Conecte-se conosco

Geral

Vice-reitor de universidade boliviana vem ao Acre informar medidas que serão tomadas após denúncia de assédio e suborno a alunos

Publicado

em

O vice-reitor da Universidade Federal Amazônica de Pando na Bolívia, Oscar Melgar, acompanhado de seu advogado Oscar Camacho, esteve em Rio Branco neste sábado, 26, para participar do podcast Conversa Franca.

Após a repercussão de uma denúncia feita por um estudante de medicina através do portal Notícias da Hora de que alunos estariam sendo assediados por médicos em troca de notas, o gestor explicou as medidas tomadas pela instituição de ensino.

“Esta é uma nova gestão. Fazem três meses que estamos à frente da universidade e com total apoio dos estudantes brasileiros para que possamos fazer a diferença, e quando assumimos essa nova gestão, pensamos em mudar tudo, valorizando todos os princípios da universidade, honestidade, transparência e respeito, e não podemos ficar calados após uma denúncia desta natureza, e por isso tomamos a firme decisão de dar um ponto final a este tipo de situação, investigando a fundo essas denúncias e buscar de onde surgiu, pois não podemos aceitar também que a nossa universidade, assim como nossos doutores sejam injustiçados”, disse o vice-reitor.

Oscar Melgar disse também que será implacável com os estudantes que dão falso testemunho contra funcionários, professores ou qualquer autoridade da universidade.

“Assim como estamos tendo a firme decisão de proteger o estudante, proteger aquelas pessoas que estão sendo acusadas, também vamos buscar punição àquelas pessoas que estão mentindo, porque também não vamos aceitar que um estudante ponha em dúvida os conceitos e valores de nossa universidade sem que apresente alguma prova do que está falando”, cometa o vice reitor.

Durante a entrevista, o vice-reitor fez um pedido aos estudantes brasileiros para que busquem e confiem na nova gestão da instituição.

“Queremos convidar os estudantes brasileiros e bolivianos que sofreram algum tipo de extorsão, que sofreram maus-tratos que denunciem, que confiem na nossa gestão, que confiem na gente, pois criamos duas comissões, uma CPI, e uma acadêmica, e vamos buscar todas as irregularidades acadêmicas, da admissão dos estudantes e todas as irregularidades desde de sua fundação.”

LEIA MAIS:
Estudantes de medicina da universidade de Pando denunciam assédio, suborno e extorsão por médicos bolivianos

Médicos da Universidade de Pando entram em greve por 24 horas após denúncia de estudante de Medicina ao Notícias da Hora

O advogado Oscar Camacho, que está à frente da CPI que foi formada após as denúncias de assédio e extorsão, afirmou que não existe nada de concreto até o momento para punir ou iniciar um processo administrativo.

“O que nos faz falta neste momento através da equipe técnica que foi montada através do vice reitorado, são provas concretas para que se possa iniciar algo para que se investigue e possamos iniciar um processo administrativo ou quem sabe penal para punir essas ações, mas por falta disso estamos de mãos atadas, pois até agora não existe nada de concreto” disse Oscar Camacho.

Uma delegacia de proteção à mulher foi montada dentro da universidade para que denúncias sejam feitas e os estudantes tenham segurança no espaço universitário.

Ainda no podcast Conversa Franca, o reitor destacou projetos diversos em andamento na instituição.

Assista a entrevista:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Ação integrada da PCAC resulta na prisão de suspeitos de tortura e na apreensão de adolescente

Publicado

em

Entre os detidos está um homem apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua na região. Durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçar o delegado de morte

Polícias Civil e Militar prendem três homens e apreendem adolescente por tortura e associação criminosa no interior do Acre. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu nesta sexta-feira, 5, três homens e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento em crimes de tortura em Marechal Thaumaturgo, violação de domicílio, ameaça e associação criminosa. A operação ocorreu logo após a vítima conseguir escapar e pedir socorro.

De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, que coordenou a ação juntamente com o tenente João Oliveira, o grupo teria invadido a residência de um usuário de drogas, onde passou a espancá-lo enquanto proferia ameaças de morte. “Eles afirmaram que iriam matar a vítima. Ele conseguiu se desvencilhar e procurar ajuda da irmã, que veio até a delegacia pedir apoio”, explicou o delegado.

O grupo invadiu a residência de um usuário de drogas e iniciou uma sessão de agressões, afirmando que iriam matá-lo. Foto: captada 

A partir do pedido de socorro, as equipes policiais iniciaram diligências imediatas e localizaram todos os envolvidos. Entre os detidos está um indivíduo apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua no município. Segundo o delegado Marcílio, durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçá-lo de morte: “Ele disse que, ao sair da cadeia, iria me matar caso eu o prendesse”, relatou.

Os três adultos detidos passarão por audiência de custódia, enquanto o adolescente permanecerá apreendido à disposição da Justiça, aguardando decisão judicial posterior. A Polícia Civil destacou que a ação reforça a pronta resposta das forças de segurança no combate à criminalidade e na proteção de vítimas em situação de risco.

Durante a condução, o indivíduo ainda ameaçou o delegado Marcílio Laurentino de morte, afirmando que, ao deixar a prisão, cumpriria a ameaça. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo