Geral
UTI no Acre com mais de 20 pacientes de Covid-19 tem queda de energia e uma pessoa morre, diz Saúde
Pane na rede elétrica do hospital teria sido ocasionada por um animal que atingiu a linha de transmissão, informou a Sesacre.

No AC, pacientes com Covid-19 começam a ser transferidos para o primeiro hospital de campanha — Foto: Marcos Vicentti
Por G1 AC — Rio Branco
Uma paciente que estava internada Instituto de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into-AC) morreu, na madrugada desta sexta-feira (22), após uma queda de energia no hospital, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Devido à falta de energia, a equipe médica teve que manter alguns pacientes em ventilação mecânica.
Em nota, assinada também pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), foi informado que a pane na rede elétrica do hospital foi ocasionada por um animal que atingiu a linha de transmissão.
A Sesacre informou a reportagem que o óbito da paciente deve ser registrado no boletim de ontem sexta-feira (22), mas adiantou que ela tinha comorbidades e que foi internada na enfermaria do Into dia 10 de maio e no dia 17 transferida para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
No Into, funcionam 24 leitos de UTIs, todo ocupados, para pacientes com Covid-19. Após o blecaute na energia, alguns precisaram de ventilação manual até que a energia fosse restabelecida. O Into é o primeiro hospital de campanha do Acre e começou a atender os pacientes com Covid-19, no dia 7 de maio.
“Após o episódio, a placa de automação, que aciona o grupo gerador de energia alternativo, não fez o equipamento funcionar, obrigando os profissionais do Into a fazerem a ventilação de alguns pacientes por meio mecânico, até que a rede de energia fosse restabelecida”, informou o documento.
O documento ainda informou que os aparelhos que mantêm os pacientes estabilizados possuem baterias que asseguram o funcionamento até o retorno da normalidade, mas alguns deles esgotaram o que obrigou a ventilação manual, e a paciente que estava debilitado morreu.
“A Sesacre ressalta que não houve interrupção no fornecimento de oxigênio e outros gases medicinais, porque o sistema tem cilindros reservas”, acrescentou.
Os órgãos não informaram quanto tempo o hospital ficou sem energia, nem quantos pacientes precisaram de ventilação mecânica.
Apenas informaram que a Enerigsa isolou parte do fornecimento de energia a uma determinada área da cidade para restabelecer a do Into.
A reportagem não obteve resposta da Energisa sobre a ocorrência até a última atualização desta reportagem.
Até quinta-feira (21), o Acre já registrou 3.103 casos de Covid-19, segundo boletim da Sesacre. O número de mortes era de 78.
Confira a nota da Saúde na íntegra:
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informam que uma pane no fornecimento de energia elétrica causada por um animal que atingiu a linha de transmissão, na noite desta quinta-feira, 21, causou interrupção no fornecimento de energia para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into-AC), onde funcionam 24 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
Após o episódio, a placa de automação, que aciona o grupo gerador de energia alternativo, não fez o equipamento funcionar, obrigando os profissionais do Into a fazerem a ventilação de alguns pacientes por meio mecânico, até que a rede de energia fosse restabelecida.
A Seinfra informa que os aparelhos que mantêm os pacientes estabilizados possuem baterias que asseguram o seu funcionamento até o retorno da normalidade, mas que elas se esgotaram para alguns internados, fazendo com que os profissionais utilizassem ventilação manual nestes. Foi durante um desses procedimentos que uma paciente, já bastante debilitada, veio a óbito.
A Sesacre ressalta que não houve interrupção no fornecimento de oxigênio e outros gases medicinais, porque o sistema tem cilindros reservas.
Por fim, Sesacre e Seinfra informam que a Energisa isolou parte do fornecimento de energia a uma determinada área da cidade para restabelecê-la ao Into-AC, até que o animal fosse removido da rede de transmissão.
Comentários
Geral
Pai impede tentativa de abuso sexual da filha de 9 anos e agride suspeito em Porto Acre
Homem foi flagrado pela vítima dentro de casa; população interveio e PM precisou resgatar acusado de possível linchamento

O pai não percebeu que a criança não estava mais ao seu lado e começou a procurá-la. Ainda segundo o relato do pai, o suspeito havia arrastado a criança para dentro de uma casa e retirado a roupa dela. Foto: captada
Um homem de 43 anos foi agredido pelo pai de uma criança de 9 anos após ser flagrado tentando abusar sexualmente da menina no bairro Portelinha, em Porto Acre, no último domingo (14). A Polícia Militar resgatou o suspeito de um possível linchamento pela população e o encaminhou para atendimento médico e, posteriormente, à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam).
Segundo relato do pai à PM, ele estava com a filha em um comércio local quando percebeu que a criança havia desaparecido. Ao procurá-la, encontrou-a dentro de uma casa, onde o homem já havia retirado a roupa da menina e tentava estuprá-la. O pai então atacou o suspeito com um capacete. Populares que presenciaram a cena também se juntaram às agressões.
A criança foi levada para exames médicos no hospital e encaminhada à Maternidade Bárbara Heliodora para avaliação mais detalhada. Os nomes da vítima e do pai não serão divulgados para preservar a identidade da menina.
Comentários
Geral
Mulher é presa com 5 quilos de maconha durante abordagem na BR-364, em Sena Madureira
Passageira seguia para Manoel Urbano e apresentou nervosismo durante fiscalização; droga estava em sua posse e ela foi detida em flagrante

Durante a fiscalização, os agentes perceberam que a passageira apresentava nervosismo excessivo, o que motivou uma verificação mais detalhada. Foto: captada
Uma mulher foi presa em flagrante na tarde desta segunda-feira (15) após ser encontrada com cerca de 5 quilos de maconha durante uma abordagem policial na BR-364, nas proximidades de Sena Madureira, interior do Acre.
De acordo com as informações, a passageira seguia viagem com destino a Manoel Urbano, onde pretendia embarcar em um voo para Santa Rosa. Durante a fiscalização, os policiais perceberam que ela demonstrava nervosismo excessivo, o que motivou uma revisa mais detalhada.
A droga foi localizada em sua bagagem, confirmando o transporte ilegal. Diante do flagrante, a mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada à delegacia para os procedimentos legais.
O material apreendido também foi levado à unidade policial, onde a investigação prosseguirá para apurar a origem e o destino da droga. A identidade da suspeita não foi divulgada pela polícia.
Comentários
Geral
PM prende dois suspeitos por receptação e recupera motocicleta roubada em Rio Branco

A Polícia Militar do Acre prendeu dois indivíduos suspeitos de receptação durante patrulhamento ostensivo realizado na manhã desta segunda-feira, 15, no bairro Sobral, em Rio Branco. A ação ocorreu em uma via pública nas proximidades da região conhecida como Ladeira da Bola Preta.
Os militares receberam informações, via rádio, de que dois homens estariam transitando em uma motocicleta com restrição de roubo/furto, além de serem suspeitos de envolvimento em outros crimes na capital. Durante o deslocamento, a guarnição visualizou o veículo e realizou a abordagem, que foi prontamente obedecida.
Durante a verificação, os suspeitos, com idades de 27 e 18 anos, apresentaram versões contraditórias sobre a procedência da motocicleta e o destino que seguiam, não conseguindo informar dados consistentes sobre a origem do veículo. Em consulta aos sistemas, foi confirmada a restrição de roubo/furto.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos envolvidos, sendo necessário o uso de algemas, conforme previsto em lei, para garantir a segurança da equipe e dos conduzidos. Com eles, também foram apreendidos capacetes, aparelhos celulares e outros objetos de uso pessoal.

Você precisa fazer login para comentar.