Cotidiano
Valencia desencanta, Inter vence o Grêmio e se afasta do Z4 do Brasileirão
Em clássico emocionante, equatoriano marca seu primeiro gol na competição, e Colorado triunfa após eliminação na Libertadores
No Grenal 440, o Internacional foi mais organizado em campo e bateu o Grêmio por 3 a 2, no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Brasileirão. Após ser criticado pelos gols perdidos na semifinal da Libertadores, Enner Valencia desencantou e marcou seu primeiro gol pelo Campeonato Brasileiro, diante de mais de 39 mil torcedores. No segundo tempo, o clássico esquentou com gols de Wanderson e Alan Patrick para o Colorado, enquanto João Pedro e Luís Suárez, de falta, descontaram para o Tricolor.
Com o triunfo, o Colorado agora soma 32 pontos, cinco à frente do Vasco, primeiro time da zona de rebaixamento. O Imortal Tricolor, por sua vez, estacionou nos 44 pontos, contudo segue na terceira colocação. O time comandado por Renato Gaúcho, porém, viu a distância para o líder Botafogo aumentar para onze pontos, restando onze rodadas para o fim.

Internacional conquista importante vitória sobre o rival Grêmio pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro – Divulgação/Internacional
Primeiro tempo
Com a marcação encaixada, o Inter tomou conta das ações desde o início e incomodou a defesa do rival. Assim, logo aos dois minutos, Valencia aproveitou a bola dividida e tentou driblar Gabriel Grando. O centroavante caiu na área, porém após consulta ao VAR, o árbitro Paulo César Zanovelli assinalou impedimento na jogada.
O equatoriano se posicionou bem na área e depois de uma troca de passes, recebeu a bola de Alan Patrick. A primeira finalização parou em Grando, entretanto Valencia desencantou no rebote e marcou seu primeiro jogo pelo Brasileirão.
No meio de campo, Alan Patrick teve uma grande atuação na etapa inicial e municiou o sistema ofensivo com qualidade. Ao receber na área, o camisa 10 tentou tirar do arqueiro gremista, porém mandou para fora. Contudo, o árbitro marcou impedimento do meia na origem da jogada. Na reta final do primeiro tempo, Valencia disparou e deixou a defesa do rival para trás, mas faltou pontaria e mandou para fora.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Renê roubou a bola no meio e iniciou o contra-ataque, aos três minutos. Wanderson recebeu e deixou dois marcadores para atrás ao cortar para o meio e bater no canto do arqueiro gremista. Em mais um erro na saída de bola do Grêmio, Maurício encontrou Valencia livre para finalizar, porém o equatoriano bateu cruzado para fora.
O Colorado, então, diminuiu o ritmo depois de abrir dois gols de vantagem, e viu o rival descontar no Beira-Rio. João Pedro finalizou, de canhota, da entrada da área, entretanto Rochet falhou e viu a bola estufar sua rede.
Quando o Grêmio parecia reagir, o Internacional deu mais um golpe no rival. Maurício teve espaço para conduzir a bola até o ataque e deixar Alan Patrick livre para marcar o terceiro. O que os donos da casa não contavam, entretanto, é que Luís Suárez fosse esquentar ainda mais o clássico. O uruguaio bateu falta, sem qualquer chance para o compatriota Rochet, e diminuiu para o Tricolor.
E agora?
Eliminado da Copa Libertadores, o Internacional dará sequência a busca pela recuperação no Brasileirão no próximo dia 18. Depois da Data Fifa, o Colorado visita o Bahia, às 21h30, na Arena Fonte Nova. O Grêmio, por sua vez, entra em campo no mesmo dia, porém às 19h, em seu estádio. O adversário será o Athletico-PR, pela 27ª rodada da competição nacional.
INTERNACIONAL 3 X 2 GRÊMIO
26ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 08/10/2023 às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio (RS)
INTERNACIONAL: Sérgio Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Charles Aránguiz (Nicolás Hernández 42’/2ºT), Johnny (Gabriel 32’/2º), Maurício (Igor Gomes 32’/2º) e Alan Patrick (Dalbert 49’/2ºT); Wanderson (Rômulo 42’/2ºT) e Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.
GRÊMIO: Gabriel Grando; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann (Iturbe 40’/2ºT) e Reinaldo; Villasanti (André 40’/2ºT), Carballo (Everton Galdino – intervalo), Pepê e Cristaldo (Nathan – intervalo); Ferreira e Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Enner Valencia 5’/1ºT (1-0), Wanderson 3’/2ºT (2-0), João Pedro 23’/2ºT (2-1). Alan Patrick 24’/2ºT (3-1), Luís Suárez 28’/2ºT (3-2)
Árbitro: Paulo Cezar Zanovelli da Silva (Fifa – MG)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa – RJ) e Guilherme Dias Camilo (Fifa – MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa – MG)
Cartão Amarelo: Johnny, Nicolás Hernández, Valencia, Igor Gomes, Renê e Mercado (INT); Kannemann, Pedro Geromel, Ferreira e Villasanti (GRE)
Cartão Vermelho: –
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.