Acre
Vereadores da câmara de Brasiléia realizam a 1º sessão Ordinária com formação das comissões de 2023
Após o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Brasiléia voltou a realizar as atividades legislativas nesta quinta-feira (02) de fevereiro com a primeira Sessão Ordinária de 2023, onde esteve presente o Vice Prefeito Carlinhos do Pelado (PSB) representando o poder executivo, o secretário de Cidadania e Assistência Social Djahilson Américo e os vereadores Marcos Tibúrcio (MDB), Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Lessandro Jorge (Sem Partido), Leonir de Castro (PP) e Rogerio Pontes (PROS).
No inicio da presente sessão o presidente Marcos Tibúrcio (MDB) concedeu a palavra vice-prefeito Carlinhos do pelado (PSB) onde de início parabenizou sua esposa pelo seu aniversario e em seguida felicitou a mesa diretora enfatizando que o poder legislativo trabalha em prol da melhoria de vida do povo Brasileense e as ações do poder executivo para o ano de 2023.

Após a leitura dos documentos encaminhados a câmara, aconteceu a votação das comissões. “As comissões são órgãos técnicos, compostos pelos membros da casa destinados, em caráter permanente ou transitório a estudos, exarar pareceres especializados, realizar investigações e representar o legislativo”.
As comissões permanentes são compostas de três vereadores, com as seguintes denominações:
- Justiça e redação.
- Finanças, Orçamento, Produção, Comercio, Obras e Serviços Públicos.
- Cultura e Assistência Social.
Logo após a votação ocorreu à apuração dos votos e em seguida aqueles parlamentares que obtiveram mais votos tiveram a chance de concorrer as comissões, onde posteriormente em consenso dos vereadores foi decidido qual cargo cada um ocuparia nas comissões.
A primeira Comissão de Justiça e Redação tem como presidente o vereador Lessandro Jorge (Sem Partido), relator vereador Elenilson Cruz (Sem Partido) e membro a vereadora Arlete Amaral (PP).
Já a Comissão de Finanças, Orçamento, Produção, Comercio Obras e Serviços Públicos, tem como presidente o vereador Elenilson Cruz (Sem Partido), relator o vereador Lessandro Jorge (Sem Partido) e membro o vereador Rogerio Pontes (PROS).
A comissão de Cultura e Assistência Social tem como presidente a vereadora Arlete Amaral (PP), como relator o vereador Rogerio Pontes (PROS) e como membro o vereador Leonir Castro (PP).
Durante o grande expediente os vereadores fizeram o uso da tribuna, realizaram indicações de melhorias para a cidade, além de discutirem sobre assuntos pertinentes para a comunidade.

Vereadora Arlete Amaral (PP): A parlamentar no uso de suas atribuições iniciou a sua fala agradecendo a Deus pela sua vida e parabenizando o presidente da câmara Marcos Tibúrcio (MDB) pela ornamentação e acolhimento para com todos que se fizeram presente na 1º sessão ordinária de 2023 e a todos os parlamentares empossados, em especial ao Governador Gladson Camelli (PP) e o Deputado Estadual Tadeu Hassem (REPUBLICANOS). Enfatizou que a prefeita Fernanda Hassem e sabedora da situação das ruas e ramais do município e com o fim da estação chuvosa tem a certeza que os trabalhos serão iniciados para a recuperação dos mesmos. Realizou convite a todos os munícipes para participarem e prestigiarem as sessões desta Casa Legislativa. Que lamenta a ausência de alguns vereadores e sente a falta dos mesmos. Finalizou seu uso na tribuna para informar que terá mais tempo para reivindicar melhorias de forma geral para o município e rogou que Deus a abençoe.

Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido): O parlamentar no uso de suas atribuições começou sua fala parabenizando o seu pai pelo seu aniversário de 71 anos de idade no dia de hoje e em especial agradeceu pela vida de sua mãe. De oportuno o Nobre vereador realizou o pedido na 1ª sessão ordinária à esta casa que possa esta encaminhando a excelentíssima Presidente do Tribunal de Justiça Valdirene Cordeiro que providencie a realização de um Projeto Cidadão em parceria com demais órgãos estaduais e a prefeitura de Brasileia com a Saúde Itinerante, tendo em vista ao momento difícil que se vive principalmente a população carente deste município, enfatizou que também vai requerer ao Deputado Estadual Tadeu Hassem (REPUBLICANOS) que reforce o seu pedido na Câmara de Deputados Estaduais. Finalizou suas palavras defendendo-se de forma tranquila as acusações sobre a sua saída do Partido dos Trabalhadores.

