fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Vereadores de Brasiléia cobram melhorias para o Município ao Executivo

Publicado

em

Câmara de Brasileia realizou 10ª Sessão Ordinária de 2021

A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã do dia 04 de Maio, a 10ª Sessão Ordinária de 2021. Estiveram presentes os vereadores Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Neiva Badotti (PSB), Rogerio Pontes (PROS), Lessandro Jorge (PT), Leonir Castro (PP) e o Vice-presidente da Câmara Marquinho Tibúrcio (MDB).

Em uso a Tribuna os vereadores solicitaram:

Vereador Elenilson Cruz (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou agradecendo a prefeitura de Brasiléia por meio da secretaria de obras, pelos serviços de recuperação dos pontos críticos, além da recuperação de uma ponte localizada no Km 75, ramal da aurora e a recuperação da ponte do Belo no Km 29.

O vereador solicitou mais uma vez, para que a secretaria de obras realize os trabalhos de melhorias na rua dos catraieiros, rua esta que dá acesso ao bairro Leonardo Barbosa, a mesma encontra-se em situação de difícil acesso, finalizou colocando seu mandato a disposição da população.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou agradecendo a equipe da assessoria de comunicação do legislativo, pelas inovações e pelo alcance maior em divulgação dos trabalhos, o vereador solicitou para a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de obras, os serviços paliativos no ramal do Km 10, sugeriu para o poder executivo o acompanhamento de funcionários da secretaria de obras nos mais diversos ramais da área rural do município, identificando assim as problemáticas e dificuldades em acesso.

Citou a falta de políticas públicas por parte do governo do estado para a região do Alto Acre, politicas essas integradas para a melhoria de vida da população, parabenizou os trabalhos do poder legislativos, equipe essa que está trabalhando com independência.

Vereador Leomar Barbosa (PSD)

Vereador Leomar Barbosa (PSD): o parlamentar no uso de suas atribuições agradeceu a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de obras, pelos serviços que possibilitam o acesso de trafegabilidade e de veículos e pedestres, na rua Enestino do Amaral, solicitou para a administração pública a reforma, limpeza, manutenção de praças e calçadas do município a exemplo da quadra poliesportiva localizada no bairro José Moreira, parte alta da cidade, local esse para atender com a pratica de esportes de crianças e adolescentes, encontra-se com o total descaso, servindo para o abrigo de usuários de entorpecentes, e totalmente vandalizado.

Solicitou para a prefeitura de Brasiléia através do setor competente, mais atenção e assistência para os moradores da vila Quixadá área rural do município há 26 Km, para que a referida comunidade seja contemplada com os serviços, de melhorias sendo elas na área de capina, limpeza, recolhimento de lixo, além da melhoria das ruas, e assistência no transporte para profissionais e pacientes que se deslocam até a unidade de saúde na comunidade.

Vereador Leonir Castro (PP)

Vereador Leonir Castro (PP): O parlamentar no uso de suas atribuições, agradeceu a prefeitura de Brasiléia através do setor competente, pelos serviços de reposição de bueiros no Km 26 e reposição de lâmpadas para a iluminação pública na rua Arialdo Bispo barroso.

O vereador solicitou para o poder legislativo que encaminhe um documento para prefeitura de Brasiléia através da secretaria de obras, solicitando os serviços paliativos na rua 12 de outubro próximo a escola IOP, os serviços paliativos no Km 19, ramal do mete bala, sentido a colocação do senhor Amarildo e paliativo no tabatinga acima do riozinho do rola além da abertura do referido ramal.

Solicitou para que o governo do estado do Acre e senadores, olhem com mais atenção e sensibilidade para a região do Alto Acre, e finalizou ressaltando que seu mandato é da população, e assim irá continuar até o fim defendendo os direitos de cada um.

Vereador Lessandro Jorge (PT)

Vereador Lessandro Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou parabenizando a equipe da assessoria de comunicação pelos trabalhos realizados em prol da divulgação das ações e das fiscalizações e trabalhos do poder legislativo para a população.

