fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Xapuri encerrou janeiro com 470 novas infecções e 3 mortes por Covid-19

Publicado

em

No começo da última semana de janeiro, foram registrados três óbitos pela doença em um período de 24 horas

Xapuri registrou dois recordes particulares relacionados à Covid-19 – o maior número de casos em um único dia e a maior média móvel de novos casos em 7 dias 

Por Raimari Cardos

Janeiro de 2021 foi o segundo pior mês da pandemia do novo coronavírus em Xapuri em número de casos registrados.

Foram 470 infecções confirmadas neste primeiro mês do novo ano contra 490 diagnosticadas em julho de 2020, quando o município viveu o ápice da primeira onda da pandemia.

No entanto, a segunda fase de contágios no município apresenta uma característica mais preocupante. O número de internações e de agravamentos de casos em pessoas mais jovens tem sido bastante perceptível, mesmo que não haja dados oficiais divulgados a esse respeito.

A reportagem apurou que pelo menos três pacientes de Xapuri com idade inferior a 60 anos estão internados em UTI em Rio Branco nesta segunda-feira, 1º, dois deles em estado grave. No começo da última semana de janeiro, foram registrados três óbitos pela doença em um período de 24 horas.

Também no mês de janeiro, Xapuri registrou dois recordes particulares relacionados à Covid-19 – o maior número de casos em um único dia e a maior média móvel de novos casos em 7 dias – 58 casos registrados em 21 de janeiro e média móvel de 24 casos diários na mesma data.

Na última semana, o número de novos casos teve uma considerável redução e a média móvel estabilizou em 13 novos casos diários na sexta-feira, 29 de janeiro. Ainda não há, no entanto, expectativa da equipe de enfrentamento da pandemia no município de que a tendência de estabilização se confirme nesta semana.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Xapuri tem 2.344 casos confirmados desde o início da pandemia com 19 mortes registradas em decorrência de complicações da doença. Na última sexta-feira, data do boletim mais atual, havia ainda 45 exames sendo analisados.

Sob as medidas do decreto estadual que impôs o “toque de recolher” no Acre, o município teve visível redução das aglomerações em espaços públicos, após a suspensão das atividades não essenciais e da intensificação do trabalho de fiscalização, pela Vigilância Sanitária e Polícia Militar, e de conscientização, pelo Corpo de Bombeiros, com carro de som.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

‘Gabigol do Acre’ contratado pelo Galvez diz que realiza um sonho: “Grande responsabilidade”

Publicado

em

Yan conta que as dificuldades em sair de sua cidade são muitas

Yan foi descoberto pelo clube durante uma partida de futebol/ Foto: Cedida

Suene Almeida

O  adolescente de 17 anos, Yan Pablo Souza Ganon, conhecido como Gabigol, natural de Sena Madureira, deu um importante passo em sua carreira como jogador de futebol. Ele foi convidado a jogar pela base do clube acreano Galvez, na capital, Rio Branco

Yan, que morava no bairro Cristo Libertador, com sua mãe, deixou a família para trás e veio morar na capital acreana, no centro de treinamento do clube. Apaixonado pelo esporte desde criança, ele conta um pouco de sua história.

“Esse sonho começou desde pequeno e sempre joguei nos campos de futebol com os adultos. Às vezes eles não deixavam porque eu era pequeno, mas foram vendo que eu jogava bem, fazendo gol, então começaram a deixar eu jogar com eles. Já na escola, eu sempre ficava de fora nas escalas de jogos, então comecei a treinar e passei a jogar na escolinha de futebol flamenguinho, em Sena Madureira”, revela.

O adolescente começou a se destacar por seu talento e participou de alguns campeonatos, entre eles, o campeonato acreano. Em seu município, ele jogava pela Seleção de Sena Madureira, e foi em uma partida de futebol contra o próprio Galvez que chamou a atenção do clube acreano, surgindo, então, o convite para fazer parte da base do time. Na última terça-feira (7) ele chegou à Rio Branco para integrar o elenco.

Yan participou de alguns campeonatos no estado/ Foto: Cedida

“Eu estou muito feliz pois quando a gente sai da nossa cidade para jogar em um outro time, temos uma responsabilidade muito grande. Não levamos só o nome da pessoa, mas de um município. Estou aqui para ir para cima e representar minha cidade, que é Sena Madureira”, ressalta.

