fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Valencia desencanta, Inter vence o Grêmio e se afasta do Z4 do Brasileirão

Publicado

em

Em clássico emocionante, equatoriano marca seu primeiro gol na competição, e Colorado triunfa após eliminação na Libertadores

No Grenal 440, o Internacional foi mais organizado em campo e bateu o Grêmio por 3 a 2, no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Brasileirão. Após ser criticado pelos gols perdidos na semifinal da Libertadores, Enner Valencia desencantou e marcou seu primeiro gol pelo Campeonato Brasileiro, diante de mais de 39 mil torcedores. No segundo tempo, o clássico esquentou com gols de Wanderson e Alan Patrick para o Colorado, enquanto João Pedro e Luís Suárez, de falta, descontaram para o Tricolor.

Com o triunfo, o Colorado agora soma 32 pontos, cinco à frente do Vasco, primeiro time da zona de rebaixamento. O Imortal Tricolor, por sua vez, estacionou nos 44 pontos, contudo segue na terceira colocação. O time comandado por Renato Gaúcho, porém, viu a distância para o líder Botafogo aumentar para onze pontos, restando onze rodadas para o fim.

Internacional conquista importante vitória sobre o rival Grêmio pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro – Divulgação/Internacional

Primeiro tempo

Com a marcação encaixada, o Inter tomou conta das ações desde o início e incomodou a defesa do rival. Assim, logo aos dois minutos, Valencia aproveitou a bola dividida e tentou driblar Gabriel Grando. O centroavante caiu na área, porém após consulta ao VAR, o árbitro Paulo César Zanovelli assinalou impedimento na jogada.

O equatoriano se posicionou bem na área e depois de uma troca de passes, recebeu a bola de Alan Patrick. A primeira finalização parou em Grando, entretanto Valencia desencantou no rebote e marcou seu primeiro jogo pelo Brasileirão.

No meio de campo, Alan Patrick teve uma grande atuação na etapa inicial e municiou o sistema ofensivo com qualidade. Ao receber na área, o camisa 10 tentou tirar do arqueiro gremista, porém mandou para fora. Contudo, o árbitro marcou impedimento do meia na origem da jogada. Na reta final do primeiro tempo, Valencia disparou e deixou a defesa do rival para trás, mas faltou pontaria e mandou para fora.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, Renê roubou a bola no meio e iniciou o contra-ataque, aos três minutos. Wanderson recebeu e deixou dois marcadores para atrás ao cortar para o meio e bater no canto do arqueiro gremista. Em mais um erro na saída de bola do Grêmio, Maurício encontrou Valencia livre para finalizar, porém o equatoriano bateu cruzado para fora.

O Colorado, então, diminuiu o ritmo depois de abrir dois gols de vantagem, e viu o rival descontar no Beira-Rio. João Pedro finalizou, de canhota, da entrada da área, entretanto Rochet falhou e viu a bola estufar sua rede.

Quando o Grêmio parecia reagir, o Internacional deu mais um golpe no rival. Maurício teve espaço para conduzir a bola até o ataque e deixar Alan Patrick livre para marcar o terceiro. O que os donos da casa não contavam, entretanto, é que Luís Suárez fosse esquentar ainda mais o clássico. O uruguaio bateu falta, sem qualquer chance para o compatriota Rochet, e diminuiu para o Tricolor.

E agora?

Eliminado da Copa Libertadores, o Internacional dará sequência a busca pela recuperação no Brasileirão no próximo dia 18. Depois da Data Fifa, o Colorado visita o Bahia, às 21h30, na Arena Fonte Nova. O Grêmio, por sua vez, entra em campo no mesmo dia, porém às 19h, em seu estádio. O adversário será o Athletico-PR, pela 27ª rodada da competição nacional.

INTERNACIONAL 3 X 2 GRÊMIO

26ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 08/10/2023 às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio (RS)
INTERNACIONAL: Sérgio Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Charles Aránguiz (Nicolás Hernández 42’/2ºT), Johnny (Gabriel 32’/2º), Maurício (Igor Gomes 32’/2º) e Alan Patrick (Dalbert 49’/2ºT); Wanderson (Rômulo 42’/2ºT) e Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.
GRÊMIO: Gabriel Grando; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann (Iturbe 40’/2ºT) e Reinaldo; Villasanti (André 40’/2ºT), Carballo (Everton Galdino – intervalo), Pepê e Cristaldo (Nathan – intervalo); Ferreira e Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Enner Valencia 5’/1ºT (1-0), Wanderson 3’/2ºT (2-0), João Pedro 23’/2ºT (2-1). Alan Patrick 24’/2ºT (3-1), Luís Suárez 28’/2ºT (3-2)
Árbitro: Paulo Cezar Zanovelli da Silva (Fifa – MG)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa – RJ) e Guilherme Dias Camilo (Fifa – MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa – MG)
Cartão Amarelo: Johnny, Nicolás Hernández, Valencia, Igor Gomes, Renê e Mercado (INT); Kannemann, Pedro Geromel, Ferreira e Villasanti (GRE)
Cartão Vermelho:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Motorista de nacionalidade brasileira perde controle e quase colide com casa no bairro Pantanal em Cobija

