fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, Economia e Atualidades

Publicado

em

“Pagamos impostos de Países europeus e, temos serviços públicos de Países Africanos”

A gladiadora(…)

A senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman (RS), afirmou nesta quarta-feira (13/12) que o partido não vai aceitar “um julgamento sem provas”, referindo-se ao processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4). “Se for preciso, vamos pra frente do tribunal”, completou a petista.

Alfinetada de Ciro!

Em vídeo divulgado nesta terça-feira, 12, pelas redes sociais, Ciro disse que, apesar da presunção de inocência a qual Lula tem direito, “não se pode inverter as coisas” e “Justiça boa é Justiça rápida”.

 ‘Não quero ser candidato se for culpado’, diz Lula

O tesoureiro nacional do PT, Emídio de Souza rebateu a declaração. “Justiça boa não é a rápida nem a lenta . É a justa. A que não queima etapas. A que se guia pela regra não por quem é o réu. Ciro é tão apressado quanto a própria Justiça”, afirmou.

Disputa!

Todos sabem que a campanha para o governo do Acre em 2018, será uma das mais disputadas da história, de um lado o pré-candidato a função Pública  de governador Senador Gladson Cameli, do outro  o pré-candidato Marcus Alexandre, prefeito atual da Capital do Acre.

Mais Afinco…

São longos e duradouros anos do partido dos trabalhadores detendo o poder no Acre, posteriormente o poder econômico de alguns membros do partido são gigantes, qualquer candidato que queira tirar o (PT) do poder, terá que lutar com afinco.

Mudanças

O Reitor da Universidade Federal do Acre entra no embalo da Rede de Marina Silva e Carlos Gomes, para ser pré-candidato ao Senado da República. A porta-voz do partido, aliás, prestigiará a filiação de Kinpara. Minoru foi militante petista durante muitos anos.

Do ‘’Céu Ao Inferno’’

Podemos dizer que assim foi o mandato de alguns parlamentares mirim na fronteira, basta analisar alguns…

Valadares Neto

Iniciou no parlamento mirim por conta de uma decisão judicial, reivindicou, lutou, gritou… Mas acabou onde estava.

Messias Lopes

Iniciou o ano pesando em suas costas, uma forte acusação de estupro de uma menor, fato esse que corre em segredo de justiça, mas termina o ano em grande estilo com aprovação de projetos importantes para o município de Epitaciolândia.

Mercosul

União Europeia e o Mercosul vão continuar a tentar, em 2018, chegar a um acordo de livre-comércio, após as reuniões em Buenos Aires, disse o secretário Comércio Exterior da França. “Não há acordo em Buenos Aires. Há trabalho a ser feito”, afirmou à imprensa Jean Baptiste Lemoyne, nesta quarta-feira (13).

Futebol?

MANAUS – Um tiroteio durante uma partida de futebol no bairro da Compensa, na zona oeste de Manaus, deixou seis mortos e quatro pessoas feridas. O crime aconteceu na noite de terça-feira,12, no campo de futebol do Centro Social Urbano (CSU) do bairro.

100 tiros

De acordo com testemunhas, cerca de 100 tiros de metralhadora e pistola foram desferidos em direção aos jogadores por dois homens encapuzados que estavam em um veículo utilitário e uma motocicleta.

De frente com Dimas Gurgel Gislene Salvatierra, fundadora da (ALAB) em Brasiléia.

A academia de letras já existia no Acre?

Sim, Foi fundada em Brasileia 14 de setembro de 2007, é filiada à confederação das academias de letras e artes do Brasil, é uma entidade sem fins lucrativos de caráter cultural e cientifico.

Como ela é mantida?

Esperamos um conselho formado para que haja recursos para (Alab), por enquanto a academia de letras e artes de Brasiléia não possui nada em caixa, iremos reiniciar o trabalho que foi  muito comprometido devido as grandes enchentes, tivemos documentos perdidos e, somente agora podemos reiniciar suas funções.

Qual a importância para o município?

A (Alab) visa a formação intelectual, com o objetivo de congregar, prestigiar e amparar a sociedade intelectual, a criação interaria de todas as formas.

Público Alvo.

Não é apenas para escritores e poetas e, sim para todo tipo de criações e todas as formas, exemplo: Músicos, artesões, por isso que é chamada academia de letras e artes. Nãose trata apenas de linguística, mas de artes também.

Alab é apolítica?

É uma instituição que não tem preocupações políticas partidárias e nem religiosas, onde seus titulares podem contribuir e colaborar para o aperfeiçoamento da informação, por ser investigações no que diz respeito a cultura, história, educação, folclore, pedagogia, literatura, sociologias, linguística, meio ambiente, teatro, música, matemática, pesquisas e a defesa do patrimônio histórico cultural.

Ligação com a juventude.

Queremos deixar um legado para a juventude, dando continuidade para o nosso trabalho.

O que pretendem fazer?

O resultado dos estudos, investigações, bem como todos os resultados da academia, queremos que esses resultados sejam publicados em uma revista ou em um jornal, próprio, designado o canto poético da fronteira.

Objetivo da academia.

Queremos nesse momento sentir que a população está interessada em contribuir, para que nós, enquanto (ALAB) façamos esse trabalho.