Vereador Lessandro Jorge (Sem Partido): O vereador no uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos os presentes no recinto. O parlamentar solicitou a esta casa para que encaminhe um oficio de indicação ao Coordenador do PROCON para realizar fiscalizações nos preços da carne nos açougues e a diferença dos mesmos valores entre açougues e mercados. O vereador parabenizou a área de segurança (Policia Civil, Policia Militar, Policia Penal e GEFRON) pela a sua atuação nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Demonstrou-se indignado com a forma que o Partido dos Trabalhadores tratou a sua expulsão e de seu companheiro de partido o vereador Elenilson Cruz (Sem Partido) e que não reconhece o Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) Cesário Braga como Juiz de Direito para condenar a sua candidatura.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): o edil no uso de suas atribuições, deu início ao uso da tribuna cumprimentando aos presente na 1º sessão ordinária de 2023 e os demais que acompanham nas redes sociais e agradecendo a Deus por este momento e a oportunidade de ser o presidente titular da mesa diretora desta casa legislativa e aos vereadores que votarem em sua pessoa. Enfatizou que a votação foi um processo legal e democrático, ocorrendo de forma transparente e que algumas pessoas entraram na justiça para embargar com mandato de segurança a eleição da mesa diretora, desrespeitando o voto de todos os que fizeram parte desta eleição. Cumprimentou a equipe atual desta câmara legislativa e comentou sobre a decisão do Partido dos Trabalhadores sobre a expulsão dos vereadores Elenilson Cruz e Lessandro Jorge, achando covarde a forma que ocorrer a decisão em questão.
Parabenizou o Secretário de Obras o Sr. Lima pelo seu brilhante trabalho mas solicitou que seja realizado a melhoria dos ramais do km 19, precisamente as linha 9, 11 e 12 da BR 317 e das ruas do Bairro Alberto Castro. De oportuno o nobre vereador deixou registrado que esta direção realizará uma sessão solene para dar Título de Honra ao Mérito ao Cidadão Brasileense para as pessoas que residem há muito tempo e que prestam relevantes serviços no município. Realizou o pedido ao Poder Executivo que possa está encaminhando ao setor competente (Setor de Cadastro) que realize o parcelamento das contas dos munícipes como IPTU e multas. Finalizou suas indicações pedindo que o Poder Executivo possa está encaminhando ao Secretário Estadual de Educação a solicitação da realização do pagamento dos salários atrasados dos motoristas de transportes (caminhões) de alunos.

Vereador Rogerio Pontes (PROS): no uso de suas atribuições iniciou sua fala tribuna cumprimentando a todos os presentes no recinto. Parabenizou e desejou sucesso aos deputados empossados do Estado do Acre, inclusive os mesmos que o mesmo apoiou nas eleições a deputada Maria Antônia (PP) e o Deputado Federal Eduardo Veloso (UNIÃO). Agradeceu a cada um secretario do município de Brasileia, em nome do secretário o Sr. Lima desejou sucesso a todos, inclusive a secretária de Educação a Professora Francisca que vem desenvolvendo um ótimo trabalho. Parabenizou o presidente de Câmara de vereadores, o senhor Marquinhos Tibúrcio (MDB) e os demais vereadores da mesa diretora. Ressaltou que pretende ir a Cidade de Rio Branco/Acre com o vereador Lessandro Jorge (Sem Partido) ao ITERACRE em busca de informações para a população de Brasileia. Finalizou suas palavras defendendo-se das acusações lançadas sobre a sua pessoa na sessão anterior e desejando sucesso a nova mesa diretora desta casa.
As sessões são transmitidas ao vivo pelo YouTube e Facebook nas paginas da Câmara de Brasiléia e do jornal OaltoAcre todas as terças-Feiras a partir das 8:00 hrs
Comentários
Acre
Polícia Civil prende duas pessoas ligadas a assassinato de jovem em Cruzeiro do Sul e a organização criminosa
Com as novas prisões, sobe para 16 o número de detidos pelo sequestro, tortura e morte de João Victor, de 20 anos; um dos presos é suspeito de integrar o braço financeiro de facção na região do Juruá

Com a prisão de hoje, chega a 16 o número de pessoas detidas pelo sequestro, tortura e assassinato do jovem João Victor da Silva Borges, de 20 anos, cujo corpo foi encontrado em uma área de mata com sinais de violência. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre, por meio do Núcleo Especializado em Investigação Criminal (NEIC), cumpriu na tarde desta sexta-feira (12) dois mandados de prisão relacionados ao assassinato do jovem João Victor da Silva Borges, de 20 anos, ocorrido no início de março de 2025. Com as novas prisões, chega a 16 o total de pessoas detidas pelo sequestro, tortura e morte da vítima.
Um dos presos é mais um envolvido diretamente na execução do crime. O outro, detido em flagrante, é apontado como integrante do braço financeiro de uma organização criminosa que atua na região do Juruá. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Cruzeiro do Sul e ficarão à disposição da Justiça.
As investigações são comandadas pelo delegado Heverton Carvalho e seguem em andamento. A Polícia Civil não descarta novas prisões nos próximos dias, já que o caso envolve uma rede criminosa complexa com ramificações em diferentes frentes – desde a execução até o suporte logístico e financeiro.
O corpo de João Victor foi encontrado em uma área de mata com sinais de violência extrema. O crime chocou a região e motivou uma operação de larga escala que já resultou na prisão de múltiplos suspeitos, evidenciando a atução organizada do grupo responsável.

