Extra
Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
“O conhecimento liberta o homem, só através do conhecimento o homem é livre e, em sendo livre: ele pode aspirar uma condição melhor de vida para ele e todos os seus semelhantes”.
Centro do Debate
O debate sobre Segurança Pública no País está no centro do debate eleitoral. A escalada da violência, registrada por quase todos os Estados brasileiros e não só no Rio, levou os pré-candidatos a defenderem como prioridade zero o combate ao crime. As propostas vão desde a criação de ministério e agência de segurança, ao aumento dos recursos e o armamento da população.
Sempre em cima do muro!
Marina Silva, da Rede, afirmou que a incapacidade administrativa levou a atual situação: “A intervenção reflete a inação de sucessivos governos que negligenciaram a segurança deixando apenas para os Estados a responsabilidade”.
Fotógrafo ou Vereador?
É impressionante alguns vereadores além de não fazerem nada em prol da população, ainda querem tirar a profissão de outras pessoas, eu Hein RS.
Enquanto Fernanda…
Estava preocupada em minimizar o problema causado por uma das maiores chuvas em Brasiléia, alguns “vereadores” atuavam como fotógrafos, aliás não sei o que é pior o “parlamentar mirim” ou o “fotógrafo”.
Tomaram Doril…
Alguns nomes que se dizem representante da oposição na fronteira, simplesmente foram “ARREBATADOS”, será que foram pro Juruá!?
Vários nomes e nenhum…
Conversam, conversam, conversam e não se entende, sempre foi assim, Emersom,Lira,Valadares e Joelso são alguns nomes que “representam” a oposição em Brasiléia, Talvez seria interessante mesmo, a volta de Alda Pacheco.
Partido Verde
Na última semana várias lideranças do (PV) no estado, estiveram presentes em Brasiléia e Epitaciolândia, vários nomes locais colocaram o nome a disposição do partido, como uma possível e futura pré-candidatura.
Natural da Política
Não apenas no partido verde devem surgir novos nomes, mas também em outros partidos, alguns nomes já são cogitados como pré-candidato a deputado estadual
PIB
O mercado financeiro aumentou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, de 2,70% para 2,80%. Os dados são do Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Há um mês, a perspectiva estava em 2,70%. Para 2019, os economistas mantiveram a previsão em 3,0%.
Inflação
As estimativas de inflação medida pelo IPCA neste ano foram reduzidas pela terceira semana consecutiva, passando de 3,84% para 3,81%. Há um mês, a projeção dos analistas era de 3,95%. Já para o índice de 2019, permaneceu em 4,25%, mesmo porcentual de quatro semanas atrás.
De frente com Dimas deputado Federal Léo de Brito…
Léo você chorou pelo Lula?
Eu chorei de tanto rir, depois que eu vi uma matéria no jornal, de fato que o que aconteceu foi que tirei o meu óculos para tirar suor do meu rosto, mas já chorei muitas vezes de emoção, nas campanhas do PT e nas campanhas do presidente Lula.
Existe uma perseguição política no seu ponto de vista?
O que eu entendo claramente é que nesse momento existe uma perseguição política contra o ex-presidente, entendo que o poder judiciário inventou uma mentira e, precisa seguir adiante nessa mentira, para não se desmoralizar .
Na sua concepção, existiu de fato um golpe?
Claro que sim,o que está em jogo nesse golpe foi anunciado desde 2015, o roteiro desse golpe era tirar a ex- presidente Dilma, condenar e viabilizar eleitoralmente o ex-presidente Lula, prender o ex-presidente e acabar com o registro do PT, tá acontecendo, fato esse em que a democracia brasileira foi atingida quando 54 milhões de votos que foram dados na presidência da presidente Dilma foram literalmente jogados na lata do lixo.
Marcos Alexandre é favorito?
Dimas é claro que não dá para fazer nenhum tipo de prognóstico, o que eu posso dizer, que nós temos o melhor candidato, que tem mais experiência administrativa, portanto mais responsabilidade para tocar os números do estado do Acre, Marcos Alexandre é o candidato que está mais preparado para os desafios que estão colocados para o desenvolvimento do Acre nos próximos quatro anos,Marcos disputa contra um candidato que não tem essa mesma bagagem. Temos plena confiança de que vamos para uma eleição em que vamos defender o legado deixado por Jorge,Binho,e Tião, obviamente inaugurando uma nova fase na frente Popular, fase de uma nova geração.
Partidos políticos…
Olha Gurgel existe a possibilidade de chegarmos até 50 partidos em médio prazo eu acredito, essa pulverização partidária acaba gerando uma dificuldade por parte do eleitor de identificar Quais são as linhas ideológicas e os problemas de cada partido, por isso agora na reforma política aprovamos a cláusula de barreira que vai entrar em vigor agora a partir da eleição de 2018 e aprova o fim das coligações proporcionais, com essa medida acredito que nós vamos racionalizar o sistema partidário, bem Como reduzir o número de partidos e o eleitor vai poder escolher os partidos pelos seus programas, pelo aquilo que eles defendem, que é o ideal em uma democracia forte.
