Brasil
TSE dá prazo de 48 horas aos arcistas para alterar quatro observações ao seu Congresso
Uma das observações está relacionada ao pedido de supervisão do conclave. O TSE indica que não cumpre o prazo de 15 dias para eleição da nova diretoria.

Encontro pelos 29 anos do MAS em La Paz. Foto: Francisco Riveros
Com Vermelho Uno
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) notificou o Pacto de Unidade, relacionado ao presidente Luis Arce, que tem dois dias para alterar quatro observações à convocatória do Congresso do Movimento ao Socialismo (MAS-IPSP), nos dias 3 e 4 de dezembro e 5. Maio, na cidade de El Alto e onde será eleita a nova diretoria nacional. Nesse sentido, rejeitou o pedido de acompanhamento da reunião.
Nas últimas horas, o TSE enviou uma carta, assinada pelo secretário da Câmara, Luis Fernando Arteaga, ao executivo da Confederação Única dos Trabalhadores Camponeses da Bolívia (Csutcb), Lucio Quispe; o secretário da Confederação Sindical de Comunidades Interculturais da Bolívia, Esteban Alavi; e a secretária da Confederação Nacional das Mulheres Camponesas Indígenas Originárias da Bolívia Bartolina Sisa, Guillermina Kuno, com quatro observações.
Na primeira observação o TSE aponta que o pedido de fiscalização não atende ao artigo 8º do regulamento de fiscalização de organizações políticas em relação à representação legítima da organização política, uma vez que o TSE registrou os cidadãos Diego Jiménez Guachalla e Nelvin Siñani Condori, como delegados políticos nacionais do MAS-IPSP , relata Brújula Digital.
A segunda observação do TSE indica que o pedido do MAS Arcista não atende à regulamentação, pois estabelece um prazo de 15 dias antes da eleição de seus dirigentes para o pedido de apoio que o Órgão Eleitoral deverá fazer.
Na terceira, o TSE indica que o pedido não cumpre o artigo 7º do regulamento referente a: a) Regulamento ou regulamentação específica emitida no âmbito do Estatuto Orgânico vinculado ao pedido. b) Convocatória, ordem de trabalhos e calendário eleitoral publicados nos meios de comunicação social com a antecedência mínima de 15 dias, assinados pela autoridade competente e contendo: indicação das datas de realização; requisitos de participação de acordo com o Estatuto Orgânico; requisitos para candidatura ao cargo a ser escolhido; modalidade de escolha; endereço onde será realizado o evento.
Numa quarta e última observação, o TSE aponta que a convocatória não atende ao requisito de mínimo de 60 dias e máximo de 90 para realização da convocação ao congresso detalhado no Estatuto Orgânico do MAS-IPSP, acrescenta o mídia citada.
Por fim, o ofício do TSE conclui: “em aplicação do disposto no inciso II do artigo 9º do Regulamento de Fiscalização de Organizações Políticas, os requerentes deverão alterar as observações anteriores, no prazo de dois dias úteis contados da notificação com esta nota” , datada de 25 de abril de 2024 e publicada hoje.
Comentários
Brasil
BR-364 volta a ter problemas graves e deixa caminhões atolados entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul
Motoristas enfrentam trechos intransitáveis; DNIT atribui atraso em obras à liberação tardia de recursos federais

Motoristas enfrentam atolamentos na BR-364; DNIT culpa deputados por atrasar liberação de verba. Foto: cedia
A BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, voltou a apresentar sérios problemas de trafegabilidade neste domingo (27). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram caminhões atolados em trechos danificados da rodovia, evidenciando a precariedade da via.
Em um dos registros, um motorista desabafa enquanto tenta atravessar a pista destruída: “Estrada de Sena Madureira sentido Cruzeiro do Sul, o caminhão está atolando no asfalto. O negócio aqui não é fácil não, viu?”.
O superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, afirmou que a recuperação da estrada foi prejudicada pelo atraso na liberação de verbas federais. Segundo ele, apenas manutenções emergenciais estão sendo realizadas.
“A verba só foi liberada recentemente pelos deputados, o que atrasou significativamente o cronograma e prejudicou a conservação da estrada. Uma equipe já atua no trecho, mas as obras de recuperação mais robustas devem começar na próxima semana”, explicou.
A expectativa é que, com o início dos trabalhos intensificados ainda em maio, os transtornos para quem trafega pela rodovia sejam minimizados. Enquanto isso, motoristas seguem enfrentando dificuldades na principal ligação entre as duas cidades.

