fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

Publicado

em

“O conhecimento liberta o homem, só através do conhecimento o homem é livre e, em sendo livre: ele pode aspirar uma condição melhor de vida para ele e todos os seus semelhantes”.

 

Centro do Debate

O debate sobre Segurança Pública no País está no centro do debate eleitoral. A escalada da violência, registrada por quase todos os Estados brasileiros e não só no Rio, levou os pré-candidatos a defenderem como prioridade zero o combate ao crime. As propostas vão desde a criação de ministério e agência de segurança, ao aumento dos recursos e o armamento da população.

Sempre em cima do muro!

Marina Silva, da Rede, afirmou que a incapacidade administrativa levou a atual situação: “A intervenção reflete a inação de sucessivos governos que negligenciaram a segurança deixando apenas para os Estados a responsabilidade”.

Fotógrafo ou Vereador?

É impressionante alguns vereadores além de não fazerem nada em prol da população, ainda querem tirar a profissão de outras pessoas, eu Hein RS.

Enquanto Fernanda…

Estava preocupada em minimizar o problema causado por uma das maiores chuvas em Brasiléia, alguns “vereadores” atuavam como fotógrafos, aliás não sei o que é pior o “parlamentar mirim” ou o “fotógrafo”.

Tomaram Doril…

Alguns nomes que se dizem representante da oposição na fronteira, simplesmente foram “ARREBATADOS”, será que foram pro Juruá!?

Vários nomes e nenhum…

Conversam, conversam, conversam e não se entende, sempre foi assim, Emersom,Lira,Valadares e Joelso são alguns nomes que “representam” a oposição em Brasiléia, Talvez seria interessante mesmo, a volta de Alda Pacheco.

Partido Verde

Na última semana várias lideranças do (PV) no estado, estiveram presentes  em Brasiléia e Epitaciolândia, vários nomes locais colocaram o nome a disposição do partido, como uma possível e futura pré-candidatura. 

Natural da Política

Não apenas no partido verde devem surgir novos nomes, mas também em outros partidos, alguns nomes já são cogitados como pré-candidato a deputado estadual

PIB

mercado financeiro aumentou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, de 2,70% para 2,80%. Os dados são do Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Há um mês, a perspectiva estava em 2,70%. Para 2019, os economistas mantiveram a previsão em 3,0%. 

Inflação

As estimativas de inflação medida pelo IPCA neste ano foram reduzidas pela terceira semana consecutiva, passando de 3,84% para 3,81%. Há um mês, a projeção dos analistas era de 3,95%. Já para o índice de 2019, permaneceu em 4,25%, mesmo porcentual de quatro semanas atrás.


De frente com Dimas deputado Federal Léo de Brito…

Léo você chorou pelo Lula?

Eu chorei de tanto rir, depois que eu vi uma matéria no jornal, de fato que o que aconteceu foi que  tirei o meu óculos para tirar suor do meu rosto, mas já chorei muitas vezes de emoção, nas campanhas do PT e nas campanhas do presidente Lula.

Existe uma perseguição política no seu ponto de vista?

O que eu entendo claramente é que nesse momento existe uma perseguição política  contra o ex-presidente,  entendo  que o poder judiciário inventou uma mentira e, precisa seguir adiante nessa mentira, para não se desmoralizar .

Na sua concepção, existiu de fato um golpe?

Claro que sim,o que está em jogo nesse golpe  foi anunciado desde 2015, o roteiro desse golpe  era tirar a ex- presidente Dilma, condenar e viabilizar eleitoralmente o ex-presidente Lula, prender o ex-presidente e  acabar com o registro do PT, tá acontecendo,  fato esse em que a democracia brasileira  foi atingida quando 54 milhões  de votos que foram dados na presidência da presidente Dilma foram literalmente jogados na lata do lixo.

Marcos Alexandre é favorito?

Dimas é claro que não dá para fazer nenhum tipo de prognóstico, o que  eu posso dizer, que nós temos o melhor candidato, que tem mais experiência administrativa,  portanto mais responsabilidade para tocar os números do estado do Acre, Marcos Alexandre é o candidato que está mais preparado para os desafios que estão colocados para o desenvolvimento do Acre nos próximos quatro anos,Marcos disputa contra um candidato que não tem essa mesma bagagem.  Temos plena confiança de que vamos para uma eleição em que vamos defender o legado deixado por  Jorge,Binho,e Tião,  obviamente inaugurando uma nova fase na frente Popular, fase de uma nova geração.

