Conecte-se conosco

Cotidiano

Xapuri ainda não coleta amostras para coronavírus

Publicado

em

O hospital de Xapuri ainda não tem profissionais capacitados para a coleta das amostras, assim como não tem kits para testes

Com Raimare Cardoso
O Hospital Epaminondas Jácome, de Xapuri, continua a enviar a Brasiléia e Rio Branco, para coleta de material para exames, pessoas que têm procurado a unidade de saúde com sintomas relacionados ao coronavírus.
Na manhã da sexta-feira, 20, foi encaminhado ao município da fronteira um rapaz de 24 anos de idade, com febre alta, falta de ar e dor de cabeça. Em um outro caso, uma moça de 18 anos foi encaminhada diretamente para Rio Branco, em veículo próprio, em razão de apresentar sintomas mais fortes.
O hospital de Xapuri ainda não tem profissionais capacitados para a coleta das amostras, assim como não tem kits para testes. “A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) está agilizando o processo”, informou uma fonte na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Xapuri em alerta

A suspensão das aulas e a redução do funcionamento dos órgãos públicos a apenas um período, em obediência às medidas tomadas pelo governo do estado e pela prefeitura em razão da pandemia do coronavírus, produziu uma imagem rara para um dia útil na região central de Xapuri.
Na rua 24 de janeiro, uma das principais e mais movimentadas vias da cidade, não se avistava uma única pessoa no trecho localizado entre a igreja de São Sebastião e a escola Divina Providência, horário de entrada de alunos na aula – 13 horas. A foto foi feita por uma moradora das imediações e postada por terceiros.
A imagem poderia demonstrar que a população está consciente da necessidade de se manter em casa como medida de prevenção contra os riscos de contágio. No entanto, no período da manhã havia uma grande aglomeração na única casa lotérica da cidade, que chegou a formar uma fila no meio da rua. A maioria das pessoas na fila eram beneficiários do programa Bolsa Família.

Monitoramento

Até o momento, a situação em Xapuri é de relativa tranquilidade quanto à pandemia de covid-19.
O único caso suspeito surgido na cidade, de um taxista que foi encaminhado a Brasiléia para exames depois de apresentar sintomas, foi descartado, segundo informações do hospital local e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A equipe de monitoramento da Semusa está orientando para que as pessoas que estiveram em outros estados ou países que ao chegar a Xapuri se auto isolem e se comuniquem com as autoridades para que sejam monitorados em caso de surgimento de sintomas.
“É necessário que a pessoa fique em casa mesmo que não tenha sintomas e entre em contato pelos telefones 68 99958-1224/99227-6005 para que seja monitorada diariamente durante o isolamento, que consiste em apenas uma ligação telefônica da equipe perguntando se está tudo bem, os profissionais estão capacitados e preservam a identidade de todos”, diz a Secretaria.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Mounjaro ou Ozempic no Carnaval: o que comer e o que evitar na folia

Publicado

em

Uma mulher segura uma caneta injetora Mounjaro - Agonorexia: saiba o que é e riscos das canetas emagrecedoras - Metrópoles

Se você faz tratamento com tirzepatida ou semaglutida (as populares “canetas emagrecedoras”, como Mounjaro e Wegovy, respectivamente) e vai ao Carnaval, é preciso olhar com cuidado para a alimentação nos dias de festa.

A nutricionista Livia Souza, especialista em emagrecimento, orienta que os pacientes façam pequenas refeições ao longo do dia, priorizando aqueles com mais proteínas, muitas vezes negligenciadas nesse período. A água deve ser calculada em torno de 35 ml por quilo do peso e, se a pessoa sentir muito enjoo, pode tomar chás como o de gengibre.

“No dia que for para o Carnaval, antes de sair de casa, o ideal é tentar ter uma refeição equilibrada do ponto de vista nutricional, com combinação de proteínas, carboidratos e micronutrientes. Traduzindo: feijão, arroz, uma porção de carne ou frango, salada e uma fruta para complementar”, ensina.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mãe é presa por maus-tratos contra filho autista que vivia isolado

Publicado

em

imagem colorida mae presa maus-tratos filho autista goias

Goiânia – Uma mãe de 24 anos foi presa por maus-tratos contra o filho de 8 anos, em Catalão, no sudeste de Goiás. De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), o menino é portador do transtorno do espectro autista, era mantido isolado, não estava na escola e recebia apenas uma refeição por dia. O garoto também não tinha acompanhamento terapêutico e psicológico.

A mulher, que não teve o nome divulgado, foi presa em flagrante na quinta-feira (12/1). A corporação foi recebida no local pela avó materna da criança, que, segundo a PCGO, apresentava sinais de desnutrição e palidez, além de estar em exposição constante a telas de aparelhos eletrônicos.

Episódios de agressão

À polícia, a avó do menino revelou que a criança também já foi agredida física e verbalmente pela mãe, e que a mulher tem não tem afeto pelo filho.

Segundo a investigação, o garoto recebe um benefício de aposentadoria, mas a investigação apontou que a mãe usava o dinheiro em benefício próprio.

Ainda segundo a polícia, o menino passava a maior parte do tempo trancado no quarto e era impedido de brincar fora de casa. A Polícia Civil acionou o Conselho Tutelar para acolher a criança a fim de garantir o suporte necessário.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fafs confirma 9 equipes inscritas no torneios Sub-11 e 15

Publicado

em

Foto João Valente: Torneios marcam a abertura da temporada

O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal(Fafs) confirmou 9 equipes inscritas para as disputas dos torneios Sub-11 e Sub-15, competições programadas para abrir a temporada de 2026.

“Nosso objetivo é realizar os dois campeonatos com doze equipes em cada um. Investir na base é fundamental e vamos seguir com essa política para termos formação”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

No dia 28

Segundo Rafael do Vale, as inscrições serão fechadas no dia 28 deste mês e o objetivo é não prorrogar o prazo.

“Queremos promover as competições dentro do programado na assembleia geral. Temos 12 eventos para realizar na temporada”, afirmou o dirigente.

Times do Sub-11

AME

Café com Leite

Preventório

Sub-13

AME

Preventório

CEC

PSC

Café com Leite

Epitaciolândia

Comentários

Continue lendo