Flash
Vendedor ambulante é preso suspeito estuprar crianças em Capixaba
Homem é suspeito também de filmar e armazenar imagens das vítimas durante os abusos. Polícia conseguiu identificar duas vítimas até o momento.

Polícia já conseguiu identificar duas vítimas do vendedor, mas acredita que o número passe de cinco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Aline Nascimento
Um vendedor ambulante de mais de 30 anos foi preso suspeito de diversos crimes sexuais contra crianças na cidade de Capixaba, interior do Acre. A Polícia Civil do Acre diz que já tem duas vítimas confirmadas do homem, mas que o número pode passar de cinco.
A prisão ocorreu na quinta-feira (5), por meio de um mandado de prisão preventiva. A polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. Foi achado um pendrive com imagens das vítimas na hora do abuso que o suspeito carregava com ele.
A polícia passou a investigar o vendedor em dezembro do ano passado, quando a mãe de um dos garotos percebeu o comportamento estranho do filho e buscou ajuda na delegacia. O delegado responsável pelas investigações, Carlos Bayma, disse que o suspeito tinha preferência por garotos.
“Ele é homossexual. São crianças de 10 a 12 anos. Há muito tempo que praticava isso, pelo que sei foi só aqui em Capixaba. Era terrível e há tempo vinha molestando as crianças. As mães não desconfiavam, mas teve uma que foi lá na delegacia”, complementou.
Usava doces para atrair as vítimas
Para atrair as vítimas, Bayma acrescentou que o vendedor dava doces, dinheiro e até roupas. Ele também montava a barraca de venda próximo a casa das vítimas para ganhar confiança das crianças e dos pais.
“Ficava perto de escolas, quando gostava de uma criança ficava em frente da residência da família dela dando bombom, conversando com os pais. É metido a educado. A investigação é do ano passado, de dezembro”, relatou.
O suspeito está na delegacia da cidade. O delegado frisou que deve ouvi-lo nesta sexta-feira (6) ou na segunda (9).
“É suspeito de estupro, armazenar e gravar imagens de crianças em situação de abuso. É metido, diz que tem amigo policial, autoridade. Consegui um mandado de prisão, busca e apreensão e mandei prender ele”, concluiu.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.