O parlamentar solicita para a prefeitura de Brasiléia através do setor competente, urgentemente os serviços de melhorias nas ruas do residencial Jatobá que estão em estado de péssima trafegabilidade impossibilitando a passagem de veículos, ciclistas e pedestres, desejou antecipadamente em especial para todas as mães, data está em que é comemorado no dia 9 de abril o dia das mães.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)

Vereadora Marinete Mesquita (PT):  parlamentar no uso de suas atribuições, apresentou a situação de uma família que mora na rua Manoel Fiesca, bairro Eldorado, a mesma está na iminência de ficar isolada, pelo fato de um esgoto impedir a trafegabilidade quando ocorrem as grandes chuvas, com isso solicitou a secretária de obras prioridade a respeito dessa situação.

Solicita que sejam providenciados médicos para as unidades de saúde que estão descobertas, e que o município realize a devida manutenção nas unidades, pois as mesmas necessitam de reparos estruturais e humanos. Demonstrou preocupação a respeito da rua Olegário França, pois, uma erosão está colocando em risco a residência de centenas de famílias, a parlamentar solicita de imediato que a sinalização da via seja revista, e que impeça o trânsito de veículos de grande porte até que trabalhos eficazes sejam realizados ao longo da rua.

Finalizando, solicitou melhorias no 1° ramal do pólo e no ramal do km 8 que fica atrás de um dos silos graneleiros, pediu também que o setor de cadastro viabilize a identificação do ramal, tendo em vista que ele se encontra sem nome.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou solicitando para a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de saúde, a possibilidade de funcionamento aos sábados da unidade sentinela da (COVID-19), Fernando Correia.

Solicitou para o executivo através do setor competente, os serviços de melhorias na rua Oscar Meia no bairro Eldorado, onde encontra-se estourado há mais de 20 dias um bueiro prejudicando aos moradores, pois toda água e sujeira escoa para as residências, além de estar danificando a pavimentação.

Solicitou para que o poder legislativo encaminhe um documento para o executivo, solicitando melhorias para a rua Cosmo de Souza Cavalcante, localizada no bairro Eldorado, a rua está em descaso total, destacou ainda que sempre tem tomado providencias para a revitalização de ruas e demais problemas no referido bairro onde o mesmo reside, mais não depende apenas do legislativo no qual os trabalhos são de fiscalizar, é necessário que a reivindicação seja acatada pelo poder executivo para que em ação execute os trabalhos.

Finalizou solicitando ao governo do estado, sobre o transtorno que a ponte José Augusto vem trazendo para regional, a referida ponte há mais de 20 anos vem passando por promessas de melhorias e a cada dia problemas surgem, a cada dia o trânsito cresce na região, trazendo estresse, dor de cabeça e transtorno pela demora na ponte.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereadora Neiva Badotti (PSB): a parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou agradecendo ao deputado Estadual Jenilson Leite (PSB) por tê-la acompanhado na visita ao (DNIT) e agradeceu ao superintendente do setor por ter recebido os parlamentares e por encaminharem de imediato as respostas sobre as reivindicações de melhorias na BR317 e proximidades do hospital. A parlamentar solicita mais uma vez a instalação do tomógrafo, pois fiscalizou e até o momento o aparelho encontra-se nos corredores do Hospital parado, quanto aos leitos de (UTI), nenhum foi instalado e a população continua perdendo seus entes, pois encontra-se esse problema gravíssimo na Região.

Solicitou para o governo do estado através da (SESACRE) que o aparelho de hemodiálise portátil, permaneça no hospital regional, pois o executivo estadual possui convenio com a clínica do Rim. Finalizou solicitando ao governo do estado que pague a insalubridade para os funcionários da saúde, pois estão há 5 meses sem receber e solicitou a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de obras a melhoria de bueiros localizados no ramal da Eletra Km 75, no qual está causando risco de acidentes para os moradores.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições iniciou saudando a todos os trabalhadores pelo seu dia comemorado no último domingo 1° de maio.

