Conecte-se conosco

Acre

Ufac mobiliza prefeitos eleitos do Alto Acre para conhecer o projeto Nedacre

Publicado

em

img_1946Assessoria

A Universidade Federal do Acre (UFAC), por meio do Parque Zoobotânico (PZ) realizaram na última sexta-feira, 16, na câmara municipal de Epitaciolândia, uma reunião com os gestores eleitos das prefeituras de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba para apresentar o projeto de implantação do núcleo em extensão de desenvolvimento territorial do Acre-NEDACRE.

O projeto tem como objetivo contribuir para a consolidação da abordagem territorial como estratégia de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil Rural, com ênfase na diminuição das desigualdades de renda e gênero. Para isso foram criados dois núcleos de extensão em desenvolvimento territorial no Estado, com ações de extensão e pesquisa. As ações estão sendo realizadas nos Territórios da Cidadania do Alto Acre e Capixaba, e do Vale do Juruá.

img_1950Durante a reunião foram abordados temas como o novo código florestal, recursos de políticas sociais, a questão fundiária, e a continuidade das ações do projeto. As palestras foram ministradas pelos professores da Ufac, Andréa Alechandre e Silvio Simione da Silva.

“Estamos trazendo oficinas que discutem conceitos, favorecem o empoderamento sobre as questões atuais, promovem uma discussão sobre os problemas ambientais a partir da legislação ambiental, e principalmente como promover o desenvolvimento dos territórios”, disse a diretora do Parque Zoobotânico, Cristina Boaventura.

O diretor do Instituto de Terras do Acre, Nill Figueiredo, falou sobre a questão fundiária do Território da Cidadania do Alto Acre e Capixaba.

img_1934

“O Iteracre teve uma baixa atuação no Alto Acre, e agora vamos fazer um trabalho muito próximo com as prefeituras responsáveis pela gestão urbana e rural. Esse momento é importante para gente poder passar quais as metas, e o planejamento para 2017 e 2018”, falou.

A vice- prefeita de Xapuri, Maria Auxiliadora Silva de Souza, falou sobre a importância do encontro.

“Esse momento não dá pra caminhar sozinhos, temos que caminhar de mãos dadas, para superar as dificuldades. E é por esse isso, que esse nosso encontro é tão positivo”, falou.

Celso Nascimento Souza, da equipe de transição do município de Capixaba acompanhou toda a discussão.

“Nós vemos aqui uma oportunidade de aprender mais, fazer um trabalho diferenciado e poder ajudar nosso município”, disse.

Raimundo Nonato Freire, vice- prefeito de Epitaciolândia elogiou a atuação da universidade.

“É uma oportunidade impar estar com a universidade, movimento social, as lideranças politicas unidas em torno de um só objetivo, para achar denominadores comuns aos problemas que nós afetam e afligem”, disse.

O município de Assis Brasil também participou da reunião.

“Isso é um marco muito importante para o nosso município, que é muito distante da capital e passa por uma situação muito difícil, em questão de infraestrutura. Nós estamos bastante otimistas e esperançosos em participar do território da cidadania”, disse Toinha Gadelha

Suly Guimarães, da equipe de transição de Brasiléia avaliou o encontro.

“Toda ajude é positiva para o município de Brasiléia, que vive hoje uma crise profunda. Estamos confiantes com a nova administração, e essa parceria com a universidade é muito importante”, disse

Nazaré Macedo, coordenadora do Nedacre falou sobre as ações  

“Enquanto nós estamos aqui apresentando o projeto Nedacre as equipes do Alto Acre e Capixaba, uma outra equipe está percorrendo os municípios para fazer o levantamento dos investimentos que foram feitos no território. Em janeiro de 2017 vamos nos reunir com os prefeitos novamente para avaliar e definir as próximas ações”, finalizou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo