Geral
Xapuri se prepara para alavancar turismo durante a festa de São Sebastião
Todo mês de janeiro, a cidade de Xapuri, conhecida como a capital cívica do Acre, se torna também a capital religiosa do estado, em razão da Festa do Padroeiro, São Sebastião, uma das maiores e mais importantes manifestações populares desta parte da Amazônia.
O santo protetor contra as guerras e pestes também é patrono de outras cidades acreanas, como Epitaciolândia e Jordão, mas é em Xapuri que a força e o esplendor da fé no soldado do romano, martirizado pelo imperador Diocleciano, se manifesta de maneira mais intensa e fervorosa.
As origens da festa remontam às vésperas da Revolução Acreana, quando um grupo de católicos percorreu as ruas do pequeno vilarejo de Mariscal Sucre, no dia 20 de janeiro de 1902, rogando paz e proteção diante da iminência do movimento armado que eclodiria no dia 6 de agosto daquele mesmo ano.
No curso dos anos, alimentada tanto pela fé quanto pela força da produção da borracha e da castanha, a festa cresceu e se tornou o maior referencial religioso-cultural da cidade. Desde os primórdios até os dias atuais, os festejos de São Sebastião representam o grande momento do ano para muita gente em Xapuri.
Anualmente, nesta época, religiosos, seringueiros, comerciantes, ribeirinhos, funcionários públicos, políticos e filhos da terra que há tempos vivem em outros lugares do país, marcam um encontro com suas raízes e se reúnem, aleatoriamente, para realizar um momento sempre novo que este ano se repetirá pela 118ª vez.
Igreja em movimento
A Festa de São Sebastião deste ano começou a ser organizada quando se encerrou a do ano passado. Sempre foi assim. A vida da paróquia criada em 1910 gira em torno do Novenário. É a festa quem mantém financeiramente a estrutura paroquiana no decorrer de todo o ano.

Festa de São Sebastião deste ano começou a ser organizada quando se encerrou a do ano passado Foto: Arquivo
Os trabalhos são divididos em diversas equipes. Arrecadação de doações para os tradicionais leilões, liturgia e cozinha, entre outras. Pároco de Xapuri há 14 anos, o padre Francisco das Chagas diz que o amor e a dedicação dos paroquianos, depois da vontade de Deus, é a maior razão do sucesso anual da festa.
“É um momento em que todos se doam de coração e não medem esforços para que as coisas aconteçam. Nada aqui é fácil, mas seria muito mais difícil se a paróquia não tivesse o apoio de uma equipe altamente qualificada para nos auxiliar em todas as atividades desenvolvidas”, afirma o sacerdote.
Programação da igreja
A programação do Novenário de São Sebastião foi iniciado no último dia 11, como ocorre todos os anos, com a tradicional carreata pelas ruas da cidade, saindo do começo da Estrada da Borracha até chegar à praça que leva o nome do santo padroeiro, onde foi realizada a primeira celebração.
A partir do dia 12 até o dia 19, as novenas passaram a ser celebradas na igreja matriz, sempre com a participação de centenas de pessoas. Depois das celebrações se realizam as quermesses. Durante o dia, a programação tem manhãs de lazer, bazares, apresentações de corais e restaurante popular.
No dia 19, está prevista a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Rio Branco, a “Furiosa”, a partir das 15 horas. Às 16 horas será realizado o Bingão do Padroeiro, com 40 novilhas doadas por fiéis. Às 19 horas, ocorre a última celebração que antecede o grande dia.
No dia 20, ápice da festa, a programação começa a partir das 6 horas da manhã com uma alvorada musical tocada pela Banda da PM, seguida da celebração de um terço em frente à igreja de São Sebastião. Serão celebradas missa às 7 e às 10 horas da manhã.
Às 14 horas, haverá apresentação de um musical sobre a vida de São Sebastião, com um coral infanto-juvenil. Em seguida, às 16 horas, a celebração da Santa Missa, que antecede a grande procissão que percorrerá as principais ruas de Xapuri, que deve ter a participação de cerca de 20 mil pessoas.
Programação da prefeitura
Paralelamente, a Prefeitura de Xapuri desenvolve uma programação cultural e esportiva. Os destaques são a 4ª Copa São Sebastião, com competições de vôlei de areia, futsal, handebol e basquete, realizada entre os dias 14 e 18, e a 4ª Corrida Pedestre de São Sebastião, realizada no dia 19, com largada às 7 horas da manhã, de frente à igreja, e percurso de 10 quilômetros pelas ruas da cidade.
A programação da prefeitura também tem uma série de atividades culturais na Praça de Eventos São Gabriel. Destaque para a Tenda Cultural, onde são realizadas apresentações musicais e de dança, cinema na praça, show de forró com o grupo Ceja Forrozeiro, de Rio Branco, e muito mais.
Shopping Popular
A prefeitura também é responsável por organizar uma das maiores tradições da Festa de São Sebastião: o “shopping popular” que reúne os tradicionais marreteiros, comerciantes que chegam a Xapuri dos mais diversos locais do Acre e de outros estados para comercializar todos os tipos de produtos, principalmente roupas.
A entrega dos 250 espaços disponibilizados este ano ocorre nesta sexta-feira, 17. Todos os boxes, medindo 4 x 4 metros já foram reservados. Alguns comerciantes adquiriram quatro desses espaços ao preço de R$ 430 cada um. Serão cerca de 10 dias de trabalho na tentativa de sair da festa com um bom dinheiro no bolso.
Apoio do Governo do Estado
A participação do Governo do Estado na Festa de São Sebastião se dá na logística da procissão, que é o ponto alto da celebração religiosa. O governador Gladson Cameli conversou pessoalmente com o padre Francisco das Chagas e garantiu os carros de som, além de tendas e material de divulgação, como banners e outdoors.
Após a procissão, no começo da noite do dia 20, a 118ª Festa de São Sebastião será encerrada com uma grande concentração de pessoas em frente à igreja matriz, onde ainda haverá apresentações musicais, show pirotécnico e a também tradicional bênção dos fiéis feita pelo pároco Francisco das Chagas.
Comentários
Geral
PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro
Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.
Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.
Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.
Comentários
Geral
Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco
Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína
Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.
Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.
No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco
Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada
O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.
Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.
Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.
A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.














Você precisa fazer login para comentar.