Partidos políticos…

Olha Gurgel existe  a possibilidade de chegarmos  até 50 partidos em médio prazo eu acredito,  essa pulverização partidária  acaba gerando uma dificuldade por parte do eleitor de identificar Quais são as linhas ideológicas e os problemas de cada partido, por isso  agora na reforma política aprovamos a cláusula de barreira que  vai entrar em vigor agora a partir da eleição de 2018 e aprova o fim das coligações proporcionais, com essa medida acredito que nós vamos racionalizar o sistema partidário, bem  Como reduzir o número de partidos e o eleitor vai poder  escolher os partidos pelos seus programas, pelo aquilo que eles defendem, que é o ideal em uma democracia forte.

O Partido dos trabalhadores continua sendo o mesmo de sua origem?

Cada vez mais fortalecido,  mantemos nossas linhas gerais do ponto de vista ideológico, certeza do socialismo democrático, sempre na defesa dos explorados,  de quem não tem, quem não pode, é um partido  que trabalha fortemente as suas bases, dialogando com os movimentos sociais, obviamente que se for observar uma conjuntura de 1980  quando o partido foi criado para o ano de 2018,iremos observar pequenas mudanças,  tivemos avanços tecnológicos, nós tivemos experiências a queda do muro as realidades conjunturais mas a espinha dorsal do ponto de vista político e ideológico o partido sempre manteve .

você acha que falta políticas publicas para os jovens?

Acredito que  podemos avançar ainda mais, jovens de 15 a 29 anos a criação do estatuto da Juventude,  Plano Nacional da Juventude, todos eles foram criados pelo poder legislativo e, junto com isso obviamente tivemos aí avanços significativos, como a expansão das Universidades, temos aí quase 9 milhões de jovens que estão nas universidades e institutos Federais, música está funcionando, mas com  o Presidente Michel Temer, literalmente alguns processos  tivemos problemas, como Prouni,  Fieis e Ciência sem Fronteiras ,que foram criados anteriormente, agora temos o programa identidade jovem que permite com que os jovens tenham  acesso a transporte intermunicipal gratuito. A meia-entrada e um conjunto de políticas que foram feitas nas diversas áreas da expansão, seja do esporte, cultura ou educação, então, um conjunto de políticas que fizeram avançar de fato essas políticas voltadas aos jovens.

Maioridade Penal

Redução da maioridade penal  agrava os problemas da Segurança Pública, se você pegar jovens hoje  que comete o ato infracional, que é menor de 18 anos,  ele já tem punição, essa condição está prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente,  se essas medidas  não dão conta da ressocialização e também da posição desse jovens,  podemos discutir(…) agora daí, você colocar os jovens no Sistema Penitenciário da forma como ele tá hoje,  vamos aumentar a violência.  Esses jovens irão ser literalmente recrutados pelo crime organizado, logo iremos buscar uma solução,  que na verdade, vai aumentar ainda mais  a violência, por isso que eu sou contra a redução da maioridade.

Emendas para a Região do Alto Acre…

São muitas… tanto para a cidade, quanto para área rural, vamos instalar uma sede da defensoria pública em parceria, temos emendas destinadas  a  revitalização de Praças, para problemas na Rede de Prevenção às drogas e as doenças sexualmente transmissíveis, que são males que atingem a juventude, emendas para a  educação, são muitas ações de emendas parlamentares, temos mais de 10 milhões emendas parlamentares só para região, Dimas me orgulho de ser o parlamentar que mais tem atuado, estando sempre presente e, também que tem mais destinado recursos para região do alto Acre tenho apoiado as prefeituras independente de siglas partidárias, prefeituras que são do PT como  Brasileia e Xapuri e, também as prefeituras de Epitaciolândia e Assis Brasil.

Considerações finais…

Primeiro parabenizar você Dimas Gurgel, pela Coluna que faz bastante sucesso,  agradeço ao jornal oaltoacre,  dizer que o meu mandato está à disposição para fortalecer cada vez mais  as políticas  para região e, ser cada vez mais parceiro do nosso povo, da região do alto Acre, um forte abraço a todos.

Comentários

Continue lendo

Extra

Após perder o bebê, jovem vítima de acidente grave em Brasiléia não sobrevive na UTI de Rio Branco

Publicado

em

Grave Acidente em Brasiléia Resulta em Trágica Perda de Jovem Grávida após Luta na UTI

Na última sexta-feira, dia 26 de abril, Evelyn Dias Vitória Carioca, uma jovem de 17 anos, filha de Sandré Elias Teixeira, foi a óbito após uma árdua batalha na UTI do Hospital da Capital, Rio Branco.

O trágico incidente remonta ao fatídico dia 17 de março, quando um grave acidente envolvendo duas motocicletas ocorreu no bairro Ferreira Silva, na parte alta da cidade de Brasiléia. Entre os feridos, estavam quatro jovens, todos impactados pela violência do choque.

