Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, Economia e Atualidades

Publicado

em

“Pagamos impostos de Países europeus e, temos serviços públicos de Países Africanos”

A gladiadora(…)

A senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman (RS), afirmou nesta quarta-feira (13/12) que o partido não vai aceitar “um julgamento sem provas”, referindo-se ao processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4). “Se for preciso, vamos pra frente do tribunal”, completou a petista.

Alfinetada de Ciro!

Em vídeo divulgado nesta terça-feira, 12, pelas redes sociais, Ciro disse que, apesar da presunção de inocência a qual Lula tem direito, “não se pode inverter as coisas” e “Justiça boa é Justiça rápida”.

 ‘Não quero ser candidato se for culpado’, diz Lula

O tesoureiro nacional do PT, Emídio de Souza rebateu a declaração. “Justiça boa não é a rápida nem a lenta . É a justa. A que não queima etapas. A que se guia pela regra não por quem é o réu. Ciro é tão apressado quanto a própria Justiça”, afirmou.

Disputa!

Todos sabem que a campanha para o governo do Acre em 2018, será uma das mais disputadas da história, de um lado o pré-candidato a função Pública  de governador Senador Gladson Cameli, do outro  o pré-candidato Marcus Alexandre, prefeito atual da Capital do Acre.

Mais Afinco…

São longos e duradouros anos do partido dos trabalhadores detendo o poder no Acre, posteriormente o poder econômico de alguns membros do partido são gigantes, qualquer candidato que queira tirar o (PT) do poder, terá que lutar com afinco.

Mudanças

O Reitor da Universidade Federal do Acre entra no embalo da Rede de Marina Silva e Carlos Gomes, para ser pré-candidato ao Senado da República. A porta-voz do partido, aliás, prestigiará a filiação de Kinpara. Minoru foi militante petista durante muitos anos.

Do ‘’Céu Ao Inferno’’

Podemos dizer que assim foi o mandato de alguns parlamentares mirim na fronteira, basta analisar alguns…

Valadares Neto

Iniciou no parlamento mirim por conta de uma decisão judicial, reivindicou, lutou, gritou… Mas acabou onde estava.

Messias Lopes

Iniciou o ano pesando em suas costas, uma forte acusação de estupro de uma menor, fato esse que corre em segredo de justiça, mas termina o ano em grande estilo com aprovação de projetos importantes para o município de Epitaciolândia.

Mercosul

União Europeia e o Mercosul vão continuar a tentar, em 2018, chegar a um acordo de livre-comércio, após as reuniões em Buenos Aires, disse o secretário Comércio Exterior da França. “Não há acordo em Buenos Aires. Há trabalho a ser feito”, afirmou à imprensa Jean Baptiste Lemoyne, nesta quarta-feira (13).

Futebol?

MANAUS – Um tiroteio durante uma partida de futebol no bairro da Compensa, na zona oeste de Manaus, deixou seis mortos e quatro pessoas feridas. O crime aconteceu na noite de terça-feira,12, no campo de futebol do Centro Social Urbano (CSU) do bairro.

100 tiros

De acordo com testemunhas, cerca de 100 tiros de metralhadora e pistola foram desferidos em direção aos jogadores por dois homens encapuzados que estavam em um veículo utilitário e uma motocicleta.

De frente com Dimas Gurgel Gislene Salvatierra, fundadora da (ALAB) em Brasiléia.

A academia de letras já existia no Acre?

Sim, Foi fundada em Brasileia 14 de setembro de 2007, é filiada à confederação das academias de letras e artes do Brasil, é uma entidade sem fins lucrativos de caráter cultural e cientifico.

Como ela é mantida?

Esperamos um conselho formado para que haja recursos para (Alab), por enquanto a academia de letras e artes de Brasiléia não possui nada em caixa, iremos reiniciar o trabalho que foi  muito comprometido devido as grandes enchentes, tivemos documentos perdidos e, somente agora podemos reiniciar suas funções.

Qual a importância para o município?

A (Alab) visa a formação intelectual, com o objetivo de congregar, prestigiar e amparar a sociedade intelectual, a criação interaria de todas as formas.

Público Alvo.

Não é apenas para escritores e poetas e, sim para todo tipo de criações e todas as formas, exemplo: Músicos, artesões, por isso que é chamada academia de letras e artes. Nãose trata apenas de linguística, mas de artes também.

Alab é apolítica?

É uma instituição que não tem preocupações políticas partidárias e nem religiosas, onde seus titulares podem contribuir e colaborar para o aperfeiçoamento da informação, por ser investigações no que diz respeito a cultura, história, educação, folclore, pedagogia, literatura, sociologias, linguística, meio ambiente, teatro, música, matemática, pesquisas e a defesa do patrimônio histórico cultural.

Ligação com a juventude.

Queremos deixar um legado para a juventude, dando continuidade para o nosso trabalho.

O que pretendem fazer?

O resultado dos estudos, investigações, bem como todos os resultados da academia, queremos que esses resultados sejam publicados em uma revista ou em um jornal, próprio, designado o canto poético da fronteira.

Objetivo da academia.

Queremos nesse momento sentir que a população está interessada em contribuir, para que nós, enquanto (ALAB) façamos esse trabalho.

Considerações finais

Agradeço pelo espaço em sua coluna. Queremos contar com a presença de todos na reabertura da academia, que será amanhã a partir das 19 e 30 no auditório do Centro Cultural de Brasiléia.

 

A cultura é muito importante, precisa ter continuidade.

Gislene Salvatierra.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato

A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal

Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.

Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.

No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.

Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco

Publicado

em

Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia

Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.

Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.

“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.

Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.

De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.

VEJA VÍDEO

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Corpo com mãos amarradas é encontrado boiando no Igarapé São Francisco, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima apresentava perfuração no peito e sinais de agressão; Polícia Civil investiga homicídio

O corpo encontrado boiando na manhã desta quinta-feira (25) no Igarapé São Francisco, no bairro Conquista, em Rio Branco, foi identificado como sendo de Weligton Carlos Martins Werklaenhg, de 48 anos.

De acordo com informações repassadas por familiares, Weligton estava desaparecido desde a semana passada, quando foi visto pela última vez.

A perícia inicial realizada no local constatou que a vítima foi atingida por um golpe de faca na região do peito e apresentava indícios de agressões físicas anteriores à morte.

Ainda segundo a família, Weligton morava nas proximidades do Conjunto Manoel Julião.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a motivação e a autoria do crime.

Comentários

Continue lendo