Solicitou para o governo do estado através do setor competente, que estudem urgentemente a possibilidade de implantar no município os serviços de instituto médico legal (IML), para atender as demandas de todo o Alto Acre, é triste de ver a real situação de como os corpos de entes queridos são transportados.

O vereador solicitou para a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de educação, que seja implantada uma escola no Km 59, ramal da Pedreira, comunidade Nova Olinda, na colocação do Sr. Francisco Everton, existem 15 jovens na referida comunidade que precisam estudar, solicitou para o executivo a presença de um agente de saúde para atender a referida comunidade.

Finalizou sentindo-se com o dever cumprindo em relação ao seu projeto do Refis, mesmo com a resposta do poder executivo, em ralação a falta de mérito para o parlamentar por pertencer ao partido da oposição.

Vereador Rogério ponte (PROS)

Vereador Rogério ponte (PROS):  O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou parabenizando a atitude da deputada federal Mara Rocha, no qual mostrou preocupação na área da saúde na regional do Alto Acre, levando as reivindicações para a bancada federal em Brasília-DF.

O vereador relatou sobre o abandono da regional por parte do governo do estado na área da saúde, atendimentos públicos, situação do anel viário e ponte José Augusto.

Finalizou parabenizando a secretaria de educação, Francisca Oliveira, ao secretário de saúde, Joãozinho Melo, pelos esforços e dedicações por Brasiléia, e destacou que precisa ser feito mais. Parabenizou a secretaria de obras pelos trabalhos que vem sendo realizado na área urbana e rural do município, o papel do vereador é trabalhar, fiscalizando para a população, pedindo esclarecimentos ao poder executivo, e mesmo com tudo isso, sempre reconhecerão pelos trabalhos atendidos e realizados pela atual gestão.

Comentários

Continue lendo

Extra

Médico acreano de Brasiléia embarca para a África após missões em mais de 50 países

Publicado

em

Dr. André Ricardo leva projeto de fé e assistência humanitária, “Momento Sem Receita”, a novas fronteiras, unindo medicina e evangelismo

O médico e missionário Dr. André Ricardo, natural de Brasiléia, no Acre, embarca para mais uma missão no continente africano, após uma trajetória de serviço que já impactou mais de 50 países ao redor do mundo. Filho de Zemar e Blandina, André cresceu cercado por amizades sinceras e manteve suas raízes acreanas vivas, mesmo com os desafios da vida missionária.

Atualmente residente em Pernambuco, Dr. André alia a prática médica à fé cristã como forma de vocação e propósito. Em dezembro de 2019, ele fundou o projeto Momento Sem Receita, iniciativa missionária e evangelística sem fins lucrativos, com o objetivo de levar amor, esperança e a Palavra de Deus a quem precisa de cura física e espiritual.

O projeto já alcançou números expressivos:

• Mais de 120 hospitais visitados em todo o Brasil;

• Presença em mais de 10 estados brasileiros;

• Mais de 50 países impactados pelas redes sociais;

• Ações sociais e evangelísticas no continente africano;

• Mais de 200 milhões de vidas alcançadas pelas mídias digitais.

Segundo Dr. André, o Momento Sem Receita é mais do que um projeto; é a concretização de um chamado divino: “Queremos tocar cada hospital do mundo e mostrar que existe uma cura além dos remédios — a cura que vem da Palavra de Deus”.

A nova missão na África reforça o compromisso de André Ricardo com uma medicina que transcende fronteiras e que, além de tratar o corpo, cuida da alma.

Comentários

Continue lendo

Extra

Conta de luz sobe em maio com bandeira amarela nas tarifas

Publicado

em

Transição para período seco eleva custo da energia em R$ 1,885 por 100 kWh, segundo Agência Nacional de Energia Elétrica

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta sexta-feira (25) a bandeira tarifária para maio de 2025: amarela. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

O anúncio decorre da redução das chuvas, resultado da transição do período chuvoso para o período seco. As previsões de chuvas e vazões nos reservatórios para os próximos meses estão abaixo da média.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, refletindo condições favoráveis de geração de energia no país. O fim do período chuvoso piora a previsão de geração de energia hidroelétrica, o poderá aumentar o uso de usinas termelétricas, cuja energia possui custo mais elevado.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.