“Estrada de Sena Madureira sentido Cruzeiro do Sul, o caminhão está atolando no asfalto. O negócio aqui não é fácil não, viu?”.
Comentários
Brasil
Seminário Internacional Txai Amazônia vai reunir lideranças no Acre para discutir bioeconomia
O evento se propõe a aprofundar a compreensão da dimensão da bioeconomia amazônica e discutir estratégias eficazes para o seu fomento
Entre os dias 25 e 28 de junho de 2025, o espaço e_Amazônia da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco (AC), sediará o Seminário Internacional TXAI Amazônia, um evento crucial para impulsionar a bioeconomia e valorizar a sociobiodiversidade como pilares do desenvolvimento econômico na Amazônia Legal Brasileira.
Realizado pelo Instituto SAPIEN – Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) dedicada à pesquisa e gestão para o desenvolvimento regional –, em colaboração com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), o Governo do Estado do Acre, por meio das Secretarias de Estado de Povos Indígenas (SEPI), Planejamento (SEPLAN), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC) e mais de 20 instituições acreanas, o seminário reunirá líderes e representantes de diversos setores dos nove estados da Amazônia Legal, além de membros da Bolívia e Peru.
O TXAI Amazônia é um Seminário Internacional dedicado a promover a bioeconomia e o desenvolvimento econômico no maior ecossistema tropical do mundo. Se apresenta como uma plataforma para a formulação de soluções inovadoras, integrando conhecimento técnico-científico, inovação e sabedoria ancestral.
A iniciativa pretende impulsionar a bioeconomia e os serviços ambientais, fomentando a sociobiodiversidade da Amazônia brasileira através de um diálogo produtivo que estabeleça uma conexão robusta entre o rigor do conhecimento técnico e científico e a riqueza dos saberes tradicionais.
Nesse contexto, o evento se propõe a aprofundar a compreensão da dimensão da bioeconomia amazônica e discutir estratégias eficazes para o seu fomento. Adicionalmente, o TXAI Amazônia visa contribuir ativamente para a construção de um Plano Nacional de Bioeconomia, buscando acelerar o desenvolvimento de mercados tanto no âmbito público quanto no privado.
A promoção da sociobiodiversidade é outro pilar fundamental, com o intuito de atrair investimentos tanto nacionais quanto internacionais para a região. Em consonância com essa visão, o seminário valoriza profundamente os conhecimentos e as práticas tradicionais dos povos da floresta, buscando integrá-los de maneira sinérgica com as mais recentes inovações tecnológicas, reconhecendo a importância da sabedoria ancestral para um futuro promissor e de possibilidades diversas.
Ao longo de quatro dias de programação intensa, o Seminário TXAI Amazônia1 explorará seus eixos temáticos por meio de painéis dinâmicos, nos quais serão apresentados casos de sucesso emblemáticos da bioeconomia regional. Paralelamente, o público vivenciará uma Mostra Artística vibrante, concebida para fomentar a interação e o diálogo entre povos tradicionais, a comunidade acadêmica, o público em geral e as autoridades presentes, a partir da apresentação de artistas enraizadamente amazônidas.

O seminário reunirá líderes e representantes de diversos setores dos nove estados da Amazônia Legal, além de membros da Bolívia e Peru. Foto: internet
Comentários
Brasil
Deputada defende fornecimento de rastreador para pessoa com Alzheimer
A estimativa é que cerca de 50 milhões de pessoas vivem com a doença, número que deve aumentar nos próximos anos, devido ao envelhecimento da população
A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) propõe que o contribuinte pague o fornecimento de dispositivo de rastreamento para famílias de pessoas com a doença do Alzheimer no Amazonas. O equipamento, conforme o Projeto de Lei nº 348/2025 apresentado pela parlamentar, será fornecido pelo Estado.
Joana Darc alega que se trata de ação preventiva e humanitária. O dispositivo é destinado a famílias de baixa renda e que tenham integrantes com Alzheimer que necessitam de constante acompanhamento.
“Recebemos pedidos de ajuda para divulgar imagens de pessoas com Alzheimer perdidas e, por isso, protocolamos essa proposta para proteger vidas, promover segurança e fortalecer a rede de cuidado desse público”, justificou.
A deputada alega que o aparelho possibilita o rastreamento em tempo real e viabilizando a localização mais rápida evitando desaparecimentos ou graves acidentes. Segundo ela, o uso dos “AirTags” proporciona apoio emocional aos familiares, que passam a viver com mais tranquilidade diante de situações cotidianas.
A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
Os sinais que podem indicar o diagnóstico de Alzheimer variam, sendo os problemas de memória que afetam o dia a dia o mais comum. Contudo, vale ressaltar que a dificuldade na fala e no raciocínio, desorientação no tempo e no espaço, alterações de humor e comportamento também fazem parte da doença.
Segundo a Agência Brasil, a condição afeta principalmente pessoas acima dos 65 anos e é o principal tipo de demência no mundo, sendo responsável por aproximadamente 70% dos casos da doença. A estimativa é que cerca de 50 milhões de pessoas vivem com a doença, número que deve aumentar nos próximos anos, devido ao envelhecimento da população.
Você precisa fazer login para comentar.