Acre
Xapuri se prepara para 4 noites de folia e muita animação
Única cidade que irá realizar o carnaval no Alto Acre, ‘Princesinha do Acre’ espera receber muitos turistas
Alexandre Lima, de Xapuri

Prefeito Marcinho Miranda (e) e seu chefe de Gabinete, Joscires Ângelo, estão empenhados para realizar o carnaval na cidade – Foto: Alexandre LIma
A famosa cidade da regional do Alto Acre, mais conhecida como ‘Princesinha do Acre’, está se preparando para promover a sua primeira quadra carnavalesca sob administração do novo prefeito, Marcinho Miranda (PSDB), que ainda chegou a divulgar o cancelamento da mesma, devido a questão financeira e o pouco tempo após sua posse.
Marcinho Miranda recebeu a imprensa acompanhado do seu Chefe de Gabinete, Joscires Ângelo, para uma entrevista sobre a festa popular que será realizada no centro da cidade, e espera receber um grande número de foliões.
Devido questões financeira, Xapuri estava compartilhando a mesma decisão com os demais municípios que compõe a regional do Alto Acre (Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia), mas, uma reunião com empresários da cidade e Rio Branco, o valor das despesas foi reduzido em cerca de 70%.
Daí então, a boa notícia e reunião com órgãos do Judiciário e Polícia Militar, ficou acertado que seria possível realizar quatro noites de folia, com início neste sábado, 9 até o dia 12, sendo que os horários de termino será às duas da madrugada. No último dia, irá até às três.
Marcinho disse que haverá duas matinés para as crianças, sábado e domingo a partir das 18 horas. Estruturas como os banheiros públicos estão sendo preparados, como também toda sua equipe que irá voltada para dar suporte e atendimento aos foliões.
Também haverá uma fiscalização dos funcionários da saúde e vigilância sanitária. Estes terão uma atenção toda especial para os foliões e as barracas de alimentação e bebidas que irão trabalhar durante a quadra carnavalesca.
No quesito segurança, o comandante da 2ª Companhia, Tenente Sílvio, disse que seu contingente militar será reforçado com 10 homens enviados da cidade de Brasiléia. Todos irão trabalhar as quatro noites além do suporte da Polícia Civil e seguranças particulares.
Nesta sexta-feira, dia 8, será realizado uma espécie de “esquenta carnaval” conhecido como “RANCHO”, onde vários blocos se unem para caminhar pelas principais ruas da cidade até a Praça Central em frente a igreja, com duração até as 22 horas.
Marcinho avisa que três bandas, das cidades de Brasiléia, Xapuri e Rio Branco, irão animar as quatro noites com muita alegria, além de receber bem todos àqueles que quiserem conhecer a alegria da “Princesinha do Acre”.
Veja vídeo reportagem com Almir Andrade abaixo.
Comentários
Acre
Carro perde freios e cai em ribanceira no Bujari; idosa fica ferida
Vítima de 63 anos foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado estável
Um acidente de trânsito registrado no final da tarde desta quarta-feira (20) deixou a idosa Maria Elza da Silva, de 63 anos, ferida após o carro em que estava perder os freios e despencar em uma ribanceira na Rua Clotilde Nonato, no loteamento Manoel Leão, região central de Bujari.
Segundo testemunhas, Maria Elza estava acompanhada de uma pastora em um Fiat Uno azul quando, ao realizar uma curva, o veículo apresentou falha mecânica, saiu da pista e caiu em uma área de mata por onde passa um esgoto.
Com o impacto, a idosa sofreu traumas no ombro, no peito e nas costas. A outra ocupante do carro não se feriu.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após receber os primeiros atendimentos, Maria Elza foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O veículo foi retirado da ribanceira com auxílio de um trator.
Comentários
Acre
Governo e servidores da Saúde tensionam sobre PCCR na Aleac, mas secretário garante prazo
Em reunião da Comissão de Saúde, Luiz Calixto, da Sejug, assegurou que proposta de Plano de Carreira será finalizada até 30 de setembro, como previsto, mas sindicatos pedem agilidade e combatem “boatos” de que medida não sairá

