Flash
Vereadores de Brasileia debatem sobre Mutirão Ambiental, Hospital Wildy Viana, Concurso da PM e a Reforma da Previdência Estadual
Por Fernando Oliveira/ASCOM
Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes, a 37° Trigésima Sétima Sessão Ordinária, do 3° ano Legislativo. Aconteceu no Plenário José Cordeiro Barbosa da Câmara Municipal na terça-feira,26.
Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador Mário Jorge Fiesca(MDB), Joelso Pontes(PP), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), e o Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB).
No Grande expediente, os parlamentares usaram a tribuna da casa do povo para debater os assuntos mais relevantes de interesse da comunidade.
Veja o que disseram
Vereador Presidente Rogério Pontes (MDB), denunciou a falta material para fazer cirurgia, falta de medicamentos e o mal tratamento com a população no Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana em Brasileia. E falou ainda da vinda da equipe do governador através do Imac, disse que o povo de Brasileia vem sendo prejudicados com as multas que já vem de muito tempo.
“Está sendo muito importante esse Mutirão Ambiental do Governo do Estado através do Imac aqui em nosso município que vai atender os produtores rurais do Alto Acre até o dia 29, como vereador só tenho que agradecer a equipe do governo e os vereadores, a nossa prefeita não tem medido esforços para que esse mutirão acontecesse pelo bem do povo de Brasiléia.
Estou novamente fazendo uma indicação para o hospital Wilde Viana, que está faltando tudo, não tem uma linha para fazer uma cirurgia, os médicos tratam mal os pacientes. Peço que tenham mais carinho com o nosso povo que já é tão sofrido. Essa situação é muito preocupante.
Que o Secretário Carlinhos der uma resposta para os moradores do ramal Santa Elena, km 60, conhecido como ramal do Serginho”, frisou o Presidente da Câmara Municipal.
Vereador António Francisco (PT), destacou sobre o mutirão ambiental realizado pelo Governo do Estado no Alto Acre em Brasileia com apoio da Prefeitura. E fez indicações sobre ramais e a AMOPREB.
“Quero ressaltar a importância da atividade realizada pelo governo do estado através do Imac para atender nosso produtores que estão com problemas de multas ambientais, tenho que reconhecer que é uma ação muito positiva, porque propriedades que se encontravam em embargos estão tendo oportunidade de se legalizar. A prefeita Fernanda Hassem está de parabéns em fazer essa parceria com o Governo do Estado. Temos que buscar a União dos poderes, quero reconhecer a importância dessa ação para o município.
Apresento uma indicação para o Poder Executivo, solicitando um melhoramento em pontos críticos do ramal do São Pedro, projeto Pão de Açúcar.
Estou apresentando também um pedido de informações à AMOPREB para saber dos procedimentos para que o caminhão e caminhonete Hilux volte atender os produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes.
Parabenizo ainda a Prefeitura de Brasileia pela pavimentação asfáltica em duas ruas do Bairro José Moreira,” salientou.
Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT), falou sobre os problemas de acidentes na cidade por causa da falta de sinalização de trânsito, principalmente em frente as escolas.
“É preciso construir quebra molas e colocar mais sinalização em frente as escolas, quero encaminhar ofício para a prefeita Fernanda para que aproveite o período de recesso das escolas para melhorar a sinalização em frente às escolas, famílias já perderam filhos em frente à escola Rui Lino, queremos evitar que isso volte acontecer. Sugiro ainda que a prefeitura busque parcerias junto ao Governo do Estado através do Detran.
Solicito melhoramento para a Rua Olegário França, que cada dia a referida rua fica mais estreita por causa desmoronamento.
A Prefeita Fernanda Hassem tem feito o possível em busca de recursos para o município e Afirmo hoje aqui nessa tribuna que ela tem trazido bons resultados, principalmente através das emendas. E amigos a prefeitura de Brasileia tem uma equipe técnica competente a exemplo da funcionária Lajúscia e todos do planejamento”, enfatizou.
Vereador Joelson Pontes (PP), fez diversas pedidos de melhorias para ramais e solicitou que o governo convoque os candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar para Brasileia e Epitaciolândia.
“Estamos trazendo as reivindicações da nossa população, estou reiterando um ofício solicitando da prefeitura informações das ruas que ainda vão ser contempladas pelo programa de requalificação asfáltica. Muitas ruas estão sendo atendidas como a Vitória Salvaterra, Ernestinho do Amaral, Nubia de Farias, mas temos outras que precisam como a Joaquim Falcão Macedo,José Kairala.
