais dos presos.

Comentários

Continue lendo