fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Vereadores da câmara de Brasiléia realizam a 1º sessão Ordinária com formação das comissões de 2023

Publicado

em

 

Após o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Brasiléia voltou a realizar as atividades legislativas nesta quinta-feira (02) de fevereiro com a primeira Sessão Ordinária de 2023, onde esteve presente o Vice Prefeito Carlinhos do Pelado (PSB) representando o poder executivo, o secretário de Cidadania e Assistência Social Djahilson Américo e os vereadores Marcos Tibúrcio (MDB), Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Lessandro Jorge (Sem Partido), Leonir de Castro (PP) e Rogerio Pontes (PROS).

No inicio da presente sessão o presidente Marcos Tibúrcio (MDB) concedeu a palavra vice-prefeito Carlinhos do pelado (PSB) onde de início parabenizou sua esposa pelo seu aniversario e em seguida felicitou a mesa diretora enfatizando que o poder legislativo trabalha em prol da melhoria de vida do povo Brasileense e as ações do poder executivo para o ano de 2023.

Após a leitura dos documentos encaminhados a câmara, aconteceu a votação das comissões. “As comissões são órgãos técnicos, compostos pelos membros da casa destinados, em caráter permanente ou transitório a estudos, exarar pareceres especializados, realizar investigações e representar o legislativo”.

As comissões permanentes são compostas de três vereadores, com as seguintes denominações:

  • Justiça e redação.
  • Finanças, Orçamento, Produção, Comercio, Obras e Serviços Públicos.
  • Cultura e Assistência Social.

Logo após a votação ocorreu à apuração dos votos e em seguida aqueles parlamentares que obtiveram mais votos tiveram a chance de concorrer as comissões, onde posteriormente em consenso dos vereadores foi decidido qual cargo cada um ocuparia nas comissões.

A primeira Comissão de Justiça e Redação tem como presidente o vereador Lessandro Jorge (Sem Partido), relator vereador Elenilson Cruz (Sem Partido) e membro a vereadora Arlete Amaral (PP).

Já a Comissão de Finanças, Orçamento, Produção, Comercio Obras e Serviços Públicos, tem como presidente o vereador Elenilson Cruz (Sem Partido), relator o vereador Lessandro Jorge (Sem Partido) e membro o vereador Rogerio Pontes (PROS).

A comissão de Cultura e Assistência Social tem como presidente a vereadora Arlete Amaral (PP), como relator o vereador Rogerio Pontes (PROS) e como membro o vereador Leonir Castro (PP).

Durante o grande expediente os vereadores fizeram o uso da tribuna, realizaram indicações de melhorias para a cidade, além de discutirem sobre assuntos pertinentes para a comunidade.

Vereadora Arlete Amaral (PP): A parlamentar no uso de suas atribuições iniciou a sua fala agradecendo a Deus pela sua vida e parabenizando o presidente da câmara Marcos Tibúrcio (MDB) pela ornamentação e acolhimento para com todos que se fizeram presente na 1º sessão ordinária de 2023 e a todos os parlamentares empossados, em especial ao Governador Gladson Camelli (PP) e o Deputado Estadual Tadeu Hassem (REPUBLICANOS). Enfatizou que a prefeita Fernanda Hassem e sabedora da situação das ruas e ramais do município e com o fim da estação chuvosa tem a certeza que os trabalhos serão iniciados para a recuperação dos mesmos. Realizou convite a todos os munícipes para participarem e prestigiarem as sessões desta Casa Legislativa. Que lamenta a ausência de alguns vereadores e sente a falta dos mesmos. Finalizou seu uso na tribuna para informar que terá mais tempo para reivindicar melhorias de forma geral para o município e rogou que Deus a abençoe.

 

 

 

Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido): O parlamentar no uso de suas atribuições começou sua fala parabenizando o seu pai pelo seu aniversário de 71 anos de idade no dia de hoje e em especial agradeceu pela vida de sua mãe. De oportuno o Nobre vereador realizou o pedido na 1ª sessão ordinária à esta casa que possa esta encaminhando a excelentíssima Presidente do Tribunal de Justiça Valdirene Cordeiro que providencie a realização de um Projeto Cidadão em parceria com demais órgãos estaduais e a prefeitura de Brasileia com a Saúde Itinerante, tendo em vista ao momento difícil que se vive principalmente a população carente deste município, enfatizou que também vai requerer ao Deputado Estadual Tadeu Hassem (REPUBLICANOS) que reforce o seu pedido na Câmara de Deputados Estaduais. Finalizou suas palavras defendendo-se de forma tranquila as acusações sobre a sua saída do Partido dos Trabalhadores.