Publicado

em

Carro com placa brasileira invadiu calçada a poucos metros do módulo policial; condutor foi preso pelas autoridades

O motorista foi levado à delegacia, onde responderá pelos atos cometidos. Foto: captada 

Um veículo com placa brasileira causou susto no bairro Pantanal na noite desta terça-feira em Cobija, na última noite de carnaval ao sair da faixa e invadir a calçada, parando a poucos centímetros de colidir com uma casa. O incidente ocorreu por volta da meia-noite, a poucos metros do módulo policial da região.

De acordo com testemunhas, o motorista que não teve seu identidade revelada estava visivelmente embriagado e foi rapidamente abordado pelas autoridades policiais, que o prenderam em flagrante. O carro, que ficou parcialmente sobre a calçada, chamou a atenção de moradores, que relataram o susto ao verem o veículo tão próximo de causar um acidente grave.

A polícia reforçou a importância da conscientização sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool e destacou a atuação rápida para evitar maiores consequências. O motorista foi levado à delegacia, onde responderá pelos atos cometidos. O caso serve de alerta para a necessidade de maior fiscalização e responsabilidade no trânsito.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito Tião Bocalom avalia Carnaval da Família 2025 e anuncia investimentos para Rio Branco

Publicado

em

Evento na Praça da Revolução reuniu milhares de foliões; gestor também falou sobre recuperação de ramais, educação, água e transporte coletivo

Outros dois assuntos questionados pelo apresentador foram: Água e transporte coletivo. O prefeito Tião Bocalom, disse que há mais de 20 anos não existia investimento no setor de água da capital. Foto: assessoria 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, avaliou positivamente o encerramento do Carnaval da Família 2025, que reuniu milhares de foliões na noite desta terça-feira (4), na Praça da Revolução. Em entrevista ao jornalista Washington Aquino, no programa Café com Notícias da TV5, Bocalom destacou a importância da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa) para o sucesso do evento.

“Mesmo com falta de recursos, não foram muitos recursos que foram passados para eles, eles fizeram uma linda festa”, afirmou o prefeito, referindo-se ao empenho dos blocos carnavalescos, que marcaram o último dia da festa. Bocalom garantiu que já há planejamento para ampliar os investimentos no Carnaval do próximo ano, visando melhorar ainda mais a estrutura e a organização do evento.

Além do Carnaval, o prefeito abordou outros temas importantes para a capital acreana. Sobre a recuperação dos ramais, Bocalom explicou que aguardará o fim do período chuvoso para intensificar os trabalhos. “Vamos esperar o período chuvoso passar para entrar com força máxima na recuperação dos ramais”, afirmou.

Na área da educação, o gestor garantiu que os problemas na rede municipal foram resolvidos. “A partir de agora, a educação está em paz para cuidar do ano letivo”, disse, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino.

Quanto ao abastecimento de água, Bocalom destacou que, após mais de 20 anos sem investimentos significativos, o sistema está sendo modernizado e melhorando gradativamente. Sobre o transporte coletivo, o prefeito garantiu que a população verá avanços nos próximos meses.

A entrevista reforçou o compromisso da gestão municipal com melhorias em setores essenciais, enquanto a cidade comemora o sucesso de um dos maiores eventos culturais do ano, o Carnaval da Família.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Adolescente de 17 anos com câncer ósseo realiza sonho de andar de helicóptero no Acre: ‘Emocionante’

Publicado

em

Tiago Castro Rosas passa por tratamento intenso na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacon) e teve o sonho realizado a pedido da equipe da unidade. Acompanhado da mãe e da enfermeira, ele desfrutou do passeio sobre a capital acreana no helicóptero do Ciopaer na última terça-feira (4)

Tiago Castro Rosas, de 17 anos, passa por tratamento de um câncer que acomete os ossos e ganhou um voo com o Ciopaer. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Até onde pode ir um sonho? No caso do adolescente Tiago Castro Rosas, de 17 anos, este sonho foi até as maiores altitudes possíveis. Isto porque nessa terça-feira (4), ele realizou um sonho de infância e sobrevoou a capital acreana Rio Branco a bordo de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

O jovem, que é paciente da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacon), é natural de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, e passa por um tratamento de osteossarcoma, uma forma de câncer que provoca tumores nos ossos e acomete, principalmente, crianças e adolescentes. Recentemente, ele recebeu o diagnóstico de metástase no pulmão.

A família descobriu o câncer em abril do ano passado, e, desde então, foram muitas sessões de quimioterapia e até a amputação de uma das pernas, o que muitas vezes abalou o emocional do rapaz.

