Conecte-se conosco

Cotidiano

Vereadora pede anulação da posse da Mesa Diretora da Câmara de Porto Walter após tumulto e denúncias

Publicado

em

O vereador Rosildo Cassiano Corrêa foi condenado por violência doméstica e ameaças à sua ex-namorada, e apesar disso, assumiu a vaga de vereador por meio de uma liminar

A posse, realizada dia (1º), marcada por confrontos políticos e abandono do plenário. Rosildo assumiu o cargo mesmo após uma condenação judicial pela Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais de Cruzeiro do Sul. Foto: captada 

Juruá Comunicação 
A vereadora Cleide Silva protocolou, nesta sexta-feira (3), um pedido de anulação da posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Walter, no interior do Acre. O documento questiona a legitimidade da cerimônia que empossou Rosildo Cassiano Corrêa (PSD), como presidente da Casa, em meio a denúncias de irregularidades e protestos.
A vereadora justificou seu pedido, afirmando que “a posse ilícita do vereador Rosildo Cassiano Corrêa e também a anulação da mesa diretora da Câmara Municipal é necessária, tendo em vista a expressa proibição legal de pessoas com seus direitos políticos suspensos tomarem posse”.

Ela também solicitou a atenção do Ministério Público, do TRE e da mesa diretora da Câmara para que sejam tomadas medidas cabíveis.

Rosildo Cassiano Corrêa foi condenado por violência doméstica e ameaças à sua ex-namorada, e apesar disso, assumiu a vaga de vereador por meio de uma liminar. A oposição pretende levar a situação à Justiça.

Entenda o caso
A posse, realizada na quarta-feira (1º), foi marcada por confrontos políticos e abandono do plenário. Rosildo assumiu o cargo mesmo após uma condenação judicial em outubro de 2024 pela Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais de Cruzeiro do Sul. Ele foi sentenciado a 3 meses e 15 dias de prisão em regime aberto por violência doméstica e ameaça contra sua ex-namorada, que era menor de idade na época dos fatos.
A candidatura de Rosildo foi registrada devido a uma falha do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que não identificou a condenação em tempo hábil. Apesar disso, ele enfrenta o risco de cassação, já que a regularidade de sua candidatura ainda pode ser questionada judicialmente.
O clima tenso durante a sessão ficou evidente quando Cleide Silva, responsável por conduzir os trabalhos como a segunda mais velha e alfabetizada, recusou-se a dar posse a Rosildo, alegando que sua situação judicial tornava o ato ilegítimo. A recusa gerou debates acalorados e levou o vereador Radí Telles, o mais velho da Casa, a assumir a condução e declarar Rosildo empossado, mesmo sob forte oposição.
Diante do impasse, os vereadores Alcielio Silva e Racildo Camely, da chapa concorrente, deixaram o plenário em protesto.
“Foi uma manobra articulada pelo prefeito e pelo presidente anterior para garantir a vitória de Rosildo. É uma afronta à democracia e às decisões judiciais”, declarou uma fonte que pediu anonimato.
Veja vídeo:
Veja vídeo da posse:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Luiz Antônio e Joaquin Assaf são destaques do Estadual Absoluto

Publicado

em

Foto Leandro Frota: Joaquin Assaf nadou a prova dos 50 livres abaixo de 24 segundos

Os nadadores Luiz Antônio Jerônimo e Joaquin Assaf foram os destaques do Campeonato Estadual de Natação Absoluto disputado neste sábado, 20, na piscina da AABB.

Luiz Antônio Jerônimo bateu o recorde nos 50 metros peito com o tempo de 31 segundos e 17 centésimos.

Fez história

Joaquin Assaf venceu a prova dos 50 metros livres batendo a marca de 23 segundos e 94 centésimos. O atleta fez história e é o primeiro acreano a nadar abaixo de 24 segundos.

AABB conquista 

A equipe da AABB conquistou o título do Estadual Absoluto somando 1374 pontos. A Natação Tubarão marcou 1.246 e ficou em segundo. A Atlética Massacre somou 181 pontos na 3ª colocação.

Bons resultados

O presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio, aprovou a competição.

“Fechamos a temporada com um excelente evento. Os resultados foram bons e isso é importante para a natação acreana”, declarou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

AAB “A” e Old School conquistam vagas nas semifinais do Estadual

Publicado

em

Foto FEAB: Jogos bem disputados marcaram a última rodada da fase de classificação

Terminou neste sábado, 20, na quadra do CEBRB, com três partidas a fase de classificação do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino. O time da AAB “A” venceu o América por 47 a 28 e avançou para semifinal. O Old School “A” derrotou o NBX por 46 a 36 e também é semifinalista do torneio.

No confronto para cumprir tabela, o Los Hermanos bateu o NBX por 51 a 41.

Semifinais definidas

Os confrontos semifinais do Campeonato Estadual são: New City x Old School “A” e AAB “A” x Atlético. Os jogos serão disputados no sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Quinari e Brasileia empatam no primeiro jogo das finais do Estadual da Série A

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia disputam o segundo jogo das finais sem vantagem

Quinari e Brasileia empataram por 4 a 4 neste sábado, 20, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard, no primeiro jogo das finais do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Kaylan(3) e Diego marcaram os gols do Quinari, enquanto Ângelo(2), Macaco e Carlos Henrique anotaram para Brasileia.

Jogo com alternativas

O Quinari abriu 4 a 0 no placar com 12 minutos e jogo e deu a falsa impressão de uma vitória sem dificuldades. A equipe do Brasileia conseguiu se acalmar e foi para o intervalo perdendo por 4 a 2. Na volta para o segundo tempo, Brasileia pressionou e acabou conquistando um grande resultado.

Confusão fora de quadra

Muita confusão fora de quadra marcou a partida. Os torcedores de Senador Guiomard brigaram entre si ainda no primeiro tempo e na segunda etapa, componentes da torcida de Brasileia foram retirados para fora do ginásio por causa do comportamento.

Avaliações

“Conseguimos abrir 4 a 0, mas a equipe desconcentrou no fim da primeira etapa e no segundo tempo a partida ficou mais disputada. Poderíamos ter vencido o jogo”, disse o técnico do Quinari, Jô Mendes.

“Fomos buscar um jogo perdido e isso aumenta a nossa determinação para a partida de volta. Iniciamos a partida muito abaixo e isso não pode acontecer”, comentou o fixo Alcione.

Boa arbitragem 

Edson Correia(Coquinho) e Janilda Melo realizaram uma boa arbitragem e conseguiram controlar uma partida nervosa e com muita reclamação dos dois lados desde o início.

Comentários

Continue lendo