Lucas Pereira Melo, de 22 anos, sofreu fraturas graves na tíbia e fíbula, sendo considerado o mais crítico dos casos. Paulo Henrique Barbosa, de 18 anos, registrou uma fratura no pé esquerdo. Evelyn Dias Vitória Carioca, então grávida, enfrentou uma fratura na tíbia e em um dos pés. Além deles, uma menor de 15 anos, identificada apenas como A. K. S., sofreu cortes na cabeça e escoriações pelo corpo.

O socorro foi imediato, com todas as ambulâncias disponíveis de Brasiléia e Epitaciolândia sendo acionadas para prestar os primeiros socorros e transferir os feridos para o Hospital Regional do Alto Acre. Entretanto, diante da gravidade dos ferimentos, três dos envolvidos, incluindo Lucas e Evelyn, foram encaminhados para a Capital.

O caso de Evelyn foi particularmente delicado. Além das lesões físicas decorrentes do acidente, a perda do bebê agravou ainda mais sua condição. Ao longo de aproximadamente um mês e uma semana, Evelyn lutou bravamente na UTI, enfrentando não menos que oito cirurgias. Durante esse período, familiares e amigos mobilizaram campanhas de doação de sangue em seu nome, na esperança de contribuir para sua recuperação.

No entanto, na sexta-feira, a triste notícia pegou a todos. Apesar de todos os esforços da equipe médica e do apoio de familiares e amigos, Evelyn não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A causa do acidente ainda está sendo investigada pelas autoridades policiais, que buscam esclarecer as circunstâncias que levaram a essa tragédia. Entre as hipóteses em análise estão uma possível invasão de preferencial e uma tentativa de ultrapassagem que resultou em uma colisão frontal entre as motocicletas.

Em dialogo com familiares de Evelyn, foi repassado a nossa equipe do Jornal OAltoAcre que os mesmos estão mobilizando uma nova campanha, desta vez, para trazer o corpo da vitima para a cidade de Brasiléia além dos custeios para os mantimentos.

Veja a matéria do acidente:

Acidente envolvendo duas motos registra vários feridos em Brasiléia; um em estado grave

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovens são vítimas de tentativa de homicídio na zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

As autoridades policiais da fronteira do Acre, Polícia civil e Militar, estão envolvidas na tentativa de localizar os envolvidos em uma dupla tentativa de homicídio ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 25, se estendendo até a manhã desta sexta, dia 26.

Dois jovens com idades de 16 e 17 anos, estavam trafegando em uma moto nas proximidades do Tucunduba, já dentro dos limites territoriais do município de Epitaciolândia, que tem acesso pelo km 31 da BR 317.

As primeiras informações passadas as autoridades, que estão sendo investigadas para ver se condiz com a verdade, seria que os menores foram surpreendidos por um defeito na motocicleta e para a surpresa dos dois, um grupo de aproximadamente seis indivíduos, aparecem armados e teriam iniciado os disparos.

O menor de 16 anos teria caído no local após ser alvejado várias vezes e o segundo, de 17, conseguiu fugir do cerco mesmo baleado por diversas vezes pelo corpo e se escondeu por dentro do mato.

Somente pela manhã, com o dia claro, este conseguiu pedir socorro. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionada e resgatou o jovem até o hospital regional em Brasiléia.

O primeiro, de 16 anos, foi resgatado ainda na noite desta quinta, por uma equipe da Poícia Militar, foi transferido para Rio Branco, onde passará por cirurgia. O de 17 anos está sendo avaliado pela equipe médica, para saber se vai ser necessário sua transferência para a capital do Acre.

O caso está sendo acompanhado pela equipe do delegado titular do Município, Eustáquio Nomerg e sua equipe de investigadores.

Comentários

Continue lendo

Extra

Independência vence campeonato acreano e garante vaga na série D do Brasileirão

Publicado

em

LEÔNIDAS BADARO

Quase três décadas depois, o Tricolor de Aço é campeão acreano de futebol. Nesta quinta-feira, 25, o Independência entrou em campo no Florestão precisando de uma vitória simples para “levantar” o troféu, o que não acontecia desde o ano de 1998.

O Tricolor de Aço não tomou conhecimento do São Francisco, venceu por 4 a 1 e fez a festa do tradicional torcedor.

Os gols do título foram marcados por Ruan, Reginaldo, Leozinho e Matheus. Keslley fez o gol de honra do São Chico.

Humaitá vence Rio Branco e garante o vice

No primeiro jogo da última rodada, o Humaitá venceu o Rio Branco por 3 a 0, ficou com o vice-campeonato e garantiu vaga nas competições nacionais do próximo ano.

Com a derrota, o Estrelão, que era o atual campeão, fica sem calendário nacional em 2025.

FOTOS: JOHN LENNON

Comentários

Continue lendo