Acre
Vereadores de Santa Rosa do Purus declaram apoio a Ney Amorim rumo ao Senado
No último sábado, no auditório da Educação, o pré-candidato também participou de importante encontro com os movimentos sociais, sindicais e comunitários
O deputado Ney Amorim, pré-candidato ao Senado Federal nestas Eleições 2018, recebeu o apoio importante de todos os vereadores do município de Santa Rosa do Purus, nesta terça-feira, 15, em Rio Branco.
liderados pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara de Santa Rosa, James Moura, os parlamentares Aldo Moura, Genival Sales, Cacique Manoel Kaxinawá, Enio e Francisco Kulina e Orlando Roque manifestaram total adesão ao projeto político de Ney Amorim rumo ao Senado da República, nestas Eleições de 7 de outubro.
“Estamos aqui para retribuir a força que o senhor tem dado ao nosso município e aos demais próximos de nós. Somos testemunhas do quanto nos ajuda e ajuda nosso povo lá das cabeceiras do Purus”, ressaltou James Moura, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa do Purus.
De sua parte, Ney Amorim lembrou o passado de luta do seu pai, Josué Amorim, o primeiro vereador eleito na Baixada da Sobral, e o quanto é difícil ser um parlamentar de Câmara Municipal.
“Muitas vezes vocês são cobrados pela população por problemas que fogem à competência da própria Câmara, mas mesmo assim, vocês conseguem fazer muito com o pouco. E isso é o mais importante. Por isso mesmo que o vereador dever ser valorizado”, frisou o deputado, que por onde passa nas cidades interioranas recebe o carinho e o apoio das pessoas.
Ney agradeceu a manifestação de apoio de todos os parlamentares e recordou-se do tratamento hospitaleiro da população de Santa Rosa do Purus, em caravana recentemente para ouvir as pessoas que moram nos municípios mais distantes do estado, os chamados municípios isolados.
“Fico muito grato em receber os amigos que também manifestam aqui a gratidão pelo que fizemos a esse município extraordinário, que é Santa Rosa do Purus”, afirmou Ney Amorim.
No último sábado, no auditório da Educação, o pré-candidato também participou de importante encontro com os movimentos sociais, sindicais e comunitários, no qual expressou o seu desejo de trabalhar por um estado economicamente forte e mais igualitário, uma das bandeiras de seu projeto enquanto pré-candidato ao Senado da República.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.