Acre
União entre Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul fortalece agricultura familiar com melhoria de quase mil quilômetros de ramais
Melhorar a vida das pessoas. Essa meta tem sido um dos principais frutos da parceria entre o governo do Acre e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que nos últimos anos tem transformado a realidade dos quase cem mil cidadãos que habitam a segunda maior cidade do estado.

Ao homem do campo, a união de esforços, que recupera quase mil quilômetros de ramais no município, assegura condições dignas para o escoamento da sua produção de janeiro a janeiro. Sebastião da Silva, que há mais de 40 anos reside no Ramal do Macaxeiral 1, é testemunha de como a iniciativa, além de garantir mobilidade, gera riqueza, transforma sonhos em realidade e impulsiona o crescimento da segunda maior economia do Acre.

“Há muito tempo, a gente buscava apoio. Grande foi a nossa luta e, hoje, ver as máquinas cuidando do nosso ramal nos enche de alegria. Dessas terras, eu retiro o sustento da minha família e realizo nossos sonhos”, relata Sebastião.
Sentado numa cadeira a fabricar uma tarrafa, utensílio muito utilizado na região para a prática da pesca, o produtor Manoel Rodrigues de Souza relata com satisfação as transformações que a presença efetiva do poder público operou no Macaxeiral 1.

“Antes, com a chegada do inverno, andar neste ramal era muito difícil. Atolava os carros. A dificuldade era grande, até mesmo para os moradores andarem, devido à grande quantidade de lama e água empoçada. Com a limpeza do ramal muda, né? A gente consegue andar e vender nossos produtos”, testemunha Manoel.

Além da recuperação de estradas vicinais, o esforço conjunto entrega equipamentos agrícolas; mecaniza o trabalho do homem do campo em mais de 3 mil hectares; distribuiu oito caminhões e 12 barcos; incentiva o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), em que, atualmente, são cadastrados 120 produtores rurais do município, num investimento que soma mais de R$ 2 milhões; além de seguir com a reforma e ampliação do Mercado do Agricultor e com a construção de 350 tanques para a criação de peixes, entre outros benefícios.

“São ações que valorizam a agricultura familiar, pois tanto a gestão municipal quanto o governo do Estado entendem a importância do homem do campo no processo de desenvolvimento de Cruzeiro do Sul. Para que o agricultor realize o trabalho de abastecimento do município, unimos forças, para que nenhum ramal da região fique isolado”, ratificou o prefeito Zequinha Lima.

O apoio do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), executa, além da recuperação, a construção de pontes, a drenagem, o aterro e a locação de bueiros na zona rural de Cruzeiro do Sul. “Trabalhamos para propiciar as condições necessárias para que o agricultor se locomova pelas estradas vicinais com mais segurança, durante os 12 meses do ano. Mesmo no inverno, o Deracre e a prefeitura seguem colaborando com o homem do campo, garantindo-lhe mobilidade, assegurando a venda dos seus produtos, o que garante o sustento de sua família e gera riqueza para Cruzeiro do Sul”, relatou José Mauri Barboza, gerente da Macrorregional II da autarquia, em Cruzeiro do Sul.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.