Os servidores pediram ao secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, que antecipe a finalização do PCCR, agendado para 30 de setembro. A ideia é que o Plano seja finalizado no final de agosto e início de setembro. Foto: arquivo
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) discutiu nesta quarta-feira (20) a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores da saúde em meio a um clima de tensão entre governo e categoria. Enquanto sindicatos denunciam uma campanha de desinformação nas unidades de saúde, o governo garante que o cronograma será cumprido até 30 de setembro.
Jean Lunier, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac), fez um forte discurso durante a reunião: “Repudiamos as falas que estão sendo feitas dentro das unidades, estamos sendo cotados de mentirosos e enganadores. Isso é um golpe baixo”. Os servidores pediram celeridade na finalização do plano, solicitando que seja antecipado para final de agosto ou início de setembro.
Em resposta, o secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, afirmou que não há motivos para conflitos: “Esse prazo será cumprido. Quando digo que não há dinheiro para todos, estou sendo honesto”. Ele detalhou que a minuta do PCCR está em análise final nas secretarias de Administração, de Governo e na Procuradoria Geral do Estado.
E reforçou: “o cronograma está em curso e será cumprido. Eu falei com o secretário adjunto, e ele me disse que até o dia 30 a parte dele está concluída, que é o estudo de impacto, tem várias questões que foram relacionadas sobre Igesac, sobre tabelas que precisaram ser discutidas novamente”, afirmou Calixto.
O deputado Adailton Cruz (PSB) explicou que a votação do novo plano depende de uma “folga fiscal” – quando o Estado ficar abaixo do limite de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O impasse reflete a pressão por melhorias salariais frente às restrições orçamentárias do estado.
Comentários
Acre
Acre se prepara para nona friagem de 2025 com previsão de ventanias e queda brusca de temperatura
Fenômeno deve atingir o estado a partir de domingo (24) com ventos fortes, chuvas intensas e possível queda de até 10°C; Vale do Juruá e região central serão as mais afetadas

Apesar das noites frias, o sol deve aparecer durante o dia. Após a friagem, uma massa de ar seco pode reduzir a umidade do ar para níveis entre 15% e 25% no leste e sul do estado. Foto: captada
O Acre deve registrar a partir do próximo domingo (24) a nona friagem do ano, com uma massa de ar frio avançando sobre a Amazônia Ocidental e provocando queda brusca nas temperaturas em várias regiões do estado. A previsão foi divulgada nesta quarta-feira (20) pela Assessoria Meteorológica do Acre, alertando para ventanias, chuvas intensas e possíveis tempestades.
Até sábado (23), o estado ainda manterá as características típicas do período: calor e chuvas isoladas. A mudança brusca deve começar no domingo pela manhã, com ventos fortes do sudeste anunciando a chegada do frio. As regiões mais afetadas serão regional do alto acre e baixo acre e o centro do estado, onde há previsão de raios e ventanias mais intensas.
O fenômeno, comum nesta época do ano mas em quantidade atípica para 2025, pode provocar reduções de até 10°C nas temperaturas máximas, especialmente durante a madrugada e início da manhã. Defesa Civil e órgãos meteorológicos recomendam que a população se prepare para as mudanças bruscas de temperatura e evite atividades em áreas abertas durante as ventanias.
O que esperar da friagem:
Domingo (24/08): Ventos fortes do sudeste, possibilidade de chuvas intensas, raios e ventanias (especialmente na fronteira e centro do estado)
Segunda (25/08) a Quarta (27/08): Noites e madrugadas frias, com mínimas entre 12°C e 15°C no leste e sul do Acre (incluindo Rio Branco e Brasileia)
Sol durante o dia, mas com sensação de frio intenso
Umidade do ar pode cair para 15%-25% após a passagem da friagem
Previsão de temperaturas mínimas por região:
Cidade | Temperatura Mínima Prevista |
---|---|
Rio Branco | 12°C a 15°C |
Brasileia | 12°C a 15°C |
Cruzeiro do Sul | 17°C a 20°C |
Tarauacá e Feijó | 15°C a 18°C |
Boca do Acre (AM) | 14°C a 17°C |
Climático em 2024:
Temperatura mais baixa registrada: 10,9°C em Epitaciolândia (3 de julho)
Umidade mais baixa: 19% em Rio Branco (15 de agosto)
Um novo boletim com detalhes sobre a intensidade da friagem será divulgado na sexta-feira (22/08), às 16h (horário do Acre).
Recomendações:
Redobrar atenção com idosos e crianças
Evitar exposição prolongada ao frio
Hidratar-se devido à baixa umidade do ar prevista
Fonte: Assessoria Meteorológica do Acre
Você precisa fazer login para comentar.