Geral
Vacina contra a Covid-19: Lote com 19,2 mil doses da AstraZeneca chega ao Acre
Remessa vai ser utilizada para aplicação da 2ª dose contra a Covid-19. Doses de vacina chegaram em Rio Branco nesta segunda-feira (21).

Doses da AstraZeneca/Oxford chegaram em Rio Branco nesta segunda-feira (21) – Foto: Éden Miranda/Superintendente do Ministério da Saúde no Acre
Por Aline Nascimento
O Ministério da Saúde enviou mais um lote de vacina contra a Covid-19 para o Acre. Nesta segunda-feira (21), o governo acreano recebeu, no aeroporto de Rio Branco, uma remessa com 19.250 doses da AstraZeneca/Oxford para continuar com o planejamento de imunização da população.
A Superintendência do Ministério da Saúde no Acre informou que todo lote vai ser armazenado para aplicação da segunda doses nos municípios.
Na sexta(18 ), outros dois lotes de vacinas com 9.360 doses da Pfizer e 5 mil da CoronaVac, somando 14.360 doses, chegaram ao estado acreano.
As cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no interior, fizeram mutirões para acelerar a imunização da população. Na capital acreana, uma ação montada em frente ao Palácio Rio Branco imunizou quase 5 mil pessoas entre a quinta-feira (17) e início da manhã de sábado (19).
Também na capital do Acre, o mutirão no Ginásio do Sesi, no Conjunto Manoel Julião, vacinou 8,3 mil pessoas entre sábado e este domingo (20). Os dados foram repassados pelo secretário municipal de Saúde, Franck Lima, nesta segunda-feira (21), em entrevista à Rede Amazônica.
Nesta segunda, a Secretaria de Saúde de Rio Branco segue atendendo as pessoas acima dos 38 anos nas Unidades de Referência de Atenção Primária (Uraps). São, ao todo, 12 pontos de imunização contra a Covid-19.
Segunda dose:
- CoronaVac
O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.
- AstraZeneca
Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.
- Pfizer
O ministério recomenda que a vacina seja administrada em um intervalo de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.
Já a bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um “intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose”.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 341.300 doses de vacinas e foram aplicadas 261.256 até essa domingo (20), data da última atualização, sendo 194.907 da primeira dose e 66.349 da segunda. Rio Branco aplicou 128.730 doses e Cruzeiro do Sul 30.015.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.