Ao mesmo tempo que agradecemos ao Governador do Estado pelas viaturas, mais precisamos de mais efetivos. Estou solicitando ao Secretário de Segurança do Acre que chame as pessoas que fizeram o concurso da Polícia Militar e que estão na espera.
Desde que a Reserva Extrativista Chico Mendes recebe recursos desde sua criação. Falou de uma cessão de uso de um caminhão pela prefeitura para o Sindicato Brasileia há alguns anos e ninguém sabe o que aconteceu”, indagou.
Vereador Zé Gabriele (PSB), apresentou pedidos de providências para o Bairro e disse que os professores foram barrados para não entrar na Assembleia com grades de ferro e polícia.
“Quero apresentar pedidos de providências para a Secretaria Municipal de Obras, estou pedindo que seja feito uma melhoria na entrada do bairro Nazaré, como também uma limpeza nas ruas, o inverno chegou o mato cresce muito rápido.
Muitos ramais e pontes estão estourando por conta do inverno, a prefeitura tem trabalhado de domingo a domingo.
Eu não vi nenhuma vereador de oposição falar da reforma da educação que está sendo feita pelo governo, aqui no município dói, lá não. O movimento da educação foi proibido de entrar na Assembleia Legislativa, colocaram grades e chamaram a polícia.
E Parabenizo o Governo do Estado pelas viaturas e também pelo mutirão ambiental que está acontecendo em Brasileia”, destacou.
Vereador Vice Presidente Marquinhos Tibúrcio (PSDB), falou que a situação da Reserva Extrativista é preocupante e parabenizou a prefeitura pelas ruas que estão sendo pavimentadas e fez ainda pedido de providências para o bairro Alberto Castro.
“Quero parabenizar a prefeita Fernanda pelas ruas que estão sendo feitas, mas trago uma insatisfação pelo bairro Alberto Castro, a população está clamando por melhoria. Estou pedindo pelo menos um piçarramento. Eu peço encarecidamente.
Falou que a situação da reserva é preocupante de um lado a lei de outro os moradores.
Quero ressaltar ainda sobre importância do mutirão do Imac que acontece no CEDUP em Brasileia para atender os produtores que estão com multas ambientais e propriedades embargadas”, ressaltou.
Vereador Mario Jorge Fiesca (MDB), destacou a paralisação da educação contra a reforma da previdência que está sendo proposta pelo governo do estado aos servidores estaduais. E a firmou que governo está retirando os direitos dos professores.
“Quero iniciar hoje falando da reforma da previdência da educação pelo governo do estado, hoje as escolas estão todas paradas, essa reforma vai tirar direito dos trabalhadores, diferente da que foi feita aqui, e fomos criticados. Vai tirar licença premia, sexta parte, e a lei Analu.
Sugiro uma parceria entre o município de Brasileia e o Governo Estado para que população possa utilizar o aparelho de ultrassonografia que tem no hospital
Solicito tapa buracos para o Bairro Marcos Galvão”, reivindicou.
Vereador Rozevete Honorato (PSB), fez pedidos de melhorias para ramais e ruas, voltou a pedir um médico perito para atender na agência do INSS de Brasileia.
“Que o poder executivo faça um melhoramento no ramal Cajazeira, sentido a associação São Luiz, lá tem um ponte que não está dando condições de trafegabilidade e também um bueiro que se rompeu.
Peço melhorias também para a Rua Enoque de Alencar Matos e correção no bueiro na rua Maria da Costa.
Quero reiterar um pedido feito na sessão passada onde solicito do setor competente um médico perito para agência do INSS em Brasileia Sobre a educação. “O mesmo pau que dá no chico dar no Francisco”.
Recebemos os profissionais da educação aqui com decência, ar condicionado, café, chá, lá colocaram cerca de ferro e a polícia para que não entrem na Assembleia Legislativa do nosso estado para manifestar o direito garantido por lei de se manifestar com a PEC da maldade que é a Reforma da Previdência Estadual proposta pelo Governador Gladson Cameli que ganhou as eleições prometendo valorizar o servidor público, o que hoje que tirar os seus direitos já conquistados.
Quero registrar e fazer o meu reconhecimento ao Governo do Estado pelo mutirão de atendimento aos produtores que estão com suas propriedades embargadas por causa de multas, os produtores precisam dessa saída para continuar em suas propriedades”, salientou.