Considerações finais

Agradeço pelo espaço em sua coluna. Queremos contar com a presença de todos na reabertura da academia, que será amanhã a partir das 19 e 30 no auditório do Centro Cultural de Brasiléia.

 

A cultura é muito importante, precisa ter continuidade.

Gislene Salvatierra.

Comentários

Continue lendo

Extra

Professor é condenado por desacato, resistência e agressão após obstruir abordagem policial em Assis Brasil

Publicado

em

Comarca de Assis Brasil, cidade localizada na fronteira com o Peru – Foto: Divulgação

Homem foi sentenciado a 8 meses de prisão e indenização por danos morais após tumultuar intervenção policial.

O desfecho de um episódio ocorrido em dezembro de 2021, em Assis Brasil, foi marcado esta semana pelo encerramento do processo criminal envolvendo um professor local. O indivíduo foi considerado culpado por desacato e resistência à autoridade, após ter atrapalhado uma abordagem policial e empregado força física contra os agentes da lei.

Segundo os registros, o incidente teve início durante uma abordagem policial a um indivíduo que anteriormente havia evadido de uma blitz policial. Nesse momento, um terceiro interveniente, identificado como o professor em questão, interrompeu os policiais e instruiu o abordado a não obedecer às ordens policiais. Alegando que a Polícia Civil deveria intimar o indivíduo e que ele poderia comparecer à delegacia posteriormente para prestar esclarecimentos, o professor interferiu de forma decisiva na ação policial em curso.

Diante da obstrução à intervenção policial, os agentes deram voz de prisão ao professor, que resistiu à detenção, empurrando os policiais. Em resposta, os policiais revidaram, algemaram o indivíduo e o conduziram à delegacia. A prisão em flagrante foi validada pelo juízo da comarca de Assis Brasil, e em audiência subsequente, o professor alegou abuso de autoridade por parte dos policiais. Entretanto, sua tese não foi acatada pela justiça, resultando na condenação a 8 meses de prisão.

Mesmo em grau de recurso, o Tribunal de Justiça do Acre manteve a sentença condenatória, reforçando os argumentos que levaram à condenação inicial. Além da pena de prisão, o professor também foi condenado na esfera cível a indenizar os policiais em 2 mil reais, como compensação por danos morais causados pelos xingamentos proferidos durante o ocorrido.

O processo permanece confidencial para preservar a identidade do acusado, conforme determinação judicial.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO PRESENCIAL SRP N.º 003/2024.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 19/04/2024 à 30/04/2024.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço por item.

DATA DA ABERTURA: 02 de maio de 2024.

HORARIO: 08h00min (oito horas).

LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC.

OBJETO: Contratação de empresa especializada no fornecimento de material de expediente visando atender as necessidades do Município de Epitaciolândia/AC. 

As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Comissão Municipal de Contratação, Portal de Licitação do Tribunal de Contas do Estado do Acre, site do município ou através do e-mail: [email protected]

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia/AC, 19 de abril de 2024.

Agleison Rodrigues dos Santos

Agente de Contratação

Decreto n° 003/2024

Comentários

Continue lendo

Extra

Acadêmicos de medicina em universidade federal de Pando denunciam violação de direitos no País

Publicado

em

Uma advogada que está representando um grupo de mais de 20 estudantes brasileiros, que buscam o sonho de se formar em medicina na Bolívia, está denunciando uma série de violações de direitos previstos em Lei, que não vem sendo respeitado pela Universidade Amazônica de Pando – UAP.

Casos de violações em diversas áreas são feitos todos os anos, uma vez que os estrangeiros, na maioria brasileiros, são os que mais pagam taxas e na prática, mantém os as instituições públicas e privadas na fronteira.

Na cidade de Cobija, capital do estado de Pando/Bolívia, com pouco menos de 100 mil habitantes, já possui três faculdades na área da medicina, sendo duas particulares e uma federal. Já foi denunciado que essas instituições praticam bullying contras os acadêmicos que atrasam suas mensalidades, além de taxas as vezes consideradas abusivas para que possam fazer provas, ou entrar na sala de aula.

Advogada Angeles Cardozo Guzman, os direitos previstos em Lei, não estão sendo respeitados

Segundo a advogada Angeles Cardozo Guzman, os direitos previstos em Lei, não estão sendo respeitados e algumas respostas que foram solicitadas, não estão sendo dadas para que possam garantir a Constituição Política do Estado.

Denunciam que os pagamentos de matrículas são mais caros para os estrangeiros, além do mais grave, como supostas importunações sexuais, docentes que querem ‘favores íntimos’ para que possam passar de semestre, discriminação, violência psicológica, e por fim, extorsões financeiras.

Também denunciam que os docentes querem a mudança nos planos de estudos para que possam cumprir suas matérias, mas, não querem ajudar os acadêmicos, além da direção ser obtusa quando é procurada pelos alunos.

Uma ação foi impetrada para que as normas fossem cumpridas, sendo dada causa ganha aos alunos, mesmo assim, nada está sendo cumprido. Angeles Cardozo comunicou que, caso esta pauta não seja resolvida em breve, estará indo até Brasília/DF, para denunciar às autoridades do Itamaraty e no Senado Brasileiro.

Com apoio do jornalista Hugo Mopi Soliz – Canal Pando Vision

Comentários

Continue lendo