No mesmo operação, os policiais prenderam em flagrante um homem apontado como integrante do braço financeiro de uma organização criminosa que atua no região do Juruá. Foto: cedida
Comentários
Acre
Julgamento de mulher acusada de mandar matar marido em Xapuri deve ser longo e marcado por polêmicas
Risonete Borges Monteiro é acusada de ser mandante do assassinato do colono Francisco Barbosa; autor material do crime já foi preso em flagrante

O julgamento de Risonete Borges Monteiro, acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o colono Francisco Barbosa (Chico Abreu), promete ser longo e marcado por polêmicas. Foto: arquivo
A dona de casa Risonete Borges Monteiro começou a ser julgada nesta sexta-feira (12) na Comarca de Xapuri, no interior do Acre, acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o colono Francisco Campos Barbosa, conhecido como Chico Abreu. O crime ocorreu em 25 de novembro de 2022, na propriedade da vítima, na zona rural do município.
Francisco Barbosa foi morto com um disparo de espingarda, efetuado por Benigno Queiroz Sales, um presidiário que trabalhava como caseiro no local. Benigno foi preso em flagrante pela Polícia Civil pouco depois do crime e é apontado como autor material do homicídio.

Benigno Queiroz Sales, de 36 anos na época, conhecido como ‘Banana’, estava sendo investigado por um crime de estupro em Epitaciolândia no mesmo ano, estava trabalhando como caseiro na propriedade da vítima. Foto: arquivo
Durante as investigações, as autoridades também prenderam Risonete Monteiro, acusada de planejar e ordenar a execução do marido. O julgamento, que teve início nesta sexta, deve analisar as provas apresentadas pela acusação e pela defesa, incluindo depoimentos, perícias e materiais apreendidos.
O caso chocou a região de Xapuri e expôs um suposto conluio para a prática do crime, que, segundo a polícia, teria motivação passional e patrimonial. O julgamento segue em andamento e a sentença deve ser proferida após a oitiva de todas as partes e testemunhas.
Júri polêmico
O julgamento reúne tanto Risonete quanto Benigno Sales no banco dos réus e deve se estender por várias horas. Durante as investigações, a polícia concluiu que Risonete teria planejado e encomendado o homicídio, supostamente por motivação passional e patrimonial.
O júri, iniciado nesta sexta-feira (12), reúne testemunhas, perícias e depoimentos que devem gerar debates intensos entre acusação e defesa. A expectativa é de que o desfecho do caso – que chocou a comunidade de Xapuri – saia apenas após longa análise das provas pela sociedade, representada pelos jurados.

Após ser levado para a delegacia e conversar com o delegado Luís Tonini, confessou o crime e disse onde estaria a arma, a moto e outros pertences da vítima. Foto: arquivo
Comentários
Acre
Tião Bocalom encontra governador Tarcísio e prefeito Ricardo Nunes em evento no interior de SP
Prefeito de Rio Branco participou da inauguração do SBT News e usou a oportunidade para encontros políticos de bastidores; elogiou Tarcísio pela “firmeza e apoio a Bolsonaro”

O prefeito destacou o reencontro como cordial e positivo, reforçando a boa relação institucional mantida com o vice-presidente. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou nesta sexta-feira (12) da inauguração do SBT News em Osasco, interior de São Paulo, e aproveitou o evento para uma série de encontros políticos de bastidores. Entre as autoridades com quem conversou estão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador paulista, Tarcísio de Freitas.
Bocalom descreveu o encontro com Alckmin como “cordial e positivo”, ressaltando a “amizade de longa data”. Em seguida, dialogou com Nunes e Tarcísio, e fez questão de elogiar o governador pela postura política.
— Aproveitei para cumprimentar o governador Tarcísio pela firmeza, pela coerência e pelo apoio que ele sempre deixou claro ao presidente Bolsonaro. Foi uma conversa muito boa, muito respeitosa. Recordamos inclusive a visita dele ao Acre, quando foi a Santa Rosa, na inauguração da ponte, e até andou na garupa do Bolsonaro. Foi um momento marcante — afirmou Bocalom.

Tião Bocalom, aproveitou a presença de autoridades na inauguração do SBT News, no auditório do Estúdio 7 do SBT, em Osasco, interior de São Paulo, para uma série de encontros políticos. Foto: captada
A agenda do prefeito em São Paulo ocorre em meio à pré-campanha para o governo do Acre em 2026, na qual Bocalom é um dos nomes declarados, disputando espaço com a vice-governadora Mailza Assis e o senador Alan Rick. Os encontros reforçam sua articulação política em nível nacional e o diálogo com lideranças de diferentes espectros.

O chefe do Executivo municipal conversou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e com o governador paulista, Tarcísio de Freitas. Durante o diálogo, Bocalom fez questão de parabenizar Tarcísio por sua postura política. Foto: captada

Você precisa fazer login para comentar.