As Sessões da Câmara Municipal de Brasileia acontecem às terças-feiras a partir das 8:00h, na Avenida Geny Assis-Centro. Participe e fique informado das ações de nossos Vereadores na casa do povo.
Comentários
Flash
Homem é ferido com golpe de canivete no peito pela ex-esposa no Segundo Distrito de Rio Branco
Mulher foi presa em flagrante por tentativa de homicídio; vítima foi socorrida pelo Samu e está fora de risco
O peão de fazenda Cosme Sousa Pinheiro, de 40 anos, foi ferido com um golpe de canivete no peito na noite desta quinta-feira (5), na rua Coronel Honório Alves, no bairro 15, região do Segundo Distrito de Rio Branco. A autora do ataque, segundo a Polícia Militar, é a ex-esposa da vítima, Juliana Andrade da Frota, de 31 anos, que foi presa em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio.
De acordo com testemunhas, Cosme teria passado o dia ingerindo bebida alcoólica em um bar próximo e, no início da noite, retornou à residência do casal. Juliana estava em frente ao imóvel conversando com familiares enquanto cortava uma maçã com um canivete.
Ainda conforme os relatos, movido por ciúmes, Cosme passou a proferir ofensas verbais contra a mulher e, em seguida, teria avançado para agredi-la fisicamente. O padrasto de Juliana interveio para tentar conter a situação.
Durante a confusão, Juliana utilizou o canivete que segurava e desferiu um golpe no peito do marido. Cosme caiu na calçada e pediu ajuda. Após o ocorrido, a mulher deixou o local.
Familiares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros atendimentos no local, foi estabilizada e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
Policiais militares do 2º Batalhão atenderam a ocorrência, colheram informações e realizaram buscas na região. Juliana foi localizada em uma parada de ônibus na mesma rua, onde recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia de Flagrantes (Defla).
O caso está sendo apurado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e deverá ser encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Na delegacia, Juliana afirmou à equipe de reportagem que é mãe de três filhos com Cosme e que possui diversos boletins de ocorrência registrados contra ele. Segundo a mulher, a vítima é natural do estado de Mato Grosso e havia chegado a Rio Branco há cerca de três dias. Ela relatou ainda que possui medida protetiva contra o marido e que, sempre que ele aparece, ocorrem discussões e conflitos, embora, segundo ela, a situação nunca tivesse chegado a um desfecho tão grave quanto o registrado nesta quinta-feira.
Comentários
Flash
MIDR reconhece a situação de emergência em Cruzeiro do Sul e outras cidades afetadas por desastres
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (5), a situação de emergência em nove cidades afetadas por desastres nos estados do Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:
Passam por um período de estiagem os municípios de Itatira e Paramoti, no Ceará, e Camalaú, na Paraíba. Já Pau dos Ferros e Várzea, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Por outro lado, a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, foi atingida por inundações, enquanto Itaberaba, na Bahia, e Joanésia, em Minas Gerais, por enxurradas e deslizamentos, respectivamente. O município de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, foi castigada por fortes chuvas.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Como solicitar recursos
Os municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar apoio financeiro ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho enviados e, após a aprovação, publica portaria no DOU com os valores a serem liberados.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Com informações do MIDR
Comentários
Flash
Motociclista fica ferido após colidir com capivara na Estrada de Porto Acre
Acidente ocorreu na noite de quarta-feira (4), no km 13 da rodovia AC-10; vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um animal silvestre deixou Valdir Pires da Silva, de 59 anos, ferido na noite desta quarta-feira (4), na rodovia AC-10, no km 13 da Estrada de Porto Acre, no interior do Acre.
De acordo com testemunhas, Valdir seguia em uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor vermelha, placa MZY-4740, no sentido Rio Branco–Vila do Incra, quando uma capivara atravessou repentinamente a pista, impossibilitando qualquer reação por parte do condutor. A colisão foi inevitável.
Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo e sofreu queimadura de terceiro grau no ombro direito, além de suspeita de fraturas no punho e no ombro, diversas escoriações pelo corpo e um Traumatismo Crânioencefálico (TCE) leve. O animal morreu no local.
Populares que passavam pela rodovia acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Após receber os primeiros atendimentos ainda na via, Valdir foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado clínico estável.
A ocorrência foi atendida por policiais militares do Batalhão de Trânsito, que realizaram o registro do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) e providenciaram a remoção da motocicleta da pista.































Você precisa fazer login para comentar.