Apesar do novo momento vivido por ele, que o permitirá crescer profissionalmente, Yan conta que as dificuldades em sair de sua cidade são muitas, em especial quando se trata de questões financeiras. Em Rio Branco ele conta com estadia e alimentação custeada pelo clube, no entanto, há outras necessidades que se fazem importantes para sua estadia na capital.

“Quando a gente é do interior é tudo mais difícil. Aqui em Rio Branco por exemplo, eu estou sem sapato para fazer aquecimento e sem chuteira. Uso emprestada”, conta.

Yan diz, ainda, que mesmo em meio às dificuldades enfrentadas, desde criança sempre teve o apoio de sua mãe para seguir seu sonho no futebol. Pelo Galvez, nesta temporada ele disputa o campeonato acreano sub-17.

Interessados em ajudar o jogador, podem entrar em contato pelo (68) 99912-0402.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Nego Di faz doação milionária para vakinha do ex-BBB Matteus Vargas ‘Em prol do RS’

Publicado

em

Por

Nego Di voltou a dar muito o que falar nas redes sociais, mas dessa vez a coisa é boa: o humorista tem se mobilizado para ajudar as famílias que perderam tudo nas enchentes do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o famoso usou as redes sociais para contar que doou mais de R$1 milhão para a vakinha que o ex-BBB Matteus Vargas está fazendo em prol dos gauchos.

O humorista apareceu bastante emocionado e afirmou que se sente contente em poder ajudar o estado. “Confesso pra vocês que ainda estou em êxtase. Nunca pensei que teria condições de fazer isso um dia na vida, mas é real.”, iniciou. 

“Acabei de mandar R$ 1 milhão. Queria deixar bem claro, que eu não me sinto um herói e não me sinto à vontade com nenhum tipo de idolatria, ainda mais nesse momento”, explicou ele, que acrescentou: “Porém, não posso deixar de expressar a minha gratidão a essa galera que tanto está me apoiando, pois o desgaste físico, mental e emocional, é muito intenso”, contou.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo realiza oficina de letramento sobre os direitos humanos da população LGBTQ+

Publicado

em

Por

Com o objetivo de fortalecer as políticas da comunidade LGBTQ+, o governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta quarta-feira, 8, uma importante oficina de letramento intitulada “Os Direitos Humanos da População LGBTQ+”, ministrada pelo professor doutor Toni Reis, no auditório do Ministério Público do Acre (MPAC).

Oficina de letramento LGBTQ+ foi realizada na manhã desta quarta-feira. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do MPAC, da Secretaria de Planejamento (Seplan), do Ministério Público Federal (MPF), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTEAC), da Assembleia Legislativa (Aleac), da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e servidores da SEASDH.

Chefe expressa apoio à população LGBT+. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha, expressou seu compromisso com a comunidade LGBTQ+ na luta contra a homofobia, especialmente durante o mês de reconhecimento do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. “Contem comigo nessa batalha, pois este é o momento oportuno para reafirmarmos nosso compromisso com a igualdade, a inclusão e contra a LGBTfobia”, afirmou.

Germano Marino firma compromisso da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual com as políticas da comunidade. Foto: Esther Menezes/SEASDH

Segundo o gestor da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual da SEASDH, Germano Marino, desde 2023 a pasta assumiu um compromisso com um plano de ação para fortalecer a população LGBTQ+ no estado do Acre. “Estamos elaborando ações para que gestores de diversas secretarias possam adotar políticas afirmativas de direitos humanos, visando integrar essa população no mercado de trabalho”, explicou.

Palestra com o professor doutor Toni Reis busca capacitar profissionais da área dos direitos humanos. Foto: Esther Menezes/SEASDH

“A gente não fala em direitos, em afirmação de direitos, sem que a gente possa estar buscando, afirmando e garantindo educação, emprego e renda”, ressalta a procuradora de Justiça do MPAC, Patrícia Rêgo.

O promotor de Justiça do MPAC, Thalles Ferreira, enfatiza a disposição do órgão no apoio às políticas para a comunidade LGBT+: “Nós temos um compromisso ético, social e jurídico com as minorias, com os grupos vulneráveis, e é nosso papel possibilitar a abertura desse espaço de diálogo e construção, sobretudo dos direitos humanos no estado do Acre”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo