Geral
Unimed é cobrada sobre demora na construção de pronto atendimento infantil em Rio Branco
Subnúcleo de Direitos Humanos 1 (SDH1) da Defensoria Pública do Acre encaminhou ofício para a Unimed com prazo de 5 dias cobrando explicações sobre a demora na construção do pronto atendimento infantil.

A Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) encaminhou um ofício, na última segunda-feira (3), pedindo explicações à Unimed sobre a demora na construção do pronto atendimento infantil em Rio Branco. A cobrança foi motivada por inúmeras tentativas da DPE-AC em ter acesso a esses esclarecimentos e também por reclamações de mães que procuraram o órgão.
A reportagem entrou em contato com a Unimed, que informou que o estudos e viabilidade ainda estão em andamento. ” No período, várias negociações para realização desse sonho não avançaram com a rede prestadora, levando a novas avaliações de mercado que estão em andamento”, destaca a nota.
Essas mães que têm plano de saúde com a prestadora buscaram a DPE-AC reclamando dos serviços ofertados na Urgil, único hospital infantil particular da capital que tem convênio com a Unimed. A unidade de saúde, inclusive, é alvo de uma ação civil pública impetrada pela DPE-AC no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AC).
Diante das diversas reclamações, representantes da Unimed chegaram a se reunir com a defensoria e apresentar um plano de construção do pronto atendimento infantil. A defensora pública que atua no Subnúcleo de Direitos Humanos 1 (SDH1), Juliana Caobianco, explicou que a prestadora de serviço não voltou a falar do planejamento.
“Reuniões ocorreram em 2022 para que providenciasse o pronto atendimento infantil, já que alega que não tem interesse da iniciativa privada em fazer concorrência com a Urgil. Que ela proporcionasse isso para o público infantil. Oficiamos e não tivemos respostas plausíveis e reativamos esse diálogo diante dessa crescente demanda e reclamações, inclusive agora com essa onda de síndromes respiratórias”, destacou.
No ofício, a defensora deu um prazo de 5 dias para a Unimed responder a demanda. Após as denúncias das mães, a defensoria diz que tentou dialogar com a Urgil para que a falta de estrutura e melhorias nos serviços fossem resolvidos de forma amigável, contudo, sem sucesso.
Concomitantemente, foi iniciado o diálogo com a Unimed para que fosse construído o pronto atendimento infantil e garantisse um melhor atendimento às crianças.
“É impossível desassociar essas duas realidades: a problemática da Urgil, com a sua infraestrutura e irregularidades devidamente comprovadas pelos órgãos de fiscalização e a Unimed que vende os planos de saúde para crianças contemplando o atendimento de urgência e emergência sem oferecer um serviço de qualidade ao usuário que não tem opção de escolher um hospital conveniado ou outro, já que a Urgil é o único hospital [conveniado] da capital”, lamentou.
Ainda em defesa, a Unimed destacou que tem compromisso com os beneficiários de Rio Branco, pontuando algumas ações da prestadora nos últimos meses. “Expansão do serviço de laboratório e a construção de uma unidade referência para atendimento do paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Instituto Unimed Terapias, que teve investimento superior a R$ 2 milhões.”
Comentários
Geral
Idoso é preso pela PRF após ser flagrado com pistola calibre .40 em Cruzeiro do Sul
Homem de 70 anos não possuía porte nem documentação da arma e das munições

Um homem de 70 anos foi preso na quarta-feira (14) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Estrada da Variante, em Cruzeiro do Sul, após ser flagrado portando uma arma de fogo de uso restrito.
De acordo com a PRF, o idoso trafegava em uma motocicleta quando foi abordado durante fiscalização de rotina. Ele informou aos policiais que retornava de seu sítio e, ao ser questionado, confirmou que estava armado.
Durante a abordagem, os agentes apreenderam uma pistola Taurus calibre .40 e oito munições. Conforme a polícia, o homem não possuía porte de arma de fogo nem documentação legal da arma ou das munições.
Diante da irregularidade, o idoso foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde o caso ficou à disposição das autoridades para os procedimentos legais cabíveis.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão de três suspeitos de integrar “Tribunal do Crime” em Rio Branco
Grupo mantinha homem em cárcere privado para aplicar punição ilegal; um investigado responderá em liberdade

A Justiça decretou a prisão preventiva de três homens suspeitos de integrar uma facção criminosa e de atuar na aplicação de punições ilegais impostas pelo chamado “Tribunal do Crime”, em Rio Branco. A decisão atinge Lucas Nogueira dos Santos, Anderson Luan Bezerra e João Victor Navarro da Silva. Já Marcelo Santos de Souza teve a liberdade provisória concedida, mediante cumprimento de medidas cautelares.
A decisão foi proferida pelo juiz plantonista da Vara das Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal de Rio Branco, no fim da tarde de ontem.
Os quatro foram presos na noite de terça-feira (13) por policiais do Grupamento Tático do 3º Batalhão da Polícia Militar, no momento em que mantinham um homem em cárcere privado em uma residência localizada na Rua Luiz Gonzaga, no bairro São Francisco. A vítima, que teve a identidade preservada, teria sido sequestrada para sofrer agressões físicas como forma de punição imposta pela organização criminosa.
Informações repassadas por moradores à Polícia Militar foram fundamentais para a rápida intervenção, que evitou uma possível sessão de tortura e espancamento, situação que poderia resultar em morte. Durante a ação, os policiais apreenderam pedaços de madeira, supostamente utilizados nas agressões, além de um automóvel.
Os três investigados que tiveram a prisão preventiva decretada foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Rio Branco. O quarto envolvido responderá em liberdade provisória, com uso de tornozeleira eletrônica e cumprimento das demais medidas cautelares determinadas pela Justiça.
Comentários
Geral
Polícia Militar apreende mais de dois quilos de maconha em Sena Madureira

Policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre (8º BPM/PMAC) apreenderam mais de dois quilos de entorpecente durante uma ação realizada no município de Sena Madureira, na região do Purus. A ocorrência foi registrada no bairro Vitória, às margens do rio Iaco.
A guarnição recebeu informações de populares indicando que indivíduos teriam escondido material ilícito nos fundos de uma residência abandonada naquela área. Diante da denúncia e do histórico do local, os policiais se deslocaram imediatamente para averiguação.
No endereço informado, os militares constataram que o imóvel estava, de fato, abandonado e não havia pessoas em atitude suspeita nas imediações. Ainda assim, foram realizadas buscas minuciosas no perímetro, especialmente próximo à margem do rio. Durante as diligências, a equipe localizou uma sacola plástica contendo três barras de maconha.
O material apreendido foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil de Sena Madureira, onde passou por pesagem oficial, totalizando aproximadamente dois quilos e sessenta gramas. Nenhum suspeito foi preso no local, e o caso segue sob investigação para identificação dos responsáveis.

Você precisa fazer login para comentar.