Conecte-se conosco

Cotidiano

Xapuri ainda não coleta amostras para coronavírus

Publicado

em

O hospital de Xapuri ainda não tem profissionais capacitados para a coleta das amostras, assim como não tem kits para testes

Com Raimare Cardoso
O Hospital Epaminondas Jácome, de Xapuri, continua a enviar a Brasiléia e Rio Branco, para coleta de material para exames, pessoas que têm procurado a unidade de saúde com sintomas relacionados ao coronavírus.
Na manhã da sexta-feira, 20, foi encaminhado ao município da fronteira um rapaz de 24 anos de idade, com febre alta, falta de ar e dor de cabeça. Em um outro caso, uma moça de 18 anos foi encaminhada diretamente para Rio Branco, em veículo próprio, em razão de apresentar sintomas mais fortes.
O hospital de Xapuri ainda não tem profissionais capacitados para a coleta das amostras, assim como não tem kits para testes. “A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) está agilizando o processo”, informou uma fonte na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Xapuri em alerta

A suspensão das aulas e a redução do funcionamento dos órgãos públicos a apenas um período, em obediência às medidas tomadas pelo governo do estado e pela prefeitura em razão da pandemia do coronavírus, produziu uma imagem rara para um dia útil na região central de Xapuri.
Na rua 24 de janeiro, uma das principais e mais movimentadas vias da cidade, não se avistava uma única pessoa no trecho localizado entre a igreja de São Sebastião e a escola Divina Providência, horário de entrada de alunos na aula – 13 horas. A foto foi feita por uma moradora das imediações e postada por terceiros.
A imagem poderia demonstrar que a população está consciente da necessidade de se manter em casa como medida de prevenção contra os riscos de contágio. No entanto, no período da manhã havia uma grande aglomeração na única casa lotérica da cidade, que chegou a formar uma fila no meio da rua. A maioria das pessoas na fila eram beneficiários do programa Bolsa Família.

Monitoramento

Até o momento, a situação em Xapuri é de relativa tranquilidade quanto à pandemia de covid-19.
O único caso suspeito surgido na cidade, de um taxista que foi encaminhado a Brasiléia para exames depois de apresentar sintomas, foi descartado, segundo informações do hospital local e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A equipe de monitoramento da Semusa está orientando para que as pessoas que estiveram em outros estados ou países que ao chegar a Xapuri se auto isolem e se comuniquem com as autoridades para que sejam monitorados em caso de surgimento de sintomas.
“É necessário que a pessoa fique em casa mesmo que não tenha sintomas e entre em contato pelos telefones 68 99958-1224/99227-6005 para que seja monitorada diariamente durante o isolamento, que consiste em apenas uma ligação telefônica da equipe perguntando se está tudo bem, os profissionais estão capacitados e preservam a identidade de todos”, diz a Secretaria.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Luiz Antônio e Joaquin Assaf são destaques do Estadual Absoluto

Publicado

em

Foto Leandro Frota: Joaquin Assaf nadou a prova dos 50 livres abaixo de 24 segundos

Os nadadores Luiz Antônio Jerônimo e Joaquin Assaf foram os destaques do Campeonato Estadual de Natação Absoluto disputado neste sábado, 20, na piscina da AABB.

Luiz Antônio Jerônimo bateu o recorde nos 50 metros peito com o tempo de 31 segundos e 17 centésimos.

Fez história

Joaquin Assaf venceu a prova dos 50 metros livres batendo a marca de 23 segundos e 94 centésimos. O atleta fez história e é o primeiro acreano a nadar abaixo de 24 segundos.

AABB conquista 

A equipe da AABB conquistou o título do Estadual Absoluto somando 1374 pontos. A Natação Tubarão marcou 1.246 e ficou em segundo. A Atlética Massacre somou 181 pontos na 3ª colocação.

Bons resultados

O presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio, aprovou a competição.

“Fechamos a temporada com um excelente evento. Os resultados foram bons e isso é importante para a natação acreana”, declarou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

AAB “A” e Old School conquistam vagas nas semifinais do Estadual

Publicado

em

Foto FEAB: Jogos bem disputados marcaram a última rodada da fase de classificação

Terminou neste sábado, 20, na quadra do CEBRB, com três partidas a fase de classificação do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino. O time da AAB “A” venceu o América por 47 a 28 e avançou para semifinal. O Old School “A” derrotou o NBX por 46 a 36 e também é semifinalista do torneio.

No confronto para cumprir tabela, o Los Hermanos bateu o NBX por 51 a 41.

Semifinais definidas

Os confrontos semifinais do Campeonato Estadual são: New City x Old School “A” e AAB “A” x Atlético. Os jogos serão disputados no sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Quinari e Brasileia empatam no primeiro jogo das finais do Estadual da Série A

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia disputam o segundo jogo das finais sem vantagem

Quinari e Brasileia empataram por 4 a 4 neste sábado, 20, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard, no primeiro jogo das finais do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Kaylan(3) e Diego marcaram os gols do Quinari, enquanto Ângelo(2), Macaco e Carlos Henrique anotaram para Brasileia.

Jogo com alternativas

O Quinari abriu 4 a 0 no placar com 12 minutos e jogo e deu a falsa impressão de uma vitória sem dificuldades. A equipe do Brasileia conseguiu se acalmar e foi para o intervalo perdendo por 4 a 2. Na volta para o segundo tempo, Brasileia pressionou e acabou conquistando um grande resultado.

Confusão fora de quadra

Muita confusão fora de quadra marcou a partida. Os torcedores de Senador Guiomard brigaram entre si ainda no primeiro tempo e na segunda etapa, componentes da torcida de Brasileia foram retirados para fora do ginásio por causa do comportamento.

Avaliações

“Conseguimos abrir 4 a 0, mas a equipe desconcentrou no fim da primeira etapa e no segundo tempo a partida ficou mais disputada. Poderíamos ter vencido o jogo”, disse o técnico do Quinari, Jô Mendes.

“Fomos buscar um jogo perdido e isso aumenta a nossa determinação para a partida de volta. Iniciamos a partida muito abaixo e isso não pode acontecer”, comentou o fixo Alcione.

Boa arbitragem 

Edson Correia(Coquinho) e Janilda Melo realizaram uma boa arbitragem e conseguiram controlar uma partida nervosa e com muita reclamação dos dois lados desde o início.

Comentários

Continue lendo