O Partido dos trabalhadores continua sendo o mesmo de sua origem?
Cada vez mais fortalecido, mantemos nossas linhas gerais do ponto de vista ideológico, certeza do socialismo democrático, sempre na defesa dos explorados, de quem não tem, quem não pode, é um partido que trabalha fortemente as suas bases, dialogando com os movimentos sociais, obviamente que se for observar uma conjuntura de 1980 quando o partido foi criado para o ano de 2018,iremos observar pequenas mudanças, tivemos avanços tecnológicos, nós tivemos experiências a queda do muro as realidades conjunturais mas a espinha dorsal do ponto de vista político e ideológico o partido sempre manteve .
você acha que falta políticas publicas para os jovens?
Acredito que podemos avançar ainda mais, jovens de 15 a 29 anos a criação do estatuto da Juventude, Plano Nacional da Juventude, todos eles foram criados pelo poder legislativo e, junto com isso obviamente tivemos aí avanços significativos, como a expansão das Universidades, temos aí quase 9 milhões de jovens que estão nas universidades e institutos Federais, música está funcionando, mas com o Presidente Michel Temer, literalmente alguns processos tivemos problemas, como Prouni, Fieis e Ciência sem Fronteiras ,que foram criados anteriormente, agora temos o programa identidade jovem que permite com que os jovens tenham acesso a transporte intermunicipal gratuito. A meia-entrada e um conjunto de políticas que foram feitas nas diversas áreas da expansão, seja do esporte, cultura ou educação, então, um conjunto de políticas que fizeram avançar de fato essas políticas voltadas aos jovens.
Maioridade Penal
Redução da maioridade penal agrava os problemas da Segurança Pública, se você pegar jovens hoje que comete o ato infracional, que é menor de 18 anos, ele já tem punição, essa condição está prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, se essas medidas não dão conta da ressocialização e também da posição desse jovens, podemos discutir(…) agora daí, você colocar os jovens no Sistema Penitenciário da forma como ele tá hoje, vamos aumentar a violência. Esses jovens irão ser literalmente recrutados pelo crime organizado, logo iremos buscar uma solução, que na verdade, vai aumentar ainda mais a violência, por isso que eu sou contra a redução da maioridade.
Emendas para a Região do Alto Acre…
São muitas… tanto para a cidade, quanto para área rural, vamos instalar uma sede da defensoria pública em parceria, temos emendas destinadas a revitalização de Praças, para problemas na Rede de Prevenção às drogas e as doenças sexualmente transmissíveis, que são males que atingem a juventude, emendas para a educação, são muitas ações de emendas parlamentares, temos mais de 10 milhões emendas parlamentares só para região, Dimas me orgulho de ser o parlamentar que mais tem atuado, estando sempre presente e, também que tem mais destinado recursos para região do alto Acre tenho apoiado as prefeituras independente de siglas partidárias, prefeituras que são do PT como Brasileia e Xapuri e, também as prefeituras de Epitaciolândia e Assis Brasil.
Considerações finais…
Primeiro parabenizar você Dimas Gurgel, pela Coluna que faz bastante sucesso, agradeço ao jornal oaltoacre, dizer que o meu mandato está à disposição para fortalecer cada vez mais as políticas para região e, ser cada vez mais parceiro do nosso povo, da região do alto Acre, um forte abraço a todos.
Comentários
Extra
Mulher em surto psicótico desfere golpes de terçado contra marido dormindo em Rio Branco
Vítima teve orelhas, joelhos e olho direito atingidos; agressora também se feriu e será levada à delegacia após alta médica
Rio Branco, AC – Um ataque brutal chocou moradores do bairro Baixada da Colina, na região do Bosque, na noite desta quinta-feira (03). Gabriel Wanderson das Chagas Andreone Melo, 29 anos, foi surpreendido pela esposa, Gislaine Melo da Silva, 49, enquanto dormia. A técnica em enfermagem aposentada, em aparente surto psicótico, desferiu múltiplos golpes de terçado contra o marido, atingindo sua cabeça, orelhas, joelhos e olho direito.
Cena de horror e intervenção policial
Testemunhas relataram ter visto Gislaine andando pela rua Francisco Ferreira segurando o terçado pouco antes do crime. Ao chegar ao local, a Polícia Militar a encontrou em estado de agitação extrema. Além de ferir o marido, ela havia se cortado com cacos de garrafa. Os policiais precisaram contê-la à força para evitar mais violência.
O SAMU enviou duas ambulâncias: uma para Gabriel, que foi levado em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco, e outra para Gislaine, que apresentava cortes no pescoço, mãos, punhos e pés.
— “A vítima sofreu lesões graves, incluindo um golpe no olho direito. Fizemos a estabilização e o encaminhamos para trauma”, explicou o médico Bryan Doréa, do SAMU.