 

 

 

 

Vereador Lessandro Jorge (Sem Partido): O vereador no uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos os presentes no recinto. O parlamentar solicitou a esta casa para que encaminhe um oficio de indicação ao Coordenador do PROCON para realizar fiscalizações nos preços da carne nos açougues e a diferença dos mesmos valores entre açougues e mercados. O vereador parabenizou a área de segurança (Policia Civil, Policia Militar, Policia Penal e GEFRON) pela a sua atuação nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Demonstrou-se indignado com a forma que o Partido dos Trabalhadores tratou a sua expulsão e de seu companheiro de partido o vereador Elenilson Cruz (Sem Partido) e que não reconhece o Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) Cesário Braga como Juiz de Direito para condenar a sua candidatura.

 

 

 

 

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB):  o edil no uso de suas atribuições, deu início ao uso da tribuna cumprimentando aos presente na 1º sessão ordinária de 2023 e os demais que acompanham nas redes sociais e agradecendo a Deus por este momento e a oportunidade de ser o presidente titular da mesa diretora desta casa legislativa e aos vereadores que votarem em sua pessoa. Enfatizou que a votação foi um processo legal e democrático, ocorrendo de forma transparente e que algumas pessoas entraram na justiça para embargar com mandato de segurança a eleição da mesa diretora, desrespeitando o voto de todos os que fizeram parte desta eleição. Cumprimentou a equipe atual desta câmara legislativa e comentou sobre a decisão do Partido dos Trabalhadores sobre a expulsão dos vereadores Elenilson Cruz e Lessandro Jorge, achando covarde a forma que ocorrer a decisão em questão.

Parabenizou o Secretário de Obras o Sr. Lima pelo seu brilhante trabalho mas solicitou que seja realizado a melhoria dos ramais do km 19, precisamente as linha 9, 11 e 12 da BR 317 e das ruas do Bairro Alberto Castro. De oportuno o nobre vereador deixou registrado que esta direção realizará uma sessão solene para dar Título de Honra ao Mérito ao Cidadão Brasileense para as pessoas que residem há muito tempo e que prestam relevantes serviços no município. Realizou o pedido ao Poder Executivo que possa está encaminhando ao setor competente (Setor de Cadastro) que realize o parcelamento das contas dos munícipes como IPTU e multas. Finalizou suas indicações pedindo que o Poder Executivo possa está encaminhando ao Secretário Estadual de Educação a solicitação da realização do pagamento dos salários atrasados dos motoristas de transportes (caminhões) de alunos.

 

Vereador Rogerio Pontes (PROS): no uso de suas atribuições iniciou sua fala tribuna cumprimentando a todos os presentes no recinto. Parabenizou e desejou sucesso aos deputados empossados do Estado do Acre, inclusive os mesmos que o mesmo apoiou nas eleições a deputada Maria Antônia (PP) e o Deputado Federal Eduardo Veloso (UNIÃO). Agradeceu a cada um secretario do município de Brasileia, em nome do secretário o Sr. Lima desejou sucesso a todos, inclusive a secretária de Educação a Professora Francisca que vem desenvolvendo um ótimo trabalho. Parabenizou o presidente de Câmara de vereadores, o senhor Marquinhos Tibúrcio (MDB) e os demais vereadores da mesa diretora. Ressaltou que pretende ir a Cidade de Rio Branco/Acre com o vereador Lessandro Jorge (Sem Partido) ao ITERACRE em busca de informações para a população de Brasileia. Finalizou suas palavras defendendo-se das acusações lançadas sobre a sua pessoa na sessão anterior e desejando sucesso a nova mesa diretora desta casa.

 

 

 

As sessões são transmitidas ao vivo pelo YouTube e Facebook nas paginas da Câmara de Brasiléia e do jornal OaltoAcre todas as terças-Feiras a partir das 8:00 hrs

Comentários

Acre

Fernanda Hassem mobiliza equipe para ações de auxílio às comunidades rurais isoladas após enxurrada

Publicado

em

A Prefeita Fernanda Hassem convocou uma reunião urgente com sua equipe do Comitê de Crise, com o objetivo foi planejar e executar ações imediatas para intervir nas comunidades isoladas pela enchente na zona rural da cidade.

A preocupação aumentou diante do cenário de chuvas diárias, que vêm causando danos em pontes e ramais, deixando 06 comunidades em estado de isolamento.

