Conecte-se conosco

Flash

Vereadores de Brasileia debatem sobre Mutirão Ambiental, Hospital Wildy Viana, Concurso da PM e a Reforma da Previdência Estadual

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ASCOM

Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes, a 37° Trigésima Sétima Sessão Ordinária, do 3° ano Legislativo. Aconteceu no Plenário José Cordeiro Barbosa da Câmara Municipal na terça-feira,26.

Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador Mário Jorge Fiesca(MDB), Joelso Pontes(PP), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), e o Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB).

No Grande expediente, os parlamentares usaram a tribuna da casa do povo para debater os assuntos mais relevantes de interesse da comunidade.

Veja o que disseram

Vereador Presidente Rogério Pontes (MDB)

Vereador Presidente Rogério Pontes (MDB), denunciou a falta material para fazer cirurgia, falta de medicamentos e o mal tratamento com a população no Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana em Brasileia. E falou ainda da vinda da equipe do governador através do Imac, disse que o povo de Brasileia vem sendo prejudicados com as multas que já vem de muito tempo.

“Está sendo muito importante esse Mutirão Ambiental do Governo do Estado através do Imac aqui em nosso município que vai atender os produtores rurais do Alto Acre até o dia 29, como vereador só tenho que agradecer a equipe do governo e os vereadores, a nossa prefeita não tem medido esforços para que esse mutirão acontecesse pelo bem do povo de Brasiléia.

Estou novamente fazendo uma indicação para o hospital Wilde Viana, que está faltando tudo, não tem uma linha para fazer uma cirurgia, os médicos tratam mal os pacientes. Peço que tenham mais carinho com o nosso povo que já é tão sofrido. Essa situação é muito preocupante.

Que o Secretário Carlinhos der uma resposta para os moradores do ramal Santa Elena, km 60, conhecido como ramal do Serginho”, frisou o Presidente da Câmara Municipal.

Vereador António Francisco (PT)

Vereador António Francisco (PT), destacou sobre o mutirão ambiental realizado pelo Governo do Estado no Alto Acre em Brasileia com apoio da Prefeitura. E fez indicações sobre ramais e a AMOPREB.

“Quero ressaltar a importância da atividade realizada pelo governo do estado através do Imac para atender nosso produtores que estão com problemas de multas ambientais, tenho que reconhecer que é uma ação muito positiva, porque propriedades que se encontravam em embargos estão tendo oportunidade de se legalizar. A prefeita Fernanda Hassem está de parabéns em fazer essa parceria com o Governo do Estado. Temos que buscar a União dos poderes, quero reconhecer a importância dessa ação para o município.

Apresento uma indicação para o Poder Executivo, solicitando um melhoramento em pontos críticos do ramal do São Pedro, projeto Pão de Açúcar.

Estou apresentando também um pedido de informações à AMOPREB para saber dos procedimentos para que o caminhão e caminhonete Hilux volte atender os produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Parabenizo ainda a Prefeitura de Brasileia pela pavimentação asfáltica em duas ruas do Bairro José Moreira,” salientou.

Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT)

Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT), falou sobre os problemas de acidentes na cidade por causa da falta de sinalização de trânsito, principalmente em frente as escolas.

“É preciso construir quebra molas e colocar mais sinalização em frente as escolas, quero encaminhar ofício para a prefeita Fernanda para que aproveite o período de recesso das escolas para melhorar a sinalização em frente às escolas, famílias já perderam filhos em frente à escola Rui Lino, queremos evitar que isso volte acontecer. Sugiro ainda que a prefeitura busque parcerias junto ao Governo do Estado através do Detran.

Solicito melhoramento para a Rua Olegário França, que cada dia a referida rua fica mais estreita por causa desmoronamento.

A Prefeita Fernanda Hassem tem feito o possível em busca de recursos para o município e Afirmo hoje aqui nessa tribuna que ela tem trazido bons resultados, principalmente através das emendas. E amigos a prefeitura de Brasileia tem uma equipe técnica competente a exemplo da funcionária Lajúscia e todos do planejamento”, enfatizou.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP), fez diversas pedidos de melhorias para ramais e solicitou que o governo convoque os candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar para Brasileia e Epitaciolândia.

