Acre
Xapuri celebra aula inaugural do primeiro mestrado em Educação da UFAC fora da capital
Curso é fruto de parceria entre UFAC, Governo do Estado, Prefeitura e apoio do deputado Eduardo Veloso; evento reuniu autoridades e educadores em marco histórico para a educação no interior do Acre

O evento aconteceu no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e reuniu autoridades, educadores e lideranças que protagonizam essa conquista histórica. Foto: cedida
Xapuri entrou para a história da educação no Acre nesta terça-feira (18) com a aula inaugural do primeiro Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC) fora da capital. O evento, realizado no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), reuniu autoridades, educadores e lideranças que celebraram essa conquista inédita para o município e para o interior do estado.
Estiveram presentes o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAC, Margarida Lima Carvalho, a coordenadora do Polo UAB, Elisângela Horácio, além de representantes do governo estadual e municipal. O curso é resultado de uma parceria entre a UFAC, por meio da Universidade Aberta do Brasil, o Governo do Estado, a Prefeitura de Xapuri e o apoio do deputado federal Eduardo Veloso, que destinou emenda parlamentar para viabilizar a implantação do programa.
O prefeito Maxsuel Maia destacou a importância do mestrado para o desenvolvimento educacional e social da região. “Este é um marco histórico para Xapuri e para o interior do Acre. O curso vai fortalecer a formação de profissionais da educação e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em nossa cidade e em toda a região”, afirmou.
A pró-reitora Margarida Lima Carvalho reforçou o compromisso da UFAC em expandir o acesso à educação de qualidade no estado. “Levar o mestrado para o interior é uma forma de democratizar o conhecimento e promover o desenvolvimento regional. Xapuri é a primeira, mas queremos que outras cidades também tenham essa oportunidade”, disse.
O curso representa um avanço significativo para a educação no Acre, abrindo novas perspectivas para professores, pesquisadores e profissionais da área, além de fortalecer a formação de recursos humanos qualificados para atuar no interior do estado. A iniciativa consolida Xapuri como um polo de referência em educação e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
“Xapuri é diferente”
Durante seu discurso, o prefeito Maxsuel Maia destacou a relevância desse momento para o município. “Estou muito feliz em participar deste dia histórico para Xapuri. É a primeira vez na nossa história que se instala um curso de mestrado no nosso município. E não é qualquer curso, é o primeiro curso de mestrado no interior do Estado do Acre. Xapuri é diferente!”, afirmou Maia, reforçando o compromisso da gestão municipal com a educação e o progresso da cidade.

Mais do que uma conquista acadêmica, o curso simboliza o compromisso de Xapuri com o futuro. Foto: cedida
O prefeito também reconheceu o papel fundamental das parcerias para tornar esse projeto uma realidade. Ele agradeceu à reitora da UFAC, professora Guida Aquino, à coordenadora do Polo UAB, Elisângela Horácio, e ao deputado Eduardo Veloso pelo apoio.
Pioneirismo e novas oportunidades
A pró-reitora Margarida Lima Carvalho ressaltou a importância da iniciativa para a descentralização da educação superior no Acre. “Este é o nosso primeiro curso de uma turma especial fora de sede, em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura e o apoio do deputado Eduardo Veloso. Isso é algo muito importante e mostra que Xapuri realmente gosta de ser diferente. Vocês abriram as portas para nós, e agora estamos vendo o resultado: a primeira turma de mestrado neste município.

O curso simboliza o compromisso de Xapuri com o futuro, abrindo portas para novas oportunidades e consolidando a cidade como referência educacional no Acre. Foto: cedida
Emocionada, Elisângela Horácio relembrou a trajetória até a concretização do curso, destacando o esforço coletivo e o impacto positivo dessa conquista para a população. “É uma alegria imensa, e eu fico emocionada. É a realização de um sonho, pois isso tudo começou há 8 ou 9 anos, quando trabalhava na UFAC e buscávamos entender os anseios da população de Xapuri. Eles sempre falavam dos cursos de graduação, especialmente Direito, e também do curso de Mestrado. Agora, nossos professores e profissionais podem continuar seus estudos sem precisar deixar a cidade.”
Novo horizonte para a educação em Xapuri
A chegada do Mestrado em Educação representa um avanço significativo para o município, fortalecendo a qualificação profissional e promovendo o desenvolvimento local. Mais do que uma conquista acadêmica, o curso simboliza o compromisso de Xapuri com o futuro, abrindo portas para novas oportunidades e consolidando a cidade como referência educacional no Acre, um objetivo que sempre será perseguido pela atual gestão.

Xapuri entrou para a história da educação no Acre com a aula inaugural do primeiro Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC) fora da capital. Foto: internet
A Universidade Federal do Acre (Campus Universitário no município), passou por revitalização em 2014
Com a revitalização, o Núcleo da Ufac em Xapuri ganha novas salas de aulas e espaços para a implantação do setor administrativo, laboratórios, biblioteca e outros. Todos os novos ambientes são climatizados e de acordo com o professor José Alves Costa, diretor de interiorização e programas, a instituição federal poderá, a partir de agora, manter até quatro cursos simultâneos no município.
Na época, a Ufac disponibilizava para a comunidade local os cursos de pedagogia e Biologia. Quanto à perspectiva de ampliação do quadro de cursos em Xapuri, o professor José Alves afirmou que o objetivo da Ufac não era apenas de implantar novas turmas, mas também diversificar a gama de cursos tanto na modalidade de licenciatura quanto de bacharelado. Ele ressaltou que. “As novas instalações oferecem plenas condições para isso e acreditamos que a Ufac não deixará esse espaço ocioso”, disse Alves.
O prédio onde atualmente funciona o Campus da Ufac em Xapuri foi projetado originalmente para ser um hospital. Posteriormente, foi reformado e ampliado para abrigar uma escola e, posteriormente, o antigo Campus Avançado de Xapuri, durante o funcionamento do Projeto Rondon, no regime militar, sob o governo de João Figueiredo. Foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 1982. Oficialmente, o Campus da Universidade Federal do Acre em Xapuri foi criado em 7 de outubro de 1992, pelo então reitor Sansão Ribeiro de Souza.
Comentários
Acre
Assembleia Legislativa do Acre recebe prêmio nacional por excelência na transparência públi
A gestão da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre tem motivos de sobra para comemorar o trabalho realizado ao longo de 2025