Gislaine, após receber alta, será levada à Delegacia Especializada para prestar esclarecimentos. A polícia investiga se o surto teve relação com transtornos psiquiátricos pré-existentes ou conflitos domésticos. Enquanto isso, Gabriel segue em observação, com risco de sequelas permanentes.
O caso será encaminhado à Justiça, e a acusada pode responder por tentativa de homicídio, dependendo do laudo médico e do depoimento das partes envolvidas.
Comentários
Extra
Juiz nega justiça gratuita a acusado de feminicídio que matou ex-esposa a facadas

Réu no caso Paula Gomes terá de arcar com custos processuais e enfrenta agravante por crime na frente da filha
Magistrado também manteve agravante de crime cometido na frente da filha; próximo passo será audiência de julgamento
Rio Branco, AC – O juiz Alesson Bráz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, negou o pedido de justiça gratuita para Jairton Silveira Bezerra, acusado de assassinar a ex-esposa, Paula Gomes da Costa, em outubro do ano passado. O magistrado também manteve a causa de aumento de pena pelo crime ter sido cometido na presença da filha do casal.
A defesa de Jairton argumentou que a criança não teria presenciado o crime, mas o juiz considerou que há indícios nos autos de que a menor testemunhou o ataque. Além disso, o réu não comprovou insuficiência de recursos para arcar com as despesas processuais, sendo intimado a apresentar documentação que sustente novo pedido.
Crime brutal em via pública
Paula Gomes foi morta com dez facadas na Estrada da Porto Acre, no bairro Alto Alegre, enquanto caminhava com a filha e o sogro. Após o assassinato, Jairton fugiu com a criança, mas foi preso em 6 de novembro ao se apresentar na Delegacia de Flagrantes.
O processo tem prioridade, e a próxima etapa será a marcação da audiência de instrução e julgamento. O Ministério Público do Acre sustenta que o crime foi um feminicídio, com agravante pela exposição da filha à violência.
A decisão judicial reforça a tese da acusação de que o crime foi cometido com crueldade e diante de testemunha vulnerável. Caso condenado, Jairton pode ter a pena aumentada em um terço. A defesa ainda pode recorrer, mas o andamento processual segue em direção ao júri.
Comentários
Extra
Governo do Acre e consórcio de resíduos sólidos reforçam parceria para eliminar lixões no estado
O reforço nas ações para resolver o problema dos resíduos sólidos e acabar com lixões a céu aberto no Acre foi o objetivo de reunião entre o secretário da Representação do Governo do Acre (Repac), Fabio Rueda, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Estado do Acre (Cinreso/AC), Emerson Leão.
O encontro, realizado nesta quarta-feira, 2, na sede da Repac, em Brasília (DF), também tratou sobre medidas práticas de suporte ao programa Recicla Acre, que deverá ser lançado ainda este mês no estado, via Cinreso e parceiros, visando à coleta seletiva e à educação ambiental nas escolas.

Secretário da Repac, Fabio Rueda (à esquerda) e diretor executivo do Cinreso, Emerson Leão, dialogaram sobre soluções para problema dos lixões no estado. Foto: Priscila Ribeiro/Repac
“Essa é uma pauta muito importante para as prefeituras e para o governo do Estado e, por determinação do governador Gladson Camelí, estamos acompanhando as boas práticas nessa área existentes no país, para possibilitar a adoção daquilo que se ajusta ao estado, observando as peculiaridades de cada município”, explicou o secretário Fabio Rueda.
Em meados de março, com apoio do governo do Estado, por meio da Repac, foi assinado, em Timbó (SC), um termo de cooperação técnica entre prefeitos acreanos e catarinenses – via consórcios intermunicipais representativos das respectivas prefeituras – visando resolver o problema dos lixões a céu aberto e à implantação de aterros sanitários no estado.
“Estamos juntos, buscando soluções”, disse Fábio Rueda. O secretário entende que a reprodução de boas práticas existentes é um caminho, sendo inclusive observadas as dificuldades específicas dos municípios, como aqueles de regiões mais isoladas do estado.
O programa
De acordo com Emerson Leão, o Recicla Acre abrangerá os 22 municípios do estado com coleta seletiva e educação ambiental nas escolas e, por isso, é importante a parceria com o governo. O gestor relatou também que estão sendo buscadas empresas que se interessem em comprar os resíduos recicláveis do estado que forem coletados por meio do programa.
Ainda, mencionou a dificuldade para resolver o problema dos lixões nos municípios, especialmente os mais isolados – Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter – “uma vez que, pelo próprio isolamento, é difícil o trabalho consorciado entre municípios”. Mas ressaltou a busca por soluções para investir na reciclagem: “Acredito que, até o início do ano que vem, o Acre será o primeiro estado do Brasil a encerrar 100% as atividades dos lixões”.
Você precisa fazer login para comentar.