fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Vereadora pede anulação da posse da Mesa Diretora da Câmara de Porto Walter após tumulto e denúncias

Publicado

em

O vereador Rosildo Cassiano Corrêa foi condenado por violência doméstica e ameaças à sua ex-namorada, e apesar disso, assumiu a vaga de vereador por meio de uma liminar

A posse, realizada dia (1º), marcada por confrontos políticos e abandono do plenário. Rosildo assumiu o cargo mesmo após uma condenação judicial pela Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais de Cruzeiro do Sul. Foto: captada 

Juruá Comunicação 
A vereadora Cleide Silva protocolou, nesta sexta-feira (3), um pedido de anulação da posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Walter, no interior do Acre. O documento questiona a legitimidade da cerimônia que empossou Rosildo Cassiano Corrêa (PSD), como presidente da Casa, em meio a denúncias de irregularidades e protestos.
A vereadora justificou seu pedido, afirmando que “a posse ilícita do vereador Rosildo Cassiano Corrêa e também a anulação da mesa diretora da Câmara Municipal é necessária, tendo em vista a expressa proibição legal de pessoas com seus direitos políticos suspensos tomarem posse”.

Ela também solicitou a atenção do Ministério Público, do TRE e da mesa diretora da Câmara para que sejam tomadas medidas cabíveis.

Rosildo Cassiano Corrêa foi condenado por violência doméstica e ameaças à sua ex-namorada, e apesar disso, assumiu a vaga de vereador por meio de uma liminar. A oposição pretende levar a situação à Justiça.

Entenda o caso
A posse, realizada na quarta-feira (1º), foi marcada por confrontos políticos e abandono do plenário. Rosildo assumiu o cargo mesmo após uma condenação judicial em outubro de 2024 pela Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais de Cruzeiro do Sul. Ele foi sentenciado a 3 meses e 15 dias de prisão em regime aberto por violência doméstica e ameaça contra sua ex-namorada, que era menor de idade na época dos fatos.
A candidatura de Rosildo foi registrada devido a uma falha do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que não identificou a condenação em tempo hábil. Apesar disso, ele enfrenta o risco de cassação, já que a regularidade de sua candidatura ainda pode ser questionada judicialmente.
O clima tenso durante a sessão ficou evidente quando Cleide Silva, responsável por conduzir os trabalhos como a segunda mais velha e alfabetizada, recusou-se a dar posse a Rosildo, alegando que sua situação judicial tornava o ato ilegítimo. A recusa gerou debates acalorados e levou o vereador Radí Telles, o mais velho da Casa, a assumir a condução e declarar Rosildo empossado, mesmo sob forte oposição.
Diante do impasse, os vereadores Alcielio Silva e Racildo Camely, da chapa concorrente, deixaram o plenário em protesto.
“Foi uma manobra articulada pelo prefeito e pelo presidente anterior para garantir a vitória de Rosildo. É uma afronta à democracia e às decisões judiciais”, declarou uma fonte que pediu anonimato.
Veja vídeo:
Veja vídeo da posse:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Sub-20 define liderança e movimenta confronto entre capital e interior

Publicado

em

A terceira rodada do Campeonato Acreano Sub-20 começa nesta terça-feira (13), com dois jogos na Arena da Floresta, em Rio Branco. Os confrontos podem alterar a parte de cima da tabela e também influenciar diretamente na disputa contra as últimas posições.

No primeiro jogo do dia, às 15h, Santa Cruz e Andirá se enfrentam em um duelo direto pela liderança. Ambos venceram seus jogos de estreia por 3 a 0 e dividem a terceira colocação, com três pontos cada. Caso vença por três gols de diferença ou mais, uma das equipes pode ultrapassar o Galvez, que lidera com seis pontos e cinco gols de saldo.

Mais tarde, às 17h, o Assermurb tenta se recuperar no campeonato diante do Plácido de Castro. A equipe da capital ainda não pontuou e ocupa a penúltima colocação, enquanto o time do interior perdeu na estreia e aparece logo acima, na nona posição.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá viaja a Macapá para enfrentar o Trem-AP em busca de reabilitação na Série D

Publicado

em

Equipe acreana encerra maratona de viagem nesta terça (13) e faz último treino antes do jogo; time amarga a lanterna do Grupo A1 com três derrotas seguidas

A equipe do Humaitá embarcou na segunda-feira (12) rumo a Macapá (AP), onde enfrentará o Trem-AP nesta quarta-feira (14), em partida válida pelo encerramento da quarta rodada do Grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. O confronto acontecerá no estádio Zerão, às 20h (horário de Brasília).

A delegação iniciou a longa jornada saindo de Rio Branco (AC) com destino a Porto Velho (RO), de onde seguiu para Belo Horizonte (MG). Em seguida, o grupo embarcou para Belém (PA), com chegada prevista em Macapá por volta das 3h15 desta terça-feira (13).

Mesmo com o desgaste da viagem, o técnico Erismeu Silva deve comandar o último treino da equipe ainda nesta terça, visando a preparação para o confronto decisivo.

O Humaitá tenta se recuperar na competição após um início negativo. O time ocupa a última colocação do Grupo A1 e acumula três derrotas consecutivas, precisando de um bom resultado fora de casa para seguir com chances de classificação.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ivan Mazzuia comanda 1º treinamento no Independência

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Ivan Mazzuia assume o Independência e terá um grande desafio

O elenco do Independência reapresenta-se nesta terça, 13, no Marinho Monte e inicia preparação para o confronto contra o Trem, no primeiro trabalho sob o comando do técnico Ivan Mazzuia. A partida será disputada na quarta, dia 21, no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá.

“Temos um tempo de preparação para um jogo importante. Conquistar pontos fora de casa é fundamental na luta pela classificação”, comentou Ivan Mazzuia.

1º desafio no profissional

Ivan Mazzuia comandou o Independência na vitória contra o GAS, de Roraima, no último sábado, 10, na Arena da Floresta, como interino e, agora efetivado, terá o primeiro desafio como treinador.

“Temos um grupo qualificado e acredito na possibilidade de realizar um grande trabalho. Estou preparado para esse desafio”, disse o técnico.

Dentro do G4

Com sete pontos, o Independência ocupa a 4ª colocação no grupo A1 e a Tuna Luso, do Pará, é líder com 9 pontos.

“Temos cinco ou seis equipes na disputa pelas quatro vagas. Se manter dentro do G4 é importante para gerar ainda mais confiança em todos no clube”, declarou Mazzuia.

Comentários

Continue lendo