“Estamos trazendo as reivindicações da nossa população, estou reiterando um ofício solicitando da prefeitura informações das ruas que ainda vão ser contempladas pelo programa de requalificação asfáltica. Muitas ruas estão sendo atendidas como a Vitória Salvaterra, Ernestinho do Amaral, Nubia de Farias, mas temos outras que precisam como a Joaquim Falcão Macedo,José Kairala.

Ao mesmo tempo que agradecemos ao Governador do Estado pelas viaturas, mais precisamos de mais efetivos. Estou solicitando ao Secretário de Segurança do Acre que chame as pessoas que fizeram o concurso da Polícia Militar e que estão na espera.

Desde que a Reserva Extrativista Chico Mendes recebe recursos desde sua criação. Falou de uma cessão de uso de um caminhão pela prefeitura para o Sindicato Brasileia há alguns anos e ninguém sabe o que aconteceu”, indagou.

Vereador Zé Gabriele (PSB)

Vereador Zé Gabriele (PSB), apresentou pedidos de providências para o Bairro e disse que os professores foram barrados para não entrar na Assembleia com grades de ferro e polícia.

“Quero apresentar pedidos de providências para a Secretaria Municipal de Obras, estou pedindo que seja feito uma melhoria na entrada do bairro Nazaré, como também uma limpeza nas ruas, o inverno chegou o mato cresce muito rápido.

Muitos ramais e pontes estão estourando por conta do inverno, a prefeitura tem trabalhado de domingo a domingo.

Eu não vi nenhuma vereador de oposição falar da reforma da educação que está sendo feita pelo governo, aqui no município dói, lá não. O movimento da educação foi proibido de entrar na Assembleia Legislativa, colocaram grades e chamaram a polícia.

E Parabenizo o Governo do Estado pelas viaturas e também pelo mutirão ambiental que está acontecendo em Brasileia”, destacou.

Vereador Vice Presidente Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Vice Presidente Marquinhos Tibúrcio (PSDB), falou que a situação da Reserva Extrativista é preocupante e parabenizou a prefeitura pelas ruas que estão sendo pavimentadas e fez ainda pedido de providências para o bairro Alberto Castro.

“Quero parabenizar a prefeita Fernanda pelas ruas que estão sendo feitas, mas trago uma insatisfação pelo bairro Alberto Castro, a população está clamando por melhoria. Estou pedindo pelo menos um piçarramento. Eu peço encarecidamente.

Falou que a situação da reserva é preocupante de um lado a lei de outro os moradores.

Quero ressaltar ainda sobre importância do mutirão do Imac que acontece no CEDUP em Brasileia para atender os produtores que estão com multas ambientais e propriedades embargadas”, ressaltou.

Vereador Mario Jorge Fiesca (MDB)

Vereador Mario Jorge Fiesca (MDB), destacou a paralisação da educação contra a reforma da previdência que está sendo proposta pelo governo do estado aos servidores estaduais. E a firmou que governo está retirando os direitos dos professores.

“Quero iniciar hoje falando da reforma da previdência da educação pelo governo do estado, hoje as escolas estão todas paradas, essa reforma vai tirar direito dos trabalhadores, diferente da que foi feita aqui, e fomos criticados. Vai tirar licença premia, sexta parte, e a lei Analu.

Sugiro uma parceria entre o município de Brasileia e o Governo Estado para que população possa utilizar o aparelho de ultrassonografia que tem no hospital

Solicito tapa buracos para o Bairro Marcos Galvão”, reivindicou.

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

Vereador Rozevete Honorato (PSB), fez pedidos de melhorias para ramais e ruas, voltou a pedir um médico perito para atender na agência do INSS de Brasileia.

“Que o poder executivo faça um melhoramento no ramal Cajazeira, sentido a associação São Luiz, lá tem um ponte que não está dando condições de trafegabilidade e também um bueiro que se rompeu.

Peço melhorias também para a Rua Enoque de Alencar Matos e correção no bueiro na rua Maria da Costa.

Quero reiterar um pedido feito na sessão passada onde solicito do setor competente um médico perito para agência do INSS em Brasileia Sobre a educação. “O mesmo pau que dá no chico dar no Francisco”.

