Cotidiano
Xapuri encerrou janeiro com 470 novas infecções e 3 mortes por Covid-19
No começo da última semana de janeiro, foram registrados três óbitos pela doença em um período de 24 horas

Xapuri registrou dois recordes particulares relacionados à Covid-19 – o maior número de casos em um único dia e a maior média móvel de novos casos em 7 dias
Por
Janeiro de 2021 foi o segundo pior mês da pandemia do novo coronavírus em Xapuri em número de casos registrados.
Foram 470 infecções confirmadas neste primeiro mês do novo ano contra 490 diagnosticadas em julho de 2020, quando o município viveu o ápice da primeira onda da pandemia.
No entanto, a segunda fase de contágios no município apresenta uma característica mais preocupante. O número de internações e de agravamentos de casos em pessoas mais jovens tem sido bastante perceptível, mesmo que não haja dados oficiais divulgados a esse respeito.
A reportagem apurou que pelo menos três pacientes de Xapuri com idade inferior a 60 anos estão internados em UTI em Rio Branco nesta segunda-feira, 1º, dois deles em estado grave. No começo da última semana de janeiro, foram registrados três óbitos pela doença em um período de 24 horas.
Também no mês de janeiro, Xapuri registrou dois recordes particulares relacionados à Covid-19 – o maior número de casos em um único dia e a maior média móvel de novos casos em 7 dias – 58 casos registrados em 21 de janeiro e média móvel de 24 casos diários na mesma data.
Na última semana, o número de novos casos teve uma considerável redução e a média móvel estabilizou em 13 novos casos diários na sexta-feira, 29 de janeiro. Ainda não há, no entanto, expectativa da equipe de enfrentamento da pandemia no município de que a tendência de estabilização se confirme nesta semana.
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Xapuri tem 2.344 casos confirmados desde o início da pandemia com 19 mortes registradas em decorrência de complicações da doença. Na última sexta-feira, data do boletim mais atual, havia ainda 45 exames sendo analisados.
Sob as medidas do decreto estadual que impôs o “toque de recolher” no Acre, o município teve visível redução das aglomerações em espaços públicos, após a suspensão das atividades não essenciais e da intensificação do trabalho de fiscalização, pela Vigilância Sanitária e Polícia Militar, e de conscientização, pelo Corpo de Bombeiros, com carro de som.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.