Confira como funciona o sistema de bandeiras:

Implementado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias permite aos consumidores acompanhar mensalmente as condições de geração de energia no País.

Com o acionamento da bandeira amarela, a Aneel reforça a importância de hábitos de consumo conscientes para evitar desperdícios e colaborar com a sustentabilidade do setor elétrico.

 

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Receita Federal divulga balanço de doações de mercadorias

Publicado

em

A Delegacia da Receita Federal em Rio Branco informa que realizou um levantamento sobre o volume de mercadorias doadas pela instituição nos últimos dois anos.

As doações realizadas fazem parte do Programa Receita cidadã, uma iniciativa da Receita Federal que utiliza a destinação de mercadorias para contribuir com a redução de desigualdades sociais e na preservação do meio ambiente.

Conforme levantamento realizado foram doados quase cinco milhões de reais em mercadorias no período, contemplando onze órgãos públicos federais, doze estaduais, cinco municipais e duas entidades da sociedade civil.

Entre os itens doados estão veículos, smartphones, vestuários, calçados, utensílios domésticos, pneus, motores, cimento e ferro, todos eles provenientes de apreensões realizadas pela Receita Federal do Brasil e órgãos parceiros no trabalho de repressão ao contrabando e ao descaminho.  As apreensões de mercadorias estrangeiras no Brasil em 2024 totalizaram R$3,7 bilhões.

As operações de repressão visam coibir a concorrência desleal com a indústria nacional e com os importadores regulares, a sonegação de impostos e a entrada de produtos no país que não atendam as diversas regulamentações para uso e consumo seguro pela sociedade. Desta forma, a Receita Federal ajuda a proteger a economia nacional, a saúde e a segurança dos cidadãos, além de promover a manutenção de empregos formais, a defesa dos interesses da sociedade e um melhor ambiente de negócios no Brasil.

O delegado da Receita Federal em Rio Branco, auditor-fiscal Claudenir Franklin da Silveira, esclarece que no caso de mercadorias com indícios de falsificação houve a necessidade de uma ação de descaracterização da marca antes da doação às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para isso contou com a valiosa  parceria de diversas instituições, a exemplo do Ministério Público do Estado, Secretaria de Estado da Mulher, IEPETEC, IAPEN, FECOMÉRCIO, FIEAC e Rotary Club de Rio Branco.

As entidades contempladas com as doações foram as seguintes:

Controladoria Geral da União
Controladoria Geral do Estado do Acre
Companhia Nacional de Abastecimento – Conab
Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Município de Rio Branco
Departamento de Estradas de Rodagem Infraestrutura Hidrovia e Aeroportuária do Acre – Deracre
Diocese de Rio Branco
Estado do Acre
Exército – 7º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército
Exército – Comando de Fronteira Acre – 4º Batalhão de Engenharia e Selva
Fundação Universidade Federal do Acre
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama – Acre
Instituto de Administração Penitenciaria do Acre – Iapen/AC
Instituto de Mudanças Climáticas – Imc
Instituto de Terras do Acre – Iteracre
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA – Superintendência Regional do Acre
Marinha do Brasil (Agência fluvial de Boca do Acre)
Ministério Público do Estado do Acre
Município de Brasiléia
Município de Epitaciolândia
Município de Plácido de Castro
Município de Rio Branco
Polícia Civil do Estado do Acre – Pcac
Polícia Federal
Polícia Rodoviária Federal no Acre
Secretaria de Estado de Agricultura – Seagri – Acre
Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – Acre
Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Acre
Sociedade Eunice Weaver – Educandário de Cruzeiro do Sul
Superintendência de Agricultura e Pecuária – SFA/AC
Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Comentários

Continue lendo