Recebemos os profissionais da educação aqui com decência, ar condicionado, café, chá, lá colocaram cerca de ferro e a polícia para que não entrem na Assembleia Legislativa do nosso estado para manifestar o direito garantido por lei de se manifestar com a PEC da maldade que é a Reforma da Previdência Estadual proposta pelo Governador Gladson Cameli que ganhou as eleições prometendo valorizar o servidor público, o que hoje que tirar os seus direitos já conquistados.

Quero registrar e fazer o meu reconhecimento ao Governo do Estado pelo mutirão de atendimento aos produtores que estão com suas propriedades embargadas por causa de multas, os produtores precisam dessa saída para continuar em suas propriedades”, salientou.

As Sessões da Câmara Municipal de Brasileia acontecem às terças-feiras a partir das 8:00h, na Avenida Geny Assis-Centro. Participe e fique informado das ações de nossos Vereadores na casa do povo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia

Publicado

em

O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov

Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.

Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov

Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.

A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Publicado

em

O objetivo é realizar obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas de Rio Branco, com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o senador Márcio Bittar participaram na manhã desta quinta-feira (4), de uma reunião no Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), onde anunciaram uma importante parceria entre a gestão municipal e o governo estadual. O objetivo é realizar obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da capital, com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar.

O objetivo é realizar obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da capital, com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A parceria foi detalhada pelo senador Márcio Bittar, que destacou a importância da colaboração entre as esferas estadual e municipal. Segundo ele, cerca de 40 quilômetros de asfalto serão recuperados dentro de Rio Branco, o que melhorará significativamente a mobilidade urbana da cidade.

“O prefeito vai poder, junto com a Sula, recapear uns 40 quilômetros de asfalto dentro de Rio Branco. A vantagem é que eu sei que a emenda vem pra cá e, nessa parceria, ela será executada. E é isso que me satisfaz”, afirmou Bittar, destacando a eficiência do projeto.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom aproveitou a ocasião para agradecer ao senador Márcio Bittar pelo apoio contínuo à cidade e evidenciou a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura urbana. Segundo Bocalom, grande parte do asfalto da capital está em condições precárias, seja por ser antigo ou por ter sido mal executado no passado, o que exige uma intervenção especializada.

“A nossa cidade está se preparando cada dia mais, com viadutos e outras obras e precisamos recapear essas ruas”, declarou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Eu sempre tenho dito que os nossos asfaltos são velhos e os que não são velhos, foram muito mal feitos. Então, precisa de um tratamento especial, ou seja, tem que recapear, como já fizemos com a Rio de Janeiro e a Minas Gerais. A nossa cidade está se preparando cada dia mais, com viadutos e outras obras, e precisamos recapear essas ruas para que possamos liberar a Emurb para ir para os bairros, tapar buracos e realizar melhorias nas ruas do bairro”, declarou o prefeito.

Sula Ximenes, diretora-presidente do Deracre, confirmou que a parceria já está consolidada, com o governo estadual pronto para iniciar as obras. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Sula Ximenes, diretora-presidente do Deracre, confirmou que a parceria já está consolidada, com o governo estadual pronto para iniciar as obras assim que os processos forem concluídos. Ela destacou a confiança no trabalho realizado pelo governo estadual e pela equipe do Deracre.

“Sim, é uma parceria consolidada. O governo do estado agradece ao senador Márcio Bittar pela confiança que tem no governo, no Deracre, e nós estamos aqui prontos para executar”, frisou Ximenes.

Cid Ferreira reforçou que o projeto é uma excelente oportunidade para melhorar a mobilidade urbana na cidade, especialmente em áreas que mais precisam de atenção. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira, também esteve presente e afirmou que a prefeitura já realizou o levantamento das ruas que receberão o recapeamento.

Ele reforçou que o projeto é uma excelente oportunidade para melhorar a mobilidade urbana na cidade, especialmente em áreas que mais precisam de atenção. “Com toda certeza, é mais uma emenda que vem para potencializar a mobilidade urbana na nossa cidade”, assegurou Cid Ferreira.

As obras de recapeamento devem começar no início do próximo ano e são esperadas para trazer um grande impacto na melhoria das condições de tráfego nas principais vias de Rio Branco, proporcionando mais conforto e segurança aos motoristas e pedestres.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado

em

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

Comentários

Continue lendo