Fernanda Hassem destacou a preocupação com a necessidade de uma logística maior para atender a zona rural e a cidade. “Nunca na história de Brasiléia aconteceu dificuldades tão grandes na zona rural de Brasiléia, com seis comunidades isoladas e pontes que caíram. Precisamos mobilizar uma logística gigantesca para atender zona rural e a cidade e só com o corpo efetivo da prefeitura não conseguimos”, destacou.

Comunidades atingidas na zona Rural

Km 59, aproximadamente 300 famílias atingidas, 04 pontes caídas, comunidade totalmente isolada.

Comunidade Aurora, Km 75, cerca de 50 famílias atingidas, 07 pontes caídas, comunidade parcialmente isolada.

Ramal do km 84, Arraial dos Burros, em torno de 20 famílias atingidas, 01 ponte de principal acesso, caída, parcialmente isolada.

Ramal do Picadão, Km 69, média de 30 famílias atingidas, 01 ponte caída e 05 linhas de bueiros danificadas, parcialmente isolada.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (24) chuvoso no Norte

Publicado

em

A temperatura pode variar entre 15ºC e 41ºC

O sábado (24) começa com muitas nuvens em todo Norte. Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas são esperadas no Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Tocantins, sul e sudeste amazonense, atingindo cidades como Bragança (PA), Tartarugalzinho (AP), Cerejeiras (RO), Epitaciolândia (AC), Gurupi (TO) e Humaitá (AM). Possibilidade de chuva no sul de Roraima e demais regiões do Amazonas.

Durante a tarde e à noite, a previsão continua a mesma em todo o Norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas fortes e ventos intensos em toda Rondônia, Acre, Tocantins, Nordeste, sudeste e sudoeste paraense, Marajó, Baixo Amazonas, metropolitana de Belém, norte e sul do Amapá, sul, centro e sudoeste amazonense, atingindo cidades como Vilhena (RO), Tarauacá (AC), Dianópolis (TO), Marabá (PA), Macapá (AP) e Boca do Acre (AM).

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, no município de Uiramutã, em Roraima, e a máxima prevista é de 41ºC, na cidade de Barcelos, no Amazonas. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia recebe nova Pá Carregadeira que irá beneficiar infraestrutura do município

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes recebeu nesta sexta-feira, 23, a Deputada Federal Antônia Lúcia na sede da Secretaria de Obras para a entrega de uma Pá Carregadeira.

A máquina no valor de R$ 576 mil é fruto de emenda da parlamentar que é uma grande parceira da gestão. E na ocasião garantiu mais emendas para o município como, a emenda especial para aquisição de um caminhão coletor, motocicletas para associações rurais e um ônibus para a assistência social.

Participaram da solenidade a Secretária de Obras Hiamar Pinheiro, o vereador Nego, secretários municipais e equipe da obras e autoridades eclesiásticas representadas pelo Pastor Lázaro Humberto Lemes.

Para o prefeito Sérgio Lopes, a pá carregadeira vai ajudar não somente na renovação da frota de máquinas pesadas, mas também irá auxiliar na manutenção e reparo de ramais do município.

“Com essa nova aquisição, a gestão municipal pretende reforçar as manutenções periódicas de ramais dentre outros serviços na zona urbana, favorecendo ainda mais o deslocamento da população, e em contrapartida atender as demandas de escoamento da produção dos produtores rurais do município, em nome da população quero agradecer a Deputada Federal Antônia Lúcia que é uma grande parceira de Epitaciolândia e tem nos ajudado muito com destinação de emendas. ”

Em sua fala a Deputada Federal Antônia Lúcia parabenizou o prefeito pelo serviço que vem prestando para toda população, e, reafirmou o seu compromisso de continuar destinando emendas para melhorar a infraestrutura do município.

“Estou muito feliz em poder estar aqui hoje entregando essa máquina, é sempre bom ver os frutos do nosso trabalho, essa máquina sem dúvida vai ajudar muito a toda a população, quero reafirmar o meu compromisso de continuar usando o mandado a que me foi dado pelo povo para trazer benfeitorias como essa para Epitaciolândia. ” Disse a Deputada.

A Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos Hiamar de Paiva Pinheiro agradeceu a todos em especial ao prefeito Sérgio Lopes por buscar recursos junto as bancadas federais para a compra dessa máquina.

“É motivo de gratidão, nosso município tem muito trabalho a ser feito e novos equipamentos como esse vai no ajudar a melhorar a infraestrutura tanto na zona urbana quanto na zona rural. ” Destacou

Já o vereador Nego aproveito para agradecer a Deputada e pedir que a parlamentar destine mais emendas para a compra de caçambas e um caminhão coletor de lixo para resolver de vez a questão da limpeza das ruas.

 

 

 

Comentários

Continue lendo






Em alta