Compadecida pela batalha do jovem, a enfermeira Norma Rocha, que acompanha o tratamento dele, procurou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Secretária de Justiça e Segurança Publica (Sejusp) para levar o pedido. Ela ouviu de Tiago que seu maior sonho era voar de helicóptero.

Nessa terça, finalmente chegou a hora de concretizar o sonho. Acompanhado da mãe, Maria Castro, e da enfermeira Norma, ele chegou até o local de embarque. A reportagem, o jovem descreveu a experiência como emocionante.

Jovem teve sonho realizado pelo Ciopaer, por meio de parceria entre Sejusp e Sesacre. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

“Foi top, emocionante. Foi melhor do que eu imaginava. [Lá de cima] era tudo bem pequeno, parecia de brinquedo a cidade”, comentou.

O comando do passeio ficou a cargo do coronel Cleyton Almeida, que pilotou a aeronave durante o trajeto.

“Sem dúvida nenhuma, é uma grande responsabilidade. A gente, ao longo da trajetória das carreiras, se prepara para assumir responsabilidades, mas essa, sem dúvida, é um teste diferente. A gente vai buscar dar o nosso melhor, toda a tripulação já tá empenhada, tá envolvida nessa ação, para que a gente possa, não só promover pro Tiago um excelente voo, mas para também promover para ele uma nova expectativa de vida“, disse antes do voo.

Amizade em meio à adversidade

Tiago e a enfermeira Norma Rocha, a quem ele chama de “tia”, desenvolveram uma relação de amizade. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Norma relembra que, ao perceber que o tratamento estava abalando o psicológico de Tiago, decidiu perguntar a ele qual era seu maior sonho, na expectativa de tentar contribuir de alguma forma para que ele permanecesse forte.

“Hoje, Tiago tem convivido com dores intensas, faz uso de medicamentos para dor, tem feito quimioterapias, mas a doença tem evoluído. Tal situação nos fez perguntar ao nosso amado Tiago: ‘Qual o seu maior sonho?’ E em resposta: ‘Tia, o meu maior sonho é voar de helicóptero e descer de rapel’. Então, diante da progressão da doença e fragilidade emocional solicitamos a parceria da unidade Ciopaer para a realização do tão sonhado passeio de helicóptero”, disse no documento encaminhado às secretarias.

Ao testemunhar o passeio, a profissional comentou ainda que a função de quem atua nessa unidade e tem contato com casos como o de Tiago se torna não só de tratar a saúde, mas também acaba sendo uma amizade próxima. Ela também agradeceu pela oportunidade dada ao rapaz.

“A gente costuma dizer que a nossa missão não é só tratar, a gente não é só a enfermeira, só a técnica, só a médica do Thiago. A gente é a tia, a gente é aquele povo que acolhe, às vezes a gente está lá com ele, trabalhando, ele diz assim: ‘tu me ama?’. E a gente: ‘Tiago, eu te amo’. Quando ele chega, ele diz: ‘tia, tu está com raiva de mim? Nem me deu um abraço”. Então, a gente se torna uma família”, contou.
‘Hora certa’

Mãe e filho se emocionaram após voo de helicóptero. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Para a mãe, o sonho foi realizado na hora certa. Maria relata que, por conta da intensidade do tratamento e as dificuldades da doença, o adolescente estava muito triste e até pensou em desistir do tratamento.

Ela destaca que o emocional é parte muito importante no tratamento, e que, por isso, esta experiência veio para dar um maior ânimo a seu filho.

“Ele já tinha falado várias vezes em desistir do tratamento, porque a gente descobriu o tumor em abril do ano passado. Então, a gente vinha já todos esses meses fazendo as primeiras terapias, fez a cirurgia, amputou a perna. E, infelizmente, no final de dezembro a gente descobriu que o câncer voltou, na perna que foi amputada. E foi muito difícil, ele ficou muito abatido, pensou em desistir, disse que não queria mais continuar as quimioterapias. Então, assim, estava muito deprimido. Na sexta-feira, ele internou com infecção, chorou muito, disse que estava cansado, que não estava aguentando mais. E esse voo para ele chegou na hora certa, porque levantou muito a autoestima dele, o ânimo dele. Hoje ele está aqui fazendo a quimioterapia, já está bem mais animado, não resistiu para fazer. Eu só tenho que agradecer, que ajudou muito, muito, muito mesmo”, enfatiza.

Ainda de acordo com Maria, o voo era um sonho de Tiago desde bem cedo.Ela conta que ele sempre gostou de aventuras e sempre falou que gostaria de ser policial.

Com isso, a mãe também se vê realizada. Ela embarcou ao lado do filho durante o voo de helicóptero.

“É um sonho, ele gosta muito de aventura, ele sempre gostou, desde pequenininho. Até falei para meus amigos, estou chorando desde ontem”, disse emocionada.
Veja vídeo com TV5:
https://youtu.be/38Mwve8MG9s?si=-uwUzu2NGVfHbiSp

Comentários

Continue lendo