A ALEAC foi premiada com o selo ouro de transparência pública em gestão pelo Programa Nacional de Transparência Publica( PNTP), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis, SC.
A premiação aconteceu na tarde da última 5• feira. A ALEAC alcançou 93,02% de transparência, ficando entre os 1.082 órgãos públicos que alcançaram a mesma premiação, dentre mais de 10 mil portais de órgãos publicos avaliados.

Presente ao evento, representado a mesa diretora, o deputado Luiz Gonzaga, primeiro secretário da Casa, externou toda alegria por ver o trabalho coordenado pelo presidente Nicolau Júnior, sendo reconhecido nacionalmente.
“Ver a ALEAC reconhecida entre as instituições com os mais altos níveis de transparência, reforça o trabalho sério que estamos construindo sob a presidência do deputado Nicolau Júnior, que tem conduzido a casa com responsabilidade, diálogo e compromisso”, disse Gonzaga após a premiação.
O trabalho de análise dos portais envolveu mais de 10 mil pessoas, entre eles mais de 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País. Neste período, foi percebido que 49% dos portais foram aprimorados desde a última edição, em 2024.

De Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participa da 28• Conferência da UNALE, o presidente Nicolau Júnior compartilhou com os demais deputados do Acre o feito alcançado e disse que o reconhecimento público atestado pelo Programa Nacional de Transparência Pública( PNTP), ratifica um trabalho de austeridade, cortes de gastos e seriedade no trato com a coisa pública.
“Compartilho esse reconhecimento nacional que alcançamos com todos os parlamentares e servidores da nossa casa. Estou particularmente feliz e diria que até realizado por estarmos sendo aprovados pelos órgãos de controle. Vamos continuar trabalho, todos unidos, para que o legislativo acreano continue avançando, sendo exemplo para outras casas de leis no país”, disse.

A entrega da certificação foi feita pelo presidente da Atricon, Edilson Silva; pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus De Nadal; pelo presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e pelo coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.

Sobre o PNTP
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon, é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Ele se baseia em mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.
O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o País, apurados no levantamento realizado no PNTP desde 2022, executado pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos.
Além disso, ele evidencia o resultado da análise realizada nos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, estadual e municipal.

Comentários
Acre
Brasil cai no Grupo C da Copa do Mundo de 2026 com Marrocos, Haiti e Escócia
Seleção brasileira estreia contra os marroquinos em 13 de junho; dois primeiros de cada grupo avançam, e oito melhores terceiros colocados também seguem na competição

Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Foto: captada
A seleção brasileira conheceu seus adversários na Copa do Mundo de 2026 no sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira (5), em Washington, nos Estados Unidos. O Brasil foi inserido no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase.
A estreia da equipe canarinho será contra Marrocos no dia 13 de junho, um sábado. Na sequência, o time brasileiro joga contra o Haiti em 19 de junho, uma sexta-feira, e encerra a fase de grupos diante da Escócia em 24 de junho, uma quarta-feira.
A edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, contará com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro times. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam automaticamente para as oitavas de final. Além deles, os oito melhores terceiros colocados também seguem na competição, totalizando 32 equipes na fase mata-mata.
A defininação dos grupos marca o início da contagem regressiva para o torneio, que promete ser o maior e mais longo da história das Copas.
Rumo ao hexa
Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Em caso de classificação como primeiro do grupo, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F em Houston, nos EUA. Se terminar em segundo, vai encarar o líder, em Monterrey, no México. Nos dois casos, o jogo está marcado para o dia 29 de junho, uma segunda-feira.
Nas oitavas, o adversário será o segundo colocado do Grupo E (Alemanha, Curacao, Costa do Marfim e Equador) ou o segundo colocado do Grupo I (França, Senegal, Noruega e o vencedor repescagem intercontinental 2).
Nas quartas, o rival será o primeiro do Grupo A (México, África do Sul, Coreia do Sul e vencedor repescagem D) ou o líder do Grupo L (Inglaterra, Gana, Croácia e Panamá).
Na semifinal, Argentina, Canadá e Portugal despontam como favoritos a ser oponente da seleção brasileira, caso o time comandado por Carlo Ancelotti chegue até lá, visto que é possível que tenha pelo caminho algum integrante dos Grupo B, J ou K.
A final pode opor qualquer seleção posicionada do outro lado da chave, onde estão Alemanha, Espanha e França, por exemplo.
Há 495 combinações para as seleções que avançarem nessa condição. A Fifa definirá os horários e locais das partidas da Copa do Mundo no sábado. A Copa do Mundo tem início em 11 de junho, com o México em campo no lendário Estádio Azteca. O torneio tem o término previsto para 19 de julho, data da final, agendada para o MetLife Stadium
Saiba como ficaram os grupos da Copa
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Uefa D*
Grupo B: Canadá, Uefa A*, Catar e Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: EUA, Paraguai, Austrália e Uefa C*
Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, Uefa B* e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Fifa 2* e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Fifa 1*, Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.



























Você precisa fazer login para comentar.